Bíblia, Revisar

Romanos 4

1 Então, que diremos que Abraão, nosso ancestral segundo a carne, obteve?

Rm 4: 1-25. A doutrina precedente da justificação pela fé ilustrada do Antigo Testamento.

Isto é, (como mostra a ordem no original), “encontrou, como pertencente a (‘de acordo com’ ou ‘através de’) a carne”; ou seja, “por todos os seus esforços naturais ou obediência legal”.

2 Pois se Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se orgulhar, mas não diante de Deus.

“Se as obras fossem a base da justificação de Abraão, ele teria motivo para se gabar; mas como é perfeitamente certo que ele não tem ninguém à vista de Deus, segue-se que Abraão não poderia ter sido justificado pelas obras ”. E para isso concordam as palavras da Escritura.

3 Pois o que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi lhe imputado como justiça.

isso lhe foi lhe imputado como justiça – (Gn 15:6). Os expositores romanos e os protestantes arminianos fazem com que isso signifique que Deus aceitou o ato de acreditar de Abraão como um substituto para a obediência completa. Mas isso está em desacordo com todo o espírito e letra do ensinamento do apóstolo. Ao longo de todo este argumento, a fé é colocada em oposição direta às obras, na questão da justificação – e mesmo em Rm 4:4-5. O significado, portanto, não pode ser que o mero ato de crer – que é tanto uma obra como qualquer outro dever comandado (Jo 6:29; 1Jo 3:23) – foi contado a Abraão por toda a obediência. O significado é claramente que Abraão acreditou nas promessas que abraçaram Cristo (Gn 12:315:5, etc.), como nós acreditamos no próprio Cristo; e em ambos os casos, a fé é meramente o instrumento que nos coloca de posse da bênção concedida gratuitamente.

4 Ora, ao que trabalha, seu pagamento não é considerado um favor, mas sim, uma dívida.

Agora ao que trabalha, como servo de salário.

é a recompensa não contada da graça – como uma questão de favor.

mas de dívida – como uma questão de direito.

5 Porém, ao que não tem obra, mas crê naquele que torna justo o ímpio, sua fé lhe é reputada como justiça.

Porém, ao que não tem obra – que, desesperado de aceitação com Deus “trabalhando” para isto, o trabalho de obediência, não tenta isto.

mas crê naquele que torna justo o ímpio – lança-se sobre a misericórdia daquele que justifica aqueles que merecem apenas condenação.

sua fé, etc. – (Veja em Rm 4:3).

Segundo: David canta da mesma justificativa.

6 Desta maneira, também Davi afirma que bendito é aquele a quem Deus atribui justiça independentemente das obras:

Davi também descreve – “fala”, “pronuncia”.

bendito é aquele a quem Deus atribui justiça independentemente das obras – a quem, ainda que desprovido de todas as boas obras, ele, todavia, considera e trata como justo.

7 Benditos são os que têm as transgressões perdoadas, e seus pecados são cobertos.

Dizendo, abençoado, etc. – (Sl 32:1-2). David aqui canta em termos expressos apenas de “transgressão perdoada, pecado coberto, iniquidade não imputada”; mas como a bênção negativa necessariamente inclui o positivo, a passagem é estritamente em questão.

8 Bendito é o homem a quem o Senhor não atribui pecado.
9 Ora, essa bendição é somente para os circuncisos, ou também para os incircuncisos? Pois dizemos que a fé a Abraão foi reputada como justiça.

Vem esta bem-aventurança então, etc. – isto é, “Não diga, Tudo isso é falado dos circuncisos e, portanto, não é evidência do modo geral de Deus de justificar os homens; pois a justificação de Abraão ocorreu muito antes de ele ser circuncidado, e assim não poderia ter dependência desse rito: não, o sinal da circuncisão ‘foi dado a Abraão como’ um selo ‘(ou sinal) da justiça (justificativa) que ele tinha antes de ser circuncidado; a fim de que ele pudesse se manifestar a todas as eras como o crente progenitor – o homem modelo da justificação pela fé – depois do tipo de quem, como o primeiro exemplo público dele, todos deveriam ser moldados, quer judeus ou gentios, que deveriam acreditar depois disso para a vida eterna.

10 Como, pois, lhe foi reputada? Enquanto ele estava na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim, na incircuncisão.
11 E ele recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé quando ainda era incircunciso, para que fosse pai de todos os que creem, ainda que não estejam circuncidados, para que a justiça também lhes seja imputada;
12 e para que fosse pai da circuncisão, dos que não somente são circuncidados, mas que também andam nos passos da fé do nosso pai Abraão, quando ainda não era circuncidado.
13 Pois não foi pela Lei que a promessa de ser herdeiro do mundo foi feita a Abraão ou à sua descendência, mas sim, pela justiça da fé;

Pela promessa, etc. – Isto é meramente uma ampliação do raciocínio precedente, aplicando à lei o que acabara de ser dito da circuncisão.

que ele deveria ser o herdeiro do mundo – ou que “todas as famílias da terra fossem abençoadas nele”.

não foi a Abraão ou a sua semente pela lei – em virtude da obediência à lei.

mas através da justiça da fé – em virtude de sua fé simples nas promessas divinas.

