Bíblia, Revisar

1 João 3

1 Vede quão grande amor o Pai tem nos dado, que fôssemos chamados filhos de Deus. E nós somos. Por isso o mundo não nos conhece, pois não conhece a ele.

Eis aí – chamando atenção, como a alguma exposição maravilhosa, pouco como o mundo vê para admirar. Este verso está relacionado com o anterior 1Jo 2:29, assim: Todo o nosso fazer da justiça é um mero sinal de que Deus, do Seu amor incomparável, nos adotou como crianças; não nos salva, mas é uma prova de que somos salvos de Sua graça.

que tipo de – de que excelência suprema, quão graciosa de sua parte, quão preciosa para nós.

amor… concedido – Ele não diz que Deus nos deu algum dom, mas o próprio amor e a fonte de todas as honras, o próprio coração, e isto não pelas nossas obras ou esforços, mas pela Sua graça (Lutero).

que – “que tipo de amor”; resultando, provado por, nosso ser, etc. O efeito imediato visado na concessão deste amor é “que nós devemos ser chamados filhos de Deus”.

que fôssemos chamados – deveria ter recebido o privilégio de um título tão glorioso (embora parecesse tão imaginário para o mundo), junto com a gloriosa realidade. Com Deus, chamar é fazer realmente ser. Quem é tão grande como Deus? Que relação mais próxima que a dos filhos? Os manuscritos mais antigos acrescentam: “E nós somos assim” realmente.

portanto – “por conta disso”, porque “somos (realmente) assim”.

nós – as crianças, como o pai.

não conhece a ele – a saber, o pai. “Se aqueles que não consideram Deus, te segurarem em qualquer conta, se sintam alarmados com o teu estado” (Bengel). Contraste 1Jo 5:1. Todo o curso do mundo é um grande ato de não reconhecimento de Deus.

2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não está manifesto o que seremos. Porém sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Amado – pelo Pai e, portanto, por mim.

agora – em contraste com “ainda não”. Agora, quando somos realmente filhos, embora não sejamos como o mundo, e (como consequência) procuramos uma manifestação visível de nossa filiação, que ainda não aconteceu.

ainda não estaí grego “, ainda não tem (aoristo grego) manifesto-vis visivelmente o que é seroso” – o que mais libera a consciência em nossa inumerável filiação.

mas omitido nos manuscritos mais antigos. Sua versão na versão inglesa dá uma antítese errada. Não é, “nós ainda não sabemos manifestamente o que … mas nós sabemos”, etc. Os crentes já têm algum grau de manifestação, embora o mundo não tenha. A conexão é: A manifestação ao mundo do que seremos ainda não aconteceu; nós sabemos (em geral; como uma questão de conhecimento bem assegurado; então o grego) que quando (literalmente, “se”; não expressando dúvida quanto ao fato, mas somente quanto ao tempo; também implicando o fato preliminar, em que a consequência segue, Ml 1:6, Jo 14:3) Ele (não “isto”, isto é, aquilo que ainda não se manifestou (Alford)) deve ser manifestado (1Jo 3:5; 2:28), seremos como Ele (Cristo; todos os filhos têm uma semelhança substancial com seu pai, e Cristo, de quem seremos, é “a imagem expressa da pessoa do Pai”, de modo que, ao nos assemelharmos a Cristo, assemelhar-se ao pai). Esperamos pela manifestação (literalmente, o “apocalipse”; o mesmo termo que é aplicado à própria manifestação de Cristo) dos filhos de Deus. Depois do nosso nascimento natural, é necessário o novo nascimento para a vida da graça, que deve ser seguido pelo novo nascimento para a vida de glória; os dois últimos são denominados “a regeneração” (Mt 19:28). A ressurreição de nossos corpos é uma espécie de sair do ventre da terra e nascer em outra vida. Nossa primeira tentação foi que deveríamos ser como Deus em conhecimento, e com isso nós caímos; mas, sendo criados por Cristo, nos tornamos verdadeiramente semelhantes a Ele, conhecendo-O como somos conhecidos e vendo-o como Ele é [Pearson, Exposição do Credo]. Como a primeira imortalidade que Adão perdeu foi poder não morrer, assim os últimos não serão capazes de morrer. Como o primeiro livre arbítrio ou vontade do homem foi o de não poder pecar, assim o nosso último não será o de poder pecar [Agostinho, A Cidade de Deus, 22.30]. O diabo caiu ao aspirar ao poder de Deus; homem, aspirando ao seu conhecimento; mas aspirando a bondade de Deus, nós sempre cresceremos à Sua semelhança. A transição de Deus, o Pai, para “Ele”, “Ele”, referindo-se a Cristo (o único que é dito nas Escrituras para ser manifestado; não o Pai, Jo 1:18), implica a unidade completa do Pai e do Filho. .

