Bíblia, Revisar

Romanos 7

1 Não sabeis vós, irmãos (pois estou falando com os que entendem a Lei), que a Lei domina o ser humano por todo o tempo que vive?

Rm 7: 1-25. Assunto do capítulo anterior continuado.

Relação dos crentes com a lei e com Cristo (Rm 7: 1-6).

Recorrendo à afirmação de Rm 6:14, que os crentes “não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”, o apóstolo aqui mostra como esta mudança é trazida, e quais consequências sagradas resultam dela.

ois estou falando com os que entendem a Lei – de Moisés a quem, embora não sejam judeus (veja em Rm 1:13), o Antigo Testamento era familiar.

2 Pois a mulher casada está, pela Lei, ligada ao marido enquanto o ele viver; porém, depois do marido morrer, ela está livre da Lei do marido.

se o marido dela estiver morto – “morra”. Então Rm 7:3.

3 Ou seja, enquanto o marido viver, ela será chamada de adúltera, se for de outro homem; mas depois de morto o marido, ela está livre da Lei, de maneira que não será adúltera se for de outro homem.

ela é casada – “unida”. Então Rm 7:4.

4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei por meio do corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que foi ressuscitado dos mortos, a fim de frutificarmos para Deus.

também vós vos tornastes mortos – antes, “foram mortos”.

para a Lei por meio do corpo de Cristo – através de Seu corpo morto. O apóstolo aqui se afasta de sua palavra usual “morreu”, usando a frase mais expressiva “foram mortos”, para deixar claro que ele quis dizer que eles estavam “crucificados com Cristo” (conforme expresso em Rm 6:3-6 e Gl 2:20).

que vos casar com outro, mesmo para aquele que é “foi”.

ressuscitou dos mortos – para a intenção.

a fim de frutificarmos para Deus – Pensou-se que o apóstolo deveria aqui ter dito que “a lei morreu para nós”, não “nós para a lei”, mas que propositalmente inverteu a figura, para evitar a dureza para os judeus ouvidos da morte da lei [Crisóstomo, Calvino, Hodge, Filipos, etc.]. Mas isso é confundir o projeto do apóstolo ao empregar essa figura, que era meramente ilustrar o princípio geral de que “a morte dissolve a obrigação legal”. Era essencial para seu argumento que nós, e não a lei, devíamos ser o partido moribundo, já que somos nós que somos “crucificados com Cristo” e não a lei. Esta morte dissolve nossa obrigação matrimonial à lei, deixando-nos livres para contrair uma nova relação – unir-se ao Ressuscitado, para a fecundação espiritual, para a glória de Deus [Beza, Olshausen, Meyer, Alford, etc. ]. A confusão, então, está nos expositores, não no texto; e surgiu de não observar que, como o próprio Jesus, os crentes são vistos aqui como tendo uma vida dupla – a velha vida condenada pelo pecado, que eles estabeleceram com Cristo, e a nova vida de aceitação e santidade com a qual eles se levantam. sua fiança e cabeça; e todas as questões desta nova vida, na obediência cristã, são consideradas o “fruto” desta união abençoada ao Ressuscitado. Como tal fecundidade santa era impossível antes que nossa união a Cristo fosse declarada em seguida.

5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que eram pela Lei, operavam nos membros do nosso corpo, a fim de frutificarem para a morte.

Pois, quando estávamos na carne – em nosso estado não regenerado, quando chegamos ao mundo. Veja em Jo 3:6 e veja em Rm 8:5-9.

os movimentos – “paixões” (Margem), “afeições” (como em Gl 5:24), ou “agitações”.

dos pecados – isto é, “levando à comissão dos pecados”.

que eram pela Lei – por ocasião da lei, que se irritava, irritava nossa corrupção interna por suas proibições. Veja em Rm 7:7-9.

operavam nos membros do nosso corpo – os membros do corpo, como os instrumentos pelos quais esses estímulos interiores encontram vazão na ação e se tornam fatos da vida. Veja em Rm 6:6.

a fim de frutificarem para a morte – morte no sentido de Rm 6:21. Assim, o desespero é todo fruto sagrado antes da união a Cristo.

