Apocalipse 19

1 E depois destas coisas, eu ouvi uma voz de uma grande multidão no céus, que dizia: “Aleluia! Salvação, glória, honra, e poder ao Senhor, nosso Deus!

Comentário A. R. Fausset

Como no caso da abertura da profecia, Apocalipse 4:85:9, etc .; então agora, em um dos grandes eventos finais vistos em visão, o julgamento sobre a prostituta (descrito em Apocalipse 18:1-24), há um cântico de louvor no céu para Deus: compare Apocalipse 7:10, etc., em direção ao fim dos selos, e Apocalipse 11:15-18, no final das trombetas: Apocalipse 15:3, na vitória dos santos sobre a besta.

E então Andreas. Mas A, B, C, Vulgata, Siríaco e Copta omitem.

uma voz de uma grande – A, B, C, Vulgata, Copta e Andreas leram “como se fosse uma grande voz”. Que contraste com as lamentações Apocalipse 18:1-24! Compare Jeremias 51:48. A grande manifestação do poder de Deus em destruir a Babilônia suscita uma grande voz de louvor no céu.

pessoas – grego, “multidão”.

Aleluia – hebraico, “louvai a JAH”, ou Jeová: aqui usado pela primeira vez em Apocalipse, de onde Ellicott infere que os judeus têm uma parte proeminente nesta ação de graças. JAH não é uma contração de “Jeová”, como às vezes ocorre em conjunto com o último. Significa “Aquele que é”, enquanto Jeová é “Aquele que será, é e foi”. Isso implica que Deus experimentou como uma ajuda PRESENTE; de modo que “Aleluia”, diz Kimchi em Bengel, é encontrado primeiro nos Salmos sobre a destruição dos ímpios. “Hallelu-Jah” ocorre quatro vezes nesta passagem. Compare Salmo 149:4-9, que é claramente paralelo, e de fato idêntico em muitas das frases, bem como a ideia geral. Israel, especialmente, se unirá ao Aleluia, quando “sua guerra for cumprida” e seu inimigo destruído.

Salvação, etc. – grego, “A salvação … a glória … o poder”.

e honra – tão copta. Mas A, B, C e Siríaco omitem.

ao Senhor nosso Deus – assim Andreas. Mas A, B, C e Coptic lêem: “(é) do nosso Deus”, isto é, pertence a ele. [Fausset, aguardando revisão]

2 Porque verdadeiros e justos são seus juízos; pois ele julgou a grande prostituta, que com sua prostituição corrompia a terra, e vingou da mão dela o sangue dos servos dele.”

corrompia a terra. “Em vez de se opor, ela promoveu a decadência pecaminosa da terra pela sua mundaneidade, permitindo que o sal perdesse o seu sabor” (Auberlen).

vingou. No original grego, “exigiu em retribuição”. Uma aplicação particular do princípio (Gênesis 9:5).

sangue dos servos dele. Literalmente derramado pela Igreja adúltera do Antigo do Novo Testamento; também virtualmente, embora não literalmente, por todos os que, embora chamados cristãos, odeiam seu irmão, ou não amam os irmãos de Cristo, mas se escondem da vergonha da cruz, e mostram indelicadeza para com aqueles que a suportam. [JFU]

3 E disseram pela segunda vez: “Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.”

Comentário de E. W. Hengstenberg

Isto é repetido, que foi projetado para ser enfático e forte; comp. Salmo 62:11, “Deus disse uma palavra, e há duas que eu ouvi”, Jó 33:14, “Uma vez Deus fala, e duas vezes, embora não se pense nisso”. Aqui a repetição aponta para a grandeza do fato, que não é atendido apenas com um resultado momentâneo; de modo que vai de mãos dadas com a adição, “sua fumaça sobe para sempre e sempre”. Similar é Êxodo 15:21, onde, após o derrube do Faraó com seu anfitrião, o tipo mais antigo do derrube de Roma, Miriam profere uma segunda vez com o coro das mulheres, o que Moisés havia dito da primeira vez com os homens, “Cantai ao Senhor, pelo mar”; e assim o fato se torna carimbado, por assim dizer, com o selo de conclusão.