para, etc. – Contemplação contínua gera semelhança (2Co 3:18); como a face da lua está sempre voltada para o sol, reflete sua luz e glória.

o veremos – não em Sua Divindade mais íntima, mas como manifestado em Cristo. Ninguém, a não ser o puro, pode ver o infinitamente puro. Em todas essas passagens, o grego é o mesmo verbo {opsomai}; não denotando a ação de ver, mas o estado dele a cujo olho ou mente o objeto é apresentado; daí o verbo grego está sempre na voz média ou reflexiva, para perceber e apreciar interiormente (Tittmann). Nossos corpos espirituais irão apreciar e reconhecer os seres espirituais daqui em diante, já que nossos corpos naturais agora fazem objetos naturais.

3 E todo aquele que tem nele essa esperança purifica a si mesmo, como também ele é puro.

essa esperança – de ser daqui em diante “semelhante a Ele”. Fé e amor, assim como a esperança, ocorrem em 1Jo 3:11,23.

em – sim, “(descansando) sobre ele”; fundamentada em suas promessas.

purifica a si – pelo Espírito de Cristo nele (Jo 15:5, fim). “Tu purifiest thyself, não de ti mesmo, mas daquele que vem para que Ele possa habitar em ti” (Agostinho). A justificação pela fé é pressuposta.

como também ele é puro – imaculado com qualquer impureza. A Segunda Pessoa, por quem tanto a Lei como o Evangelho foram dados.

4 Todo aquele que pratica o pecado também pratica injustiça, pois o pecado é injustiça.

O pecado é incompatível com o nascimento de Deus (1Jo 3:1-3). João frequentemente apresenta a mesma verdade negativamente, o que ele tinha antes de apresentar positivamente. Ele havia mostrado que o nascimento de Deus envolve a auto-purificação; Ele agora mostra onde o pecado, isto é, a falta de auto-purificação, é que não há nascimento de Deus.

Quem quer que seja grego, “Todo aquele que.”

pratica o pecado – em contraste com 1Jo 3:3: “Todo homem que tem esta esperança nEle purifica-se”; e 1Jo 3:7: “Aquele que pratica a justiça.”

transgride… a lei – o grego “comete transgressão da lei”. A lei de pureza de Deus; e assim mostra que ele não tem essa esperança de ser a partir de agora puro como Deus é puro e, portanto, que ele não é nascido de Deus.

para – grego, “e”

pecado é … transgressão de … lei – definição de pecado em geral. O grego tendo o artigo para ambos, implica que eles são termos conversíveis. O grego “pecado” ({hamartia}) é literalmente “falta da marca”. Deus será essa marca a ser sempre visada. “Pela lei está o conhecimento do pecado.” A tortuosidade de uma linha é mostrada ao ser colocada em justaposição com uma régua reta.

