Atos 8:37

E Filipe disse: Se tu crês de todo coração, então é lícito;E respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Comentário de Albert Barnes

E Filipe disse.. Isto foi declarado por Filipe como a qualificação adequada para fazer uma profissão de religião. Os termos são: (1) “Fé”, isto é, uma recepção de Jesus como Salvador; cedendo a mente às influências apropriadas das verdades da redenção. Veja as notas em Marcos 16:16. (2) é necessário não apenas o assentimento do entendimento, mas uma entrega do “coração, da vontade, das afeições”, à verdade do evangelho. Como essas eram as qualificações adequadas na época, elas são agora. Nada menos é necessário; e nada além disso pode constituir uma qualificação adequada para a Ceia do Senhor.

Creio… Esta profissão é mais do que uma crença professada de que Jesus era “o Messias”. O nome “Cristo” implica isso. “Creio que Jesus, o Messias, é o Filho de Deus”. Ele professou sua crença de que era o “Filho de Deus” – mostrando que antes havia suposto que o Messias “seria” o Filho de Deus, ou que Filipe o havia instruído sobre esse ponto. Era natural que Filipe, ao discorrer sobre a humilhação e pobreza de Jesus, acrescentasse também que ele sustentava uma posição mais elevada do que um homem e era o Filho de Deus. Que ideias precisas o eunuco atribuiu a essa expressão não podem ser determinadas agora. Este versículo está faltando em um grande número de manuscritos (Mill), e foi rejeitado por muitos importantes críticos. Também é omitido nas versões siríaca e etíope. Não é fácil conceber por que foi omitido em quase todos os manuscritos gregos, a menos que seja espúrio. Se não estava na cópia original dos Atos, provavelmente foi inserido por algum transcritor antigo e foi considerado tão importante para a conexão, para mostrar que o eunuco não foi admitido às pressas ao batismo, que foi posteriormente retido. Ele contém, no entanto, uma verdade importante, abundantemente ensinada em outros lugares nas Escrituras, que a “fé” é necessária para uma profissão de religião adequada. [Barnes, aguardando revisão]

< Atos 8:36 Atos 8:38 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.