O e se une a isso, que no Apocalipse 19:1-2 segue depois do Aleluia, e que se repete aqui em pensamento, embora não em palavras. Não devemos supor, que as vozes celestes só pronunciam o Aleluia pela segunda vez; e que as palavras, “e sua fumaça”, etc., são acrescentadas pelo profeta. Pois ele descreve apenas o que ouve e vê, e se impede de introduzir tal mistura; o que seria o mais inadequado aqui, pois o canto celestial de louvor só é concluído no Apocalipse 19:4.

Em Isaias 34:9-10, é dito de Edom, o tipo do mundo ímpio pagão: “Sua terra será breu ardente, dia e noite não se extinguirá, sua fumaça subirá para sempre e eternamente”. Esta passagem fundamental diz, que aqui Apocalipse 18:9; Apocalipse 18:18 deve ser comparado, e não Apocalipse 14:11, onde o fogo eterno é usado como uma imagem dos tormentos do inferno. [Hengstenberg, aguardando revisão]

4 E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, se prostraram, e adoraram a Deus (que estava sentado no trono) e diziam: “Amém! Aleluia!”

À canção no céu vem agora uma resposta profunda. É dos vinte e quatro anciãos e dos quatro animais, que iniciaram a sua sessão no capítulo 6. Oséias anciãos levantam-se dos seus lugares e prostram-se diante do trono. Eles dão seu amém responsivo, e uma terceira expressão, às aleluias da grande voz no céu. [Whedon]

5 E saiu uma voz do trono, dizendo: 'Louvai ao nosso Deus, todos vós os servos dele, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes.'

Comentário A. R. Fausset

fora do grego “fora do trono” em A, B, C.

Louvai ao nosso Deus – Compare o ato solene de louvor realizado pelos levitas, 1Crônicas 16:3623:5, especialmente quando a casa de Deus estava cheia da glória divina (2Crônicas 5:13).

ambos – omitidos em A, B, C, Vulgata, Cóptico e Siríaco. Traduza como grego: “o pequeno e o grande”. [Fausset, aguardando revisão]

6 E eu ouvi como a voz de uma grande multidão, e como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, dizendo: “Aleluia! Porque o Senhor Deus Todo-Poderoso reina!

Comentário A. R. Fausset

muitas águas – Compare as “muitas águas” nas quais a prostituta se senta (Apocalipse 17:1). Este verso é a resposta calorosa ao chamado estimulante, “Aleluia! Louvai o nosso Deus ”(Apocalipse 19:4-5).

o Senhor Deus onipotente – grego, “o onipotente”.

reina – literalmente, “reinou”: portanto, reina uma vez por todas. Seu reinado é um fato já estabelecido. Babilônia, a prostituta, foi um grande obstáculo para o Seu reinado ser reconhecido. Sua derrubada agora abre o caminho para o Seu advento reinar; portanto, não apenas Roma, mas toda a cristandade, na medida em que é Cristo carnal e comprometido com o mundo, é compreendido no termo “prostituta”. A besta dificilmente surge quando ele imediatamente “vai para a perdição”: Cristo é profeticamente considerado como já reinando, tão logo Seu advento segue o julgamento da prostituta. [Fausset, aguardando revisão]

7 Alegremos, e fiquemos muito contentes, e demos glória a ele, pois já chegou a festa de casamento do Cordeiro, e a sua esposa se preparou.

o casamento do Cordeiro. A primeira sugestão dessa ideia no Novo Testamento está nas parábolas de nosso Senhor (Mateus 22:2; 25:1-10), sendo ela ainda mais elaborada por Paulo (Efésios 5:22-32). Mas a mente dos homens já estava preparada para isso por causa da linguagem de todos os Profetas sobre o casamento espiritual do Senhor e Israel; ainda mais, talvez, pelo do Salmo 45. E há pouca dúvida de que o Cântico dos Cânticos já era misticamente interpretado entre os judeus [ou seja, o identificando com o relacionamento entre Deus e Israel], embora sua reivindicação de um lugar no Cânon ainda fosse contestada.

sua esposa –  denominada como a nova Jerusalém por João (Apocalipse 21:2), por Paulo, tanto com esse nome (Gálatas 4:26), como mais simplesmente a Igreja (Efésios 5:23 em diante). [Cambridge, 1894]

8 E foi concedido a ela que se vestisse de linho fino puro e brilhante; pois o linho fino são as justiças dos santos.'

o linho fino são as justiças dos santos – ou então, “o linho fino representa os atos justos do povo santo” (NVT).

