Colossenses 1:1

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

Comentário A. R. Fausset

pela vontade de Deus – grego, “através”, etc. (compare nota de 1Coríntios 1:1).

Timóteo – (Compare as notas de 2Coríntios 1:1 e Filipenses 1:1). Ele estava com Paulo na época em que escrevia em Roma. Ele tinha sido companheiro de Paulo em sua primeira passagem pela Frígia, na qual Colossos estava localizada. Assim, os colossenses parecem tê-lo associado a Paulo em seus afetos, e o apóstolo o une a si mesmo na sua fala. Nem, provavelmente, tinham visto a Igreja colossense (compare Colossenses 2:1); mas vira, durante sua viagem pela Frígia, colossenses individuais, como Epafras, Filemom, Arquipo e Ápia (Filemom 1:2), que, quando convertidos, trouxeram o Evangelho para sua cidade natal. [Jamieson; Fausset; Brown]

Comentário de L. B. Radford

apóstolo de Cristo Jesus. No discurso de abertura de nove de suas treze epístolas existentes, Paulo descreve a si mesmo como apóstolo; em sete deles é a única designação. O título apóstolo pode ter sido usado deliberadamente sempre que o status apostólico de Paulo foi negado ou depreciado, ou alguma heresia ou dissensão pediu uma afirmação de autoridade apostólica. Tal foi o caso mais ou menos com as igrejas na Galácia e em Roma, Corinto e Colossos. Por outro lado, (1) há pouco ou nenhum traço de qualquer problema em Efésios. Talvez o título de apóstolo no discurso de abertura dessa carta encíclica fosse um lembrete discreto da relação do escritor com todas as igrejas abordadas. Mas, de qualquer forma, era natural que Paulo começasse esta carta da mesma maneira que a carta a Colossos escrita ao mesmo tempo. (2) Tanto em Tessalônica quanto em Filipos havia desordens e erros a serem corrigidos; e, no entanto, não há afirmação inicial de apostolado nessas cartas a essas igrejas. As epístolas de Tessalônica foram as mais antigas, e o hábito de escrever como “Paulo, um apóstolo” pode ter surgido mais tarde. Talvez a tentativa de encontrar razões especiais para o uso ou omissão do título apóstolo seja afinal tão supérflua quanto precária.

pela vontade de Deus. A mesma frase segue o termo ‘apóstolo’ em 1 e 2Coríntios e em Efésios. Em Gálatas 1:1 Paulo afirma definitivamente que não recebeu sua autoridade apostólica de nenhuma fonte humana e por nenhum canal humano ‘mas por Jesus Cristo e Deus Pai que o ressuscitou dentre os mortos’. Mas lá está ele enfrentando uma revolta judaísta contra sua autoridade. Aqui não há evidência de qualquer contestação de sua autoridade em Colossos. A vontade de Deus é contrastada, se houver contraste, não com qualquer reivindicação rival de autoridade, mas com qualquer reivindicação de mérito pessoal ou realização própria. A mesma frase é usada em 2Timóteo 1:1, e ali associada ao pensamento da promessa de vida em Cristo. Em 1 Timóteo 1:1 a mesma idéia é expressa em linguagem mais vívida, ‘segundo o mandamento de Deus nosso Salvador e de Cristo Jesus nossa esperança’. A vontade de Deus era tanto uma escolha original quanto um mandamento permanente, epístola Tito 1:3, onde Paulo fala de sua confiança na pregação do evangelho como um mandamento divino, e 1Corintios 9:16-17, onde ele fala da necessidade imposta a mim’. A linguagem mais completa dessas descrições de apostolado nas três Epístolas Pastorais foi contrastada com a linguagem mais simples e breve das outras epístolas e citada como um argumento contra a autoria paulina das Pastorais. Mas essas confissões pessoais mais íntimas, com suas notas de obediência, fé, promessa e esperança, são exatamente o que se poderia esperar que Paulo em seus últimos anos dissesse a um colega mais jovem. Veja nota sobre ‘graça e paz’ ​​no versículo 2.

O pensamento da vontade de Deus estava constantemente presente com Paulo. É expresso em Romanos 1:10 e 15:32 em sua antecipação ansiosa e orante de uma visita a Roma, e em Atos 21:14 em sua recusa em evitar o perigo de morte em Jerusalém. Parece um eco da profecia de Ananias em Atos 22:14, ‘o Deus de nossos pais te designou para conhecer a sua vontade’.

o irmão Timóteo. “O irmão” no grego não deve ser tomado como uma designação especial de Timóteo em particular. Ocorre como uma designação de Sóstenes em 1Coríntios 1:1 e de Apolo em 1Coríntios 16:12, e como parte da descrição de Tíquico em Colossenses 4:7 e Efésios 6:21 e de Onésimo em Colossenses 4:9. Às vezes, uma nota de intimidade pessoal mais próxima é atingida, por exemplo, ‘meu irmão Tito’ em 2Coríntios 2:13, e de Epafrodito em Filipenses 2:25 ‘ meu irmão e companheiro de trabalho e companheiro de guerra’. O próprio Timóteo é chamado de ‘nosso irmão e ministro de Deus’ em 1Tessalonicenses 3:2, onde ‘nosso’ é a antítese de ‘Deus’. Mas onde não há razão para a especificação da relação por um pronome pessoal, o artigo definido em grego é em si um pronome possessivo virtual a ser definido pelo contexto – aqui um “nosso” implícito ou não enfático. [Radford, aguardando revisão]

< Filipenses 4:23 Colossenses 1:2 >

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – janeiro de 2021.