Bíblia, Revisar

Romanos 3

Objeções judaicas respondidas

1 Qual, pois, é a vantagem do judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão?

Qual, pois, é a vantagem do judeu? Isto é, “Se o juízo final se voltar exclusivamente para o estado do coração, e isto pode ser tão bom nos gentios sem, como no judeu interior, o sagrado fechamento do pacto de Deus, que melhor nós somos judeus?” por todas as nossas vantagens?

2 Muita, em toda maneira. Pois, em primeiro lugar, as palavras de Deus lhes foram confiadas.

as palavras de Deus lhes foram confiadas. Esta notável expressão, denotando “comunicações divinas” em geral, é transferida para as Escrituras para expressar seu caráter oracular, divino e autoritário. [JFB]

3 Então, quê? Se alguns foram infiéis, a infidelidade deles anulará a fidelidade de Deus?

Se alguns foram infiéis – É a incredulidade do grande corpo da nação para o qual o apóstolo aponta; mas como bastou para o seu argumento colocar a suposição assim gentilmente, ele usa essa palavra “alguns” para abrandar o preconceito.

a incredulidade deles fará a fé de Deus – ou “fidelidade de Deus”.

de nenhum efeito? – “anular”, “invalidar” isso.

4 De maneira nenhuma! Antes seja Deus verdadeiro, e todo ser humano mentiroso, como está escrito: “Para que sejas justificado em tuas palavras, e prevaleças quando julgares”.

De maneira nenhuma! Uma expressão não desconhecida para o grego posterior, e na Septuaginta usada em Gn 44:17; Js 22:29, também uma expressão favorita do apóstolo Paulo, quando ele não só repudiaria uma suposta consequência de sua doutrina, mas expressaria sua aversão a ela.

Antes seja Deus verdadeiro, e todo ser humano mentiroso, como está escrito: (Sl 51:4).

“Para que sejas justificado em tuas palavras, e prevaleças quando julgares”. Ou sej, devemos reivindicar a justiça de Deus, a qualquer custo para nós mesmos. [JFU]

5 E, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus é injusto em impor a sua ira? (Falo na lógica humana).

E, se…etc. – Outra objeção: “Parece, então, que quanto mais infiéis somos, tanto mais ilustre aparecerá a fidelidade de Deus; e, nesse caso, para Ele se vingar de nós por nossa infidelidade seria (para falar como homens profanamente fazem) injustiça em Deus ”.

Responda:

6 De maneira nenhuma! De outro modo, como Deus julgará o mundo?

De outro modo, como Deus julgará o mundo? Isto é, “Longe de nós ser um tal pensamento; pois isso anularia todo o julgamento futuro”. [JFU]

7 Mas se, através da minha mentira, a verdade de Deus foi mais abundante para a sua glória, por que ainda sou também julgado como pecador?

Pois se a verdade de Deus, etc. – Uma ilustração adicional do mesmo sentimento: isto é, “Tal raciocínio equivale a isto – que de fato nós que pregamos a salvação pela graça livre é acusado caluniadamente de ensinar – que quanto mais mal fazemos, mais glória se voltará a Deus; um princípio condenável. ”(Assim, o apóstolo, em vez de refutar esse princípio, acha que é suficiente mantê-lo em execração, como aquele que choca o sentido moral).

8 E por que não dizer : “Façamos o mal, para que venha o bem”, como alguns nos caluniam, afirmando que nós dizemos isto? (A condenação destes é justa).

Todos os homens estão debaixo do pecado

9 Então, quê? Somos nós melhores? Não, de maneira nenhuma. Pois já delatamos que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado,

somos melhores que eles? – “nós os destacamos?”

Não, de maneira nenhuma – Melhor os judeus certamente foram, por terem os oráculos de Deus para melhor lhes ensinar; mas como não eram melhores, isso só agravou sua culpa.

10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer.

como está escrito… – (Sl 14:1-353:1-3). As passagens que aqui se seguem – dos Salmos, Provérbios e Isaías – foram de fato sugeridas por manifestações particulares de depravação humana ocorrendo sob seus próprios olhos; mas como isso só mostrou o que o homem, quando desenfreado, está em sua condição presente, elas eram bastante pertinentes ao propósito do apóstolo. As passagens são apresentadas em substância e não à risca. [JFU]

11 Ninguém há que entenda, ninguém há que busque a Deus.

Entenda – O Antigo Testamento fala de sabedoria, loucura e compreensão não tanto do ponto de vista intelectual quanto do ponto de vista moral. Ser ímpio é ser insensato; ser justo era ser entendido. Assim verdadeiramente o livro santo é a expressão do sentido moral. [Whedon]

12 Todos se desviaram, e juntamente se tornaram inúteis. 'Não há quem faça o bem, não há um sequer'.

(Sl 14:1-353:1-3) Dos genéricos o apóstolo agora vem a detalhes, colhendo de diferentes partes das passagens das Escrituras que falam de depravação como ela afeta os diferentes membros do corpo; como se para mostrar mais afetivamente como, “desde a planta do pé até a cabeça, não há solidez” em nós. [JFU]

13 “Suas gargantas são sepulcro aberto; com suas línguas enganam'; 'veneno de serpentes está sob seus lábios'.