9 E ele me disse: Escreve: 'Benditos são aqueles que foram chamados para a ceia da festa de casamento do Cordeiro'. E ele me disse: 'Estas são as verdadeiras palavras de Deus'.

E ele (Deus por intermédio do sue anjo) me disse.

chamados – efetivamente, não apenas externamente. O “para” parece expressar isso: não meramente convidado para, mas feito participante da (compare com 1Coríntios 1:9).

ceia da festa de casamento. Tipificada pela Ceia do Senhor.

Estas são as verdadeiras palavras de Deus – ou seja, “visto que é Deus quem disse, tudo aquilo que foi te revelado certamente se cumprirá”. [JFU, 1866]

10 E eu me lancei aos pés dele para o adorar; mas ele me disse: 'Olha, não faças isso! Eu também sou companheiro de serviço teu, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.'

Comentário A. R. Fausset

em – grego, “antes”. João pretende adorar o anjo aqui, como em Apocalipse 22:8, ao revelar a ele a glória da nova Jerusalém, é o impulso involuntário de adorar a alegria em uma perspectiva tão abençoada. Ele faz um contraste marcante com a triste maravilha com a qual ele olhou para a Igreja em sua apostasia como a prostituta (Apocalipse 17:6). Ele exemplifica as tendências corruptas de nossa natureza caída que até mesmo João, um apóstolo, deveria ter caído na “humildade voluntária e adoração dos anjos”, contra o que Paulo nos adverte.

e de teus irmãos, isto é, um conservo de teus irmãos.

tenha o testemunho de Jesus – (veja Apocalipse 12:17).

o testemunho de – isto é, respeito a Jesus.

é o espírito da profecia – é o resultado do mesmo espírito de profecia em você como em mim mesmo. Nós, anjos e apóstolos, todos igualmente temos o testemunho de (prestar testemunho a respeito de) Jesus pela operação de um e do mesmo Espírito, que me permite mostrar-lhes essas revelações e permite que você as registre: portanto somos servos, Não sou seu senhor para ser adorado por você. Compare Apocalipse 22:9: “Sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas”; de onde o “PARA o testemunho”, etc., aqui, pode ser explicado como dando a razão para a sua adição “e (companheiro de servo) de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus”. Quero dizer, dos profetas; “Porque é de Jesus que teus irmãos, os profetas, testificam pelo Espírito neles”. Uma clara condenação da invocação dos santos pelos romanos, como se fossem nossos superiores a serem adorados. [Fausset, aguardando revisão]

11 E eu vi o céu aberto; e eis um cavalo branco; e o que estava sentado sobre ele era chamado Fiel e Verdadeiro, e em justiça ele julga e guerreia.

Comentário A. R. Fausset

eis um cavalo branco; e o que estava sentado sobre – idêntico a Apocalipse 6:2. Aqui como lá ele sai “conquistando e vencendo”. Compare o jumentinho no qual Ele entrou em Jerusalém (Mateus 21:1-7). O cavalo foi usado para a guerra: e aqui está saindo para guerrear com a besta. A jumenta é pela paz. Sua cavalgada para Jerusalém é um penhor de Seu reinado em Jerusalém sobre a terra, como o Príncipe da paz, depois de todos os poderes hostis terem sido derrubados. Quando a segurança do poder mundial e a aflição do povo de Deus alcançarem o ponto mais alto, o Senhor Jesus aparecerá visivelmente do céu para pôr fim a todo o curso do mundo e estabelecer Seu reino de glória. Ele vem julgar com vingança o poder mundial e trazer à Igreja redenção, transfiguração e poder sobre o mundo. Distinguir entre esta vinda (Mateus 24:27,29,37,39, Grego, “parousia”) e o fim, ou julgamento final (Mateus 25:31; 1Coríntios 15:23). Fenómenos naturais poderosos acompanham o Seu advento (Auberlen). [Fausset, aguardando revisão]

12 E os olhos dele eram como uma chama de fogo; e sobre a cabeça dele havia muitas diademas, e ele tinha um nome escrito, que ninguém sabia, a não ser ele mesmo.

