Bíblia, Revisar

2 Coríntios 3

1 Por acaso começamos a recomendarmos a nós mesmos outra vez? Ou necessitamos, como alguns necessitam, de cartas de recomendação para vós, ou de vossa recomendação?

Por acaso começamos a recomendarmos a nós mesmos outra vez? (2Co 5:12) (como alguns deles podem dizer que ele havia feito em sua primeira epístola, ou, uma reprovação para “alguns” que tinham começado a fazê-lo)!

comenda – recomendação. (Compare 2Co 10:18). O “alguns” refere-se a pessoas particulares dos “muitos” professores (2Co 2:17) que se opuseram a ele, e que vieram a Corinto com cartas de recomendação de outras igrejas; e ao sair daquela cidade obtivemos cartas semelhantes dos coríntios para outras igrejas. O décimo terceiro cânon do Concílio de Calcedônia (ad 451) ordenou que “clérigos chegando a uma cidade onde eles eram desconhecidos, não deveriam ser autorizados a oficiar sem cartas elogiosas de seu próprio bispo.” A história (At 18:27) confirma a existência do costume aqui aludido na epístola: “Quando Apolo estava disposto a passar para a Acaia [Corinto], os irmãos [de Éfeso] escreveram, exortando os discípulos a recebê-lo”. Isso foi cerca de dois anos antes da Epístola, e é provavelmente um dos exemplos a que Paulo se refere, como muitos em Corinto se gabavam de serem seguidores de Apolo (1Co 1:12).

2 Vós sois nossa carta de recomendação, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos,

nossa epístola – de recomendação.

em nossos corações – não cartas carregadas apenas nas mãos. Sua conversão através do meu instrumentalismo, e sua fé que é “conhecida de todos os homens” por reportagem generalizada (1Co 1:4-7), e que é escrita pela memória e afeição no íntimo do meu coração e é transmitida onde quer que eu vá, é minha carta de recomendação (1Co 9:2).

conhecida e lida – palavras aparentadas na raiz, som e sentido (2Co 1:13). “Vocês são conhecidos por serem meus convertidos pelo conhecimento geral: então vocês são conhecidos mais particularmente por refletirem minha doutrina em sua vida cristã.” A caligrafia é primeiro “conhecida”, então a epístola é “lida” (Grotius) (2Co 4:2, 1Co 14:25). Não existe um sermão tão poderoso no mundo, como uma vida cristã consistente. O olho do mundo absorve mais que o ouvido. As vidas dos cristãos são os únicos livros religiosos que o mundo lê. Inácio [Epístola aos Efésios, 10] escreve: “Dê aos incrédulos a chance de acreditar em você. Considere-se empregado por Deus; suas vidas, a forma de linguagem em que Ele as aborda. Seja brando quando estão zangados, humildes quando são arrogantes; a sua blasfêmia se opõe à oração sem cessar; a sua inconsistência, uma adesão firme à sua fé ”.

3 Manifestando que sois a carta de Cristo, administrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivente; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.

Manifestando – A carta é escrita de maneira tão legível que pode ser “lida por todos os homens” (2Co 3:2). Traduzir: “Ser manifestamente mostrado ser uma epístola de Cristo”; uma carta vinda manifestamente de Cristo, e “ministrada por nós”, isto é, levada e apresentada por nós como seus portadores (ministradores) àqueles (o mundo) para quem ela é destinada: Cristo é o Escritor e o Recomendador, são a carta nos recomendando.

escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivente – Paulo era a caneta de ministração ou outro instrumento de escrita, bem como o portador de ministração e apresentador da carta. “Não com tinta” está em contraste com as cartas de recomendação que “alguns” em Corinto (2Co 3:1) usavam. “Tinta” também é usada aqui para incluir todos os materiais externos para escrever, como as tabelas sinaíticas de pedra. Estes, porém, não foram escritos com tinta, mas “esculpidos” pelo “dedo de Deus” (Êx 31:18; Êx 32:16). A epístola de Cristo (Seus membros crentes convertidos por Paulo) é ainda melhor: está escrita não apenas com o dedo, mas com o “Espírito do Deus vivo”; não é o “ministério da morte” como a lei, mas o “espírito vivo” que “dá vida” (2Co 3:6-8 ).

não em – não em tabelas (comprimidos) de pedra, como os dez mandamentos foram escritos (2Co 3:7).

