Bíblia, Revisar

Tiago 1

1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que estão na dispersão, saudações!

Tg 1: 1-27. Inscrição: Exortação na audição, fala e ira.

O último assunto é discutido em Tiago 3: 13-4: 17.

Tiago – um apóstolo da circuncisão, com Pedro e João, Tiago em Jerusalém, Palestina e Síria; Pedro na Babilônia e no Oriente; João em Éfeso e Ásia Menor. Pedro se dirige aos dispersos judeus de Ponto, Galácia e Capadócia; Tiago, os israelitas das doze tribos espalhadas no exterior.

servo de Deus – não que ele não fosse um apóstolo; porque Paulo, um apóstolo, também se chama assim; mas, quando se dirige aos israelitas em geral, inclusive indiretamente, os incrédulos, ele humildemente omite o título de “apóstolo”; assim Paulo, por escrito, aos hebreus; similarmente Jude, um apóstolo, em sua epístola geral.

Jesus Cristo – não mencionado novamente, salvo em Tg 2:1; de modo algum em seus discursos (At 15:14-1521:20-21), para que sua introdução do nome de Jesus mais frequentemente pareça surgir da vaidade, como sendo “o irmão ”(Bengel). Seu ensinamento sendo prático, ao invés de doutrinário, exigia menções menos frequentes do nome de Cristo.

que estão na dispersão – literalmente “que estão na dispersão”. A dispersão dos israelitas e sua conexão com Jerusalém como centro de religião era um meio divinamente ordenado de propagar o cristianismo. As tropas peregrinas da lei tornaram-se caravanas do Evangelho (Wordsworth).

saudações – não encontrada em nenhuma outra carta cristã, mas em Tiago e na Epístola do Sínodo de Jerusalém para as igrejas gentias; uma coincidência e marca ou genuinidade não planejada. No original grego ({chairein}) para “saudação”, há uma conexão com a “alegria” para a qual eles são exortados em meio às aflições existentes da pobreza e consequente opressão. Compare Rm 15:26, que alude à sua pobreza.

2 Meus irmãos, tende toda alegria quando vos encontrardes em várias provações,

Meus irmãos – uma frase frequentemente encontrada em Tiago, marcando comunidade de povo e de fé.

toda alegria – causa para maior alegria (Grotius). Nada além de alegria (Piscator). Conte todas as várias provações como sendo cada uma motivo de alegria (Bengel).

vos encontrardes – inesperadamente, de modo a ser envolvido por elas (assim o grego original).

provações – não no sentido limitado de seduções ao pecado, mas sim provações ou aflições de qualquer tipo que testam e purificam o caráter cristão. Compare “provação” com Gn 22:1. Alguns daqueles a quem Tiago escreve estavam “doentes” ou “aflitos” (Tg 5:13). Toda prova possível para o filho de Deus é uma obra-prima da estratégia do Capitão da sua salvação para o seu bem. [JFB]

3 sabendo que a prova da vossa fé produz perseverança.

a prova – o teste da sua fé, a saber, por “várias provações”. Compare Rm 5:3, a tribulação produz paciência e experiência de paciência (no original dokime, semelhante a dokimion, “provando”, aqui; lá está a experiência: aqui o “provando” ou testando, de onde a experiência flui).

perseverança – resistência e continuidade (compare Lc 8:15). [JFB]

4 E que a perseverança tenha uma realização completa, para que sejais completos e íntegros, faltando em nada.

Que a perseverança tenha um trabalho perfeito (tirado da “paciência” ou perseverança anterior), isto é, tenha seu pleno efeito, mostrando o mais perfeito grau de perseverança, a saber, “alegria em levar a cruz” (Menochius), e perseverar até o fim (Mt 10:22) (Calvino).

podeis ser perfeito – plenamente desenvolvido em todos os atributos de um caráter cristão. Para isso, é necessário “alegria” (Bengel), como parte do “trabalho perfeito” da provação. A obra de Deus em um homem é o homem. Se os ensinamentos de Deus pela paciência tiveram um trabalho perfeito em você, você é perfeito (Alford).

todo – aquilo que tem todas as partes completas, sem nenhuma parte integrante; 1Ts 5:23, “todo o seu espírito (literalmente ‘inteiro’), alma e corpo”; como “perfeito” implica sem defeito em suas partes.

5 Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que concede generosamente a todos sem repreender, e lhe será dada.

