Salmo 56

1 (Salmo “Mictão” de Davi para o regente, conforme “pombas silenciosas ao longe”, quando os filisteus o prenderam em Gate:) Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura me devorar; todo o dia ele me oprime em lutas.

Comentário de A. R. Fausset

conforme “pombas silenciosas ao longe” – seja denotando uma melodia (ver no Salmo 9:1) desse nome, para a qual este Salmo seria realizado; ou é uma forma enigmática de denotar o sujeito, como dada na história referida (1Samuel 21:11, etc.), sendo Davi considerado como uma pomba humilde e sem reclamações, expulsa de sua terra natal para vagar no exílio. Preocupado por inimigos domésticos e estrangeiros, Davi apela com confiança a Deus, recita suas queixas e encerra com antecipações jubilosas e seguras da ajuda continuada de Deus.

me devorar – literalmente, “calças como uma fera furiosa” (Atos 9:1). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Os inimigos que me espiam querem me devorar todo dia; porque muitos lutam contra mim, ó Altíssimo.

Comentário Barnes

Os inimigos que me espiam. A palavra hebraica usada aqui significa torcer, torcer para junto; então, ser firme, duro, duro; depois, “apertar juntos”, como uma corda torcida – e, portanto, a ideia de oprimir, ou pressionar com força, como um inimigo. Veja Salmos 27:11 ; Salmo 54:5. No versículo anterior, o salmista falou de um inimigo, ou de “um” que o engoliria (no número singular), ou do “homem” como inimigo dele em qualquer lugar. Aqui ele usa o número plural, implicando que havia “muitos” que se alistaram contra ele. Ele estava cercado por inimigos. Ele os encontrava onde quer que fosse. Ele tinha um inimigo em Saul; ele tinha inimigos nos seguidores de Saul; ele tinha inimigos entre os filisteus e, agora, quando fugira para Aquis, rei de Gate, e esperava encontrar um refúgio e um amigo lá, encontrou apenas inimigos ferozes.

querem me devorar todo dia – Constantemente; seus esforços para fazer isso são incessantes. Um novo dia não traz nenhum alívio para mim, mas todos os dias sou chamado para encontrar uma nova forma de oposição.

porque muitos lutam contra mim – Seus próprios seguidores e amigos eram poucos; seus inimigos eram muitos. Saul tinha numerosos seguidores e Davi encontrava inimigos aonde quer que fosse. “Ó tu, Altíssimo.” A palavra usada aqui – מרום mârôm – significa propriamente altura, altitude, elevação; então, um lugar alto, especialmente o céu, Salmo 18:16 ; Isaías 24:18 , Isaías 24:21 ; então é aplicado a qualquer coisa alta ou inacessível, como uma fortaleza, Isaías 26:5. É suposto por Gesenius (Lexicon), e alguns outros, para significar aqui “exaltação da mente, orgulho,” – implicando que seus inimigos lutaram contra ele com mentes exultantes, ou com orgulho. Assim, a Septuaginta, a Vulgata e Lutero o traduzem; e então DeWette entende isso. No entanto, parece mais provável que nossos tradutores tenham dado a tradução correta, e que a passagem é um apelo solene a Deus como mais exaltado do que seus inimigos, e como alguém, portanto, em quem ele poderia colocar toda a confiança. Compare o Salmo 92:8 ; Salmo 93:4 ,; Miquéias 6:6 . [Barnes, aguardando revisão]

3 No dia em que eu tiver medo, eu confiarei em ti.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

No dia em que eu tiver medo. A permanência de Davi em Gate é a única ocasião em que ele tem medo do homem (1Samuel 21:12; mas compare com Salmo 18:4).

eu confiarei em ti. A R. V. [King James, Versão Revisada], eu confiarei em ti, como em King James Salmo 56:4. EU é enfático; eles confiam em seu próprio poder, mas eu confiarei em Ti. A preposição, que é diferente daquela em Salmo 56:4, dá um delicado tom de significado: ‘Eu me entregarei a Ti com confiança’. [Kirkpatrick, 1906]