Suas…etc – De generais, o apóstolo aqui vem para particulares, selecionando de diferentes partes das passagens das Escrituras que falam de depravação, uma vez que afeta os diferentes membros do corpo; como se mostrasse mais afetivamente como “da sola do pé até a cabeça não há solidez” em nós.

gargantas são sepulcro aberto – (Sl 5:9); isto é, “O que sai do coração deles e encontra abertura na fala e ação pela garganta, é como o sopro pestilento de uma sepultura aberta”.

com suas línguas enganam – (Sl 5:9); isto é, “Aquela língua que é a glória do homem (Sl 16:9; 57:8) é prostituída para os propósitos de engano.”

veneno de serpentes está sob seus lábios – (Sl 140:3): isto é, “aqueles lábios que deveriam cair como favo de mel”, e “alimentar muitos”, e dar graças a seu nome ”(Ct 4:11; Pv 10:21; Hb 13:15), são empregados para secretar e lançar veneno mortal. ”

14 “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura'.

Suas bocas…etc – (Sl 10:7): isto é, “a boca que deve ser mais doce” (Ct 5:16), sendo “queimada do inferno” (Tg 3:6), está cheio de ira ardente contra aqueles a quem só deve abençoar ”.

15 “'Seus pés são velozes para derramar sangue'.

(Pv 1:16; Is 59:7): ‘Aqueles pés que deveriam “seguir o caminho dos mandamentos de Deus” (Sl 119:32) são usados para conduzir os homens a atos de crime mais terríveis”. [JFU]

16 Destruição e miséria há em seus caminhos,

Destruição. Ou seja, eles “causam” a destruição ou a ruína da reputação, felicidade e paz dos outros.

miséria. Calamidade, ruína.

em seus caminhos. Onde quer que eles vão. Esta é uma descrição marcante não só dos ímpios, mas de todos os tempos. A tendência de sua conduta é destruir a virtude, felicidade e paz de todos com quem eles têm contato. [Barnes]

17 e não conheceram o caminho da paz'.

O que tende a promover a sua própria felicidade, ou a dos outros, eles não consideram. Preocupados com os seus planos malignos, não sabem nem consideram o que é adequado para promover o bem-estar de si mesmos ou dos outros. Este é o caso de todos os que são egoístas, e que procuram alcançar seus propósitos de transgressão e ambição. [Barnes]

18 'Diante dos seus olhos não há temor a Deus'.

(Sl 36:1): isto é: “Os olhos, porém, ‘viram aquele que é invisível’ (Hb 11:27), um respeito reverente por Aquele com quem temos que fazer? puniria toda a alegria e tiraria a alma de suas depressões mais profundas; mas a tudo isso o homem natural é um estranho ”. Como gráfico é esta imagem da depravação humana, encontrando o seu caminho através de cada vários órgãos do corpo para a vida (Rm 3:13-17): mas como uma pequena parte do “Maldade desesperada” que está dentro (Jr 17:9) “procede do coração do homem!” (Mc 7:21-23; Sl 19:12).

19 Ora, sabemos que tudo o que a Lei diz, diz aos que estão na Lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja condenável perante Deus.

Agora sabemos o que … a lei – isto é, as Escrituras, consideradas como uma lei do dever.

Dizia aos que estão debaixo da lei, naturalmente, portanto, aos judeus.

que cada boca – aberta em autojustificação.

pode ser detido e todo o mundo pode tornar-se – isto é, ser visto e possuir-se.

culpado – e assim condenado

diante de Deus.

20 Assim, ninguém será justificado diante dele pelas obras da Lei, porque o que vem pela Lei é o conhecimento do pecado.

Portanto, pelos atos de obediência a

a lei não haverá carne justificada – isto é, ser retida e tratada como justa; como está claro em todo o escopo e tensão do argumento.

à sua vista – no seu bar (Sl 143:2).

porque pela lei é o conhecimento do pecado – (Veja em Rm 4:15; veja em Rm 7:7; e veja em 1Jo 3:4).

