Oseias 14

1 Converte-te, ó Israel, ao SENHOR teu Deus; pois caíste por tua maldade.

Comentário de A. R. Fausset

caído por tua iniquidade – (Oséias 5:5; 13:9). [Fausset, aguardando revisão]

2 Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Tira toda a maldade, e aceita o que é bom; então ofereceremos nossos lábios como bezerros.

Comentário de A. R. Fausset

Tomai convosco palavras – em vez de sacrifícios, a saber, as palavras de penitência aqui colocadas em suas bocas por Deus. “Palavras”, em hebraico, significam “realidades”, existindo o mesmo termo para “palavras” e “coisas”; assim Deus implica, Ele não aceitará profissões vazias (Salmo 78:36; Isaías 29:13). Ele não pede sacrifícios caros, mas palavras de sincera penitência.

receba-nos graciosamente – literalmente “(para) bem”.

nossos lábios como bezerros – isto é, em vez de sacrifícios de bezerros, que não podemos oferecer a Ti no exílio, apresentamos os louvores de nossos lábios. Assim, o exílio, onde o serviço do templo cessou, preparou o caminho para o tempo do evangelho, quando os tipos de sacrifícios de animais do Antigo Testamento foram realizados no perfeito sacrifício de Cristo uma vez por todas, “o sacrifício de louvor a Deus continuamente. o fruto dos nossos lábios” (Hebreus 13:14) toma o seu lugar no Novo Testamento. [Fausset, aguardando revisão]

3 Os assírios não nos salvarão; não cavalgaremos sobre cavalos, e nunca mais chamaremos à obra de nossas mãos de nossos deuses; porque em ti o órfão alcançará misericórdia.

Comentário de A. R. Fausset

Três pecados que afligem Israel são aqui renunciados, confiança na Assíria, aplicação ao Egito para sua cavalaria (proibido, Deuteronômio 17:16; compare Oséias 7:11; 11:5; 12:1; 2Reis 17:4; Salmo 33:17, Isaías 30:2,16, 31:1) e idolatria.

órfão – descritivo do estado de indigentes de Israel, quando separado de Deus, seu verdadeiro pai. De agora em diante, não confiaremos em ninguém além de Ti, o único Pai dos órfãos e Auxiliar dos desamparados (Salmo 10:14; 68:5); Nossa nação tem experimentado Tão semelhante em nosso estado desamparado no Egito, e agora em um estado similar novamente, nossa única esperança é Tua bondade. [Fausset, aguardando revisão]

4 Eu curarei sua rebelião, eu os amarei voluntariamente, porque minha ira terá se afastado deles.

Comentário de A. R. Fausset

A graciosa resposta de Deus à sua oração autocondenadora.

retrocesso – apostasia: não apenas retrocessos ocasionais. Deus pode curar a mais desesperada pecaminosidade (Calvino).

voluntariamente – com um amor gratuito, imerecido e abundante (Ezequiel 16:60-63). Assim como para o Israel espiritual (Jo 15:16; Romanos 3:24; 5:8; 1João 4:10). [Fausset, aguardando revisão]

5 Eu serei a Israel como o orvalho; ele florescerá como lírio, e estenderá suas raízes como o cedro do Líbano.

Comentário de A. R. Fausset

como o orvalho – que cai copiosamente no Oriente, tomando o lugar das chuvas mais frequentes em outras regiões. Deus não será “como o orvalho da manhã que passa”, mas constante (Oséias 6:3-4; Jó 29:19; Provérbios 19:12).

como lírio – Nenhuma planta é mais produtiva que o lírio, uma raiz produz frequentemente cinquenta bulbos [Plínio, História Natural, 21,5]. O lírio comum é branco, consistindo de seis folhas que se abrem como sinos. O lírio real cresce até a altura de três ou quatro pés; Mateus 6:29 alude à beleza de suas flores.

raízes como o cedro do Líbano – isto é, como as árvores do Líbano (especialmente os cedros), que lançam suas raízes tão profundamente quanto sua altura para cima; de modo que eles são imóveis (Jerônimo), (Isaías 10:34). O crescimento espiritual consiste mais no crescimento da raiz que está fora de vista. [Fausset, aguardando revisão]

6 Seus ramos se estenderão; sua beleza como a da oliveira, e sua fragrância como o cedro do Líbano.

Comentário de A. R. Fausset

beleza como a da oliveira – que nunca perde sua verdura. Uma planta não é suficiente para expressar as graças dos eleitos de Deus. O lírio descreve seu adorável crescimento; mas como quer duração e firmeza, os cedros profundamente enraizados do Líbano são adicionados; estes, no entanto, são infrutíferos, portanto, a frutuosa, pacífica, perfumada e sempre verde oliva é adicionada.

fragrância como o cedro do Líbano – que exalava dele a fragrância de árvores e flores cheirosas. Assim, o nome de Israel será bom para todos (Gênesis 27:27; Cânticos 4:11). [Fausset, aguardando revisão]

7 Voltarão, e habitarão abaixo de sua sombra: serão vivificados como o trigo, e florescerão como a videira; sua fama será como o vinho do Líbano.