4 Por causa de Deus eu louvarei sua palavra; confio em Deus, não temerei; o que pode a mera carne fazer contra mim?

Comentário Barnes

Por causa de Deus eu louvarei sua palavra. O significado parece ser: “Em referência a Deus – ou, na minha confiança em Deus – terei respeito especialmente por sua palavra– sua graciosa promessa; objeto especial de meu louvor. Ao permanecer em minha própria mente nas perfeições divinas; ao encontrar aí materiais para louvor, terei um respeito especial por sua verdade revelada – pelo que ele falou como um encorajamento para mim. Serei grato por ele ter falado e me dado garantias nas quais posso confiar em tempos de perigo”. A ideia é que ele sempre encontraria em Deus aquilo que era a base ou fundamento para o louvor; e aquilo que exigia louvor especial na meditação do caráter divino, era a palavra ou promessa que Deus havia feito a seu povo.

o que pode a mera carne fazer contra mim – o que o homem pode fazer comigo. Compare as notas em Mateus 10:28; Romanos 8:31-34; Hebreus 13:6. [Barnes]

5 Todos os dias eles distorcem minhas palavras; todos os pensamentos deles sobre mim são para o mal.

Comentário Barnes

Todos os dias eles distorcem minhas palavras – A palavra aqui traduzida por “torcer” significa literalmente causar dor, afligir, afligir; e é usado aqui no sentido de “luta”, como se a força fosse aplicada às palavras; isto é, eles são “torturados”, distorcidos, pervertidos. Temos o mesmo uso da palavra “tortura” em nossa língua. Fizeram isso atribuindo às suas palavras um significado que ele nunca pretendeu, de modo a prejudicá-lo.

todos os pensamentos deles sobre mim são para o mal – Todos os seus planos, dispositivos, propósitos. Eles nunca procuram o meu bem, mas sempre procuram me fazer mal. [Barnes, aguardando revisão]

6 Eles se reúnem e se escondem; eles espiam os meus passos, como que esperando a morte de minha alma.

Comentário Barnes

Eles se reúnem – isto é, eles não me atacam individualmente, mas unem suas forças; eles combinam contra mim.

e se escondem – Eles se escondem em uma emboscada. Eles não vêm sobre mim abertamente, mas se escondem em lugares onde não podem ser vistos, para que possam saltar sobre mim repentinamente.

eles espiam os meus passos – Eles me observam tudo o que eu faço. Eles me espiam, de modo que nunca posso ter certeza de que não estou sendo observado.

como que esperando a morte de minha alma – Enquanto eles cuidam de minha vida; ou, enquanto procuram oportunidades de tirar minha vida. Nunca estou seguro; Não sei em que momento, ou de que maneira, eles podem saltar sobre mim. Isso se aplicaria a Davi quando ele fugiu para Aquis, rei de Gate; quando ele foi expulso por ele; e quando ele foi vigiado e perseguido por Saul e seus seguidores enquanto fugia para o deserto. 1Samuel 21:1-15 ; 22. [Barnes, aguardando revisão]

7 Por acaso eles escaparão em suas maldades? Derruba com ira aos povos, ó Deus.

Comentário Barnes

Por acaso eles escaparão em suas maldades? Esta expressão no original é muito obscura. Não há no hebraico nenhum sinal de interrogação; e uma tradução literal seria:”Pela iniqüidade (há) fuga para eles”; e, de acordo com isso, o sentido seria, que eles planejaram escapar da justa punição por seus pecados; pela ousadia de seus crimes; por suas artes perversas. A Septuaginta traduz:”Como eu sofri isso por minha vida, tu de maneira alguma os salvarás.” Lutero, “O que eles fizeram de mal, isso já está perdoado.” DeWette lê, como em nossa tradução, como uma pergunta:”Será que sua libertação será em maldade?” Provavelmente essa é a ideia verdadeira. O salmista pergunta com seriedade e espanto se, sob a administração divina, as pessoas “podem” encontrar segurança na mera maldade; se grandes crimes constituem uma prova de segurança; se seus inimigos deviam sua aparente segurança ao fato de serem tão eminentemente perversos. Ele ora, portanto, para que Deus interfira e mostre que isso não foi e não poderia ser assim.

Derruba com ira aos povos, ó Deus – Quer dizer, mostra por tua própria interposição – pela imposição de justiça – por impedir o sucesso de seus planos – por desconcertá-los – que sob a administração divina a maldade não constitui segurança; em outras palavras, que você é um Deus justo e que a maldade não é um passaporte para o seu favor. [Barnes, aguardando revisão]

8 Tu contaste as voltas que dei por causa de meu sofrimento; põe minhas lágrimas em teu odre; não estão elas em teu livro?