Observe quão amplo e profundo é o apóstolo nesta seção lançar os fundamentos de sua grande doutrina da Justificação pela livre graça – na desordem da natureza humana de todo o homem, a consequente universalidade da culpa humana, a condenação, em razão da violação. da lei divina, do mundo inteiro, e a impossibilidade de justificação diante de Deus pela obediência àquela lei violada! Somente quando essas conclusões humilhantes são aceitas e sentidas, estamos em condições de apreciar e abraçar a graça do Evangelho, a ser aberta.

21 Mas agora, independentemente da Lei, a justiça de Deus se manifestou, tendo testemunho da Lei e dos Profetas;

Mas agora – Podemos ver isto como uma partícula de transição para uma nova etapa do argumento (como Fritzsche, Meyer, DeWette e Alford o tomam) ou como uma partícula de tempo, para marcar o contraste brilhante entre a fraca percepção desta verdade sob a Lei e a manifestação plena dela “agora” sob o Evangelho (como Grotius, Bengel, Tholuck, Philippi e Hodge a entendem). Mas as duas idéias, embora bem diferentes, são tão naturais, que qualquer uma delas surgisse primeiro certamente sugeriria a outra.

independentemente da Lei, a justiça de Deus (veja a nota em Rm 1:17) – aquela justiça para a qual a nossa obediência à lei não contribui em nada (Rm 3:28; Gl 2:16),

da Lei e dos Profetas – as Escrituras do Antigo Testamento. Assim, essa justificação justificadora, embora nova, como só agora plenamente revelada, é uma antiga justiça, predita e prefigurada no Antigo Testamento. [JFU]

22 isto é, a justiça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, para todos os que creem; pois não há diferença;

pela fé de – isto é, “in”

Jesus Cristo, para todos os que creem – isto é, talvez, aproximou “a todos” homens o Evangelho, e realmente “sobre todos” os homens crentes, como os seus na posse [Lutero e outros]; mas a maioria dos intérpretes entende ambas as afirmações ”dos crentes como apenas uma maneira mais enfática de dizer que todos os crentes, sem distinção ou exceção, são colocados na posse desta justificação gratuita, puramente pela fé em Cristo Jesus.

porque não há diferença.

23 porque todos pecaram, e estão destituídos da glória de Deus;

porque todos pecaram – Embora os homens diferem grandemente na natureza e extensão de sua pecaminosidade, não há absolutamente nenhuma diferença entre o melhor e o pior dos homens, no fato de que “todos pecaram”, e assim fundamentam a ira de Deus.

e fica aquém da glória – ou “louvor”

de Deus – isto é, “falharam em obter Sua aprovação” (compare Jo 12:43, em grego). Então os melhores intérpretes.

24 e são justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

justificado livremente – sem que nada seja feito da nossa parte para merecer.

por sua graça – Seu amor livre.

por meio da redenção que há em Cristo Jesus – uma sentença importantíssima; ensinando-nos que, embora a justificação seja completamente gratuita, ela não é um mero decreto da vontade divina, mas baseada em uma “Redenção”, isto é, “o pagamento de um resgate”, na morte de Cristo. Que este é o sentido da palavra “redenção”, quando aplicado à morte de Cristo, parecerá claro para qualquer estudante imparcial das passagens onde ocorre.

25 Deus propôs Jesus por sacrifício de reconciliação, pela fé em seu sangue, para demonstrar a sua justiça. Ele deixou de considerar os pecados antes cometidos, sob a paciência de Deus,

Deus propôs Jesus por sacrifício de reconciliação (ou “propiciação”, conforme algumas traduções). Nomeou e anunciou para ser uma propiciação, o propiciatório, ou lugar de expiação; porque o sangue do sacrifício foi aspergido sobre e antes disso, a fim de obter a remissão de pecados, castigo, etc. O propiciatório era a tampa ou cobertura da arca da aliança, onde Deus se manifestava no símbolo de sua presença, entre os querubins; portanto a expiação que foi feita neste lugar foi devidamente feita ao próprio Deus.

pela fé em seu sangue – Alguns dos melhores intérpretes, observando que “fé sobre” é a frase usual em grego, não “fé em” Cristo, colocaria uma “vírgula” após “fé”, e entenderia as palavras como se fossem escritas assim: “para ser uma propiciação, em Seu sangue, através da fé”. Mas “fé em Cristo” é usada em Gl 3:26 e Ef 1:15; e “fé em seu sangue” é o significado natural e apropriado aqui.

declarar sua justiça pela remissão – em vez disso, “preterição” ou “passagem por”.

dos pecados – “os pecados”.