em tábuas de carne do coração – TODOS os melhores manuscritos lêem: “Em seus corações [que são] tábuas de carne”. Uma vez que seus corações foram espiritualmente, o que as tábuas da lei eram fisicamente, tábuas de pedra, mas Deus tem “ tirou o coração de pedra da tua carne, deu-te um coração de carne ”(carnudo, não carnal, isto é, carnal; por isso está escrito:“ da tua carne ”, isto é, a tua natureza carnal), Ez 11:19; Ez 36:26. Compare 2Co 3:2, “Assim como você é nossa epístola escrita em nossos corações”, assim Cristo fez em primeiro lugar a você “Sua epístola escrita com o Espírito em (seus) corações”. Eu aguento meu coração, como um testemunho para todos os homens, o que Cristo tem por Seu Espírito escrito em seu coração (Alford). (Veja Pv 3:3; Pv 7:3; Jr 31:31-34). Esta passagem é citada por Paley [Horae Paulinae] como ilustrando uma peculiaridade do estilo de Paulo, a saber, sua palavra em uma reflexão parentética: aqui está a palavra “Epístola”. Assim, “saborear”, 2Co 2:14-17.

4 E tal confiança temos por Cristo para com Deus.

E – grego, “Mas”. “Confiança, no entanto (a saber, de nossa suficiência”, 2Co 3:5, 2Co 3:6; 2Co 2:16  ao qual ele reverte após o parêntese – como ministros do Novo Testamento, “não insinuando, ‘2Co 4:1), temos através de Cristo (não através de nós mesmos, compare 2Co 3:18) para com Deus” (isto é, em nossa relação com Deus e Sua obra, o ministério cometido por Ele para nós, para o qual devemos prestar contas a ele). A confiança em direção a Deus é sólida e real, como olhar para Ele para a força necessária agora, e também para a recompensa da graça a ser dada daqui em diante. Compare At 24:15, “esperança para com Deus”. A confiança humana é irreal na medida em que procura o homem por sua ajuda e sua recompensa.

5 Não que sejamos capazes de pensar alguma coisa de nós como se fosse de nós mesmos, mas nossa capacidade é de Deus;

O grego é: “Não que somos (mesmo depois de tão longa experiência como ministros) suficiente para pensar em algo de nós mesmos como (vindo) de nós mesmos; mas nossa suficiência é (derivada) DE DEUS ”.“ De ”refere-se mais definitivamente à fonte da qual uma coisa vem; “De” é mais geral.

pensar grego, “raciocinar” ou “inventar”; para alcançar a pregação sadia pelos nossos raciocínios (Theodoret). O “nós” se refere aqui aos ministros (2Pe 1:21).

qualquer coisa – até o mínimo. Não podemos esperar muito do homem ou muito de Deus.

6 O qual também nos fez capazes para sermos ministros do Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

capazbes – em vez disso, como o grego é o mesmo, correspondente a 2Co 3:5, traduzir, “suficiente como ministros” (Ef 3:7; Cl 1:23).

do Novo Testamento – “a nova aliança”, em contraste com o Antigo Testamento ou aliança (1Co 11:25; Gl 4:24). Ele volta aqui novamente ao contraste entre a lei sobre “tábuas de pedra” e aquela “escrita pelo Espírito nas tábuas carnais do coração” (2Co 3:3).

não da letra – juntou-se a “ministros”; ministros não do mero preceito literal, em que a antiga lei, como então entendida, consistia; “Mas do Espírito”, isto é, a santidade espiritual que está sob a lei antiga, e que a nova aliança traz à luz (Mt 5:17-48  com novos motivos acrescentados, e um novo poder de obediência transmitido, , o Espírito Santo (Rm 7:6). Mesmo escrevendo a carta do Novo Testamento, Paulo e os outros escritores sagrados eram ministros não da letra, mas do espírito. Nenhuma piedade de espírito poderia isentar um homem do jugo da letra de cada ordenança legal sob o Antigo Testamento; pois Deus havia apontado isso como o caminho pelo qual Ele escolheu um judeu devoto para expressar seu estado mental em relação a Deus. O cristianismo, por outro lado, torna o espírito de nossas observâncias externas tudo, e a carta uma consideração secundária (Jo 4:24). Ainda assim, a lei moral dos dez mandamentos, sendo escrita pelo dedo de Deus, é tão obrigatória agora como sempre; mas ponha mais no espírito evangélico do “amor” do que na letra de uma obediência servil e numa espiritualidade mais profunda e mais completa (Mt 5:17-48; Rm 13:9). Nenhum preceito literal poderia compreender plenamente a ampla gama de santidade que o AMOR, a obra do Espírito Santo, sob o Evangelho, sugere ao coração do crente instintivamente da palavra compreendida em sua profunda espiritualidade.