Comentário de A. R. Fausset

Aqueles que costumavam habitar sob a sombra de Israel (mas que devem ter sido forçados a abandoná-la), retornarão, isto é, serão restaurados (Ezequiel 35:9). Outros tomam “Sua sombra” como Jeová (compare Salmo 17:8; 91:1; Isaías 4:6), que Oséias 14:1-2 (“retorne ao Senhor”, etc.) Favor. Mas o “seu” em Oséias 14:6 refere-se a Israel e, portanto, deve se referir ao mesmo aqui.

reviva como… milho – Quando o milho que por muito tempo enterrou na terra, com uma abundante produção, assim eles ressuscitarão de suas calamidades, com um grande aumento de descendência (compare Jo 12:24).

cheiro disso – isto é, a fama de Israel. Compare com Oséias 14:6: “Seu cheiro como o Líbano”; Cânticos 1:3: “O teu nome é como um unguento derramado”. A Septuaginta favorece a margem, “memorial”.

como o vinho do Líbano – que foi mais celebrado pelo seu aroma, sabor e propriedades medicinais restauradoras. [Fausset, aguardando revisão]

8 Ó Efraim, o que mais eu tenho a ver com os ídolos? Eu o responderei, e dele cuidarei; serei a ele como a faia verde; de mim vem o teu fruto.

Comentário de A. R. Fausset

Efraim dirá – sendo levado à penitência pela bondade de Deus, e confessando e aborrecendo sua loucura passada.

Eu tenho ouvido … e observado ele – eu Jeová respondeu e o considerou com favor; o oposto de Deus “escondendo o rosto de” um (Deuteronômio 31:17). É a experiência do favor de Deus, em contraste com a ira de Deus, que leva Efraim a abominar sua idolatria passada. Jeová ouviu e respondeu: enquanto os ídolos, como Efraim vê agora, não podiam ouvir, muito menos responder.

Eu sou… um abeto verde – ou cipreste; sempre verde, inverno e verão; as folhas não caem no inverno.

de mim vem o teu fruto – “De im”, como a raiz. Tu não precisas ir mais longe do que eu para o suprimento de todas as tuas necessidades; não meramente a proteção implicada pela sombra do cipreste, mas aquilo que o cipreste não tem, a saber, fruto, todas as bênçãos espirituais e temporais. Também pode estar implícito que, sejam quais forem as graças espirituais que Efraim busque ou possa ter, não são de si mesmos, mas de Deus (Salmo 1:3; Jo 15:4-5,8; Tiago 1:17). As promessas de Deus para nós são mais nossa segurança para mortificar o pecado do que nossas promessas a Deus (Isaías 27:9). [Fausset, aguardando revisão]

9 Quem é sábio entenda estas coisas, e o prudente as reconheça; porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles; mas os transgressores neles cairão.

Comentário de A. R. Fausset

Epílogo, resumindo todo o ensino anterior. Só aqui Oséias usa o termo “justo”, tão raros eram tais personagens em seus dias. Há um número suficiente de verdade salvadora na Palavra de Deus para guiar os que buscam humildemente a salvação e dificuldades suficientes para confundir aqueles que curiosamente os procuram, em vez de buscarem a salvação.

cairão – tropeçam e se ofendem com dificuldades opostas a seus preconceitos e luxúrias, ou acima de seu entendimento sábio (compare Provérbios 10:29; Miqueias 2:7; Mateus 11:19; Lucas 2:34; Jo 7:17; 1Pedro 2:7-8). Para aquele que sinceramente busca a agenda, Deus deixará clara a credenda. Cristo é a pedra fundamental para alguns: uma pedra de tropeço e rocha ofensiva para os outros. O mesmo sol amolece a cera e endurece a argila. Mas a queda deles é a mais fatal dos que caem nos caminhos de Deus, divididos na Rocha dos séculos e sugam o veneno do Bálsamo de Gileade. [Fausset, aguardando revisão]

<Oseias 13 Joel 1>

Visão geral de Oseias

“Neste livro, Oséias acusa Israel de quebrar sua aliança com Deus e os avisa sobre as trágicas consequências que viriam”. Tenha uma visão geral deste livro através do vídeo a seguir produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Leia também uma introdução ao Livro de Oseias.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.