Bíblia, Revisar

Filipenses 1

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os supervisores e servidores.

Timóteo – mencionado como sendo bem conhecido pelos filipenses (At 16:3,10-12), e agora presente com Paulo. Não que Timóteo tenha alguma participação em escrever a epístola; pois Paulo atualmente usa a primeira pessoa do singular, “eu”, não “nós” (Fp 1:3). A menção de seu nome implica meramente que Timóteo se juntou a elas em lembranças afetuosas.

servos de Cristo Jesus – Os manuscritos mais antigos lêem a ordem, “Cristo Jesus”. Paulo não se chama “um apóstolo”, como nas inscrições de outras Epístolas; pois os filipenses não precisavam ser lembrados de sua autoridade apostólica. Ele escreve em um tom de familiaridade afetuosa.

todos – assim Fp 1:478 ,  25; Fp 2:17, Fp 2:26. Implica uma afeição abrangente que deseja não esquecer qualquer um entre eles “todos”.

supervisores – sinônimo de “presbíteros” nas igrejas apostólicas; como aparece das mesmas pessoas sendo chamadas de “anciãos da Igreja” em Éfeso (At 20:15), e “superintendentes” (At 20:28), grego, “bispos”. E Tt 1:5, compare com os Fp 1:7 Esta é a carta mais antiga de Paulo, onde bispos e diáconos são mencionados, e o único em que eles são abordados separadamente na saudação. Isso está de acordo com o provável curso dos acontecimentos, deduzido da carta e da história. Enquanto os apóstolos estavam constantemente visitando as igrejas pessoalmente ou por mensageiros, os pastores regulares seriam menos necessários; mas quando alguns foram removidos por várias causas, a provisão para a ordem permanente das igrejas seria necessária. Por isso, as três cartas pastorais, subsequentes a esta epístola, dão instruções sobre a devida designação de bispos e diáconos. Concorda com essa nova carência da Igreja, quando outros apóstolos estavam mortos ou distantes, e Paulo há muito tempo na prisão, que bispos e diáconos deveriam ser proeminentes pela primeira vez na saudação inicial. O Espírito assim insinuou que as igrejas deviam olhar para os seus próprios pastores, agora que os dons milagrosos estavam passando para a providência comum de Deus, e a presença dos apóstolos inspirados, os dispensadores daqueles dons, era para ser retirada [Paley “Horae Paulinae”. “Presbítero”, implicava o posto; “Bispo”, os deveres do ofício (Neander). Naturalmente, quando os apóstolos que tinham a supervisão principal não mais existiam, um dos presbíteros presidia e recebia o nome de “bispo”, no sentido mais restrito e moderno; Assim como na sinagoga judaica, um dos presbíteros presidia como “regente da sinagoga”. Observe que o apóstolo se dirige à Igreja (isto é, a congregação) mais diretamente do que seus ministros presidentes (Cl 4:17; 1Ts 5:12). Hb 13:24; Ap 1:4, Ap 1:11). Os bispos administravam mais os internos, os diáconos, os assuntos externos da Igreja. O número plural mostra que havia mais de um bispo ou presbítero e mais de um diácono na Igreja em Filipos.

2 Haja convosco a graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

graça e paz – A própria forma desta saudação implica a união de judeus, gregos e romanos. A saudação grega era “alegria” (“chairein}), semelhante ao grego para “graça” ({charis}). O romano era “saúde”, o termo intermediário entre graça e paz. O hebraico era “paz, “Incluindo a prosperidade temporal e espiritual. A graça deve vir em primeiro lugar se quisermos ter paz verdadeira.”

de… de – Omit o) segundo “de”: como no grego, “Deus nosso Pai” e “o Senhor Jesus Cristo”, estão mais intimamente conectados.

3 Agradeço ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,

Traduzir: “Em toda a minha lembrança de você.”

4 sempre em todas as minhas orações, com alegria, fazendo oração por todos vós,

fazendo pedido – Translate, “fazendo meu pedido”.

por todos vós – A repetição frequente nesta epístola de “todos” com “você”, marca que Paulo deseja declarar seu amor por todos igualmente, e não reconhecerá nenhuma divisão entre eles.

com alegria – o traço característico desta epístola, como é o amor aos efésios (compare com Fp 1:18; Fp 2:2; Fp 2:19; Fp 2:28;  Fp 3: 1; Fp 4: 1, 4). Amor e alegria são as duas primícias do Espírito. A alegria dá animação especial às orações. Isso marcou sua alta opinião sobre eles, que havia quase tudo neles para dar-lhe alegria, e quase nada para lhe dar dor.

