Bíblia, Revisar

Romanos 9

1 Digo a verdade em Cristo, não minto, e minha consciência dá testemunho comigo pelo Espírito Santo,

Rm 9: 1-33. O carregamento das verdades acima sobre a condição e destino do povo escolhido – Eleição – O chamado dos gentios.

Muito bem ciente de que ele era considerado um traidor aos mais queridos interesses de seu povo (At 21:3322:2225:24), o apóstolo abre essa divisão de seu assunto dando vazão a seus sentimentos reais com extraordinária veemência de protesto.

Digo a verdade em Cristo – como se estivesse mergulhada no espírito daquele que chorou sobre Jerusalém impenitente e condenada (compare com Rm 1:9; 2Co 12:19; Fp 1:8).

minha consciência dá testemunho comigo pelo Espírito Santo – “minha consciência tão vivificada, iluminada e até agora sob a operação direta do Espírito Santo”.

2 de que tenho grande tristeza e contínuo tormento em meu coração.

de que tenho… – “Que eu tenho grande tristeza (ou tristeza) e angústia incessante em meu coração” – a amarga hostilidade de sua nação ao glorioso Evangelho, e as terríveis consequências de sua incredulidade, pesando pesadamente e incessantemente sobre seu espírito.

3 Porque desejaria eu mesmo ser separado de Cristo em proveito dos meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

Pois eu poderia desejar que eu fosse amaldiçoado por Cristo por – “em favor de”

meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne – Na medida em que ele se sentiu separado de sua nação, ele parece ter percebido ainda mais vividamente seu relacionamento natural. Para explicar o desejo aqui expresso, por ser muito forte para qualquer cristão proferir ou conceber, alguns proferiram as palavras iniciais: “Eu desejava”, referindo-se a seu antigo estado não iluminado; um sentido das palavras demasiado brandas para serem suportadas: outras, de maneira indescritível, suavizam o sentido da palavra “amaldiçoado”. Mas a nossa versão dá a verdadeira importância do original; e se for entendida como a linguagem antes de “emoções fortes e indistintas do que de ideias definidas” [Hodge], expressando apaixonadamente como ele sentiu todo o seu ser engolido pela salvação de seu povo, a dificuldade desaparecerá, e seremos lembrou da ideia semelhante tão nobremente expressa por Moisés (Êx 32:32).

4 que são israelitas, e a quem pertencem a adoção como filhos, a glória, os pactos, a Lei, o culto, e as promessas;

Quem são os israelitas – Veja Rm 11:1; 2Co 11:22; Fp 3:5.

a quem pertence – “quem é”

a adoção – É verdade que, em comparação com a nova economia, o velho era um estado de minoria e pupilagem, e até agora de um servo (Gl 4:1-3); contudo, comparada com o estado dos pagãos vizinhos, a escolha de Abraão e sua semente foi uma verdadeira separação deles para ser uma Família de Deus (Êx 4:22; Dt 32:6; Is 1:2; Jr 31:9; Os 11:1; Ml 1:6).

a glória – aquela “glória do Senhor”, ou “sinal visível da Presença Divina no meio deles”, que descansou na arca e encheu o tabernáculo durante todas as suas andanças no deserto; que em Jerusalém continuou a ser visto no tabernáculo e no templo, e só desapareceu quando, no cativeiro, o templo foi demolido e o sol da antiga economia começou a afundar. Isso foi o que os judeus chamaram de “Shekinah”.

os pactos – “os convênios da promessa”, aos quais os gentios antes de Cristo eram “estrangeiros” (Ef 2:12); significa o pacto com Abraão em suas sucessivas renovações (ver Gl 3:16-17).

a Lei – do monte Sinai, e a posse dela depois disso, que os judeus justamente consideravam sua honra peculiar (Dt 26:18-19; Sl 147:19-20; Rm 2:17).

o culto – ou, do santuário, significando todo o serviço religioso divinamente instituído, na celebração do qual eles foram trazidos tão perto de Deus.

e as promessas – as grandes promessas abraâmicas, sucessivamente desdobradas, e que tiveram seu cumprimento somente em Cristo; (veja Hb 7:6; Gl 3:16,21; At 26:6-7).