carta mata – trazendo para casa o conhecimento da culpa e sua punição, morte; 2Co 3: 7, “ministração da morte” (Rm 7:9).

o Espírito vivifica – O espírito do Evangelho, quando levado para o coração pelo Espírito Santo, dá nova vida espiritual a um homem (Rm 6:4; Rm 6:11). Este “espírito de vida” é para nós em Cristo Jesus (Rm 8:02, Rm 8:10), que habita no crente como um “vivificante” ou “espírito vivificante” (1Co 15:45). Note que o espiritualismo dos racionalistas é muito diferente. Não admitiria nenhuma “revelação estereotipada”, exceto tanto quanto o próprio instrumento interior de revelação do homem, a consciência e a razão, pode aprovar: assim fazendo a consciência julgar a palavra escrita, ao passo que os apóstolos tornam a palavra escrita o juiz. da consciência (At 17:11; 1Pe 4:1). A verdadeira espiritualidade repousa sobre toda a palavra escrita, aplicada à alma pelo Espírito Santo como o único intérprete infalível de sua espiritualidade de longo alcance. A letra não é nada sem o espírito, em um assunto essencialmente espiritual. O espírito não é nada sem a letra, num registro substancialmente histórico.

7 E se o ministério da morte em letras, impresso em pedras, foi com glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória de seu rosto, que se extinguia,

o ministério da morte – a dispensação legal, resumida no Decálogo, que denuncia a morte contra o homem por transgressão.

impresso em pedras – Não há “e” no grego. A tradução literal é “O ministério da morte em letras”, do qual “gravado em pedras” é uma explicação. A preponderância dos manuscritos mais antigos é para a leitura da versão em inglês. Mas um (talvez o mais antigo manuscrito existente) tem “na letra”, que se refere às palavras precedentes (2Co 3:6), “a letra mata”, e essa parece ser a leitura provável. Mesmo se lermos como Versão em Inglês, “O ministério da morte (escrito) em letras”, alude aos preceitos literais da lei como apenas nos trazendo o conhecimento do pecado e “morte”, em contraste com “o Espírito” no Evangelho trazendo-nos “vida” (2Co 3:6). A oposição entre “as letras” e “o Espírito” (2Co 3:8) confirma isso. Isso explica por que a frase em grego deveria estar “em letras”, em vez da frase comum que a versão inglesa substituiu, “escrita e”.

foi glorioso – literalmente, “foi feito (investido) em glória”, a glória era a atmosfera com a qual estava envolvida.

não podiam fixar os olhos – literalmente, “fixe os olhos”. Êx 34:30, “A pele do rosto brilhou; e eles estavam com medo de se aproximarem dele. ”“ Não poderia, ”significa aqui,“ para o medo. ”A“ glória do semblante de Moisés ”no Sinai faleceu quando a ocasião terminou: um tipo do caráter transitório do dispensação que ele representava (2Co 3:11), em contraste com a permanência da dispensação cristã (2Co 3:11).

8 Por acaso o ministério do Espírito não terá ainda mais glória?

ainda mais glória – literalmente, “seja bastante (isto é, ainda mais, investido) em glória”. “Deve ser”, isto é, será encontrado em parte agora, mas plenamente quando a glória de Cristo e Seus santos ser revelado.

9 Porque se o ministério da condenação teve glória, o ministério da justiça excede muito mais em glória.

ministração da condenação – a lei considerada na “carta” que “mata” (2Co 3:6; Rm 7:9-11). O mais antigo manuscrito existente parece ler como versão em inglês. Mas a maioria dos manuscritos quase contemporâneos, versões e Padres, dizia: “Se à ministração da condenação houver glória”.

o ministério da justiça – o Evangelho, que revela especialmente a justiça de Deus (Rm 1:17), e imputa justiça aos homens através da fé em Cristo (Rm 3:21-28; Rm 4:3, Rm 4:22-25) e comunica justiça pelo Espírito (Rm 8:1-4).

exceder – “abundam”.