5 por causa da vossa cooperação com o Evangelho desde o primeiro dia até agora.

Causa do seu “agradecimento a Deus” (como Fp 1:3 marca o objeto sobre o qual repousa o seu agradecimento, e Fp 1:4 quando ele dá graças).

por causa da vossa cooperação – (ou seja, verdadeira participação espiritual) em (literalmente, ‘em relação a’ ou ‘em’ grego, Mt 28:19).

o Evangelho desde o primeiro dia (de vos tornardes participantes nele) até agora (At 2:42; 16:13). Os crentes têm a comunhão evangélica do Filho (1Co 1:9) e do Pai (1Co 1:3), tornando-se participantes da “comunhão do Espírito Santo” (2Co 13:14), e a exercem por atos de comunhão, não somente a ceia do Senhor, mas a santa generosidade para com irmãos e ministros (Fp 4:10,15, “compartilho comigo no dar”; 2Co 9:13; Gl 6:6; Hb 13:16). [JFU]

Contribuir financeiramente com aqueles que trabalham na promoção do Evangelho o faz cooperador deste.

6 E disto tenho certeza: aquele que começou a boa obra em vós irá completá-la até o dia de Cristo Jesus.

confiante – Esta confiança irrita as orações e ações de graças (Fp 1:3-4).

isso mesmo – a única coisa pela qual ele ora (Fp 1:4) é a questão de sua confiança crente (Mc 11:24; 1Jo 5:14; 1Jo 5:15). Por isso, o resultado é certo.

aquele que começou – Deus (Fp 2:13).

a boa obra – Qualquer trabalho que Deus comece, Ele certamente terminará (1Sm 3:12). Nem os homens começam um trabalho ao acaso. Muito mais o fato de Seu começo o trabalho é um penhor de sua conclusão (Is 26:12). Assim, a obra particular aqui significava o aperfeiçoamento de sua comunhão no evangelho (Fp 1:5; Sl 37:24; Sl 89:33; Sl 138: 8; Jo 10:28; Jo 10:29; Rm 8:29, Rm 8:35-39, Rm 11:1, Rm 11:2, Hb 6:17-19, Tg 1:17, Jz 1:24). Como Deus não rejeitou Israel para sempre, apesar de castigá-los por algum tempo, assim Ele não rejeitará o Israel espiritual (Dt 33:3; Is 27:3; 1Pe 1:5).

execute-o até – “aperfeiçoe-o” [Alford, Ellicott e outros].

o dia de … Cristo – (Fp 1:10). A vinda do Senhor, planejada por Deus em todas as épocas da Igreja para ser considerada próxima, é o objetivo colocado antes das mentes dos crentes, e não de sua própria morte.

7 Para mim é justo eu sentir isso de todos vós, pois vos tenho no coração, porque todos vós sois participantes comigo da graça, tanto nas minhas prisões, como na defesa e confirmação do Evangelho.

conheça – grego, “apenas”.

pensar isso – ter a confiança em oração que eu expressei (Fp 1:4-6).

de vocês – literalmente, “em nome de vocês”. A oração confiante de Paulo em favor deles era que Deus aperfeiçoaria Sua boa e boa obra de graça neles.

