Salmo 18:41

Eles clamaram, mas não havia quem os livrasse; clamaram até ao SENHOR, mas ele não lhes respondeu.

Comentário Barnes

Eles clamaram – Eles clamaram por ajuda, por misericórdia, pela vida. Em linguagem moderna, “eles imploraram por quartel”. Eles reconheceram que foram derrotados e imploraram para que suas vidas fossem poupadas.

mas não havia quem os livrasse – Para preservar suas vidas. Nenhuma ajuda apareceu de seus próprios compatriotas; eles não encontraram misericórdia em mim ou em meus seguidores; e Deus não se interpôs para libertá-los.

clamaram até ao SENHOR – como último recurso. As pessoas apelam a tudo o mais por ajuda antes de apelarem a Deus; freqüentemente, quando eles vêm a Ele, é por constrangimento, e não por vontade própria; se o perigo os deixasse, cessariam de invocá-Lo. Conseqüentemente, visto que não há sinceridade real em seu chamado a Deus – nenhuma consideração real por sua honra ou seus mandamentos – seus clamores não são ouvidos, e eles perecem. O curso das coisas com um pecador, no entanto, muitas vezes é tal que, desesperando da salvação de qualquer outra forma, e vendo que este é o único caminho verdadeiro, ele vem com o coração quebrantado, contrito, penitente, e então Deus nunca se afasta do choro. Nenhum pecador, embora como último recurso, que vai a Deus com verdadeira sinceridade, será rejeitado.

mas ele não lhes respondeu – Ele não aplicou seu poder para salvá-los de minha espada; para mantê-los vivos quando assim fossem derrotados. Se eles tivessem clamado a ele para salvar suas almas, ele sem dúvida o teria feito; mas seu grito era para toda a vida – pela ajuda divina para salvá-los da espada do conquistador. Pode ter havido muitas razões pelas quais Deus não deveria intervir para salvá-los das conseqüências regulares da bravura quando eles estavam errados e haviam começado a guerra; mas não haveria razão para que ele não se interpusesse se eles o tivessem chamado para salvá-los de seus pecados. Pode haver muitas razões pelas quais Deus não deve salvar os pecadores dos julgamentos temporais devido aos seus pecados – os intemperantes das doenças, a pobreza, e a miséria conseqüente a esse vício – ou o licencioso das desgraças e tristezas causadas por tal curso de vida; mas não há razão, em qualquer caso, para que Deus não salve das consequências eternas do pecado, se o pecador clama sincera e fervorosamente por misericórdia. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 18:40 Salmo 18:42 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.