A queda do homem

uma expressão provavelmente emprestada do Livro Apócrifo da Sabedoria, para expressar o fato da revolta de nossos primeiros pais de Deus, e o consequente pecado e miséria em que eles e toda a sua posteridade estavam envolvidos.

A história da queda está registrada nos Gênesis 2 e 3. Essa história deve ser interpretada literalmente. Ele registra fatos que fundamentam todo o sistema da verdade revelada. É referido por nosso Senhor e seus apóstolos não apenas como sendo verdade, mas como o fundamento de todas as dispensações e relações subsequentes de Deus com os filhos dos homens. O registro da tentação e queda de Adão deve ser tomado como um relato histórico verdadeiro, se quisermos entender a Bíblia como uma revelação do propósito de misericórdia de Deus.

Os efeitos desse primeiro pecado sobre nossos primeiros pais foram (1) “vergonha, um senso de degradação e poluição; (2) temor do desagrado de Deus, ou um sentimento de culpa, e o consequente desejo de se esconder de sua presença Estes efeitos eram inevitáveis ​​e provavam a perda não apenas da inocência, mas da retidão original e, com isso, do favor e comunhão de Deus, portanto, ao qual Adão foi reduzido por sua desobediência, tanto quanto sua condição subjetiva está em causa, era análogo ao dos anjos caídos. Ele estava inteiramente e absolutamente arruinado “(Teologia de Hodge).

Mas a incredulidade e a desobediência de nossos primeiros pais não só trouxeram sobre si mesmos esta miséria e ruína, como também acarretaram as mesmas tristes consequências sobre todos os seus descendentes. (1) A culpa, ou seja, a responsabilidade de punição, desse pecado vem por imputação sobre todos os homens, porque todos foram representados por Adão no pacto das obras (qv).

(2) Assim, também, todos os seus descendentes herdam uma natureza corrupta. Em tudo por natureza existe uma tendência inerente e predominante ao pecado. Essa depravação universal é ensinada pela experiência universal. Todos os homens pecam assim que são capazes de ações morais. O testemunho das Escrituras para o mesmo efeito é mais abundante (Romanos 1; 2; 3:1-19, etc.).

(3) Esta depravação inata é total: nós somos por natureza “mortos em ofensas e pecados”, e devemos “nascer de novo” antes que possamos entrar no reino (Jo 3:7, etc.).

(4) Resultante desta “corrupção de toda a nossa natureza” é a nossa absoluta incapacidade moral para mudar a nossa natureza ou para obedecer à lei de Deus.

Comentando sobre Jo 9:3, Ryle bem observa: “Um princípio profundo e instrutivo está nestas palavras. Eles certamente lançam alguma luz sobre essa grande questão, a origem do mal. Deus achou apropriado permitir que o mal existisse para que ele pode ter uma plataforma para mostrar sua misericórdia, graça e compaixão.Se o homem nunca tivesse caído não teria havido oportunidade de mostrar misericórdia divina.Mas permitindo que o mal, misterioso como ele, as obras de graça, misericórdia e sabedoria de Deus em salvar pecadores foram maravilhosamente manifestados a todas as suas criaturas.A redenção da igreja de pecadores eleitos é o meio de ‘mostrar aos principados e poderes a multiforme sabedoria de Deus’ (Efésios 3:10) Sem a Queda nós não deveríamos ter conhecido nada da Cruz e do Evangelho “.

Nos monumentos do Egito encontram-se representações de uma divindade em forma humana, perfurando com uma lança a cabeça de uma serpente. Isto é considerado como uma ilustração da ampla disseminação da tradição da queda. A história da “idade de ouro”, que dá lugar à “idade de ferro”, a idade de pureza e inocência, que é seguida por uma época em que o homem se torna presa do pecado e da miséria, como representado na mitologia da Grécia e Roma também foi considerada uma tradição da queda.

Adaptado de: Illustrated Bible Dictionary (Fall of man).