5 deles são os patriarcas, e deles, quanto à carne, é Cristo, que é sobre todos, Deus bendito eternamente, Amém!

deles são os patriarcas – aqui, provavelmente, os três grandes paises da aliança – Abraão, Isaque e Jacó – pelos quais Deus condescendeu em nomear a si mesmo (Êx 8:613; Lc 20:37).

e – privilégio mais exaltado de todos e, como tal, reservado ao último.

de quem como concernente a carne – (veja em Rm 1:3).

Cristo veio – ou “é Cristo”

quem é acima de tudo, Deus – sim, “Deus sobre todos”.

bendito eternamente, Amém – Para livrar-se do brilhante testemunho aqui dado à suprema divindade de Cristo, vários expedientes foram adotados: (1) Para colocar um período, seja após as palavras “concernente à carne, Cristo veio”, tornando a próxima oração como um doxologia ao Pai – “Deus, que é sobre todos, seja abençoado para sempre”; ou depois da palavra “todos” – assim, “Cristo veio, que é sobre todos: Deus seja abençoado”, etc. [Erasmus, Locke, Fritzsche, Meyer, Jowett, etc.]. Mas é fatal para essa visão, como até Socinus admite, que em outras doxologias da Escritura a palavra “Abençoado” precede o nome de Deus a quem a bênção é invocada (assim: “Bendito seja Deus”, Sl 68:35; seja o Senhor Deus, o Deus de Israel ”(Sl 72:18). Além disso, qualquer doxologia aqui seria “sem sentido e frígida ao extremo”; o triste assunto sobre o qual ele estava entrando sugerindo qualquer coisa além de uma doxologia, mesmo em conexão com a Encarnação de Cristo (Alford). (2) Transpor as palavras traduzidas como “quem é”; caso em que a prestação seria, “cujos (isto é, os pais”) é Cristo de acordo com a carne “[Crellius, Whiston, Taylor, Whitby]. Mas este é um expediente desesperado, em face de toda autoridade manuscrita; como também é a conjectura de Grotius e outros, que a palavra “Deus” deve ser omitida do texto. Resta então, que não temos aqui nenhuma doxologia, mas uma declaração de fato, que enquanto Cristo é “da” nação israelita “como concernente à carne”, Ele é, em outro aspecto, “Deus sobre todos, abençoado para sempre. ”(Em 2Co 11:31, a frase muito grega que é aqui traduzida como“ quem é ”, é usada no mesmo sentido e comparar Rm 1:25, em grego). Nesta visão da passagem, como um testemunho da suprema divindade de Cristo, além de todos os pais ortodoxos, alguns dos mais capazes críticos modernos concordam [Bengel, Tholuck, Stuart, Olshausen, Filipos, Alford, etc.]

6 Não que a palavra de Deus tenha falhado; porque nem todos os que são de Israel são verdadeiros israelitas.

Não como se a palavra de Deus não tivesse efeito algum – “caiu por terra”, isto é, falhou: compare com Lc 16:17, grego.