10 Pois o que já foi glorioso, em comparação, deixou de ter glória, por causa da glória superior.

tinha ”) perdeu a sua glória a este respeito em razão da glória suprema (do Evangelho): como a luz das estrelas e da lua se desvanece na presença do sol.

11 Porque se o que se extinguiu teve glória, muito mais glória tem o que permanece.

foi glorioso – literalmente, “foi com glória”; ou “marcado pela glória”.

aquilo que permanece permanece (Ap 14:6). Não “o ministério”, mas o Espírito e Seus acompanhamentos, vida e retidão.

teve glória – literalmente, “está na glória”. O grego “com” ou “por” é apropriadamente aplicado àquele de que a glória era passageira. “Em” àquilo de que a glória é permanente. O contraste entre o Antigo e o Novo Testamento prova que os principais opositores de Paulo em Corinto eram judaizantes.

12 Visto que temos tal esperança, falamos com muita ousadia,

tal esperança – da glória futura, que resultará da ministração do Evangelho (2Co 3:8, 2Co 3:9).

clareza de discurso – abertura; sem reserva (2Co 2:17; 2Co 4:2).

13 Não como Moisés, que punha um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não enxergassem o fim do que se extinguia.

Nós não usamos nenhum disfarce, “como Moisés colocou um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que estava para ser feito” [Ellicott e outros]. A visão de Êx 34:30-35, de acordo com a Septuaginta, é adotada por Paulo, que Moisés, ao entrar para falar com Deus, removeu o véu até que ele saiu e falou com o povo; e então, quando ele terminou de falar, vestiu o véu para que não olhassem para o fim ou o desvanecimento daquela glória transitória. O véu era o símbolo de encobrimento, colocado diretamente depois da fala de Moisés; de modo que as revelações de Deus por ele foram interrompidas por intervalos de ocultação (Alford). Mas a visão de Alford não está de acordo com 2Co 3:7; os israelitas “não podiam olhar fixamente na face de Moisés para a glória de seu semblante”. Claramente, o véu de Moisés foi colocado por não terem sido capazes de “olhar com firmeza para ele”. Paulo aqui (2Co 3:13) passa do fato literal para a verdade simbolizada por ele, a cegueira de judeus e judaizantes até o fim último da lei: afirmando que Moisés colocou o véu para que eles não pudessem olhar firmemente (Cristo, Rm 10:4) fim daquela (lei) que (como a glória de Moisés) é eliminada. Não que Moisés tivesse esse propósito; mas muitas vezes Deus atribui aos Seus profetas o propósito que Ele mesmo tem. Porque os judeus não veriam, Deus os entregou judicialmente para não ver. A glória do rosto de Moisés é antitipicamente a glória de Cristo brilhando por trás do véu das ordenanças legais. O véu que foi levado para o crente é deixado para o judeu incrédulo, de modo que ele não deve ver (Is 6:10; At 28:26, At 28:27). Ele pára na letra da lei, não vendo o fim dela. A glória evangélica da lei, como o brilho da face de Moisés, não pode ser suportada por um povo carnal e, portanto, permanece velada até que o Espírito venha tirar o véu (2Co 3:14-17) (Cameron) .

14 Porém suas mentes foram endurecidas, porque até hoje fica o mesmo véu ainda coberto na leitura do antigo pacto, o qual é extinto por Cristo.

Parenthetical: dos cristãos em geral. Ele retoma o assunto do ministério, 2Co 4:1.

mentes – grego, “percepções mentais”; “Entendimentos”.

cego – em vez disso, “endurecido”. O oposto de “olhar com firmeza no fim” da lei (2Co 3:13). O véu no rosto de Moisés é mais típico do véu que está em seus corações.

Desapareça… que véu – antes, “o mesmo véu… permanece incólume [literalmente, não revelado], de forma que eles não o veem (não o véu como Versão em Inglês, mas‹ O VELHO TESTAMENTO ”, ou aliança de lei ordenanças) é feito (2Co 3:7, 2Co 3:11, 2Co 3:13) em Cristo “ou, como Bengel,” Porque é feito em Cristo “, isto é, não é eliminado salvo em Cristo: o véu, portanto, permanece a distância deles, porque eles não virão a Cristo, que o faz, com a lei como uma mera carta. Se uma vez eles viram que a lei é abolida Nele, o véu não estaria mais em seus corações ao lê-la publicamente em suas sinagogas (assim, “ler” significa, At 15:21). Eu prefiro o primeiro.