Comentário de H. B. Swete

E os olhos dele eram como uma chama de fogo [οἱ δὲ ὁφθαλμοὶ αὐτοὶ ὡς φλὸξ πυρός…] O Vidente passa do caráter do Cavaleiro no cavalo branco para Sua pessoa. Os ‘olhos como chama de fogo’ são uma reminiscência da visão em c. 1.; compare com as notas de Apocalipse 1:14, 2:18. A próxima característica é nova: ἐπὶ τὴν κεφαλὴν αὐτοῦ διαδήματα πολλά. Para διάδημα veja Apocalipse 12:3, nota, 13:1. O Dragão usa um diadema em cada uma de suas sete cabeças; a Besta do Mar tem um em cada um de seus dez chifres. Em contraste com a coroa, o faixa [fillet] era o símbolo do poder real, acompanhando o cetro (Apul. met. 10 “caput stringebat diadema candida; ferebat et sceptrum”), e por essa razão foi rejeitado pelos primeiros principes: compare com Suet. Jul. 79 “[Julius] cum … quidam e turba statuae eius coronam lauream candida fascia praeligata imposuisset, et tribuni plebis … coronae fasciam (i.q. τὸ διάδημα) detrahi … iussissent, dolens seu parum prospere motam regni mentionem sive, ut ferebat, ereptam sibi gloriam recusandi, tribunos graviter increpitos potestate privavit”; e a história um pouco semelhante contada por Plutarco, C. Caes. 61 φέρων διάδημα στεφάνῳ δάφνης περιπεπλεγμένον ὤρεξε τῷ Καίσαρι … ἀπωσαμένου δὲ τοῦ Καίσαρος ἅπας ὁ δῆμος ἀνεκρότησεν κτλ. Cristo, que recusou o diadema quando oferecido a Ele pelo Tentador (Mateus 4:9) foi coroado pelos méritos de Sua Paixão vitoriosa e agora aparece usando não apenas uma única coroa real, mas muitas. Para πολλά compare com Andreas: τὰ δὲ πολλὰ διαδήματα … τὴν κατὰ πάντων αὐτοῦ βασιλείαν τῶν τε ἐν οὐρανῷ καὶ γῇ αἰνίττονται; compare 1 Macabeus 11:13 καὶ εἰσῆλθεν Πτολεμαῖος εἰς Ἀντιοχίαν, καὶ περιέθετο τὸ διάδημα τῆς Ἀσίας, καὶ περιέθετο δύο διαδήματα περὶ τὴν κεφαλὴν αὐτοῦ, τὸ τῆς Ἀσίας καὶ Αἰγύπτου. Não apenas a Ásia e o Egito e a Europa pertenciam ao Senhor Cristo, mas todas as províncias do Universo de Deus; compare com Mateus 28:18, Filipenses 2:9, Apocalipse 1:18.

e ele tinha um nome escrito, que ninguém sabia…[ἔχων ὄνομα γεγραμμένον ὃ οὐδεὶς οἶδεν…] Além do título ‘Fiel e Verdadeiro’, que a reputação lhe deu, Ele carregava um nome escrito (? em Sua testa; veja Apocalipse 14:1, 17:5) que era conhecido apenas por Ele mesmo; compare com Apocalipse 2:17 ὄνομα καινὸν γεγραμμένον ὃ οὐδεὶς οἶδεν εἰ μὴ ὁ λαμβάνων; 3:12 γράψω ἐπʼ αὐτὸν … τὸ ὄνομά μου τὸ καινόν. Um mistério semelhante cerca o nome do Anjo que aparece a Jacó em Jaboque (Gênesis 32:29 ἵνα τί σὺ ἐρωτᾷς τὸ ὄνομά μου; e a mesma resposta é dada pelo Anjo a Manoá (Juízes 13:18), com a razão acrescentada καὶ αὐτό ἐστιν θαυμαστόν. O comentário de Andreas parece ser justificado: τὸ δὲ ἄγνωστον τοῦ ὀνόματος τὸ τῆς οὐσίας αὐτοῦ σημαίνει ἀκατάληπτον· ταῖς γὰρ οἰκονομίαις ὢν πολυώνυμος, ὡς ἀγαθός, ὡς ποιμήν … καὶ ταῖς ἀποφάσεσιν ὁμοίως, ὡς ἄφθαρτος, ὡς ἀθάνατος … τῇ οὐσίᾳ ἐστὶν ἀνώνυμος καὶ ἀνέφικτος. Apesar das ajudas dogmáticas que a Igreja oferece, a mente falha em compreender o significado mais íntimo da Pessoa de Cristo, que escapa a todos os esforços para colocá-lo nos termos do conhecimento humano. Apenas o Filho de Deus pode entender o mistério de Seu próprio Ser. As palavras εἰ μὴ αὐτός não contradizem, mas complementam a própria declaração de nosso Senhor em Mateus 11:27 οὐδεὶς ἀπιγινώσκει τὸν υἱὸν εἰ μὴ ὁ πατήρ. Como Primasius diz corretamente: “cavendum sane est ne … nomen Filii … aut Patri aut Spiritui sancto putetur incognitum”. Οὐδείς exclui apenas seres criados, não outras Pessoas internas à Vida de Deus. [Swete, 1906]