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Tu contaste as voltas que dei. Contas os dias e aventuras da minha vida fugitiva, enquanto sou expulso de minha casa como andarilho e vagabundo (Salmo 36:11, notas); nenhum deles escapa ao Teu aviso (Jó 31:4; Mateus 10:30).

em teu odre. Através de uma figura ousada, diz-se que Deus coleta e valoriza suas lágrimas, como se fossem vinho precioso. O ‘odre’ é a garrafa de pele dos países orientais, armazenando uma quantidade considerável (Josué 9:413; 1Samuel 16:20; Salmo 119:83). Não há referência ao uso dos chamados ‘lacrimatórios’.

não estão elas em teu livro? Ou, registradas. Para o “livro de recordação” de Deus, veja Malaquias 3:16. Compare com Êxodo 32:32; Salmo 69:28; Salmo 139:16. A pergunta abrupta é característica deste Salmo. Compare com Salmo 56:4; Salmo 56:13. [Kirkpatrick, 1906]

9 No dia em que eu clamar, então meus inimigos se voltarão para trás; isto eu sei, que Deus está comigo.

Comentário Barnes

No dia em que eu clamar – Isso expressa forte confiança na oração. O salmista sentiu que só precisava clamar a Deus, para garantir a derrota de seus inimigos. Deus tinha todo o poder, e seu poder seria manifestado em resposta à oração.

então meus inimigos se voltarão para trás – Então eles deixarão de me perseguir e perseguir. Ele não tinha dúvidas de que esse seria o resultado final – que essa bênção seria concedida, embora pudesse ser adiada, e embora sua fé e paciência pudessem ser amplamente testadas.

isto eu sei, que Deus está comigo – Ele está do meu lado; e ele está comigo nas minhas andanças. Compare as notas em Romanos 8:31. [Barnes, aguardando revisão]

10 Por causa de Deus eu louvarei sua palavra; por causa do SENHOR eu louvarei sua palavra.

Comentário Barnes

Por causa de Deus eu louvarei sua palavra – Lutero traduz isso, “Eu louvarei a palavra de Deus.” A frase “em Deus” significa provavelmente “com respeito a Deus”; ou “no que diz respeito a Deus”. Aquilo que ele “particularmente” louvaria ou celebraria em respeito a Deus – o que exigia as mais decididas expressões de louvor e gratidão, era sua “palavra”, sua promessa, sua verdade revelada. Assim, no Salmo 138:2, “engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome”; isto é, acima de todas as outras manifestações de ti mesmo. A alusão na passagem aqui é ao que Deus havia “falado” a Davi, ou a “promessa” que ele havia feito – a declaração de seus propósitos graciosos em relação a ele. Em meio a todas as perfeições da Divindade, e tudo o que Deus havia feito por ele, isso agora parecia ter uma preeminência especial em seus louvores. A “palavra” de Deus era para ele aquilo que mais profundamente impressionava sua mente – aquilo que mais ternamente afetava seu coração. Há momentos em que sentimos isso, e o sentimos corretamente; tempos em que, na contemplação das perfeições e procedimentos divinos, nossas mentes repousam em sua palavra, em sua verdade, no que ele revelou, em suas graciosas promessas, nas revelações de um plano de redenção, na certeza de um céu a seguir, nas instruções que ele nos deu sobre si mesmo e seus planos – sobre nós mesmos, nosso dever e nossas perspectivas, que isso absorva todos os nossos pensamentos, e sentimos que esta é “a” grande bênção pela qual devemos seja grato; esta, “a” grande misericórdia pela qual devemos louvá-lo. O que seria da vida do homem sem a Bíblia! Que curso sombrio, sombrio e triste seria o nosso na terra se nada tivéssemos que nos guiar a um mundo melhor!

por causa do SENHOR eu louvarei sua palavra – Em “Yahweh”. Isto é, se eu contemplo Deus no nome usual pelo qual ele é conhecido – אלהים ‘Elohiym – ou por aquele nome mais sagrado que ele assumiu – יהוה Yahweh – aquele que agora me parece estabelecer o fundamento do louvor mais elevado e mais sincero agradecimento, é que ele falou ao povo, e fez conhecida sua vontade em sua verdade revelada. [Barnes, aguardando revisão]

11 Em Deus eu confio, não temerei; o que o homem pode me fazer?

Comentário Barnes

Em Deus eu confio – O sentimento neste versículo é o mesmo que no Salmo 56:6 , exceto que a palavra “homem” é usada aqui em vez de “carne”. O significado, entretanto, é o mesmo. A ideia é que ele não teria medo do que “qualquer homem” – qualquer ser humano – poderia fazer com ele, se Deus fosse seu amigo. [Barnes, aguardando revisão]