5 E sabeis que ele apareceu para tirar os pecados; e nele não há pecado.

Prova adicional da incompatibilidade do pecado e da filiação; o próprio objeto da manifestação de Cristo na carne era tirar (por um ato, e inteiramente, aoristo) todos os pecados, como o bode expiatório fazia tipicamente.

e – outra prova do mesmo.

Nele não há pecado – não “era”, mas “é”, como em 1Jo 3:7, “Ele é justo” e 1Jo 3:3 “Ele é puro”. Portanto, devemos ser assim.

6 Todo aquele que nele permanece não pratica o pecado; todo aquele que costuma pecar não o viu nem o conheceu.

Ele raciocina da completa separação de Cristo do pecado, de que aqueles que estão nele também devem ser separados dele.

habita nele como o ramo na videira, pela união vital que vive pela Sua vida.

não pratica o pecado – Na medida em que ele permanece em Cristo, até agora ele está livre de todo pecado. O ideal do cristão. A vida do pecado e a vida de Deus excluem-se mutuamente, assim como a escuridão e a luz. Na verdade, os crentes caem em pecados (1Jo 1:8-102:1-2); mas todos esses pecados são alheios à vida de Deus, e precisam do sangue purificador de Cristo, sem aplicação para a qual a vida de Deus não poderia ser mantida. Ele não peca enquanto permanecer em Cristo.

quem quer que pecar não o viu grego perfeito, “não viu, e não vê-lo.” Novamente, o ideal da intuição cristã e do conhecimento é apresentado (Mt 7:23). Todo pecado, como tal, está em desacordo com a noção de um regenerado. Não que “todo aquele que é traído nos pecados nunca viu nem conheceu a Deus”; mas na medida em que o pecado existe, nesse grau a intuição espiritual e o conhecimento de Deus não existem nele.

nem – “nem mesmo”. Ver espiritualmente é mais um passo do que saber; pois sabendo que chegamos a ver pela realização vívida e experimentalmente.

7 Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

A mesma verdade afirma, com o acréscimo que aquele que peca é, na medida em que ele peca, “do diabo”.

Que nenhum homem te engane – como Antinomianos tentam enganar os homens.

justiça – grego, “a justiça”, ou seja, de Cristo ou Deus.

Quem pratica a justiça é justo – Não é o que faz dele justo, mas ele sendo justo (justificado pela justiça de Deus em Cristo, Rm 10:3-10) faz com que ele faça justiça: uma inversão comum em linguagem familiar, lógica em realidade, embora não em forma, como em Lc 7:47;  8:47 As obras não justificam, mas o homem justificado trabalha. Inferimos, por ele fazer justiça, que ele já é justo (isto é, tem o verdadeiro e único princípio de fazer justiça, a saber, fé), e é, portanto, nascido de Deus (1Jo 3:9); assim como diríamos: A árvore que dá bom fruto é uma boa árvore e tem uma raiz viva; Não que a fruta faça a árvore e sua raiz serem boas, mas mostra que são assim.

ele – Cristo.

8 Quem pratica o pecado é do diabo, pois o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou, para desfazer as obras do diabo.

Quem pratica o pecado é do diabo – em contraste com “Aquele que pratica a justiça” 1Jo 3:7. Ele é filho do diabo (1Jo 3:108:44). João, no entanto, não diz “nascido do diabo”, como ele “nasceu de Deus”, pois “o diabo não gera nada, nem cria nenhum; mas quem quer que imite o diabo se torna um filho do demônio imitando-o, não por nascimento próprio ”[Agostinho, Dez Homilias na Primeira Epístola de João, Homilia 4.10]. Do diabo não há geração, mas corrupção (Bengel).

peca desde o princípio – a partir do momento em que qualquer um começou a pecar (Alford): a partir do momento em que ele se tornou o que ele é, o diabo. Ele parece ter mantido sua primeira propriedade apenas um tempo muito curto após sua criação (Bengel). Desde a queda do homem [no começo de nosso mundo] o diabo está (sempre) pecando (esta é a força de “peca”; ele pecou desde o princípio, é a causa de todos os pecados, e ainda continua pecando; presente). Como o autor do pecado e príncipe deste mundo, ele nunca deixou de seduzir o homem ao pecado [Luecke].

destruir – romper e acabar com; machucando e esmagando a cabeça da serpente.

obras do diabo – pecado e todas as suas terríveis consequências. John argumenta que os cristãos não podem fazer o que Cristo veio para destruir.

