Mateus 20:17

E enquanto Jesus subia a Jerusalém, tomou consigo os doze discípulos à parte no caminho, e lhes disse:

Comentário Whedon

E quando Jesus estava para subir a Jerusalém. Nosso Senhor está há alguns meses na Peréia, o país além, isto é, a leste do Jordão, ensinando e fazendo milagres, e estabelecendo os fundamentos do reino de Deus. O tempo está próximo em que, pelo derramamento de sangue, deve haver a remissão dos pecados. Jerusalém é o lugar onde, por séculos, os sacrifícios típicos previram o verdadeiro sacrifício que seria feito de uma vez por todas. Ele, portanto, atravessa o Jordão, e começa a dobrar seu caminho em direção à cidade memorável. Aqui começa o que nós consideramos o Sétimo Período do seu ministério. Imaginando que ele está a caminho de erigir seu reino em Jerusalém, Salomé prefere seu ambicioso pedido por seus dois filhos. Os dois cegos de Jericó saúdam a Davi, e são curados. Zaqueu recebe-o e Jesus segue o seu caminho.

tomou consigo os doze discípulos à parte. Marcos nos diz que, quando seguiram o caminho, Jesus foi adiante deles e ficaram maravilhados com a atitude dele e com medo de sua ousadia. Em sua última visita, na festa da dedicação, ele enfurecera os judeus, e seu temperamento não se tornara de modo algum aplacado pelos acontecimentos subsequentes. Nosso Salvador lidera o caminho, mas seus discípulos seguem com relutância. Ele agora pára, leva-os de lado e dá-lhes este terceiro aviso, mais distintamente do que antes, de que ele realmente vai ao encontro da morte. Ele revela novos pontos e revela novos fatos. Ele será entregue aos gentios; de modo que, na grande operação na qual judeus e gentios estão envolvidos, judeus e gentios serão participantes. Então deve seguir-se a ressurreição; e a ressurreição deve ser no terceiro dia. [Whedon]

< Mateus 20:16 Mateus 20:18 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.