porque, etc. – Pontue e traduza: “Porque eu tenho você em meu coração (assim Fp 1:8; caso contrário o grego e as palavras imediatamente seguindo no verso, favorecem a margem,” Ye me têm em seu coração… sendo participantes da minha graça ‘) (ambos, em minhas obrigações, e em minha defesa e confirmação do Evangelho), você (eu digo) todos sendo companheiros participantes da minha graça. ”Esta última cláusula, portanto, atribui a razão pela qual ele os tem em sua coração (isto é, acalentado em seu amor, 2Co 3:2; 2Co 7:3), mesmo em seus laços, e em sua defesa e confirmação do Evangelho (como ele estava constantemente fazendo em privado, At 28:17-23, sua auto-defesa e confirmação do Evangelho sendo necessariamente conjunta, como o grego implica, compare Fp 1:17), ou seja, “na medida em que sois companheiros participantes da minha graça”: na medida em que compartilhas comigo em “A comunhão do Evangelho” (Fp 1:5), e tem manifestado isso, tanto pelo sofrimento como pelo evangelho (Phl ippians 1: 28-30), e por me comunicar de sua substância (Fp 4:15). É natural e certo para mim confiantemente orar em seu favor. (Ellicott, e outros traduzem: “Para ser assim para todos vocês”), porque eu tenho você em minhas lembranças mais calorosas, mesmo em meus laços, uma vez que você está compartilhando comigo na graça do Evangelho. Obrigações não vinculam amor.

8 Pois Deus é minha testemunha de como sinto saudades de todos vós, com o afeto de Jesus Cristo.

Confirmação de Fp 1:7.

registro – isto é, testemunha.

com o afeto de Jesus Cristo – “Cristo Jesus” é a ordem nos manuscritos mais antigos. Meu desejo de amor (assim o grego implica) para você não é meramente de afeição natural, mas de devoção a Cristo Jesus. “Não Paulo, mas Jesus Cristo vive em Paulo; portanto, Paulo não é movido nas entranhas (isto é, o amor terno, Jr 31:20) de Paulo, mas de Jesus Cristo ”(Bengel). Todo verdadeiro amor espiritual é apenas uma parte do amor de Cristo que anseia em todos os que estão unidos a Ele (Alford).

9 E isto oro: que o vosso amor seja mais e mais abundante em conhecimento e em toda percepção,

O assunto da oração de Paulo por eles (Fp 1:4).

vosso amor – por Cristo, produzindo amor não sóa Paulo, ministro de Cristo, como o fez, mas também uns aos outros, o que não aconteceu tanto quanto deveria (Fp 2:24:2).

conhecimento – da verdade doutrinária e prática.

percepção – Percepção espiritual: visão espiritual, audição espiritual, sentimento espiritual, gosto espiritual. O cristianismo é uma planta vigorosa, não o florescimento do entusiasmo. O “conhecimento” e a “percepção” protegem o amor de ser mal julgado. [JFB]

10 para que aproveis as melhores coisas, a fim de que sejais sinceros, sem ofensa, até o dia de Cristo;

Literalmente, “Com vistas a você provar (e assim aprovar e abraçar) as coisas que se destacam” (Rm 2:18); não apenas as coisas não são más, mas as melhores entre as que são boas; as coisas de excelência mais avançada. Pergunte sobre as coisas, não meramente, Não há mal algum, mas existe algum bem e qual é o melhor?

sincero – de uma raiz grega. Examinado na luz do sol e encontrado puro.

sem ofensa – não tropeçando; Correndo a raça cristã sem cair em qualquer obstáculo, isto é, a tentação, em seu caminho.

até – sim, “até”, “contra”; de modo que quando o dia de Cristo vier, você pode ser encontrado puro e sem ofensa.

11 cheios do fruto da justiça, que, por meio de Jesus Cristo, é para glória e louvor a Deus.

Os manuscritos mais antigos lêem o singular “fruto”. Assim, Gl 5:22 (ver Gl 5:22); em relação às obras da justiça, por mais numerosas que sejam, como um todo harmonioso, “o fruto do Espírito” (Ef 5:9) Tg 3:18, “o fruto da justiça” (Hb 12:11); Rm 6:22, “fruto para a santidade”

quais são – “que é por (grego, através de ‘) Jesus Cristo”. Através do Seu envio para nós o Espírito do Pai. “Somos oliveiras selvagens e inúteis, até que somos enxertados em Cristo, que, pela raiz viva, nos faz ramos frutíferos” (Calvino).

12 Mas quero, irmãos, que saibais que as coisas me aconteceram foram para o avanço do Evangelho,

entenda – grego, “saiba”. Os filipenses provavelmente temiam que sua prisão impedisse a propagação do Evangelho; ele, portanto, remove esse medo.

as coisas que aconteceram comigo grego “, as coisas que me dizem respeito.”

em vez disso – até agora é minha prisão impedir o Evangelho. A fé leva em uma luz favorável até mesmo o que parece ser adverso (Bengel) (Fp 1:19, 28 ; Fp 2:17).

