Filipenses 2:7

pelo contrário, ele esvaziou a si mesmo, tomando a forma de servo, e se tornou semelhante aos homens;

Ele esvaziou a si mesmo – “não da Sua natureza Divina, pois isso era impossível, mas das glórias que lhes são de direito como Deus. Ele fez isso assumindo a forma de servo” (Lightfoot).

Comentário de H. C. G. Moule

pelo contrário, ele esvaziou a si mesmo. “Mas” aqui introduz a ação infinitamente graciosa do Salvador como o contrário do que teria sido se Ele “tivesse pensado em sua igualdade com Deus como um prêmio”. Podemos parafrasear: “Que Ele não pensou assim, Ele se mostrou fazendo a si mesmo”, &c. Veja a cuidadosa nota de Ellicott aqui, na qual esta explicação é defendida contra o que parafrasearia: “Embora Ele pensasse que não era usurpação ser igual a Deus, ainda assim Ele fez, &c.”.

“Ele mesmo” é ligeiramente enfático por posição, enfatizando o sagrado livre arbítrio do Senhor em Sua Humilhação.

“ele esvaziou a si mesmo”:— literalmente, como o R.V. [King James, Versão Revisada], se esvaziou. A (Romanista) Rhemish Version, 1582, seguindo verbalmente a Vulgata (semetipsum exinanivit), tem, “se exinanited”. Do grego a palavra kenôsis (κένωσις) passou para a linguagem teológica, aparecendo aqui e ali nos Padres, frequentemente em tratados modernos. Nos últimos anos, muito tem sido dito sobre este grande mistério no sentido de provar ou sugerir que durante “os dias de Sua Carne” (Hebreus 5:7) o Senhor (praticamente) se separou de Sua Deidade; tornando-se o Filho (encarnado) de Deus somente em Sua glorificação após a morte. Tal visão parece contrariar muitos testemunhos claros dos Evangelhos, e acima de tudo o tom penetrante dos Evangelhos, pois eles nos apresentam no Senhor Jesus na terra uma Figura “mansa e humilde” de fato, mas sempre infinita e misteriosamente majestosa; significativamente dependente, de fato, do Pai e do Espírito, mas sempre falando ao homem da maneira de Alguém capaz de lidar soberanamente com todas as necessidades do homem.

Basta-nos saber que Sua Humilhação, ou para usar a palavra aqui, Exinaniçã, Kenôsis, foi profundamente real; que Ele se agradou, quanto à Sua santa humanidade, em viver na dependência do Espírito; enquanto ainda temos certeza de que a base inalienável de Sua Personalidade foi sempre, eternamente, presentemente, Divina. A análise final e fundamentada do Fenômeno único, Deus e Homem, Um Cristo, é, quanto à sua consciência real, se podemos usar a palavra, um assunto mais para Seu conhecimento do que para nossa investigação. A breve nota de Lightfoot aqui diz quase tudo o que pode ser dito com reverente certeza: “‘Ele se despiu’ não de Sua natureza divina, pois isso era impossível, mas das glórias, as prerrogativas da Divindade. Isso Ele fez tomando sobre Si a forma de servo”.

tomando. O pensamento é que a Exinanição foi a “tomada”; não um processo anterior a ele. Na palavra “tomar” a livre escolha e ação do Senhor está novamente em vista.

a forma de servo – um escravo. A palavra traduzida como “forma” é a mesma que em Filipenses 2:6, na qual veja nota. Aqui, como ali, a coisa implícita não é aparência, mas manifestação. Ele se tornou na realidade, e na aparência conseqüente, um servo.

Com que referência especial a palavra “servo” é usada aqui? Indica que Ele se abaixa para servir aos homens em grande humilhação? Ou ao Seu empreendimento, no ato de se tornar Homem, aquela condição essencial da verdadeira vida do homem – servidão a Deus? A ordem das palavras e do pensamento é a favor deste último. O Apóstolo continua dizendo, com efeito, que Sua tomada da “forma” de escravo foi coincidente com Sua vinda “em semelhança de homens” em geral, não de homens especialmente humilhados ou oprimidos. Como Homem Ele era “servo”. E isso aponta para uma servidão relacionada diretamente a Deus, como Senhor do homem. Nisto, como em outras coisas, Ele era o arquétipo de todos os Seus verdadeiros seguidores.

É verdade que nosso bendito Senhor se fez servo de todos, e em uma ocasião (João 13) tomou literalmente o lugar e o trabalho de um serviçal; um fato ao qual Crisóstomo faz muita alusão aqui. Mas durante todo o tempo Ele foi muito mais Senhor do que servo, certamente do que servo, em Suas relações com os homens, mesmo em Suas relações mais ternas e graciosas. Literal “escravidão” ao homem Ele certamente não entrou; descendia regiamente como era, e labutando como um artífice livre, e ordenando e ensinando sempre com autoridade.

e se tornou. Literalmente, vindo a ser, tornando-se. O fato é afirmado como coincidente com a última afirmação. Veja nota anterior.

semelhante aos homens. Uma dupla sugestão está nas palavras; (a) que Ele era realmente como homem, como Ele realmente era homem; aceitar as condições de um exterior verdadeiramente humano, com suas responsabilidades de prova e sofrimento; e (b) que Ele também era mais do que homem, outro do que homem, sem o qual não haveria semelhança, mas mera identidade. compare com um caso um tanto semelhante, Romanos 8:3, onde literalmente “em semelhança da carne do pecado”.

“Dos homens”, não “do homem”: — como se para tornar a afirmação o mais concreta possível. Ele não apareceu à semelhança de alguma Humanidade transcendente e glorificada, mas como homens como eles são. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 2:6 Filipenses 2:8 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.