14 porque, se é da Lei que são os herdeiros, logo a fé se torna vazia, e a promessa é anulada.

Porque, se os que são da lei são herdeiros, se a bênção é para ser obtida pela obediência à lei.

a fé é anulada – todo o método divino é subvertido.

15 Pois a Lei produz ira, mas onde não há Lei, também não há transgressão.

Pois a Lei produz ira – nada tem para dar àqueles que quebram é apenas condenação e vingança.

mas onde não há Lei, também não há transgressão – é justamente a lei que transgride, no caso dos que a quebram; nem pode um existir sem o outro.

16 Por isso é pela fé, para que seja conforme a graça, a fim de que a promessa seja confirmada a todos os descendentes, não somente aos que são da Lei, mas também aos que são da fé de Abraão, que é Pai de todos nós,

Por isso… – Um resumo geral: “Assim a justificação é pela fé, a fim de que seu caráter puramente gracioso seja visto, e que todos os que seguem os passos da fé de Abraão – seja de sua semente natural ou não – possam tenha certeza da justificativa semelhante com o crente pai. ”

17 (como está escrito: “Eu te constituí pai de muitas nações”) diante daquele em quem ele creu, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.

como está escrito… – (Gn 17:5). Isso é citado para justificar seu chamado de Abraão, o “pai de todos nós”, e deve ser visto como um parêntese.

antes – isto é, “no cálculo de.”

daquele em quem ele creu – isto é, “Assim Abraão, na conta daquele em quem Ele acreditava, é o pai de todos nós, a fim de que tudo possa ser assegurado, que fazendo como ele fez, eles serão tratados como ele era. “

Deus, que vivifica os mortos – A natureza e grandeza da fé de Abraão que devemos copiar é aqui descrita de forma impressionante. O que ele foi obrigado a acreditar estar acima da natureza, sua fé teve que fixar-se no poder de Deus para superar a incapacidade física, e chamar a existir o que não existia então. Mas, tendo Deus feito a promessa, Abraão creu n’Ele apesar desses obstáculos. Isto é ainda mais ilustrado no que se segue.

18 Com esperança, Abraão creu, contra as expectativas, que se tornaria pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: “Assim será a tua descendência”.

Quem contra a esperança – quando não há chão para a esperança apareceu.

acreditava na esperança – isto é, apreciava a expectativa de fé.

para que ele seja o pai de muitas nações, conforme o que foi dito: Assim será a tua descendência, isto é, “como as estrelas do céu”, Gn 15:5.

19 Ele não fraquejou na fé, mesmo considerando o seu próprio corpo já praticamente morto (pois já era de quase cem anos), e o ventre de Sara em estado de morte ;

Ele não fraquejou… – não deu atenção a esses obstáculos físicos, tanto em si mesmo quanto em Sarah, o que pode parecer tornar a realização sem esperança.

20 nem duvidou da promessa de Deus; pelo contrário, fortaleceu-se na fé, dando glória a Deus;

Ele cambaleou – hesitou

não… mas era forte na fé, dando glória a Deus – como capaz de fazer bem a sua própria palavra apesar de todos os obstáculos.

21 e teve plena certeza de que aquele que havia prometido também era poderoso para cumprir.

e teve plena certeza… – isto é, a glória que a fé de Abraão deu a Deus consistiu nisso, que, firme na persuasão da habilidade de Deus de cumprir sua promessa, nenhuma dificuldade o abalou.

22 Por esse motivo que também isso lhe foi imputado como justiça.

Por esse motivo que também isso lhe foi imputado… – “Que todos, então, tomem conhecimento de que isto não foi por causa de algo meritório em Abraão, mas meramente porque ele acreditou”.

23 Ora, não só por causa dele está escrito que lhe foi imputado;

Agora, etc. – Aqui está a aplicação de todo esse argumento sobre Abraão: Essas coisas não foram registradas como meros fatos históricos, mas como ilustrações para todo o tempo do método de justificação pela fé de Deus.

24 mas também por nós, a quem será imputado, aos que creem naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor,

Naquele que fez isto, como Abraão cria que Deus levantaria uma semente na qual todas as nações seriam abençoadas.

25 que foi entregue por nossos pecados, e ressuscitou para a nossa justificação.
Quem foi entregue para – “por conta de.”

nossas ofensas – isto é, para expiá-las pelo Seu sangue.

e levantou novamente para – “por conta de”, isto é, para.

nossa justificação – Como Sua ressurreição foi a garantia divina de que Ele havia “posto o pecado pelo sacrifício de si mesmo” e a coroação de toda a Sua obra, nossa justificação está adequadamente relacionada com aquele ato glorioso.

<Romanos 3 Romanos 5>

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.