13 de maneira que se tornou evidente a toda a guarda pretoriana, e a todos os demais, que as minhas prisões são em Cristo;

minhas prisões são em Cristo – um pouco como o grego “, para que meus laços se manifestem em Cristo”, isto é, conhecido, como suportado na causa de Cristo.

palácio – literalmente, “Praetorium”, isto é, o quartel dos guardas pretorianos ligados ao palácio de Nero, na colina do Palatino em Roma; não o acampamento pretoriano geral fora da cidade; pois isso não estava ligado à “casa de César”, que Fp 4:22 mostra que o pretório aqui significava que era. O imperador era “pretor” ou comandante-em-chefe; naturalmente, então, a caserna de seu guarda-costas era chamada de Pretorium. Paulo parece agora não ter estado à solta em sua própria casa alugada, embora acorrentado a um soldado, como em At 28:16, At 28:20, At 28:30, At 28:31, mas em custódia estrita no pretório. ; uma mudança que provavelmente ocorreu em Tigellino, tornando-se Prefeito Pretoriano. Veja na Introdução.

em todos os outros lugares – assim Crisóstomo. Ou então, “a todos os demais”, isto é, “manifesto a todos os outros” soldados pretorianos estacionados em outro lugar, através da instrumentalidade dos guardas da família pretoriana que poderiam, por algum tempo, ser anexados ao palácio do imperador, e aliviados um ao outro em sucessão. Paulo estava agora acima de dois anos como prisioneiro, de modo que havia tempo para sua causa e o Evangelho se tornara amplamente conhecido em Roma.

14 e que a maioria dos irmãos no Senhor, depois de ganharem confiança com as minhas prisões, ousam falar a Palavra de Deus muito mais, sem medo.

Traduza como grego: “E que (Fp 1:13) a maioria dos irmãos no Senhor”, etc. “No Senhor”, distingue-os de “irmãos segundo a carne”, concidadãos judeus. Ellicott traduz: “Confiando no Senhor”.

pelos meus laços – encorajado pela minha paciência em suportar meus laços.

muito mais ousado – Traduza em grego, “são mais ousados ​​em negrito”.

15 É verdade que também alguns pregam a Cristo por inveja e rivalidade, porém outros, também, de boa vontade.

“Alguns de fato estão pregando a Cristo até por inveja, isto é, para levar adiante a inveja que sentiam em relação a Paulo, por causa do sucesso do Evangelho na capital do mundo, devido à sua firmeza em seu aprisionamento; eles quiseram por inveja transferir o crédito de seu progresso dele para si mesmos. Provavelmente mestres judaizantes (Rm 14:1-23; 1Co 3:10-159:1, etc .; 2Co 11:1-4).

boa vontade – respondendo aos “irmãos” (Fp 1:14); alguns sendo bem dispostos a ele. [JFU]

16 Uns em verdade anunciam a Cristo por amor, sabendo que fui posto para a defesa do Evangelho.

Os manuscritos mais antigos transpõem esses versículos e lêem: “Estes (últimos) de fato por amor (a Cristo e a mim), sabendo (o oposto de ‘pensar’ abaixo) que estou estabelecido (isto é, designado por Deus, 1Ts 3:3) para a defesa do Evangelho (Fp 1:7, não por minha conta). Mas os outros fora da disputa (ou melhor, ‘um espírito faccioso’; ‘cabal’; um espírito de intriga, usando meios inescrupulosos para balizar seu fim; ‘auto-busca’ (Alford)) proclamam (o grego não é o mesmo como o de ‘pregar,’ mas, ‘anunciar’) Cristo, não sinceramente (respondendo a ‘mas de um espírito de intriga’ ou ‘egoísmo’). Literalmente, não puramente “; não com intenção pura; o fermento judeu que eles tentaram introduzir era para se glorificarem (Gl 6:12, Gl 6:13; porém, veja em Fp 1:18), pensando (mas em vão) para levantar (assim lêem os manuscritos mais antigos) Tribulação aos meus laços. ”O pensamento deles era que, aproveitando a oportunidade de ser deixado de lado, eles se exaltariam pela pregação judaizante, e depreciariam a mim e a minha pregação, e assim me causariam problemas de espírito em minhas amarras; eles pensaram que eu, como eles mesmos, buscavam minha própria glória, e assim ficariam mortificados com o sucesso deles sobre os meus. Mas eles estão totalmente enganados; “Eu me regozijo” com isso (Fp 1:18), até agora estou incomodado com isso.