13 E ele estava vestido de uma roupa tingida em sangue, e o nome dele é chamado “Palavra de Deus”.

Comentário A. R. Fausset

uma roupa tingida em sangueIsaías 63:2 é aludido aqui, e em Apocalipse 19:15, final. O sangue não é o seu, mas o dos seus inimigos. Então, aqui o sangue em sua vestimenta, lembrando o seu próprio sangue para trás para o mesmo para os ímpios que pisam, é uma premonição do derramamento de seu sangue em justa retribuição. Ele não é um piedoso, como um prostituta e uma besta, incluindo os dois focos de sangue, incluindo os dois.

Palavra de Deus – que fez o mundo, é Ele também quem sob o mesmo caráter e atributos fará isto de novo. Seu título, Filho de Deus, é aplicável em um sentido inferior, também para o Seu povo; mas “a Palavra de Deus” indica Sua divindade incomunicável, unida à sua humanidade, que Ele então manifestará em glória. “A Noiva não teme o Noivo; Seu amor expulsa o medo. Ela o acolhe; ela não pode ser feliz, mas a seu lado. O Cordeiro [Apocalipse 19:9, o aspecto de Cristo para Seu povo em Sua vinda] é o símbolo de Cristo em Sua gentileza. Quem teria medo de um cordeiro? Até mesmo uma criancinha, em vez de ter medo, quer acariciá-lo. Não há nada que nos faça temer a Deus senão ao pecado, e Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Que contraste temeroso é o aspecto que Ele usará para Seus inimigos! Não como o Noivo e o Cordeiro, mas como o juiz [vingador] e o guerreiro manchado no sangue de Seus inimigos. ” [Fausset, aguardando revisão]

14 E os exércitos no céu o seguiam em cavalos brancos, vestidos de linho fino branco e puro.

Comentário A. R. Fausset

no céu – Compare “os freios de cavalo”, Apocalipse 14:20. Os santos glorificados a quem Deus “trará” a Cristo em Seu advento; compare Apocalipse 17:14: “os que estão com ele são chamados, escolhidos fiéis”; como também “Seus poderosos anjos”.

branco e puro – grego, “puro”. A, B, Vulgata, Siríaco e Cipriano omitem “e”, que Orígenes e Andreas retêm, como Versão em Inglês. [Fausset, aguardando revisão]

15 E da boca dele saía uma espada afiada, para com ela ferir às nações; e ele as dominará com vara de ferro; e ele pisa na prensa do vinho da ira e da indignação do Deus Todo-Poderoso.

Comentário A. R. Fausset

espada – (Apocalipse 1:162:12,16). Aqui em seu poder vingador, 2Tessalonicenses 2:8, “consumai com o Espírito da sua boca” (Isaías 11:4, à qual há alusão aqui); não em sua eficácia de convencimento e conversão (Efésios 6:17; Hebreus 4:12-13, onde também está incluída a bravura judicial da palavra de espada). O Pai comete o julgamento ao Filho.

ele as dominará – O HE é enfático, Ele e nenhum outro, em contraste com os usurpadores que têm desorientado na terra. “Regra”, literalmente, “tendam como um pastor”; mas aqui em um sentido punitivo. Ele, que os teria pastoreado com vara pastoral e com o cetro de ouro do Seu amor, os despedaçará como rebeldes refratários, com “uma vara de ferro”.

pisa … lagar – (Isaías 63:3).

da ferocidade e ira – Então, Andreas lê. Mas A, B, Vulgata, Copta e Orígenes leram, “da ferocidade (ou indignação fervente) da ira”, omitindo “e”.