6 Mas agora estamos livres da Lei, estando mortos para aquilo em que estávamos presos, para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da norma escrita.

Mas agora – Na mesma expressão, veja em Rm 6:22, e compare Tg 1:15.

estamos livres da Lei – A palavra é a mesma que, em Rm 6:6 e em outros lugares, é traduzida como “destruída”, e é apenas outra maneira de dizer (como em Rm 7:4) que “nós fomos mortos ao lei pelo corpo de Cristo ”; linguagem que, apesar de áspera ao ouvido, é projetada e ajustada para imprimir ao leitor a violência daquela morte na cruz, pela qual, como por uma chave mortal, somos “libertos da lei”.

estando mortos para aquilo em que estávamos presos – Agora é universalmente aceito que a verdadeira leitura aqui é “estar morto àquilo em que fomos retidos”. A leitura recebida não tem autoridade alguma, e é inconsistente com a tensão do argumento; pois a morte mencionada, como vimos, não é da lei, mas nossa, por meio da união com o Salvador crucificado.

que devemos – “para” ou “para que nós”.

servir em novidade de espírito – “na novidade do espírito”.

e não na velhice da norma escrita – não em nosso velho modo de obediência literal e mecânica à lei divina, como um conjunto de regras externas de conduta, e sem qualquer referência ao estado de nossos corações; mas nesse novo modo de obediência espiritual que, através da união com o Salvador ressurreto, aprendemos a render (compare Rm 2:29; 2Co 3:6).

7 Que diremos, pois? É a Lei pecado? De maneira nenhuma! Todavia, eu não teria conhecido o pecado, se não fosse pela Lei; porque não conheceria a cobiça, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás.

Rm 7: 7-25. Inferências falsas a respeito da lei repelida.

E primeiro, Rm 7: 7-13, no caso do NÃO-GERENCIADO.

Que diremos, pois? É a Lei pecado? De maneira nenhuma! – “Eu disse que quando estávamos na carne a lei agitou nossa corrupção interior, e foi assim a ocasião de um fruto mortal: então a lei é culpada por isso? Longe de nós sermos um pensamento assim.

Não – “Pelo contrário” (como em Rm 8:37; 1Co 12:22; Grego).

eu não teria conhecido o pecado, se não fosse pela Lei – É importante consertar o que se entende por “pecado” aqui. Certamente não é “a natureza geral do pecado” [Alford, etc.], embora seja verdade que isso é aprendido com a lei; pois tal sentido não se ajustará ao que é dito nos versos seguintes, onde o significado é o mesmo que aqui. O único significado que serve para tudo o que é dito a respeito neste lugar é “o princípio do pecado no coração do homem caído”. O sentido, então, é este: “Foi por meio da lei que eu vim a saber o que uma virulência e força de propensão pecaminosa que eu tinha em mim ”. A existência disto não precisava da lei para revelar a ele; pois até mesmo os pagãos reconheceram e escreveram sobre isso. Mas a natureza terrível e o poder desesperado que apenas a lei descobriu – no caminho agora a ser descrito.

porque não conheceria a cobiça, se… – Aqui, infelizmente, a mesma palavra grega é traduzida por três diferentes termos ingleses – “luxúria”; “Cobiçar”; “Concupiscência” (Rm 7:8) – que obscurece o significado. Usando somente a palavra “luxúria”, no sentido amplo de todo “desejo irregular”, ou de todo extravasamento do coração para qualquer coisa proibida, o sentido será melhor revelado; assim: “Porque não conheci a luxúria, a não ser que a lei dissesse: Não cobiçarás a concupiscência; Mas o pecado, tendo (tendo tomado ‘) ocasião pelo mandamento (aquele que o proíbe), operou em mim toda a luxúria. Isto dá uma visão mais profunda do décimo mandamento do que as simples palavras sugerem. O apóstolo viu nela a proibição não apenas do desejo depois de certas coisas ali especificadas, mas do “desejo depois de tudo divinamente proibido”; em outras palavras, toda “luxúria” ou “desejo irregular”. Foi isso que “ele não conhecia senão pela lei”. A lei que proibia todo esse desejo tão agitou sua corrupção que produziu nele “todo tipo de luxúria”. – desejo de todo tipo depois do que era proibido.