9 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, pois a sua semente reside nele; e não pode praticar o pecado, porque é nascido de Deus.

Todo aquele que é nascido de Deus – literalmente, “todo aquele que é gerado por Deus”.

não pratica o pecado – Sua natureza superior, como nascida ou gerada por Deus, não peca. Ser gerado de Deus e pecar são estados que se excluem mutuamente. Na medida em que alguém peca, ele torna duvidoso se ele nasceu de Deus.

sua semente – a palavra viva de Deus, feita pelo Espírito Santo a semente em nós de uma nova vida e o contínuo meio de santificação.

reside nele – permanece nele (compare nota, ver em 1Jo 3:65:38). Isso não contradiz 1Jo 1:8-9; os regenerados mostram a total incompatibilidade do pecado com a regeneração, limpando todo pecado no qual possam ser traídos pela velha natureza, imediatamente no sangue de Cristo.

não pode praticar o pecado, porque é nascido de Deus – “porque é de Deus que ele nasceu” (então a ordem grega, em comparação com a ordem das mesmas palavras no início do verso); não “porque ele nasceu de Deus” (o grego é o tempo perfeito, que está presente em significado, não em aorico); não se diz, porque um homem foi de uma vez por todas nascido de Deus, ele nunca mais poderá pecar; mas, porque ele é nascido de Deus, a semente permanecendo agora nele, ele não pode pecar; enquanto permanecer energeticamente, o pecado não terá lugar. Compare Gn 39:9, Joseph: “Como posso fazer essa grande iniquidade e pecar contra Deus?” O princípio dentro de mim é totalmente diferente disso. A vida regenerada é incompatível com o pecado e dá ao crente um ódio pelo pecado em todas as formas e um desejo incessante de resistir a ele. “O filho de Deus neste conflito recebe feridas de fato diariamente, mas nunca joga fora seus braços ou faz as pazes com seu inimigo mortal” (Lutero). Os pecados excepcionais nos quais os regenerados são surpreendidos, são devidos ao novo princípio de vida que por um tempo sofreu estar dormente, e à espada do Espírito não sendo atraída instantaneamente. O pecado está sempre ativo, mas não reina mais. A direção normal das energias do crente é contra o pecado; a lei de Deus depois do homem interior é o princípio dominante de seu verdadeiro eu, embora a velha natureza, ainda não totalmente amortecida, os rebeldes e os pecados. Contraste 1Jo 5:18 com Jo 8:34; compare o Sl 18:22-23; 32:2-3; Sl 119:113,176. A agulha magnética, cuja natureza é sempre apontar para o pólo, é facilmente desviada, mas sempre resiste ao pólo.

10 Nisto são reconhecíveis os filhos de Deus, e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça, e não ama o seu irmão, não é de Deus.

filhos do diabo – (veja 1Jo 3:8; At 13:10). Não há classe média entre os filhos de Deus e os filhos do diabo.

não faz justiça – Contraste 1Jo 2:29.

não ama o seu irmão – (1Jo 4:8); um exemplo particular desse amor que é a soma e o cumprimento de toda justiça, e o sinal (não profissões barulhentas, ou mesmo aparentemente boas obras) que distingue os filhos de Deus dos do diabo.

11 Pois esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

a mensagem – “anúncio”, de algo bom; não um mero comando, como a lei. A mensagem do Evangelho daquele que nos amou, anunciada por Seus servos, é que amamos os irmãos; não aqui toda a humanidade, mas aqueles que são nossos irmãos em Cristo, filhos da mesma família de Deus, dos quais nascemos de novo.