que são passados ​​- não os pecados cometidos pelo crente antes de ele abraçar a Cristo, mas os pecados cometidos sob a velha economia, antes de Cristo vir a “afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”.

sob a paciência de Deus – Deus não remitindo, mas apenas se abstendo de puni-los, ou passando-os, até que uma expiação adequada por eles seja feita. Assim, não os imputando, Deus era justo, mas não era visto assim; não houve “manifestação da Sua justiça” ao fazê-lo sob a economia antiga. Mas agora que Deus pode “estabelecer” Cristo como uma “propiciação pelo pecado pela fé em Seu sangue”, a justiça de Seu procedimento ao passar pelos pecados dos crentes antes, e agora remetendo-os, é “manifestada”, declarada, trouxe totalmente para a visão de todo o mundo. (Infelizmente, nossos tradutores perderam essa gloriosa verdade, tomando “os pecados que são passados” para significar os pecados passados ​​dos crentes – cometidos antes da fé – e traduzindo, pela palavra “remissão”, o que significa apenas “passar”; fazendo parecer que “remissão de pecados” é “através da tolerância de Deus”, o que certamente não é.

26 para demonstrar a sua justiça neste presente tempo, a fim de que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus.

para demonstrar a sua justiça neste presente tempo. Agora pela primeira vez, sob o Evangelho.

a fim de que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus. Glorioso paradoxo! “Juto em punir” e “misericordioso em perdoar”, os homens podem entender; mas “justo, e justificador” dos culpados os assusta. No entanto, a propiciação pela fé no sangue de Cristo resolve o paradoxo e harmoniza o elemento aparentemente discordante. Pois em “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado”, a justiça tem plena satisfação; e “para que nele nos tornássemos justiça de Deus”, a misericórdia tem o deleite do seu coração! [JFU]

Conclusões desta doutrina da graciosa justificação pela fé

27 Onde, pois, está o orgulho? Este é excluído. Por qual lei? A das obras? Não, mas sim, pela Lei da fé.

Onde, pois, está o orgulho? Este é excluído. Por qual lei? Em que princípio?

A das obras? Não, mas sim, pela Lei (ou pelo princípio) da fé. [JFU]

28 Concluímos, portanto, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da Lei.

Concluímos, portanto…etc – É a inevitável tendência de dependência de nossas próprias obras, menos ou mais, para aceitação com Deus, gerar um espírito de “ostentação”. Mas que Deus encoraje tal espírito em pecadores, por qualquer procedimento dele, é incrível. Isto, portanto, imprime falsidade a toda forma de “justificação pelas obras”, enquanto a doutrina que
Nossa fé recebe uma justiça
Isso faz o pecador apenas,

manifesta e exclui inteiramente “ostentação”;
e esta é a melhor evidência de sua verdade.

29 Por acaso Deus é somente dos judeus, e não também dos gentios? Certamente que dos gentios também;

Inferência em segundo lugar: Este e nenhum outro caminho de salvação é adaptado tanto aos judeus como aos gentios.

Por acaso Deus é somente dos judeus…etc – O caminho da salvação deve ser igualmente adequado para toda a família do homem caído: mas a doutrina da justificação pela fé é a única que estabelece a base de uma Religião Universal; isso, portanto, é outra marca de sua verdade.

30 já que há um só Deus, que justificará pela fé os circuncisos, e por meio da fé os incircuncisos.

é um Deus que deve justificar – “fixou imutável que justificará”.

a circuncisão por – “de”

a fé e a incircuncisão através da fé – provavelmente isso é apenas uma declaração variada da mesma verdade para maior ênfase (veja Rm 3:22); embora Bengel pense que a justificação dos judeus, como os herdeiros nascidos da promessa, pode ser aqui propositalmente “de fé”, enquanto que a dos gentios, anteriormente “estranhos aos convênios da promessa”, pode ser dito ser “através da fé”, como assim admitido em uma nova família.

31 Por acaso anulamos a Lei pela fé? De maneira nenhuma. Pelo contrário, confirmamos a Lei.
Objeção:

Por acaso anulamos a Lei pela fé? – “Esta doutrina da justificação pela fé, então, dissolve a obrigação da lei? Se assim for, não pode ser de Deus. Mas afaste-se desse pensamento, pois é exatamente o contrário.

De maneira nenhuma. Pelo contrário, confirmamos a Lei – Observa-se aqui que, por mais importante que fosse essa objeção, e abrindo como nobre um campo para a ilustração da glória peculiar do Evangelho, o apóstolo não faz mais aqui do que indignadamente repeli-lo, pretendendo, em um estágio subsequente de seu argumento (Rm 6:1-23), retomar e discutir em profundidade.

<Romanos 2 Romanos 4>

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.