17 Mas outros anunciam por rivalidade egoísta, não sinceramente, supondo que irão acrescentar aflição às minhas prisões.
18 Que, pois? Contanto que de qualquer maneira, ou com fingimento, ou em verdade, Cristo seja anunciado; e nisto me alegro, e continuarei a me alegrar;

E depois? Isso me incomoda como eles achavam que aconteceria? “Contanto que” seu pensamento indelicado para mim, e intenção egoísta, a causa que tenho de coração é promovida “de qualquer maneira” de pregação, “com fingimento (com um motivo, Fp 1:16) ou em verdade (por verdadeiro “amor” a Cristo, Fp 1:17), Cristo é proclamado; e regozijo-me, sim, e regozijo-me-ei. Estes mestres egoístas ‘proclamaram Cristo’, não ‘outro Evangelho’, como os judaizantes na Galácia (Gl 1:6-8); embora provavelmente tendo um pouco do fermento judeu (ver em Fp 1:15-16), seu principal erro foi seu invejoso motivo que buscava a si mesmo, não tanto falsa doutrina: se houvesse um erro vital, Paulo não teria se alegrado. A proclamação de CRISTO, no entanto, despertou a atenção e, portanto, estava certa de que seria útil. Paulo pôde, portanto, regozijar-se com o bom resultado de suas más intenções (Sl 76:10Is 10:5,7). [JFU]

19 pois sei que isso me resultará em livramento pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo;

me resultará em livramento – “entregue-se a mim para (ou para) a salvação”. Essa proclamação de Cristo de todas as maneiras resultará em meu bem espiritual. Cristo, cujos interesses são meus interesses, sendo glorificados por isso; e assim a vinda de Seu reino será promovida, a qual, quando vier, trará “SALVAÇÃO” completa (Hb 9:28) para mim e para todos aqueles cuja “expectativa sincera” (Fp 1:20) é que Cristo pode ser magnificado neles. Até agora é a sua pregação de me causar, como eles pensavam, tribulação em meus laços (Fp 1:16). Paulo cita claramente e aplica a si mesmo as próprias palavras da Septuaginta (Jó 13:16), “Isto se transformará em minha salvação”, que pertence a todo o povo de Deus de todas as épocas, em sua tribulação (compare Jó 13:15).

pela vossa oração e pelo socorro – O grego une intimamente os dois substantivos, tendo apenas uma preposição e um artigo: “Através de sua oração e (consequente) suprimento do Espírito de Jesus Cristo (obtido por mim através de sua oração). “

20 conforme a minha intensa expectativa e esperança, de que em nada me envergonharei. Ao contrário, com toda a confiança, como sempre, assim também agora Cristo será engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

conforme a minha intensa expectativa – O grego expressa: “expectativa com a cabeça erguida (Lc 21:28) e pescoço estendido”. Rm 8:19 é o único outro lugar no Novo Testamento que a palavra ocorre. Diz Tittmann, em ambos os lugares, não implica mera expectativa, mas o desejo ansioso de uma questão próspera em circunstâncias aflitivas. O assunto de sua mais sincera expectativa que se segue, responde à “minha salvação” (Fp 1:19).

em nada me envergonharei – em nada tem motivo para se envergonhar de “minha obra para Deus, ou sua obra em mim” (Alford). Ou, “em nada fique desapontado em minha esperança, mas que eu possa obtê-lo completamente” (Estius). Então “envergonhado” é usado em Rm 9:33.

toda ousadia – “tudo” se opõe a “em nada”, como “ousadia” é o oposto de “vergonha”.

então agora também – quando “meu corpo” está “em laços” (Fp 1:17).

