Jeremias 31:34

E não ensinará mais ninguém a seu próximo, nem ninguém a seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR; pois todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a maldade deles, e nunca mais me lembrarei mais de seus pecados.

Comentário de E. H. Plumptre

não ensinará mais ninguém a seu próximo. Traçamos nessa esperança para o futuro o profundo sentimento de fracasso que oprimiu a mente do profeta, como tem oprimido a mente de muitos verdadeiros mestres desde então. Que bem tinha vindo de toda a engrenagem do ritual e do ensino que a Lei de Israel tinha proporcionado de forma tão abundante? Aquelas repetidas exortações por parte de profetas e pregadores de que os homens deveriam “conhecer o Senhor”, o que eles apresentaram senão a monotonia monótona como de uma ” velho sermão comido por minhocas”? Conhecê-lo, como de fato Ele é, exigia nada menos que uma revelação especial de Sua presença ao coração e ao espírito de cada homem, e essa revelação foi agora, para seu conforto, prometida para todos os que estavam dispostos a recebê-la como o dom especial do futuro próximo ou distante que se abriu a sua vista em sua visão de um Israel restaurado. Aqui também as palavras de Jeremias ecoam as de um profeta mais antigo (Isaías 54,13), e encontram sua realização nas palavras de Cristo (Jo 6,45).

porque perdoarei a maldade deles, e nunca mais me lembrarei mais de seus pecados. A segunda frase repete a promessa da primeira, de uma forma que é, talvez, a partir da necessidade do caso, segundo a maneira dos homens. Nosso pensamento de Deus como o Todo Conhecedor exclui a ideia de qualquer limitação de Seu conhecimento, tais como as palavras “não me lembrarei mais” implicam. O que se quer dizer é que Ele será para aquele que se arrepende e O conhece como Ele realmente é, em Sua justiça e amor essenciais, como os homens são para os homens quando eles “esquecem e perdoam”. Ele tratará as ofensas passadas, mesmo que suas consequências inevitáveis possam continuar, como se nunca tivessem sido, na medida em que afetam a comunhão da alma com Deus. Ele, na linguagem de outro profeta, “apagará” os pecados que ainda pertencem ao passado indelével e irrevogável (Isa. 43:25; Isa. 44:22). [Ellicott]

< Jeremias 31:33 Jeremias 31:35 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.