Bíblia

1 João 4

1 Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são da parte de Deus; porque muitos falsos profetas têm vindo ao mundo.

Amados: uma palavra afetuosa com a qual ele chama sua atenção, quanto a um assunto importante.

todo espírito: que se apresenta na pessoa de um profeta. O Espírito da verdade e o espírito do erro falam pelos espíritos dos homens como seus instrumentos. Existe apenas um Espírito da verdade e um espírito do Anticristo.

provai: pelos testes (1Jo 4:2-3). Todos os crentes devem fazê-lo: não apenas a liderança. Até mesmo a mensagem de um anjo deve ser testada pela palavra de Deus: muito mais ensinamentos de homens, por mais sagrados que os professores possam parecer.

muitos falsos profetas:  instrumentos do espírito que os inspira, ensinando de acordo com a verdade ou erro: “muitos anticristos”.

vindo: como se de Deus.

ao mundo: disse igualmente dos bons e maus profetas (2Jo 1:7). O mundo é facilmente seduzido (1Jo 4:4-5).

2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;

Nisto: “Aqui.”

conhecereis o Espírito de Deus: se ele está ou não naqueles mestres que professam ser movidos por Ele.

todo espírito: isto é, todo mestre reivindicando inspiração pelo ESPÍRITO SANTO.

confessa: O homem é obrigado a confessar isto, isto é, professa em seu ensino abertamente.

Jesus Cristo veio em carne: uma dupla verdade confessa que Jesus é o Cristo, e que Ele veio (o tempo grego perfeito não implica um mero fato histórico, como o Cristo faria, mas também a presente continuação do fato e seus efeitos abençoadores) na carne (“vestido de carne”: não com uma mera aparente humanidade, como os docetas depois ensinaram: Ele era, portanto, anteriormente, algo muito acima da carne). Sua carne implica Sua morte para nós, pois somente assumindo carne poderia Ele morrer (pois, como Deus Ele não poderia), Hb 2:9-10,14,16; e sua morte implica seu amor por nós (Jo 15:13). Negar a realidade de Sua carne é negar Seu amor, e assim afastar a raiz que produz todo o amor verdadeiro por parte do crente (1Jo 4:9-11,19).

3 e todo espírito que não confessa Jesus não é de Deus; e este é o do anticristo, do qual já ouvistes que virá, e que já agora está no mundo.

já ouvistes: de seus mestres cristãos.

já agora está no mundo: na pessoa dos falsos profetas (1Jo 4:1).

4 Filhinhos, vós sois de Deus, e tendes vencido esses; pois maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

vós: enfático: vós que confessam Jesus: em contraste com “eles”, os falsos mestres.

vencido estes: (1Jo 5:4-5); em vez de ser “superado e trazido para a escravidão (espiritual)” por eles (2Pe 2:19). Jo 10:8,5, “as ovelhas não os ouviram”: “não se seguirão a um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos”.

maior é o que está em vós: Deus, de quem vocês são.

do que está no mundo: o espírito do Anticristo, o diabo, “o príncipe deste mundo”.

5 Eles são do mundo, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve.

do mundo: Eles derivam seu espírito e ensinamento do mundo, “natureza humana não regenerada, governada e possuída por Satanás, o príncipe deste mundo” (Alford).

por isso falam do mundo: Eles tiram a questão de sua conversa da vida, opiniões e sentimentos do mundo.

o mundo os ouve: (Jo 15:18-19). O mundo ama o que é seu.

6 Nós somos de Deus. Aquele que conhece Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

Nós: verdadeiros mestres de Cristo: em contraste com eles.

somos de Deus: e, portanto, falam de Deus: em contraste com “falam eles do mundo”, 1Jo 4:5.

conhece Deus: como seu Pai, sendo um filho “de Deus” (1Jo 2:13-14).

ouve-nos: Compare Jo 18:37: “Todo aquele que é da verdade, ouve a minha voz.”

Nisto: (1Jo 4:2-6); confessando ou não confessando Jesus; pelo tipo de recepção dada a eles, respectivamente, por aqueles que conhecem a Deus e por aqueles que são do mundo e não de Deus.

Espírito da verdade: o Espírito que vem de Deus e ensina a verdade.

espírito de erro: o espírito que vem de Satanás e seduz ao erro.