porque nem todos os que são de Israel são verdadeiros israelitas – melhor, “pois nem todos os que são de Israel são Israel”. Aqui o apóstolo entra no assunto profundo da ELEIÇÃO, cujo tratamento se estende até o final do décimo primeiro capítulo – “Não pense que eu lamento pela perda total de Israel; pois isso envolveria o fracasso da palavra de Deus para Abraão; mas nem todos os que pertencem à semente natural, e vão sob o nome de ‘Israel’, são o Israel da escolha irrevogável de Deus. ”As dificuldades que envolvem este assunto não estão nos ensinamentos do apóstolo, o que é bastante claro mas nas próprias verdades, as evidências para as quais, tomadas por si mesmas, são esmagadoras, mas cuja harmonia perfeita está além da compreensão humana no estado atual. A grande fonte de erro aqui está em inferir apressadamente (como Tholuck e outros), desde o apóstolo, tomando no final deste capítulo, o chamado dos gentios em conexão com a rejeição de Israel, e continuando este assunto através de os dois capítulos seguintes, de que a Eleição tratada no corpo deste capítulo é Eleição nacional, não pessoal, e consequentemente é Eleição meramente para vantagens religiosas, não para salvação eterna. Nesse caso, o argumento de Rm 9:6, com o qual o tema da Eleição se abre, seria este: “A escolha de Abraão e sua semente não falhou; porque embora Israel tenha sido rejeitado, os gentios tomaram o seu lugar; e Deus tem o direito de escolher qual nação Ele irá para os privilégios de Seu reino visível ”. Mas, longe disso, os gentios não são mais mencionados do que até o final do capítulo; e o argumento deste versículo é que “todo o Israel não é rejeitado, mas apenas uma porção dele, sendo o restante o ‘Israel’ que Deus escolheu no exercício do Seu direito soberano”. E que isto é uma escolha não para meros privilégios externos, mas para a salvação eterna, aparecerá abundantemente do que se segue.

7 Nem por serem descendentes de Abraão são todos filhos, mas: “Em Isaque será chamada a tua descendência”.

Nem por serem descendentes de Abraão são todos filhos – “Não na linha da mera descendência carnal de Abraão corre a eleição; mais Ismael, filho de Hagar, e até mesmo os filhos de Keturah, seriam incluídos, o que eles não eram.

mas – a eleição verdadeira é tal da semente de Abraão como Deus escolhe incondicionalmente, como exemplificado nessa promessa.

em Isaque será chamada a tua descendência (Gn 21:12).

8 Isto é, não são os filhos da carne que são os filhos de Deus; mas sim os filhos da promessa que são contados como descendência.
9 Pois esta é a palavra da promessa: Aproximadamente a este tempo virei, e Sara terá um filho.
10 E não somente isso, mas também Rebeca, quando esteve grávida por intermédio de um só, Isaque, nosso ancestral

E não somente isso, mas também Rebeca… – Pode-se pensar que havia uma razão natural para preferir o filho de Sara, como sendo a verdadeira e primeira esposa de Abraão, tanto para o filho de Agar, a criada de Sara, como para os filhos. de Quetura, sua segunda esposa. Mas não poderia haver tal razão no caso de Rebecca, a única esposa de Isaac; para a escolha de seu filho, Jacó foi a escolha de um dos dois filhos pela mesma mãe e dos mais jovens em preferência ao mais velho, e antes de qualquer um deles nascer e, consequentemente, antes de ambos terem feito o bem ou o mal ser motivo de preferência: e tudo para mostrar que a única base de distinção estava na escolha incondicional de Deus – “não das obras, mas daquele que chama”.

11 (pois, como não eram ainda nascidos, não haviam feito bem ou mal, para que o propósito de Deus, segundo a escolha, continuasse; não pelas obras, mas por causa daquele que chama),
12 foi dito a ela: O mais velho servirá o mais jovem;
13 como está escrito: 'Amei Jacó, mas odiei Esaú'.
14 Que diremos, então? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

Esta é a primeira de duas objeções à doutrina anterior, que Deus escolhe uma e rejeita outra, não por causa de suas obras, mas puramente no exercício de Seu próprio prazer: “Esta doutrina é inconsistente com a justiça de Deus ”. A resposta a essa objeção se estende a Rm 9:19, onde temos a segunda objeção.

15 Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer”.

Pois ele diz a Moisés – (Êx 33:19).

Eu terei piedade de quem eu terei – “em quem eu tenho”

misericórdia, e eu terei compaixão de quem eu terei – “em quem eu tenho”

compaixão – “Não pode haver injustiça na escolha de Deus a quem Ele deseje, pois a Moisés Ele afirma expressamente o direito de fazê-lo.” No entanto, é digno de nota que isso é expresso na forma positiva e não negativa: não Eu não terei piedade de ninguém a não ser a quem eu quero; mas, “eu terei misericórdia de quem eu quiser”.