8 Mas o pecado, aproveitando-se do mandamento, operou em mim toda variedade de cobiça. Pois sem a Lei o pecado estaria morto.

Pois sem a Lei – isto é, antes que suas extensas exigências e proibições passem a operar sobre nossa natureza corrupta.

pecado era – ao contrário, “é”

morto – isto é, o princípio pecaminoso de nossa natureza está tão adormecido, tão torpe, que sua virulência e poder são desconhecidos, e para nosso sentimento é tão bom quanto “morto”.

9 Antes eu vivia sem a Lei; mas quando veio o mandamento, o pecado reviveu, e eu morri;

Antes eu vivia sem a Lei – “Nos dias de minha ignorância, quando, nesse sentido, um estranho à lei, eu me considerava um homem justo e, como tal, tinha direito à vida nas mãos de Deus. “

mas quando veio o mandamento – proibindo todo desejo irregular; pois o apóstolo vê nisso o espírito de toda a lei.

o pecado reviveu – “veio à vida”; em sua malignidade e força, inesperadamente se revelou, como se tivesse surgido dos mortos.

e eu morri – “me vi, nos olhos de uma lei nunca guardada e não para ser mantida, um homem morto”.

10 e descobri que o mandamento, que era para a vida, resultou-me para a morte.

E assim.

o mandamento, que foi, etc. – projetado

dar

vida – através da manutenção dela.

Eu descobri ser até a morte – através da quebra.

Para o pecado – minha natureza pecaminosa.

tomar a ocasião pelo mandamento, me enganou – ou “me seduziu” – puxou-me para o lado daquilo que o mandamento proibia.

e por isso me matou – “me descobri para ser condenado e fora homem” (compare Rm 7:9, “eu morri”).

11 Pois o pecado, aproveitando o mandamento, me enganou, e por ele me matou.
12 Portanto, a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo, e bom.

Wherefore – “Então isso.”

a lei é – “é de fato”

bom, e o mandamento – aquele a que muitas vezes se refere, que proíbe toda luxúria.

santo e justo e bom.

13 Então o que é bom se tornou para mim morte? De maneira nenhuma! Mas foi o pecado, para que se mostrasse como pecado, que operou a morte em mim por meio do bem, a fim de que, por meio do mandamento, o pecado se tornasse excessivamente pecaminoso.

Foi então o que é bom feito – “Então, o que é bom tornar-se”

morte para mim? Deus me livre – isto é, “a culpa da minha morte está na boa lei? Fora com esse pensamento.

Mas o pecado se tornou morte para mim até o fim.

que pode parecer pecado – que possa ser visto em sua verdadeira luz.

trabalhando a morte em “sim”