A versão em inglês omite “mas”, que o grego tem e que é importante. “Mas (como essa totalidade perfeita que não quer nada, não é fácil alcançar), se houver”, etc.

falta – ao contrário, como a palavra grega é repetida segundo os modos de Tiago, de Tg 1:4, “não querendo nada”, traduzir: “Se algum de vocês quer sabedoria”, ou seja, a sabedoria pela qual você pode “contar tudo alegria quando caíres em diversas tentações ”, e“ que a paciência tenha seu trabalho perfeito ”. Essa“ sabedoria ”é mostrada em seus efeitos em detalhes, Tiago 3:7. A mais alta sabedoria, que governa pacientemente tanto a pobreza como a riqueza, é descrita em Tg 1:9-10.

pergunte – (Tg 4:2).

generosamente – Então, o grego é traduzido pela versão em inglês. É traduzido com simplicidade, Rm 12:8. Deus dá sem acrescentar nada que possa decolar da graça do presente (Alford). Deus requer a mesma “simplicidade” em Seus filhos (“olho… solteiro”, Mt 6:22, literalmente, “simples”).

sem repreender – uma ilustração de Deus dando simplesmente. Ele dá ao humilde suplicante sem censurá-lo com seus pecados passados ​​e ingratidão, ou seu abuso futuro da bondade de Deus. Os judeus oram: “Que não precise dos dons dos homens, cujos dons são poucos, mas suas reprises múltiplas; mas me dê fora de Tua grande e completa mão. ”Compare a oração de Salomão por“ sabedoria ”, e o presente de Deus acima do que ele pediu, embora Deus previsse que seu futuro abuso de Sua bondade mereceria de maneira muito diferente. James tem diante de seus olhos o Sermão da Montanha (veja minha Introdução). Deus ouve toda oração verdadeira e concede ou a coisa pedida, ou então algo melhor que isto; como um bom médico aconselha melhor para o seu paciente, negando algo que este último não pede para o seu bem, do que concedendo uma gratificação temporária à sua mágoa.

6 Porém deves pedi-la em fé, duvidando em nada; pois quem duvida é semelhante à onda do mar que é levada pelo vento, e lançada.

pedi-la em fé – isto é, a persuasão que Deus pode e vai dar. James começa e termina com fé. No meio da epístola, ele remove os obstáculos à fé e mostra seu verdadeiro caráter (Bengel).

vacilante – entre crença e incredulidade. Compare o caso dos israelitas, que pareciam acreditar parcialmente no poder de Deus, mas inclinaram-se mais para a incredulidade ao “limitá-lo”. Por outro lado, compare At 10:20; Rm 4:20 (“não vacilou… pela incredulidade”, literalmente, como aqui, “não vacilou”); 1Tm 2:8.

semelhante à onda do marIs 57:20; Ef 4:14, onde a mesma palavra grega ocorre para “jogados de um lado para o outro”, como é aqui traduzido, “impulsionado pelo vento”.

conduzido com o vento – de fora.

jogado – de dentro, por sua própria instabilidade (Bengel). Uma vez lançado na margem da fé e da esperança, em outro revertido para o abismo da incredulidade; em um momento elevado ao auge do orgulho mundano, em outro lançado nas areias do desespero e da aflição (Wiesinger).

7 Tal pessoa não pense que receberá algo do Senhor.

Tal pessoa – um auto-enganador tão vacilante.

pense – A verdadeira fé é algo mais do que um mero pensamento ou suposição.

receberá algo – isto é, das coisas pelas quais ele ora: ele recebe muitas coisas de Deus, comida, vestuário, etc., mas estes são os dons gerais da Sua providência: das coisas especialmente concedidas em resposta à oração, o vacilante não receberá “nada”, muito menos sabedoria. [JFB]

8 O homem de dupla mentalidade é inconstante em todos os seus caminhos.

dupla mentalidade – literalmente, “dupla alma”, uma alma dirigida para Deus, a outra para outra coisa. O grego favorece a tradução de Alford: “Ele (o indeciso, Tg 1:6) é um homem de mente dupla, instável”, etc .; ou melhor, de Beza. A palavra para “mente dupla” é encontrada aqui e em Tiago 4:8, pela primeira vez na literatura grega. Não se trata de um hipócrita, mas de um homem inconstante, inconstante, como mostra o contexto. [JFB]

9 Mas o irmão que é humilde se orgulhe quando é exaltado,

Traduza: “Mas deixe o irmão”, etc. ou seja, o melhor remédio contra a mentalidade dúbia é aquela simplicidade cristã de espírito pela qual o “irmão”, baixo nas circunstâncias externas, pode “se regozijar” (respondendo a Tg 1:2) “Em que ele é exaltado”, isto é, sendo considerado um filho e herdeiro de Deus, seus próprios sofrimentos sendo um penhor de sua glória e coroa vindoura (Tg 1:12), e os ricos podem se alegrar “em que ele é feito baixo “, sendo despojado de seus bens por amor de Cristo (Menochius); ou em que ele é feito, por meio de provações santificadas, humilde em espírito, o que é matéria verdadeira para regozijo (Gomarus). O design da epístola é reduzir todas as coisas a um pé de igualdade (Tg 2:15:13). O “baixo”, ao invés do “rico”, é aqui chamado “o irmão” (Bengel).