7 Amados, nos amemos uns aos outros; porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Retomada do tema principal (1Jo 2:29). O amor, a soma da justiça, é o teste de nosso nascimento de Deus. O amor flui de um sentimento do amor de Deus para nós: compare 1Jo 4:9 com 1Jo 3:16, que 1Jo 4:9 recomeça; e 1Jo 4:13 com 1Jo 3:24, que similarmente 1Jo 4:13 recomeça. Ao mesmo tempo, 1Jo 4:7-21 está conectado com o contexto imediatamente anterior, 1Jo 4:2, estabelecendo a encarnação de Cristo, a grande prova do amor de Deus (1Jo 4:10).

Amados: um trato apropriado para seu assunto, “amor”.

amor: Todo amor é de Deus como sua fonte: especialmente aquela incorporação do amor, Deus manifestado na carne. O Pai também é amor (1Jo 4:8). O Espírito Santo derrama o amor como seu primeiro fruto no coração.

conhece a Deus: espiritualmente, experimentalmente e habitualmente.

8 Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

não conhece: não só não sabe agora, mas nunca soube, nem uma vez conheceu a Deus.

Deus é amor: Não há artigo grego para amar, mas para Deus; portanto, não podemos traduzir, o amor é Deus. Deus é fundamental e essencialmente AMOR: não é apenas amoroso, pois o argumento de João não seria válido; pois a conclusão a partir das premissas seria esta: Este homem não está amando: Deus está amando; portanto, ele não conhece a Deus tão longe quanto Deus está amando; ainda ele poderia conhecê-lo em seus outros atributos. Mas quando tomamos o amor como essência de Deus, o argumento é sadio: Este homem não ama e, portanto, não conhece o amor: Deus é essencialmente amor, portanto ele não conhece a Deus.

9 Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: que Deus enviou o seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.

ao mundo: uma prova contra os socinianos, que o Filho existiu antes de ser “enviado ao mundo”. Caso contrário, também, Ele não poderia ter sido a nossa vida (1Jo 4:9), nossa “propiciação” (1Jo 4:10), ou o nosso “Salvador” (1Jo 4:14). É a grande prova do amor de Deus, tendo ele enviado “Seu Filho unigênito, para que pudéssemos viver por meio Dele”, que é a Vida e que redimiu nossa vida perdida; e é também o grande motivo para o nosso amor mútuo.

10 Nisto está o amor, não que nós tenhamos amado a Deus, mas sim, que ele nos amou, e enviou seu Filho como sacrifício para perdão dos nossos pecados.

Nisto está o amor: o amor no abstrato: o amor, no seu mais elevado ideal, é aqui. O amor estava todo do lado de Deus, nenhum no nosso.

não que nós tenhamos amado a Deus: embora tão digno de amor.

ele nos amou: embora completamente indigno de amor. Não que tenhamos feito qualquer ato de amor a qualquer momento a Deus, mas que Ele fez o ato de amar a nós em enviar a Cristo.

11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.

O amor de Deus para nós é o grande motivo para o nosso amor uns aos outros (1Jo 3:16).

se: como todos nós admitimos como um fato.

também nós: como nascemos de Deus e, portanto, nos assemelhamos ao nosso Pai que é amor. Na proporção em que apreciamos o amor de Deus por nós, nós O amamos e também os irmãos, os filhos (pela regeneração) do mesmo Deus, os representantes do Deus invisível.

12 Ninguém jamais viu Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e o amor dele em nós é aperfeiçoado.

o amor dele: isto é, “para Ele” (1Jo 2:5), evidenciado pelo nosso amor aos Seus representantes, nossos irmãos.

é em nós aperfeiçoado: João discute isso em 1Jo 4:17-19. Compare 1Jo 2:5, “é aperfeiçoado”, isto é, alcança sua devida maturidade.

13 Nisto sabemos que estamos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.

Nisto: “Aqui”. O sinal concedido a nós da morada de Deus em nós, embora não O vejamos, é isto, que Ele nos deu “de Seu Espírito” (1Jo 3:24). Onde está o Espírito de Deus, lá está Deus. Um Espírito habita na Igreja: cada crente recebe uma medida “desse” Espírito na proporção em que Deus achar adequado. O amor é seu primeiro fruto (Gl 5:22). Somente em Jesus o Espírito habitou sem medida (Jo 3:34).