16 Portanto, não depende daquele que quer, nem daquele que se esforça, mas sim, de Deus, que se compadece.

Então, não é daquele que deseja – tem o desejo interior

nem daquele que se esforça – faz um esforço ativo (compare 1Co 9:24,26; Fp 2:16; 3:14). Ambos são indispensáveis ​​para a salvação, mas a salvação não é devida a nenhum dos dois, mas é puramente “de Deus que mostra misericórdia”. Veja em Fp 2:12-13, “Faze a tua própria salvação com temor e tremor; é Deus que, por Sua boa vontade, opera em você tanto a vontade quanto a fazer ”.

17 Pois a Escritura diz a Faraó: “Para isto mesmo te levantei: para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra”.

Porque a escritura diz a Faraó – observe aqui a luz na qual a Escritura é vista pelo apóstolo.

Mesmo para este mesmo – “isso mesmo”

propósito eu levantei – “levantou eu”

O apóstolo havia mostrado que Deus reivindica o direito de escolher quem Ele quer: aqui ele mostra, através de um exemplo, que Deus pune a quem Ele quer. Mas “Deus não fez Faraó mau; Ele apenas se absteve de fazê-lo bem, pelo exercício da graça especial e totalmente imerecida ”[Hodge].

que eu poderia – “pode”

para mostrar em ti o meu poder – Não era que Faraó era pior do que os outros com quem ele era tão tratado, mas “para que ele pudesse se tornar um monumento da justiça penal de Deus, e foi com uma visão para isto que Deus proveu que o mal que estava nele deveria se manifestar nesta forma definida ”(Olshausen).

e que meu nome pode – “pode”

ser declarado – “proclamado”

em toda a terra – “Este é o princípio sobre o qual toda punição é infligida, que o verdadeiro caráter do Divino Legislador deve ser conhecido. Isto é de todos os objetos, onde Deus está em causa, o mais elevado e mais importante; em si o mais digno e, em seus resultados, o mais benéfico ”[Hodge].

18 Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.

Portanto, ele tem – “Então ele tem”. O resultado então é que Ele tem

ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer – ao abandoná-los judicialmente à influência endurecedora do próprio pecado (Sl 81:11-12; Rm 1:24,26,28; Hb 3:8,13) e dos incentivos que o cercam (Mt 24:12; 1Co 15:38; 2Ts 2:17).

Segunda objeção à doutrina da soberania divina:

19 Tu, então, me dirás: “Por que ele ainda se queixa? Pois quem resiste à sua vontade?”

Tu dirás então para mim, Por que – “Por que então” é a verdadeira leitura.

ele ainda acha culpa? para quem tem resistido – “Quem resiste”

sua vontade? Isto é, “esta doutrina é incompatível com a responsabilidade humana”; Se Deus escolhe e rejeita, perdoa e pune, a quem agrada, por que os culpados são os que, rejeitados por ele, não podem evitar pecar e perecer? Esta objeção mostra de forma tão conclusiva quanto a primeira a natureza real da doutrina objetada – que é Eleição e Não eleição para a salvação eterna antes de qualquer diferença de caráter pessoal; esta é a única doutrina que poderia sugerir a objeção aqui declarada, e para essa doutrina a objeção é plausível. Qual é agora a resposta do apóstolo? É duplo. Primeiro: “É irreverência e presunção na criatura denunciar o Criador”.

19 Tu, então, me dirás: “Por que ele ainda se queixa? Pois quem resiste à sua vontade?”

Não, mas, ó homem, quem és aquele que replica contra Deus? Porventura a coisa formada dirá àquele que a formou: Por que fizeste – “fizeste”?

eu assim? – (Is 45:9)

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra, e outro para desonra?