Todo-Poderoso – A fúria da ira de Cristo contra os seus inimigos será executada com os recursos da onipotência. [Fausset, aguardando revisão]

16 E ele tem sobre sua roupa e sobre sua coxa escrito este nome: “Rei dos Reis, e Senhor dos Senhores”.

Comentário A. R. Fausset

“Seu nome escrito em Sua vestimenta e em Sua coxa”, foi escrito em parte na vestimenta, em parte na própria coxa, na parte em que em uma figura equestre o manto cai da coxa. A coxa simboliza a humanidade de Cristo como tendo vindo, depois da carne, dos lombos de Davi e agora aparecendo como o glorificado “Filho do homem”. Por outro lado, Seu nome divino incomunicável, “que nenhum homem conhecia” está em sua cabeça (Apocalipse 19:12), (Menochius).

Rei dos Reis – Compare Apocalipse 17:14, em contraste com Apocalipse 19:17, a besta sendo tentada a usurpar um rei dos reis, os dez reis entregando seu reino a ele. [Fausset, aguardando revisão]

17 E eu vi um anjo que estava no sol; e ele clamou em alta voz, dizendo a todas as aves que voavam no meio do céu: “Vinde, e ajuntai-vos para a ceia do grande Deus;

Comentário A. R. Fausset

um – grego, “um”.

no sol – de modo a ser visível à vista de todo o mundo.

a todas as aves – (Ezequiel 39:17-20).

e junte-se a eles – A, B, Vulgata, Siríaco, Copta e Andreas, leia: “se reunam”, omitindo “e”.

do grande Deus – A, B, Vulgata, siríaco, copta e Andreas leram: “a grande ceia (isto é, banquete) de Deus”. [Fausset, aguardando revisão]

18 para que comais a carne dos reis, e a carne dos chefes militares, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que se assentam sobre eles; e a carne de todos os livres e servos; e dos pequenos e dos grandes.”

Comentário A. R. Fausset

Compare com esta “ceia”, Apocalipse 19:17-18, a ceia das bodas do Cordeiro, Apocalipse 19:9.

chefes – grego, “capitães de milhares”, isto é, capitães-chefes. Oséias “reis” são “os dez” que “dão seu poder à besta”.

livres e servos – especificado em Apocalipse 13:16, como “receber a marca da besta”. A repetição de carne (no grego é plural: massas de carne) cinco vezes neste verso, marca a carnalidade grosseira dos seguidores da besta. Novamente, a entrega de sua carne às aves para comer, é uma justa retribuição por não terem sofrido a morte dos corpos das testemunhas de Cristo em sepulturas. [Fausset, aguardando revisão]

19 E eu vi a besta, e os reis da terra, e os exércitos deles juntos, para fazerem guerra contra aquele que estava sentado sobre o cavalo, e contra o exército dele.

Comentário A. R. Fausset

juntos – no Armageddon, sob o sexto frasco. Para “seus exércitos” em B e Andreas, encontra-se “Seus exércitos” em A.

guerra – então Andreas. Mas A e B leram “a guerra”, ou seja, aquela predita, Apocalipse 16:1417:4. [Fausset, aguardando revisão]

20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fazia os sinais sobrenaturais, com os quais tinha enganado aos que receberam a marca da besta, e adoraram à imagem dela. Estes dois foram lançados vivos no lago do fogo ardente em enxofre.

Comentário A. R. Fausset

e com ele o falso profeta – A lê, “e aqueles com ele”. B lê, “e aquele que estava com ele, o falso profeta”.