12 Não sejamos como Caim, que era do maligno, e matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão justas.

quem – não no grego.

do maligno – Traduza “maligno”, de acordo com “Porque suas próprias obras eram más”. Compare 1Jo 3:8, “do diabo”, em contraste com “de Deus”, 1Jo 3:10. .

matou o seu irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão justas – através da inveja e do ódio da piedade do seu irmão, devido ao qual Deus aceitou o Abel, mas rejeitou a oferta de Caim. A inimizade do primeiro existia entre a semente da mulher e a semente da serpente.

13 Irmãos, não vos surpreendeis se o mundo vos odeia.

o mundo – de quem Caim é o representante (1Jo 3:12).

vos odeia – como Cain odiava até mesmo seu próprio irmão, e isso ao ponto de assassiná-lo. O mundo sente suas obras ruins tacitamente reprovadas por suas boas obras.

14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, pois amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.

Nós – enfático; odiado embora sejamos pelo mundo, sabemos o que o mundo não conhece.

sabe – como um fato garantido.

passamos – mudou o nosso estado. Cl 1:13, “do poder das trevas… traduzido para o reino de Seu amado Filho”.

da morte para a vida – literalmente, “da morte (que cativa os não regenerados) para a vida (do regenerado).” Uma coincidência palpável de linguagem e pensamento, o discípulo amado adotando as palavras de seu Senhor.

pois amamos os irmãos – o chão, não de nossa passagem da morte para a vida, mas do nosso conhecimento de que temos isso. O amor, de nossa parte, é a evidência de nossa justificação e regeneração, não a causa deles. “Cada um vá para o seu coração; se ele encontrar ali amor aos irmãos, que ele se sinta seguro de que passou da morte para a vida. Que ele não se importe com o fato de sua glória estar apenas escondida; quando o Senhor vier, então ele aparecerá em glória. Pois ele tem energia vital, mas ainda é inverno; a raiz tem vigor, mas os galhos estão secos; dentro há medula que é vigorosa, dentro de folhas, dentro de frutos, mas eles devem esperar pelo verão ”(Agostinho).

Quem não am – A maioria dos manuscritos mais antigos omite “seu irmão”, o que torna a afirmação mais geral.

permanece – ainda.

na morte – “na morte (espiritual)” (que termina em morte eterna), que é o estado de todos por natureza. Sua falta de amor evidencia que nenhuma mudança salvadora passou por ele.

15 Todo aquele que odeia o seu irmão é homicida. E sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna habitando nele.

hateth – equivalente a “não ama” (1Jo 3:14); não há meio entre os dois. “O amor e o ódio, como a luz e as trevas, a vida e a morte, necessariamente substituem, e necessariamente se excluem mutuamente” (Alford).

é homicida – porque se entrega a essa paixão, que, se for seguido de suas consequências naturais, o tornaria um. “Visto que 1Jo 3:16 deseja que depositemos nossas vidas pelos irmãos; duelos exigem um (horrível dizer!) para arriscar sua própria vida, ao invés de não privar os outros da vida ”(Bengel). Deus considera a disposição interior como equivalente ao ato exterior que fluiria dela. Quem quer que odeie, alguém deseja estar morto.

hath – Tal ainda “permanece na morte”. Não é o seu estado futuro, mas o seu presente, que é referido. Aquele que odeia (isto é, não ama) seu irmão (1Jo 3:14), não pode neste estado presente ter a vida eterna permanecendo nele.

16 Nisto conhecemos o amor: ele deu a sua vida por nós. E nós devemos dar as nossas vidas pelos irmãos.

Que amor verdadeiro para os irmãos é ilustrado pelo amor de Cristo para nós.