“A objeção é fundada na ignorância ou na compreensão equivocada da relação entre Deus e Suas criaturas pecaminosas; supondo que Ele tem a obrigação de estender Sua graça a todos, ao passo que Ele não está obrigado a nada. Todos são pecadores e perderam todo direito à Sua misericórdia; é, portanto, perfeitamente competente para Deus poupar um e não outro, fazer um vaso para honrar e outro para desonrar. Mas é preciso ter em mente que Paulo não fala aqui do direito de Deus sobre Suas criaturas como criaturas, mas como criaturas pecaminosas: como ele mesmo claramente insinua nos próximos versos. É o cavil de uma criatura pecaminosa contra o seu Criador que ele está respondendo, e faz isso mostrando que Deus não tem obrigação de dar a Sua graça a qualquer um, mas é tão soberano quanto em moldar o barro ”[Hodge]. Mas, segundo: “Não há nada de injusto em tal soberania”.

22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição,

E se Deus, disposto a mostrar – “projetar para se manifestar”

sua ira – Seu santo desprazer contra o pecado.

e para fazer o seu poder – para puni-lo

“com o objetivo de” longar com os vasos de ira – isto é, “destinado a ira”; assim como “vasos de misericórdia”, em Rm 9:23, significam “vasos tratados à misericórdia”; compare Ef 2:3, “filhos da ira”.

preparados para a perdição – É bem visto por Stuart que as “dificuldades que estão em vias de serem incluídas” são eliminadas pelo abreviatura da linguagem de um texto, enquanto os outros se encontram no mesmo teor; e mesmo se desistirmos da própria Bíblia, desde que reconheçamos um Deus onipotente e onisciente, não podemos diminuir em grau mínimo de qualquer das dificuldades que tais textos fazem ”. Observe-se, no entanto, que se Deus, como o apóstolo ensina, expressamente “projetado para manifestar a Sua ira e para tornar conhecido o Seu poder (no caminho da ira)”, isso só poderia ser punido por alguns, enquanto Ele perdoa a outros; e se a escolha entre as duas classes não fosse fundada, como o nosso apóstolo também ensina, em suas próprias ações, mas no bom prazer de Deus, a decisão seria, em última análise, repousar com Deus. No entanto, mesmo no castigo necessário dos ímpios, como Hodge observa, longe de proceder com severidade indevida, o apóstolo teria dito que Deus “suporta com muito longanimidade” aqueles objetos de Seu justo desprazer.

23 a fim de fazer conhecidas as riquezas da sua glória nos vasos da misericórdia, que preparou com antecedência para a glória,

Aquela “gloriosa exuberância da Divina misericórdia” que “se manifestou ao escolher e eternamente organizar a salvação dos pecadores”.

24 que somos nós, aos quais ele chamou, não somente dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

mesmo nós, a quem ele chamou, etc. – sim, “a quem ele também chamou, até nós”, etc., não somente “antes de preparar”, mas no devido tempo efetivamente “nos chamando”.

não somente dentre os judeus… – melhor, “não somente dentre os judeus, mas também entre os gentios”. Aqui, para o primeiro título deste capítulo, é introduzido o chamado dos gentios; tudo antes de ter respeito, não à substituição dos gentios chamados pelos judeus rejeitados, mas à escolha de uma porção e à rejeição de outra parte do mesmo Israel. Se a rejeição de Israel tivesse sido total, a promessa de Deus a Abraão não teria sido cumprida pela substituição dos gentios em seu quarto; mas a rejeição de Israel sendo apenas parcial, a preservação de um “remanescente”, no qual a promessa foi feita, era apenas “segundo a eleição da graça”. E agora, pela primeira vez, o apóstolo nos diz que com este remanescente eleito de Israel, é o propósito de Deus “tirar dos gentios um povo para o seu nome” (At 28:14); e esse assunto, assim introduzido, é agora continuado até o final do décimo primeiro capítulo.

25 Como também diz em Oseias: 'Ao que era Não-Meu-Povo, chamarei de Meu-Povo; e a que não era Não-Amada, chamarei de Amada'.

Como ele também diz em Osee – “Oséias”.