por meio do bem, a fim de que, por meio do mandamento, o pecado se tornasse excessivamente pecaminoso – “que sua enorme torpitude pode destacar-se para ver, através de transformar a santa, justa e boa lei em um provocador para as próprias coisas que é proíbe. ”Tanto pela lei em relação aos não-regenerados, de quem o apóstolo se toma como exemplo; primeiro, em sua condição de ignorância e autoconhecimento; em seguida, sob humilhantes descobertas de sua incapacidade de guardar a lei, através de sua contrariedade interna; finalmente, como auto-condenado, e já, na lei, um homem morto. Alguns perguntam a que período de sua história registrada essas circunstâncias se relacionam. Mas não há razão para pensar que eles foram forjados em tal descoberta consciente e explícita em qualquer período de sua história antes de “encontrar o Senhor no caminho”; e embora, “em meio a multidão de seus pensamentos dentro dele” durante sua memorável cegueira de três dias imediatamente depois disso, tais visões da lei e de si mesmo seriam sem dúvida jogadas para cima e para baixo até que elas se formassem como são descritas aqui. (veja em At 9:9) consideramos toda a descrição de suas lutas internas e progresso, antes como o resultado final de todas as suas lembranças passadas e subsequentes reflexões sobre seu estado não regenerado, que ele lança em forma histórica apenas para maior vivacidade. Mas agora o apóstolo repele falsas inferências sobre a lei, em segundo lugar: Rm 7:14-25, no caso do REGENERADO; tomando-se aqui também como exemplo.

14 Pois sabemos que a Lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido como servo do pecado.

Pois sabemos que a lei é espiritual – em suas exigências.

mas eu sou carnal – carnal (ver em Rm 7:5), e como tal, incapaz de obedecer espiritual.

vendido como servo do pecado – escravizado por ele. O “eu” aqui, embora, obviamente, não o regenerado, não é nem o não regenerado, mas o princípio pecaminoso do homem renovado, como é expressamente declarado em Rm 7:18.

15 Porque não entendo o que faço, pois o que quero, isso não faço; mas o que eu odeio, isso faço.

Porque… – melhor, “Para o que eu faço eu não sei”; isto é: “Ao obedecer aos impulsos da minha natureza carnal, sou o escravo de outra vontade que a minha como homem renovado?”

para, etc. – em vez disso, “para não o que eu gostaria (desejo, desejo) que eu, mas o que eu odeio que eu faço.”

16 E se faço o que não quero, consinto que a Lei é boa;

Se então eu faço o que eu não faria – “Mas se o que eu não faria isso eu faço”

Eu concordo com a lei que é bom – “o julgamento do meu homem interior concordando com a lei”.

Spoiler title

Agora então não é mais eu – meu eu renovado.

que faz isso – “que funciona isso.”

mas sim, o pecado que habita em mim – aquele princípio de pecado que ainda tem sua morada em mim. Para explicar isso e as seguintes declarações, como muitos fazem (mesmo Bengel e Tholuck), dos pecados dos homens não renovados contra suas melhores convicções, é fazer violência dolorosa à linguagem do apóstolo, e afirmar do não regenerado o que é falso. . Aquela coexistência e hostilidade mútua de “carne” e “espírito” no mesmo homem renovado, que é tão claramente ensinado em Rm 8:4, etc., e em Gl 5:16, etc., é a verdadeira e única chave para a linguagem deste e dos versos seguintes. (Não é necessário dizer que o apóstolo significa não renegar a culpa de ceder às suas corrupções, dizendo: “não é ele que faz isso, mas o pecado que nele habita”. Os primeiros hereges assim abusavam de sua linguagem; toda a tensão da passagem mostra que seu único objetivo ao se expressar era trazer mais vividamente diante de seus leitores o conflito de dois princípios opostos, e quão inteiramente, como um novo homem – honrando de sua alma íntima a lei de Deus – ele condenou e renunciou a sua natureza corrupta, com suas afeições e luxúrias, suas agitações e suas saídas, raiz e ramo).

18 Porque sei que em mim, isto é, em minha carne, não habita bem algum; porque o querer está em mim; porém o fazer o bem, não.

Pois, etc. – melhor: “Pois sei que não habita em mim, nem em minha carne, nenhum bem.”

para a vontade – “desejo”.

está presente comigo; mas como executar o que é bom – o suplemento “como”, em nossa versão, enfraquece a afirmação.

Eu não acho – Aqui, novamente, nós temos o eu duplo do homem renovado; “Em mim não habita bem; mas esse eu corrupto não é meu verdadeiro eu; é apenas o pecado que habita em meu eu real, como um homem renovado ”.