Cristo – não Paulo, “será engrandecido”.

vida, seja pela morte – Seja qual for o problema, não posso perder; Eu devo ser o ganhador pelo evento. Paulo não era onisciente; na questão das coisas referentes a si mesmos, os apóstolos passaram pela mesma provação de fé e paciência que nós.

21 Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

Para – em qualquer evento (Fp 1:20) eu devo ser o ganhador, “Para mim”, etc.

viver é Cristo – qualquer que seja a vida, o tempo e a força que eu tenho, é de Cristo; Cristo é o único objeto pelo qual eu vivo (Gl 2:20).

morrer é lucro – não o ato de morrer, mas como o grego (“ter morrido”) expressa o estado após a morte. Além da glorificação de Cristo pela minha morte, que é o meu principal objetivo (Fp 1:20), a mudança de estado causada pela morte, longe de ser uma questão de vergonha (Fp 1:20) ou perda, como meus inimigos supõem , será um “ganho” positivo para mim.

22 Mas, se este viver na carne for o fruto do meu trabalho, então não sei o que prefiro,

Antes como grego, “Mas se viver na carne (se), isto (eu digo, a continuação na vida que eu estou subestimando) é o fruto do meu trabalho (isto é, a condição na qual o fruto do meu ministerial o trabalho é envolvido), então o que eu escolho eu não sei (eu não posso determinar comigo mesmo, se a escolha me foi dada, sendo ambas as alternativas ótimas mercadorias igualmente). ”Então Alford e Ellicott. Bengel assume como Versão Inglesa, que o grego suportará supondo uma elipse: “Se viver na carne (seja minha porção), esta (continuando a viver) é o fruto do meu trabalho”, isto é, esta continuação em a vida será a ocasião de eu trazer “o fruto do trabalho”, isto é, será a ocasião de “trabalhos” que são seu próprio “fruto” ou recompensa; ou, este meu contínuo “viver” terá este “fruto”, ou seja, “trabalhos” para Cristo. Grotius explica “o fruto do trabalho” como um idioma para “valer a pena”; Se eu vivo na carne, isso vale a pena, pois assim o interesse de Cristo será adiantado: “Para mim, viver é Cristo” (Fp 1:21; compare com Fp 2:30; Rm 1:13). A segunda alternativa, a saber, a morte, é retomada e tratada, Fp 2:17, “Se me oferecerem”.

23 pois estou pressionado por ambos os lados : tenho desejo de ser desligado, e estar com Cristo, o que é muito melhor;

pois – Os manuscritos mais antigos diziam: “Mas”. “Eu não sei (Fp 1:22), MAS estou em um estreito (estou perplexo) entre os dois (a saber, ‘viver’ e ‘morrer’), tendo o desejo de partir (literalmente, soltar âncora, 2Tm 4:6) e estar com Cristo; PARA (assim os manuscritos mais antigos) é de longe melhor ”; ou como o grego, mais forçosamente, “de longe o mais preferível”; um comparativo duplo. Isso refuta a noção de a alma estar adormecida durante sua separação do corpo. Isso também mostra que, enquanto ele considerava o advento do Senhor como em todos os momentos próximos, ainda que sua morte antes disso fosse uma contingência muito possível. A vida parcial eterna está no intervalo entre a morte e o segundo advento de Cristo; o perfectional, naquele advento [Bispo Pearson]. Partir é melhor do que permanecer na carne; estar com Cristo é longe, muito melhor; uma esperança do Novo Testamento (Hb 12:24), (Bengel).

24 entretanto, ficar na carne é mais necessário por causa de vós.

permanecer – continuar um pouco mais.

por causa de vós – grego, “na sua conta”; “Por sua causa.” A fim de estar a serviço de vocês, estou disposto a abrir mão da minha entrada um pouco mais cedo na bem-aventurança; o céu não deixará de ser meu finalmente.

25 E nisto confio e sei, que ficarei, e continuarei com todos vós, para que avanceis, e vos alegreis na fé;

Traduza: “E estar confiante disso.”

Eu sei, etc. – por intimações proféticas do Espírito. Ele ainda não conhecia a questão, no que diz respeito às aparências humanas (Fp 2:23). Ele, sem dúvida, retornou de seu primeiro cativeiro para Filipos (Hb 13:19; Fp 1:22).

alegria da fé – grego, “alegria na sua fé”.