Ao que era Não-Meu-Povo, chamarei de Meu-Povo; e a que não era Não-Amada, chamarei de Amada – citada, embora não completamente à letra, de Os 2:23, uma passagem que se refere imediatamente, não aos pagãos, mas ao reino das dez tribos; mas desde que se afundaram ao nível dos pagãos, que não eram “o povo de Deus” e, nesse sentido, “não amados”, o apóstolo aplica-o legitimamente aos pagãos, como “estrangeiros da comunidade de Israel e estrangeiros”. aos convênios da promessa ”(1Pe 2:10).

26 E será que, no lugar onde lhes foi dito: “Vós não sois meu povo, Aí serão chamados filhos do Deus vivo”.

E – outra citação de Os 1:10.

E acontecerá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; lá eles serão chamados os filhos – “filhos chamados”

do Deus vivo – A expressão “no lugar onde… ali” parece destinada apenas a dar maior ênfase à mudança graciosa aqui anunciada, da exclusão divina à admissão divina aos privilégios do povo de Deus.

27 Também Isaías clama acerca de Israel: “Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo;

Também Isaías clama – “Mas Isaías clama” – uma expressão denotando um testemunho solene assumido abertamente (Jo 1:157:28,37; Jo 12:44; At 23:624:21).

sobre Israel, embora o número dos filhos – “filhos”

de Israel seja como a areia do mar, a – “o”

remanescente – isto é, o remanescente eleito somente será salvo.

28 porque o Senhor concluirá e executará brevemente a sentença sobre a terra”.

Pois ele terminará o trabalho e cortará – “estará terminando o ajuste e cortando”

é curto em retidão; porque um trabalho curto – “acerto de contas”

o Senhor fará sobre a terra – (Is 10:22-23), como na Septuaginta. O sentido dado a estas palavras pelo apóstolo pode parecer diferente do pretendido pelo profeta. Mas a mesmice do sentimento em ambos os lugares surgirá de imediato, se entendermos essas palavras do profeta, “o consumo decretado transbordará de justiça”, significando que, enquanto um resto de Israel deve ser gentilmente poupado para retornar do cativeiro, “ o consumo decretado ”da maioria impenitente deve ser“ repleto de justiça ”, ou mostrar ilustradamente a justa vingança de Deus contra o pecado. O “acerto de contas curto” parece significar a rápida conclusão de Sua palavra, tanto em cortar uma porção quanto em salvar a outra.

29 E como Isaías predisse: 'Se o Senhor dos Exércitos não houvesse nos deixado descendência, nós nos teríamos tornado como Sodoma, e como Gomorra teríamos sido semelhantes'.

E como Esaias disse – “disse”

antes – isto é, provavelmente em uma parte anterior de seu livro, a saber, Is 1:9.

Se o Senhor dos Exércitos a palavra é hebraico, mas ocorre assim na epístola de Tiago (Tg 5:4), e daí se naturalizou em nossa fraseologia cristã.

não houvesse nos deixado descendência – significando um “remanescente”; pequeno no início, mas no devido tempo para ser uma semente da abundância (compare Sl 22:30-31; Is 6:12-13).

nós fomos – “nos tornamos”

como Sodoma…etc. – Mas para esta semente preciosa, o povo escolhido teria parecido com as cidades da planície, tanto em degeneração de caráter como em desgraça merecida.

30 Então, que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que é pela fé;

Então, que diremos? – “O que agora é o resultado do todo?” O resultado é este – muito diferente do que se poderia esperar.

Que os gentios, que não seguiram a justiça, alcançaram – “alcançaram”

alcançaram a justiça, mas a justiça que é pela fé – Como vimos que “a justiça da fé” é a justiça que justifica (ver em Rm 3:22, etc.), este versículo deve significar que “os gentios, que embora estranhos a Cristo foi bastante indiferente sobre a aceitação com Deus, tendo abraçado o Evangelho assim que foi pregado a eles, experimentou a bem-aventurança de um estado justificado ”.

31 porém, Israel, que buscava a Lei da justiça, não alcançou a Lei

Mas Israel, que seguiu – “seguindo”

depois da lei da justiça, não alcançou – “não alcançou”

até a lei da justiça – A palavra “lei” é usada aqui, pensamos, no mesmo sentido que em Rm 7:23, para denotar “um princípio de ação”; isto é, “Israel, embora sincera e firmemente visando a aceitação com Deus, no entanto, perdeu”.