12 Tuas promessas, SENHOR, estão sobre mim; oferecerei agradecimentos a ti;

Comentário Barnes

Tuas promessas, SENHOR, estão sobre mim – A palavra “voto” significa algo prometido; alguma obrigação sob a qual voluntariamente nos sujeitamos. É diferente do dever, ou obrigação em geral, visto que é o resultado do mandamento divino, enquanto esta é uma obrigação decorrente do fato de que a assumimos “voluntariamente”. A extensão desta obrigação, portanto, é medida pela natureza da promessa ou voto que fizemos; e Deus nos responsabilizará por cumprir nossos votos. Tais obrigações voluntárias ou votos eram permitidos, como uma expressão de agradecimento, ou como meio de estimular um serviço religioso mais estrito, sob a dispensação mosaica de Gênesis 28:20 ; Números 6:2 ; Números 30:2-3 ; Deuteronômio 23:21; 1Samuel 1:11 ; e eles não podem estar errados sob nenhuma dispensação. Eles não são da natureza de “mérito”, ou obras de supererrogação, mas eles são (a) um “meio” de fazer com que as obrigações da religião pesem sobre nós de forma mais decidida, e (b) uma expressão adequada de gratidão.

Esses votos são aqueles que todas as pessoas assumem quando fazem uma profissão de religião; e quando tal profissão de religião é feita, deve ser uma reflexão constante de nossa parte, que “os votos de Deus estão sobre nós”, ou que voluntariamente consagramos tudo o que temos a Deus. David tinha feito tal voto (a) em seu propósito geral de levar uma vida religiosa; (b) muito provavelmente em algum ato ou promessa específica de que ele se dedicaria a Deus se o libertasse, ou como uma expressão de sua gratidão pela libertação. Compare as notas em Atos 18:18 ; notas em Atos 21:23-24 .

oferecerei agradecimentos a ti – literalmente, “Vou recompensar-te louvores”; isto é, “pagarei” o que prometi ou cumprirei fielmente meus votos. [Barnes, aguardando revisão]

13 Porque tu resgataste minha alma da morte, e meus pés não deixaste tropeçar; para eu andar diante de Deus na luz dos viventes.

Comentário Barnes

Porque tu resgataste minha alma da morte – Isto é, a minha “vida”. Tu me protegeste da morte. Ele estava cercado por inimigos. Ele foi perseguido por eles de um lugar para outro. Ele havia sido, no entanto, graciosamente libertado desses perigos e mantido vivo. Agora ele com gratidão se lembra dessa misericórdia e, com confiança, apela a Deus para que se interponha ainda mais e o impeça de tropeçar.

e meus pés não deixaste tropeçar – Isto pode ser traduzido:”Não te livraste”; assim levando adiante o pensamento imediatamente antes expresso. Assim, a Septuaginta, a Vulgata e Lutero e DeWette o traduzem. O hebraico, entretanto, admitirá a tradução em nossa versão comum, e tal petição seria um encerramento apropriado do salmo. Assim entendida, seria o reconhecimento da dependência de Deus; a expressão de gratidão por suas misericórdias anteriores; a expressão de um desejo de honrá-lo sempre; o reconhecimento do fato de que somente Deus poderia mantê-lo; e a manifestação de um desejo de que ele pudesse viver e agir como em Sua presença. A palavra aqui traduzida como “queda” significa geralmente “empurrar” ou “derrubar”, como por violência. A oração é que ele seja mantido em meio aos perigos de seu caminho; ou que Deus o sustentaria para que ainda pudesse honrá-lo.

para eu andar diante de Deus – Como em sua presença; desfrutando de sua amizade e favor.

na luz dos viventes – Veja as notas em Jó 33:30. O túmulo é representado em toda parte nas Escrituras como uma região de escuridão (veja as notas em Jó 10:21-22; compare Salmos 6:5; Salmos 30:9; Isaías 38:11, Isaías 38:18-19), e este mundo como luz. A oração, portanto, é que ele possa continuar a viver, e que possa desfrutar do favor de Deus:uma oração sempre apropriada para o homem, qualquer que seja sua posição ou condição. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 55 Salmo 57>

Introdução ao Salmo 56

O Salmo 56 é intitulado como uma composição de Davi, e não há razão suficiente para duvidar da exatidão desta atribuição a ele. DeWette, um teólogo alemão do século 19, pensa que o conteúdo do salmo não está de acordo com as circunstâncias da vida de Davi, e especialmente com aquele período de sua vida referido no título, e supõe que foi composto por algum hebreu exilado na época do cativeiro. Mas isso é evidentemente mera conjectura. Houve momentos na vida de Davi aos quais tudo o que é dito neste salmo se aplicava; e não é difícil explicar todas as alusões nele com referência às circunstâncias especificadas no título.