15 Mas até hoje, quando se lê as palavras de Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

o véu está – antes, “um véu jaz sobre o coração” (o entendimento deles, afetado pela vontade corrupta, Jo 8:43; 1Co 2:14). O Tallith foi usado na sinagoga por todos os adoradores, e para este véu pairando sobre o peito pode haver uma alusão indireta aqui (ver em 1Co 11:4): o apóstolo fazendo-o simbolizar o véu espiritual em seu coração.

16 Porém quando se converterem ao Senhor, então o véu será tirado.

Moisés tirou o véu ao entrar na presença do Senhor. Assim, quanto aos israelitas a quem Moisés representa, “quando seu coração (isto) vira (não como Versão Inglesa, ‘virará’) para o Senhor, o véu é (pelo próprio fato; não como Versão em Inglês, ‘será’ ) Êx 34:34 é a alusão; não Êx 34:30, Êx 34:31, como Alford pensa. Sempre que os israelitas se voltam para o Senhor, que é o Espírito da lei, o véu é retirado de seus corações na presença do Senhor: como o véu literal foi tirado por Moisés ao ir diante de Deus: não mais descansando sobre os mortos carta, o véu, eles pelo Espírito comungam com Deus e com o espírito interior da aliança Mosaica (que responde à glória do rosto de Moisés, desvelado na presença de Deus).

17 O Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

o Senhor – Cristo (2Co 3:14, 2Co 3:16; 2Co 4:5).

é o Espírito – é O Espírito, a saber, aquele Espírito mencionado em 2Co 3:6, e aqui resumido após o parêntese (2Co 3:7-16): Cristo é o Espírito e “fim” do Antigo Testamento, que dá vida a ela, enquanto “a letra mata” (1Co 15:45 ; Ap 19:10, fim).

onde o Espírito do Senhor está – no “coração” de um homem (2Co 3:15; Rm 8:9; 10).

aí há liberdade – (Jo 8:36). “Lá” e só lá. Tais deixam de ser escravos da letra, o que eram enquanto o véu estava em seu coração. Eles são livres para servir a Deus no Espírito, e se regozijam em Cristo Jesus (Fp 3: 3): eles não têm mais o espírito de escravidão, mas de filiação livre (Rm 8:15; Gl 4:7). “Liberdade” se opõe à letra (das ordenanças legais) e ao véu, o emblema da escravidão: também ao medo que os israelitas sentiram ao ver a glória de Moisés revelada (Êx 34:30Jo 4:18 ).

18 E todos nós, com o rosto descoberto, refletindo como que um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, segundo a mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

E todos nós – cristãos, em contraste com os judeus que têm um véu em seus corações, respondendo ao véu de Moisés em seu rosto. Ele não retoma a referência aos ministros até 2Co 4:1.

com o rosto aberto – Traduza: “com o rosto descoberto” (o véu sendo removido na conversão): em contraste com o “oculto” (2Co 4:3).

como num espelho – em um espelho, ou seja, o Evangelho que reflete a glória de Deus e de Cristo (2Co 4:4; 1Co 13:12; Tg 1:23, Tg 1:25).

são transformados na mesma imagem – ou seja, a imagem da glória de Cristo, espiritualmente agora (Rm 8:29; 1Jo 3:3); um sincero da mudança corporal a seguir (Fp 3:21). Por mais que muitos sejam, os crentes refletem mais ou menos a mesma imagem de Cristo: uma prova da verdade do cristianismo.

de glória em glória – de um grau de glória para outro. Assim como o rosto de Moisés captou um reflexo da glória de Deus por estar em Sua presença, assim os crentes são transformados em Sua imagem ao contemplá-Lo.

mesmo como, etc. – Apenas uma tal transformação “como” era de se esperar do “Senhor do Espírito” (não como Versão em Inglês, “o Espírito do Senhor”) (Alford) (2Co 3:17): “ que recebe das coisas de Cristo, e mostra-nos para nós “(Jo 16:14; Rm 8:10, Rm 8:11). (Compare com a seguir, Sl 17:15; Ap 22:4).

<2 Coríntios 2 2 Coríntios 4>

Introdução à 2 Coríntios 3

O único elogio que ele precisa para provar a sanção de Deus de seu ministério que ele tem em seus conversos coríntios: Seu ministério supera o Mosaico, como o evangelho da vida e liberdade excede a lei da condenação.

Leia também uma introdução à Segunda Epístola aos Coríntios.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.