sinais – grego, “os milagres” (literalmente, “sinais”) já registrados (Apocalipse 13:14) como forjado pela segunda besta antes (literalmente “à vista”) da primeira besta. Por isso segue a segunda besta é idêntica ao falso profeta. Muitos expositores representam a primeira besta a ser a secular, a segunda besta a ser o poder eclesiástico de Roma; e explicar a mudança de título para o segundo, do “outro animal” para o “falso profeta”, é que pelo julgamento da meretriz, o poder eclesiástico não reterá nada do seu caráter anterior, exceto o poder de enganar. Eu acho que não é improvável que o falso profeta seja o sucessor das pretensões espirituais do papado; enquanto a besta em sua última forma como o Anticristo plenamente revelado será o representante secular e a corporificação do quarto reino mundial, Roma, em sua última forma de intensificação da oposição a Deus. Compare com esta profecia, Ezequiel 38:1 à 39:29; Daniel 2:34-35,44; Daniel 11:44-45; Daniel 12:1; Joel 3:9-17; Zacarias 12:1 à 14:21. Daniel (Daniel 7:8) não menciona a segunda besta, ou falso profeta, mas menciona que “o chifre pequeno” tem “os olhos de um homem”, isto é, cultura astuta e intelectual; esta não é uma característica da primeira besta no décimo terceiro capítulo, mas é expressa pelo “falso profeta” apocalíptico, a personificação do conhecimento não santificado do homem e a sutileza da antiga serpente. O primeiro animal é um poder político; o segundo é um poder espiritual – o poder das ideias. Mas ambos são bestas, a sabedoria anticristã mundana servindo ao poder anticristão mundano. O dragão é leão e serpente. Como a primeira lei no governo moral de Deus é que “o julgamento deve começar na casa de Deus”, e ser executado na prostituta, na igreja sem fé, pelo poder do mundo com o qual ela havia cometido adultério espiritual, por isso é um segunda lei que o poder mundial, depois de ter servido como instrumento de punição de Deus, é punido. Assim como a prostituta é julgada pela besta e pelos dez reis, eles são destruídos pelo próprio Senhor vindo pessoalmente. Então Sofonias 1:1-18 comparado com Sofonias 2:1-15. E Jeremias, depois de denunciar o julgamento de Jerusalém pela Babilônia, termina denunciando o próprio destino da Babilônia. Entre o julgamento da meretriz e a destruição da besta pelo Senhor, intervirá naquela época em que a mentalidade terrena alcançará sua culminação, e o Anticristianismo triunfará por seus curtos três dias e meio durante os quais as duas testemunhas estarão mortas. Então a Igreja estará madura para sua glorificação, o mundo anticristão para a destruição. O mundo no mais alto desenvolvimento de seu poder material e espiritual é apenas uma carcaça decorada em torno da qual as águias se reúnem. É característico que o Anticristo e seus reis, em sua cegueira, imaginem que podem travar guerra contra o Rei do céu com hostes terrestres; aqui é mostrado a extrema loucura da confusão babilônica. A mera aparência do Senhor, sem qualquer encontro real, mostra o Anticristo seu nada; compare o efeito da aparição de Jesus mesmo em Sua humilhação, Jo 18:6 (Auberlen).

tinha recebido – um pouco como o grego “recebido” de uma vez por todas.

eles; que adoravam – literalmente, “eles adorando” não um ato de uma vez por todas feito, como o “recebido” implica, mas aqueles com o hábito de “adorar”.

Estes dois foram lançados vivos no lago grego “, o lago de fogo”, Gehenna. Satanás é subsequentemente lançado nele, no final do surto que sucede ao milênio (Apocalipse 20:10). Então Morte e Inferno, assim como aqueles que não foram encontrados no julgamento geral “escritos no livro da vida”; isso constitui “a segunda morte”.

vivo – uma morte viva; não mera aniquilação. “Seu verme não morre, seu fogo não se apaga.” [Fausset, aguardando revisão]

21 E os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava sentado sobre o cavalo; e as aves se saciaram com a s carnes deles.

Comentário A. R. Fausset

os restantes – grego, “o resto”, isto é, “os reis e seus exércitos” (Apocalipse 19:19), agrupados em uma massa indiscriminada. Uma confirmação solene da advertência no Salmo 2:10. [Fausset, aguardando revisão]

<Apocalipse 18 Apocalipse 20>

Visão geral de Apocalipse

Em Apocalipse, “as visões de João revelam que Jesus venceu o mal através da sua morte e ressurreição, e um dia irá regressar como o verdadeiro rei do mundo”. Tenha uma visão geral deste livro através deste breve vídeo (em duas partes) produzido pelo BibleProject.

Parte 1 (12 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (12 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro do Apocalipse.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.