19 Pois o bem que quero, não faço; mas o mal que não quero, isso faço.

Pois… – O conflito aqui descrito graficamente entre um eu que “deseja” fazer o bem e um eu que apesar disso faz o mal, não podem ser as lutas entre consciência e paixão no não regenerado, porque a descrição dada a este “ desejo de fazer o bem ”em Rm 7:22 é tal que não pode ser atribuído, com a menor demonstração de verdade, a qualquer que seja a renovação.

20 Ora, se faço o que não quero, não sou eu que faço, mas sim, o pecado que habita em mim.
21 Acho, então, esta lei: que quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 Pois, quanto ao ser interior, tenho prazer na Lei de Deus;

Pois, quanto ao ser interior, tenho prazer na Lei de Deus – “do fundo do meu coração”. A palavra aqui traduzida “deleite” é de fato mais forte do que “consentimento” em Rm 7:16; mas ambos expressam um estado de espírito e coração ao qual o homem não regenerado é um estranho.

23 mas em meus membros vejo outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende sob a lei do pecado, que está nos meus membros.

Mas eu vejo outro – deve ser “diferente”

lei em meus membros – (Veja em Rm 7:5).

que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende sob a lei do pecado, que está nos meus membros – Neste importante versículo, observe primeiro que a palavra “lei” significa um princípio interior de ação, bem ou mal, operando com a fixidez e regularidade de uma lei. O apóstolo encontrou duas dessas leis dentro dele; o um “a lei do pecado em seus membros”, chamado (em Gl 5:17,24) “a carne que cobiça contra o espírito”, “a carne com as afeições e luxúrias”, isto é, a pecadora princípio no regenerado; o outro, “a lei da mente”, ou o princípio sagrado da natureza renovada. Segundo, quando o apóstolo diz que “vê” um desses princípios “guerreando contra” o outro, e “trazendo-o ao cativeiro” para si mesmo, ele não está se referindo a qualquer rebelião real acontecendo dentro dele enquanto ele estava escrevendo, ou para qualquer cativeiro aos seus próprios desejos então existentes. Ele está simplesmente descrevendo os dois princípios conflitantes e apontando qual era a propriedade inerente de cada um visar a produzir. Terceiro, quando o apóstolo se descreve como “levado ao cativeiro” pelo triunfo do princípio pecaminoso de sua natureza, ele fala claramente na pessoa de um homem renovado. Os homens não se sentem em cativeiro nos territórios de seu próprio soberano e associados a seus próprios amigos, respirando uma atmosfera agradável e agindo de forma bastante espontânea. Mas aqui o apóstolo descreve a si mesmo, quando atraído sob o poder de sua natureza pecaminosa, arrastado à força e relutantemente arrastado para o acampamento de seu inimigo, do qual ele alegremente faria sua fuga. Isso deve resolver a questão, se ele está falando aqui como um homem regenerado ou o inverso.

24 Miserável homem que sou ! Quem me livrará deste corpo de morte?

O apóstolo fala do “corpo” aqui com referência à “lei do pecado” que ele havia dito “nos seus membros”, mas meramente como o instrumento pelo qual o pecado do coração se encontra em ação, e como ele mesmo a sede dos apetites inferiores (ver em Rm 6:6 e ver em Rm 7:5); e ele o chama de “o corpo desta morte”, como sentindo, no momento em que escreveu, os horrores daquela morte (Rm 6:21 e Rm 7:5) nos quais o arrastou para baixo. Mas a linguagem não é a de um pecador recém-despertado para a visão de seu estado perdido; é o grito de um crente vivo, mas agonizante, sobrecarregado sob um fardo que não é ele mesmo, mas que anseia se livrar de seu eu renovado. Nem a questão implica a ignorância do modo de alívio na época referida. Ele foi projetado apenas para preparar o caminho para essa explosão de gratidão pelo remédio divinamente fornecido que se segue imediatamente.