Por este meio – grego, “aqui”.

o amor de Deus – As palavras “de Deus” não estão no original. Traduzir: “Chegamos ao conhecimento do amor”; nós apreendemos o que é o amor verdadeiro.

ele – Cristo.

e nós – da nossa parte, se for absolutamente necessário para a glória de Deus, o bem da Igreja ou a salvação de um irmão.

vidas – somente Cristo estabeleceu Sua única vida para todos nós; devemos dedicar nossas vidas separadamente pela vida dos irmãos; se não realmente, pelo menos virtualmente, dando o nosso tempo, cuidado, trabalhos, orações, substância: Non nobis, sed omnibus. Nossa vida não deve ser mais cara para nós do que o próprio Filho de Deus era para ele. Os apóstolos e mártires agiram nesse princípio.

17 Se alguém tiver bens do mundo, e vir o seu irmão em necessidade, e não se compadecer dele, como pode o amor de Deus estar nele?

bens do mundo – literalmente, “subsistência” ou substância. Se devemos dar a vida pelos irmãos (1Jo 3:16), quanto mais devemos não reter a nossa substância?

vê – não apenas casualmente, mas deliberadamente contempla como espectador; Grego, “contempla”.

e não se compadecer dele – que foram momentaneamente abertas pelo espetáculo da necessidade de seu irmão. As “entranhas” significam o coração, o assento da compaixão.

como – Como é possível que “o amor de (isto é, ‘a’) Deus habite (grego, ‘abideth’) nele?” Nossos superfluentes devem ceder às necessidades; nossos confortos e até nossas necessidades, em certa medida, devem ceder às necessidades extremas de nossos irmãos. “A fé me dá a Cristo; o amor que flui da fé me dá ao meu próximo ”.

18 Filhinhos, amemos não de palavra, nem de língua, mas sim com ação e verdade.

Quando o venerável João não podia mais andar para as reuniões da Igreja, mas foi levado para lá por seus discípulos, ele sempre pronunciava o mesmo endereço para a Igreja; ele os lembrava daquele mandamento que recebera do próprio Cristo, como todos os demais, e formando a distinção do novo pacto: “Meus filhinhos, amem-se uns aos outros”. Quando os irmãos presentes se cansaram de ouvir o mesmo coisa tantas vezes, perguntou por que ele sempre repetia a mesma coisa, ele respondeu: “Porque é o mandamento do Senhor, e se uma coisa é alcançada, é o suficiente” (Jerônimo).

na palavra – grego, “com a palavra … com a língua, mas com atos e verdade”.

19 E nisto saberemos que somos da verdade, e teremos segurança no nosso coração diante dele.

aqui – grego, “aqui”; em nosso amor em ação e em verdade (1Jo 3:18).

saberemos – Os manuscritos mais antigos têm “saberemos”, ou seja, se cumprirmos o mandamento (1Jo 3:18).

da verdade – que somos verdadeiros discípulos e pertencentes à verdade, como é em Jesus: gerado de Deus com a palavra da verdade. Tendo aqui a verdade radicalmente, devemos estar certos de não amar apenas em palavras e línguas. (1Jo 3:18)

teremos – literalmente, “persuadir”, ou seja, de modo a deixar de nos condenar; Satisfaça os questionamentos e dúvidas de nossas consciências quanto a sermos aceitos diante de Deus ou não (compare Mt 28:14; At 12:20, “tendo feito de Blastus seu amigo”, literalmente, “persuadido”). O “coração”, como sede dos sentimentos, é o nosso juiz interior; a consciência, como testemunha, age como nosso advogado justificador, ou nosso acusador condenador, diante de Deus mesmo agora. Jo 8:9, tem “consciência”, mas a passagem é omitida na maioria dos manuscritos antigos. João em nenhum outro lugar usa o termo “consciência”. Somente Pedro e Paulo o usam.

diante dele – como na visão Dele, o Buscador onisciente dos corações. A segurança é projetada para ser a experiência e privilégio ordinários do crente.