26 a fim de que a vossa alegria em Cristo Jesus seja abundante, por causa de mim, através da minha presença, de volta, convosco.

Traduza: “Que o seu assunto de glória (ou regozijo) possa abundar em Cristo Jesus em mim (isto é, no meu caso; em relação a mim, ou para mim que tenha sido concedido às vossas orações, Fp 1:19) através do meu presença novamente entre vocês. ”Alford faz a“ questão da gloria ”, a posse do Evangelho, recebido de Paulo, o qual seria abundante, assegurado e aumentado, por sua presença entre eles; assim, “em mim”, implica que Paulo é o obreiro do material abundante em Cristo Jesus. Mas “minha alegria por você” (Fp 2:16), responde claramente a “seu regozijo em relação a mim” aqui.

27 Tão somente procedei de maneira digna do Evangelho de Cristo, para que, seja quando eu venha e vos veja, seja ausente, ouça a vosso respeito de que estais num mesmo espírito, com um mesmo ânimo, combatendo juntos pela fé do Evangelho;

Tão somente – O que quer que aconteça com a minha vinda para você, ou não, faça com que este seja seu único cuidado. Ao supor essa ou aquela contingência futura, muitos se convencerão de que eles serão como deveriam ser, mas é sempre melhor, sem evasão, desempenhar os deveres presentes nas circunstâncias atuais (Bengel).

deixe sua conversa ser – (compare com Fp 3:20). O grego implica: “Deixe a sua caminhada como cidadãos (ou seja, do estado celestial; ‘a cidade do Deus vivo’, Hb 12:22, ‘a Jerusalém celestial’, ‘concidadãos dos santos”, Ef 2:19 ), etc.

Eu… vejo… ouço – assim Fp 1:30. “Ouvir”, para incluir as duas alternativas, deve incluir o significado conhecido.

seus assuntos – seu estado.

em um espírito – o fruto da participação do Espírito Santo (Ef 4:3, Ef 4:4).

com uma só mente – antes como grega, “alma”, a esfera das afeições; subordinado ao “Espírito”, a natureza superior e celestial do homem. “Às vezes há antipatias naturais entre os crentes; mas estes são superados, quando não há apenas unidade de espírito, mas também de alma ”(Bengel).

lutando juntos – com esforço conjunto.

28 e que em nada vos amedronteis pelos adversários, o que para eles é, de fato, indício de perdição, mas para vós de salvação, e isso vem de Deus.

amedronteis – literalmente, dito de cavalos ou outros animais assustados ou subitamente assustados; assim de consternação repentina em geral.

qual – seu não ser aterrorizado.

indício de perdição – se eles só percebem isso (2Ts 1:5). Isso atesta que, ao lutar desesperadamente contra você, eles estão apenas correndo para sua própria perdição, não abalando sua fé unida e constância.

mas para vós de salvação – Os manuscritos mais antigos dizem “da tua salvação”; não meramente sua segurança temporal.

29 Pois vos foi dado gratuitamente, quanto a Cristo, não somente o crer nele, mas também o sofrer por ele,

Pelo contrário, uma prova de que isso é um sinal evidente de Deus da sua salvação, “porque”, etc.

foi dado – grego, “foi concedido como um favor”, ou “dom da graça”. Fé é o dom de Deus (Ef 2:8), não forjado na alma pela vontade do homem, mas pelo Espírito Santo (Jo 1:12, Jo 1:13).

crer nele – “Crer nEle” significaria simplesmente acreditar que Ele fala a verdade. “Crer nEle” é acreditar e confiar nele para obter a salvação eterna. O sofrimento por Cristo não é apenas uma marca da ira de Deus, mas um dom da Sua graça.

30 de maneira que tendes o mesmo combate, que vistes em mim, e agora de mim ouvis.

e… ouça ”, responda:“ Eu venho e vejo você, ou então… ouço ”(Fp 1:27).

<Efésios 6 Filipenses 2>

Introdução à Filipenses 1

Inscrição. Ação de Graças e orações pelo florescente estado espiritual dos filipenses. Seu próprio estado em Roma, e o resultado de sua prisão na divulgação do Evangelho. Exortação à consistência cristã.

Leia também uma introdução à Epístola aos Filipenses.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.