25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, eu mesmo com o entendimento sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado.

Eu agradeço a Deus – a Fonte.

através de Jesus Cristo – o canal da libertação.

Então, para resumir todo o assunto.

com a mente – a mente, de fato.

Assim, eu mesmo com o entendimento sirvo à Lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado – “Tal é o caráter imutável desses dois princípios dentro de mim. A santa lei de Deus é cara à minha mente renovada e tem o serviço voluntário do meu novo homem; embora essa natureza corrupta que ainda permanece em mim ouça os ditames do pecado ”.

<Romanos 6 Romanos 8>

Introdução à Romanos 7

Perceba, (1) Todo este capítulo foi de serviço essencial para os reformadores em suas contendas com a Igreja de Roma. Quando os teólogos daquela igreja corrupta, em um espírito pelagiano, negaram que o princípio pecaminoso em nossa natureza caída, que eles chamavam de “Concupiscência”, e que é comumente chamado de “Pecado Original”, tivesse a natureza do pecado, eles eram triunfalmente respondeu a partir deste capítulo, onde – tanto na primeira seção dele, que fala sobre isso no não regenerado, e no segundo, que trata de sua presença e atuações em crentes – é explicitamente, enfaticamente, e repetidamente chamado de “pecado Como tal, eles consideraram condenável. (Veja as Confissões das Igrejas Luterana e Reformada). No século seguinte, os ortodoxos na Holanda tiveram a mesma controvérsia a travar com os “Remonstrantes” (os seguidores de Arminius), e eles a empreenderam no campo deste capítulo.

(2) Aqui vemos que a incapacidade é consistente com a responsabilidade. (Veja Rm 7:18; Gl 5:17). “Como as Escrituras reconhecem constantemente a verdade dessas duas coisas, também estão constantemente unidas na experiência cristã. Todos sentem que ele não pode fazer as coisas que ele faria, mas é sensato que ele é culpado por não fazê-las. Que qualquer homem teste seu poder pela requisição de amar a Deus perfeitamente em todos os momentos. Ai! como toda a nossa incapacidade! Mas quão profunda é nossa auto-aversão e auto-condenação! ”[Hodge].

(3) Se a primeira visão da Cruz pelos olhos da fé desperta sentimentos que nunca serão esquecidos e, em um sentido, nunca será repetida – como a primeira vista de uma paisagem encantadora – a descoberta experimental, nos últimos estágios da paisagem. A vida cristã, de seu poder de derrotar e mortificar a corrupção inveterada, de purificar e curar-se de sucessivos e persistentes desvios, e assim triunfar sobre tudo o que ameaça destruir aqueles pelos quais Cristo morreu, a fim de trazê-los a salvo tempestuosos mares desta vida para o refúgio do descanso eterno – é assistido com ainda mais a maravilha que afeta o coração atrai mais profunda gratidão, e resulta na mais exaltada adoração dAquele cuja obra Salvação é do princípio ao fim (Rm 7:24-25).

(4) É triste quando tópicos como estes são tratados como meras questões de interpretação bíblica ou teologia sistemática. Nosso grande apóstolo não podia tratá-los à parte da experiência pessoal, da qual os fatos de sua própria vida e os sentimentos de sua própria alma forneciam-lhe ilustrações tão vivas quanto apropriadas. Quando alguém é incapaz de ir longe na investigação do pecado interior, sem entrar em um “homem miserável que eu sou!” E não pode entrar no caminho do alívio sem exclamar “agradeço a Deus através de Jesus Cristo, nosso Senhor” ele encontrará suas meditações ricas em frutos para sua própria alma, e pode esperar, através dEle que preside em todos esses assuntos, acender em seus leitores ou ouvintes as mesmas emoções abençoadas (Rm 7:24-25). Assim seja mesmo agora, ó Senhor!

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.