Filipenses 1:11

cheios dos frutos da justiça, que, por meio de Jesus Cristo, são para glória e louvor a Deus.

por meio de Jesus Cristo. “Somos oliveiras selvagens e inúteis, até sermos enxertados em Cristo, que, pela Sua viva raiz, nos faz ramos frutíferos” (Calvino, 1509-1564). [JFU, 1866]

Comentário de H. C. G. Moule

cheios. Literalmente e melhor, tendo sido preenchido. Ele antecipa o grande Dia e vê os filipenses como então, completos e desenvolvidos quanto aos resultados da graça. Sua oração por eles é que sejam então encontrados “cheios” de tais resultados; portadores de nenhum “fruto” escasso ou parcial; árvores cujos ramos produziram o produto descrito Gálatas 5:22-23.

frutos. Em vez disso, em provas documentais, fruto; como em Gálatas 5:22. Os resultados da graça são múltiplos e, no entanto, uma unidade total; efeitos e manifestações de um segredo, ingredientes de um personagem, que, se falta um deles, não é totalmente “ele mesmo”.

da justiça. A frase “fruto da justiça” ocorre na Septuaginta, Provérbios 11:30; Provérbios 13:2; Amós 6:12; e em Tiago, Tiago 3:18. Por analogia com frases como e. “fruto do Espírito”, não significa “fruto que é justiça”, mas “fruto que brota da justiça.” — “Justiça” é propriamente uma condição satisfatória para a lei divina. Assim, muitas vezes significa a retidão prática da vontade regenerada; e então provavelmente aqui. Mas muitas vezes em Paulo podemos traçar uma referência subjacente àquela grande verdade que ele foi especialmente comissionado a explicar, o caminho divino da justificação; a aceitação do culpado, por amor de Cristo, como nEle satisfatório para a Lei, quebrado por eles, mas guardado e vindicado por Ele. Veja mais abaixo, em Filipenses 3:9. Tal referência interna pode estar presente aqui; o “fruto” pode ser fruto não meramente de uma vontade retificada, mas de uma pessoa aceita em Cristo.

por meio de Jesus Cristo. Por Ele, como causa de obtenção, por Seus méritos, da nova vida dos santos, e a verdadeira base e segredo dela, em sua união com Sua vida. compare com Romanos 5:17.

para glória e louvor a Deus. O verdadeiro objetivo e resultado de toda a obra da graça, que nunca termina no indivíduo ou na Igreja, mas na manifestação do poder, amor e santidade divinos no processo salvífico e seu resultado. “Para Ele são todas as coisas; a quem seja a glória para sempre. Amém” (Romanos 11:36). “Deus” aqui é distintamente o Pai Eterno, glorificado nos membros de Seu Filho. [Moule, aguardando revisão]

< Filipenses 1:10 Filipenses 1:12 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.