32 Por quê? Porque não a buscavam pela fé, mas sim, como que pelas obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,

Por quê? Porque eles procuraram não pela fé, mas como foram – sim simplesmente, “como”

pelas obras – como se assim fosse atingível, o que a justificação não é: desde então, portanto, é atingível apenas pela fé, eles a perderam.

para – é duvidoso que esta partícula estivesse originalmente no texto.

Tropeçaram na pedra de tropeço – melhor, “contra a pedra de tropeço”, significando Cristo. Mas nisso eles apenas fizeram.

33 como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha que causa queda; e aquele que nela crer não será envergonhado”.

Como está escrito – (Is 8:14; Is 28:16).

Eis… – Duas predições messiânicas são aqui combinadas, como não é incomum nas citações do Antigo Testamento. Assim combinada, a previsão reúne ambas as classes de quem o apóstolo está tratando: aqueles a quem o Messias deveria ser apenas uma pedra de tropeço, e aqueles que deviam considerá-lo como a pedra angular de todas as suas esperanças. Assim exposto, este capítulo não apresenta sérias dificuldades, nenhuma que não surja do próprio sujeito, cujas profundezas são insondáveis; enquanto que, em qualquer outro ponto de vista, a dificuldade de dar-lhe uma interpretação consistente e digna é, em nosso julgamento, insuperável.

<Romanos 8 Romanos 10>

Introdução à Romanos 9

Perceba, (1) Falar e agir “em Cristo”, com uma consciência não apenas iluminada, mas sob a presente operação do Espírito Santo, não é peculiar ao sobrenaturalmente inspirado, mas é o privilégio, e deve ser o objetivo, de todo crente (Rm 9:1).

(2) A graça não destrói, mas apenas intensifica e eleva os sentimentos da natureza; e os cristãos devem estudar para mostrar isso (Rm 9:2-3).

(3) Pertencer à visível Igreja de Deus e desfrutar de suas altas e santas distinções é da soberana misericórdia de Deus, e deve ser considerado com gratidão devota (Rm 9:4-5).

(4) No entanto, as distinções e privilégios externos mais sagrados não valerão nada para a salvação sem a submissão do coração à justiça de Deus (Rm 9:31-33).

(5) Que tipo de pessoas devem ser “os eleitos de Deus” – em humildade, quando eles se lembram de que Ele os salvou e os chamou, não de acordo com suas obras, mas de acordo com Seu próprio propósito e graça, dados a eles em Cristo Jesus antes do mundo começar (2Tm 1:9); em agradecimento, por “quem te faz diferir, e que tens tu que não recebeste?” (1Co 4:7); em piedade piedosa sobre si mesmos; lembrando que “Deus não é escarnecido”, mas “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7); na diligência “para tornar segura a nossa vocação e eleição” (2Pe 1:10); e ainda com a calma confiança de que “a quem Deus predestina, e chama, e justifica, eles (no devido tempo) Ele também glorifica” (Rm 8:30).

(6) Em todas as disciplinas que, por sua própria natureza, estão além da compreensão humana, será nossa sabedoria estabelecer o que Deus diz em Sua palavra, e realmente fez em Seu procedimento para com os homens, como indiscutível, mesmo que contradiga os resultados. na qual, no melhor exercício de nosso julgamento limitado, podemos ter chegado (Rm 9:14-33).

(7) Sinceridade na religião, ou um desejo geral de ser salvo, com esforços assíduos para fazer o que é certo, será fatal como fundamento de confiança diante de Deus, se não acompanhado de submissão implícita ao Seu método revelado de salvação (Rm 9:31-33).

(8) Na rejeição da grande massa do povo escolhido, e da criação de multidões de gentios alienados, Deus teria homens para ver uma lei de Seu procedimento, que o julgamento do grande dia revelará mais vividamente que “o a última será a primeira e a primeira a última” (Mt 20:16).

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.