Colossenses 1:2

aos santos e fiéis irmãos em Cristo, que estão em Colossos. Haja em vós a graça e paz da parte de Deus nosso Pai.

santos e fiéis irmãos – Como “santos” implica união com Deus, assim “fiéis irmãos” união com cristãos (Bengel).

Comentário de L. B. Radford

aos santos e fiéis irmãos em Cristo, que estão em Colossos. O diácono sírio Efrém (séc. IV) tomou os santos como batizados e os fiéis como catecúmenos. Mas o único artigo definido no grego indica claramente que são as mesmas pessoas. A palavra santos está quase certamente aqui, como em Romanos 1:7, 1Coríntios 1:2, Filipenses 1:1, não um adjetivo (‘santo’), mas um substantivo; tornou-se uma designação habitual da comunidade cristã. Assim também tem o termo irmãos. No entanto, eles retêm algo de seu significado adjetivo original. Bengel observa que ‘santos’ indica sua relação com Deus, ‘irmãos’ sua relação com outros cristãos; eles são irmãos uns dos outros e de Paulo e seus companheiros. O único termo ambíguo na descrição é “fiel”. É ‘crente’ ou ‘confiável’? A palavra grega pistos é usada em ambos os sentidos no Novo Testamento, mas no sentido de acreditar que nunca ocorre como um mero epíteto daqueles que são conhecidos por já estarem acreditando: assim, acreditar irmãos seria tautologia” (Lukyn Williams). Não acrescentaria nada que já não esteja contido em santos e irmãos’ (Lightfoot). Essas críticas são muito drásticas. ‘Fiel’ aqui toca uma nota distinta. ‘Santos’ pode ser considerado como marcando o aspecto objetivo da vida cristã, a consagração do cristão pelo chamado de Deus. Nesse caso, ‘fiel’ pode muito bem marcar o aspecto subjetivo dessa vida, a resposta da fé. Se ‘fiel’ ou ‘firme’ for a interpretação correta, encontra um paralelo na descrição de Onésimo em 4:9 como ‘o irmão fiel e amado’ e de Silvano em 1Pedro 5:12 como ‘nosso irmão fiel’. Lightfoot pensa que Paul está insinuando a deserção de alguns dos irmãos: ‘ele não exclui nenhum diretamente, mas indiretamente adverte a todos’. Mas (1) é certamente uma tradução forçada tomar ‘irmãos fiéis’ como um estreitamento dos ‘santos’ para aqueles que permanecem fiéis à fé; os dois termos entre colchetes de um artigo devem ser coextensivos. (2) O uso de ‘fiel’ em Efésios 1:1 exclui qualquer sugestão. Lá é a contrapartida dos ‘santos’; por que não aqui também? É improvável que Paulo usasse ‘fiel’ em sentidos diferentes em duas cartas escritas ao mesmo tempo para destinos parcialmente idênticos. Ambos os endereços são idênticos, exceto pela adição de ‘irmãos’. E se não fosse por essa adição, provavelmente o significado de ‘fiel’ aqui nunca teria sido contestado.

O termo irmãos deu origem à pergunta por que Paulo não dirigiu a epístola à Igreja em Colossos. Várias razões têm sido sugeridas. (1) Paulo, escrevendo a uma comunidade cristã com a qual não tinha nenhum conhecimento pessoal como congregação, preferiu enfatizar o vínculo fundamental da fraternidade cristã entre ele e seus membros. (2) Paulo só usou o termo ecclesia ao escrever para igrejas fundadas por ele mesmo, e.g. Tessalônica, Corinto, Galácia. Este argumento, porém, ignora o fato de que o termo ecclesia não é usado no discurso à Igreja em Filipos. (3) Lightfoot observa que as primeiras epístolas são dirigidas à ecclesia, mas as epístolas posteriores de Romanos em diante são dirigidas aos “santos”. Ele não oferece nenhuma explicação sobre essa mudança no modo de endereçamento. Em Atos ecclesia é usado 24 vezes, os discípulos 20 vezes, os santos 4 vezes apenas. É possível que, com o passar dos anos, Paulo tenha pensado menos na existência da comunidade cristã e mais em seu caráter como escola de santidade e em seus membros como uma nova influência no mundo, o tertium genus como passaram a ser chamados , distinto de judeu e pagão. (4) Tem sido sugerido que os cristãos em Colossos ainda não estavam organizados como uma igreja. É verdade que não há evidência de um ministério organizado em Colossos, como aparece em Filipenses 1:1. Mas o argumento do silêncio não pode ser pressionado até agora. É óbvio que esta epístola foi dirigida aos colossenses como uma comunidade cristã, cuja ‘ordem’ o apóstolo contempla de longe com admiração (2:5).

A frase em Cristo pode pertencer a ‘irmãos fiéis’, e especialmente a ‘fiéis’, ou seja, firmes em sua fidelidade a Cristo; mas é melhor entendido como pertencente a toda a descrição e simplesmente denotando “cristãos”.

graça e paz. A saudação costumeira na correspondência grega, como é óbvio pela evidência dos papiros, era chairein, literalmente (eu lhe peço) regozije-se. Paulo substitui uma palavra derivada da mesma raiz, mas já distante de suas associações, a palavra charis, ‘graça’, que é encontrada no Novo Testamento no sentido grego anterior de encanto ou prazer, por exemplo. Lucas 4:22, Colossenses 4:6, Efésios 4:29, todos com referência ao tom ou conteúdo vencedor da linguagem na conversação; mas na esmagadora maioria dos casos no Novo Testamento a palavra denota não meramente favor, mas em um sentido peculiar o favor de Deus, Sua vontade de dar e perdoar, e então dar e finalmente o presente. É, em suma, o amor de Deus em sua ação e seu efeito. A saudação hebraica habitual era ‘paz’, shalom, mod. Árabe. salam. As duas saudações, grega e hebraica, são encontradas combinadas em 2 Macc. 1:1. Mas na forma comum a praticamente todas as epístolas apostólicas, em outras palavras, graça e paz’, parece ter sido uma criação de Paulo. A graça é ‘a fonte de todas as bênçãos reais’, a paz ‘seu fim e resultado’ (Lightfoot). Em 1 e 2 Timóteo e em 2 João e Judas é acrescentada uma terceira bênção ou oração, ou seja, ‘misericórdia’ (Grego eleos). Em 1 e 2 Timóteo o acréscimo da misericórdia soa como uma confissão implícita de um apóstolo idoso, consciente de que a imperfeição de toda a vida e trabalho ministerial necessita do perdão da compaixão divina.

da parte de Deus nosso Pai. O texto tradicional aqui acrescenta ‘e do Senhor Jesus Cristo’. Esta frase é, sem dúvida, parte do texto original em Efésios 1:2. Aqui a evidência dos manuscritos indica que é uma adição por uma mão posterior, consciente ou inconscientemente assimilando esta passagem à forma usual da bênção de abertura. Tem sido sugerido que Paulo omitiu o nome de nosso Senhor para enfatizar a supremacia do Pai como a fonte de toda a vida espiritual, a fim de se proteger contra qualquer inferência errada da soberania de Cristo, que é o tema principal da epístola. Mas é improvável que a omissão do nome de nosso Senhor tenha sido deliberada. Desnecessária perplexidade é causada pela tentativa de encontrar um propósito teológico em cada variação das frases costumeiras de Paulo. [Radford, aguardando revisão]

< Colossenses 1:1 Colossenses 1:3 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.