14 E vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o Filho para ser Salvador do mundo.

E: principalmente, nós apóstolos, Cristo indicou testemunhas oculares para testificar os fatos concernentes a Ele. A evidência interna da habitação do Espírito (1Jo 4:13) é corroborada pela evidência externa das testemunhas oculares para o fato de o Pai ter “enviado o Seu Filho para ser o Salvador do mundo”.

vimos: grego, “contemplado”, “atentamente visto” (ver em 1Jo 1:1).

enviou: não um fato inteiramente passado, mas um dos quais os efeitos continuam (tempo perfeito).

15 Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

confessar: uma vez por todas.

que Jesus é o Filho de Deus: e, portanto, “o Salvador do mundo” (1Jo 4:14).

16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e quem está no amor está em Deus, e Deus habita nele.

E nós: João e seus leitores (não como 1Jo 4:14, somente os apóstolos).

conhecemos e cremos: A verdadeira fé, segundo João, é uma fé de conhecimento e experiência: o verdadeiro conhecimento é um conhecimento da fé [Luecke].

17 Nisto o amor é aperfeiçoado em nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, pois, como ele é, assim somos nós neste mundo.

confiança: O oposto do “medo”, 1Jo 4:18. Aqui está nosso amor aperfeiçoado, ou seja, em Deus habitando em nós, e nossa morada em Deus (1Jo 4:16), envolvendo como resultado “que podemos ter confiança (ou ousadia) no dia do juízo” (tão terrível para todos os outros homens, At 24:25, Rm 2:16).

pois: O fundamento de nossa “confiança” é, “porque assim como Ele (Cristo) é, nós também estamos neste mundo” (e Ele não condenará naquele dia aqueles que são como Ele), que Somos justos como Ele é justo, especialmente em relação àquilo que é a soma da justiça, amor (1Jo 3:14). Cristo é justo e ama a si mesmo no céu: assim somos nós, Seus membros, que ainda estão “neste mundo”. Nossa união com Ele mesmo agora em Sua exaltada posição acima (Ef 2:6), para que tudo o que pertence para Ele de justiça, etc., pertence a nós também por perfeita imputação e concessão progressiva, é a base do nosso amor sendo aperfeiçoado para que possamos ter confiança no dia do julgamento. Nós não estamos neste mundo.

18 No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo; pois o medo está relacionado ao castigo; e o que teme não está aperfeiçoado em amor.

No amor não há medo: A confiança ousada (1Jo 4:17), baseada no amor, não pode coexistir com o medo. Amor que, quando aperfeiçoado, confere confiança ousada, desfaz o medo (compare com Hb 2:14-15). O desígnio da morte propiciatória de Cristo era libertar-se desta escravidão do medo.

o medo está relacionado ao castigo: O medo está sempre rondando a mente de que a punição é merecida. O medo, antecipando a punição (através da consciência de merecê-lo), tem isso mesmo agora, isto é, o antegosto dele. O amor perfeito é incompatível com esse medo autopunitivo. O temor piedoso de ofender a Deus é bem diferente do medo escravo da punição conscientemente merecida. O último medo é natural para todos nós, até que o amor o elimine.

19 Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.
20 Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem nunca viu.

não ama seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem nunca viu: É mais fácil para nós, influenciados como estamos aqui pelo sentido, direcionar o amor para alguém dentro do alcance de nossos sentidos do que para o invisível, apreciável apenas pela fé. “A natureza é anterior à graça; e nós, por natureza, amamos as coisas vistas antes de amarmos coisas invisíveis ”(Estius). Os olhos são nossos guias no amor. “Ver é um incentivo para amar” (Oecumenius). Se não amamos os irmãos, os representantes visíveis de Deus, como podemos amar a Deus, o invisível, de quem são os filhos? O verdadeiro ideal do homem, perdido em Adão, é realizado em Cristo, em quem Deus é revelado como Ele é, e o homem como ele deveria ser. Assim, pela fé em Cristo, aprendemos a amar tanto o verdadeiro Deus como o verdadeiro homem, e assim amar os irmãos como tendo a Sua imagem.

21 E dele temos este mandamento: quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Além do argumento (1Jo 4:20) do sentimento comum dos homens, ele acrescenta um mais forte do mandamento expresso de Deus (Mt 22:39). Quem ama, fará o que o objeto de seu amor deseja.

quem ama a Deus: aquele que deseja ser considerado por Deus como o amando.

<1 João 3 1 João 5>

Introdução à 1 João 4

Testes de falsos profetas. Amor, a prova do nascimento de Deus e o fruto necessário do conhecimento de Seu grande amor em Cristo para conosco.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.