Sobre as palavras “Ao chefe dos músicos”, veja a introdução ao Salmo 4. Na expressão do título “sobre Jonate-Elém-Recoquim”, a primeira palavra – “Jonate” – significa uma “pomba”, um emblema favorito da inocência sofredora; e o segundo – אלם ‘êlem – significa “silêncio”, mudez, às vezes colocada como submissão sem queixas; e o terceiro – רחוקים râchôqiym – significa “distante” ou “remoto”, concordando aqui com lugares ou pessoas, provavelmente o último, em cujo sentido é aplicável aos filisteus, como estrangeiros no sangue e na religião dos hebreus. Assim entendido, todo o título é uma descrição enigmática de Davi como um sofredor inocente e que não reclama entre estranhos. DeWette, no entanto, traduz como “A pomba das longínquas árvores de terebinto”. A Septuaginta e a Vulgata o traduzem, “para as pessoas que se afastam de seu santuário”. A interpretação comum da frase é:”Sobre, ou em relação a pomba do silêncio, em planícies remotas”, ou “longe de seu ninho”, ou “em bosques distantes”.

Gesenius, um estudioso da Bíblia do século 19, o traduz como “a pomba silenciosa entre estranhos” e aplica-o ao povo de Israel no tempo do exílio, como um povo que não reclama e não murmura. Esta explicação das “palavras”, “a pomba silenciosa entre estranhos”, é provavelmente a verdadeira; mas é aplicável aqui, não ao povo de Israel, como Gesenius, a Septuaginta e a Vulgata, dizem, mas a Davi, como um exilado e errante – aquele que foi expulso do país e de casa, como uma pomba vagando de seu ninho. Se foi o título de uma “melodia” ou uma peça musical já conhecida, ou se foi uma música composta para esta ocasião, e com referência a este salmo, não é possível determinar agora. É muito “possível” que já houvesse uma música de uso comum, à qual este belo título de “Uma pomba silenciosa entre estranhos”, ou “Uma pomba paciente conduzida de seu ninho para os astros remotos”, foi dado – música simples, terna, sensível e, portanto, especialmente apropriada para um salmo composto para descrever os sentimentos de Davi quando conduzido de casa, e obrigado a buscar um lugar de segurança em uma região remota, como uma pomba conduzida de seu ninho.

Sobre o significado da palavra “Mictã”, veja as notas na introdução do Salmo 16. A parte do título “Quando os filisteus o levaram a Gate” evidentemente se refere ao evento registrado em 1Samuel 21:10 em diante, quando Davi, fugindo de Saul, refugiou-se no país de Aquis, rei de Gate, e quando o “servos” do rei de Gate o deram a conhecer a Aquis, cujos temores eles tanto despertaram a ponto de levá-lo a expulsar o estranho. As palavras “o levaram em Gate” não se referem a “prisão”, mas a segui-lo ou alcançá-lo, a saber, por suas calúnias e repreensões, de modo que ele não encontrou ali nenhuma segurança. Ele foi perseguido por Saul; ele também foi perseguido pelos filisteus, entre os quais ele procurou refúgio e segurança.

O salmo abrange os seguintes pontos:

I. Uma oração fervorosa pela intervenção divina em nome do autor do salmo (Salmo 56:1-2).

II. Uma expressão de sua confiança em Deus em tempos de perigo (Salmo 56:3-4).

III. Uma descrição de seus inimigos:de seus confrontos com suas palavras; de seus pensamentos maus contra ele; de sua reunião; de observarem seus passos; de sua mentira em espera por sua vida (Salmo 56:5-6).

IV. Sua crença confiante de que eles, por causa das suas iniquidades, não escapariam; que Deus conhecia todas as suas peregrinações; que Deus se lembrou de suas lágrimas, como se as colocasse em seu odre; e que seus inimigos saberiam que Deus estava com ele (Salmo 56:7-9).

V. Sua inteira confiança em Deus e sua firme certeza de que ainda seria impedido de cair e andaria diante de Deus na luz dos vivos (Salmo 56:10-13).

O “assunto” geral do salmo, portanto, é “confiança ou confiança em Deus na hora do perigo”. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.