10 e o que é rico quando é abatido, porque ele passará como a flor da erva.

Tanto quanto se é meramente “rico” em bens mundanos, “ele passará”; na medida em que seu caráter predominante é o de um “irmão”, ele “permanece para sempre” (1Jo 2:17). Essa visão atende a todas as objeções de Alford a respeito dos “ricos” aqui como um “irmão”. Para evitar tornar o irmão rico, ele traduz: “Mas as ricas glórias em sua humilhação”, ou seja, naquilo que é realmente a sua degradação (seu estado rico, Fp 3:19), assim como é dito aos pobres que se regozijem em o que é realmente sua exaltação (seu estado humilde).

11 Pois o sol sai com ardor, então seca a erva, a sua flor cai, e a beleza do seu aspecto perece; assim também o rico murchará nos seus caminhos.

Retirado de Is 40:6-8.

ardor – em vez disso, “o vento quente” do (leste ou) sul, que queima a vegetação (Lc 12:55). O “calor ardente” do sol não está em sua ascensão, mas sim ao meio-dia; enquanto que o vento abrasador (Kadim) é muitas vezes ao nascer do sol (Jn 4:8) [Middleton, A Doutrina do Artigo Grego]. Mt 20:12 usa a palavra grega para “calor”. Is 40:7, “sopra sobre isso ”, parece responder ao“ vento quente ”e“ quo ”; Aqui.

graça da moda – isso é da aparência externa.

nos seus caminhos – referindo-se à extensão onerosa dos dispositivos do homem rico (Bengel). Compare “seus caminhos”, isto é, seu curso de vida, Tg 1:8.

12 Bendito é o homem que suporta a provação; pois, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

Bendito – Compare as bem-aventuranças no Sermão da Montanha (Mt 5:4,10-11).

suporta a provação – não o “cair em diversas tentações” (Tg 1:2) é o assunto para “alegria”, mas a persistência da tentação “até o fim”. Compare Jó 5:17.

quando for aprovado – literalmente, “quando ele foi testado” ou “aprovado”, quando ele passou pelo “tentar” (Tg 1:3), sua “fé” tendo finalmente conquistado a vitória.

a coroa – não em alusão à coroa ou guirlanda dada aos vencedores nos jogos; por isso, embora uma alusão natural para Paulo ao escrever aos pagãos, entre os quais tais jogos existiam, seria menos apropriada para Tiago ao se dirigir aos cristãos judeus, que consideravam os costumes dos gentios com aversão.

da vida – “vida” constitui a coroa, literalmente, a vida, a única vida verdadeira, a vida mais elevada e eterna. A coroa implica um reino (Sl 21:3).

o Senhor – não encontrado nos melhores manuscritos e versões. O coração do crente preenche a omissão, sem que o nome precise ser mencionado. O “fiel que prometeu” (Hb 10:23).

aos que o amam – em 2Tm 4:8, “a coroa da justiça para os que amam a sua vinda”. O amor produz perseverança paciente: ninguém atesta seu amor mais do que aqueles que sofrem por ele.

13 Ninguém, quando for tentado, diga: “Sou tentado por Deus”; porque Deus não é tentado pelo mal, e ele mesmo tenta ninguém;

tentado – tentado por solicitação ao mal. Até então, a “tentação” significava a probação por aflições. Que ninguém imagine que Deus coloca nele uma inevitável necessidade de pecar. Deus não envia provas sobre você para torná-lo pior, mas para torná-lo melhor (Tg 1:16-17). Portanto, não se afunda sob a pressão dos males (1Co 10:13).

por Deus – por agência proveniente de Deus. O grego não é “tentado por”, mas “de”, implicando uma agência indireta.

não é tentado pelo mal… – “Nenhum dos nossos pecados tentará a Deus para nos induzir a coisas piores, nem tenta qualquer de sua própria vontade” (literalmente, “de Si mesmo”; compare a antítese, Tg 1:18, “De sua própria vontade, Ele nos gerou” para a santidade, até agora ele é de nos tentar de sua própria vontade) (Bengel). Deus é dito em Gn 22:1 para ter “tentado Abraão”; mas a tentação aqui significa tentar ou provar, não a da sedução. