Salmo 72:20

Aqui terminam as orações de Davi, filho de Jessé.

Comentário Barnes

Isso não é encontrado no siríaco. O seguinte é adicionado a essa versão no final do salmo:“O fim do Segundo Livro.” Com respeito a este versículo vinte, está bem claro que não faz parte do salmo; e é muito provável que não tenha sido colocado aqui pelo autor do salmo, e também que não tem nenhuma referência especial e exclusiva a este salmo, pois o salmo não poderia em nenhum sentido especial ser chamado de “uma oração de Davi”. As palavras trazem todas as marcas de terem sido colocadas no final de uma coleção de salmos, ou uma divisão do Livro de Salmos, à qual pode ser dada como uma designação apropriada, o título “As Orações de Davi, filho de Jessé ; ” o que significa que aquele livro, ou aquela divisão do livro, foi feito das composições de David, e pode ser assim distinguido de outras partes da coleção geral. Isso não implicaria que nesta parte da coleção não houvesse literalmente outros salmos além dos que haviam sido compostos por Davi, ou que nenhum dos salmos de Davi pudesse ser encontrado em outras partes da coleção geral, mas que esta divisão foi mais inteiramente composto de seus salmos, e que o nome poderia, portanto, ser dado a este como sua coleção. Pode ser razoavelmente inferido a partir disso, que havia tal coleção, ou que havia, no Livro dos Salmos, divisões que foram reconhecidas cedo. Veja a introdução geral. Dr. Horsley supõe, no entanto, que esta declaração, “As orações de Davi, filho de Jessé, acabaram”, pertence apenas a este salmo, como se Davi não tivesse nada mais para orar ou desejar do que o que foi expresso nessas representações brilhantes do reino do Messias e dos tempos felizes que seriam desfrutados sob seu governo. [Barnes, aguardando revisão]

< Salmo 72:19 Salmo 73:1 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.