20 Pois, se o nosso coração nos condena, maior é Deus que o nosso coração, e conhece tudo.

se o nosso coração nos condena. Como não amar o nosso irmão em ação e na ajuda ativa às suas necessidades. Se estamos conscientes de erros ou pequenas faltas.

maior é Deus que o nosso coração, e sua condenação é mais terrível, assim como mais segura, pois ele conhece todas as coisas, e nenhuma culpa pode escapar de sua inspeção. [Whedon]

21 Amados, se nosso coração não condena, temos confiança diante de Deus.

Amados – Não há “Mas” contrastando os dois casos, 1Jo 3:20-21, porque “Amado” marca suficientemente a transição para o caso dos irmãos caminhando na plena confiança do amor (1Jo 3:18). Os dois resultados de sermos capazes de “assegurar nossos corações diante dEle” (1Jo 3:19), e de “nosso coração não nos condenar” (de insinceridade quanto à verdade em geral, e quanto ao AMOR em particular) são (1) confiança em direção a Deus; (2) uma resposta certa às nossas orações. João não quer dizer que todos aqueles cujos corações não os condenam estejam, portanto, seguros diante de Deus; porque alguns têm sua consciência queimada, outros ignoram a verdade, e não é só a sinceridade, mas a sinceridade na verdade que pode salvar os homens. Cristãos são aqueles significados aqui: conhecer os preceitos de Cristo e testar-se por eles.

22 E qualquer coisa que pedirmos, dele receberemos; porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que lhe agrada.

dele receberemos – de fato, de acordo com Sua promessa. Os crentes, como tais, perguntam apenas o que está de acordo com a vontade de Deus; ou se eles perguntam o que Deus não quer, eles curvam sua vontade à vontade de Deus, e assim Deus lhes concede o pedido deles, ou algo melhor do que isso.

porque guardamos os seus mandamentos – Compare com Sl 66:18; Sl 34:15; 145:18-19. Não como se nossos méritos tivessem sido ouvidos por nossas orações, mas quando somos crentes em Cristo, todas as nossas obras de fé são o fruto do Seu Espírito em nós, são “agradáveis ​​aos olhos de Deus”; e nossas orações sendo a voz do mesmo Espírito de Deus em nós, naturalmente e necessariamente são respondidas por ele.

23 E este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou.

Resumindo os mandamentos de Deus sob a dispensação do Evangelho em um mandamento.

E este é o seu mandamento – singular: porque fé e amor não são mandamentos separados, mas estão indissoluvelmente unidos. Não podemos verdadeiramente amar uns aos outros sem fé em Cristo, nem podemos verdadeiramente crer nEle sem amor.

acredite – uma vez por todas; Aorista grega.

no nome do seu Filho – em tudo o que é revelado no Evangelho a respeito dele, e em si mesmo a respeito de sua pessoa, ofícios e trabalho expiatório.

como ele – como Jesus nos deu mandamento.

24 E a pessoa que guarda os seus mandamentos está nele, e ele nela. E nisto sabemos que ele está em nós: pelo Espírito que ele nos deu.

habita nele. O crente habita em Cristo.

e ele nele – Cristo no crente. Reciprocidade. “Assim ele retorna à grande nota da Epístola, habita Nele, com o qual a primeira parte concluiu” (1Jo 2:28).

aqui – aqui nós (crentes) sabemos que ele permanece em nós, a saber, (a presença em nós de) o Espírito “que Ele nos deu”. Assim ele prepara, pela menção do Espírito verdadeiro, para a transição para o falso “espírito”, 1Jo 4:1-6; depois do qual ele retorna novamente ao assunto do amor.

<1 João 2 1 João 4>

Introdução à 1 João 3

Marcas distintas dos filhos de Deus e dos filhos do diabo. Amor fraterno, a essência da verdadeira justiça.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.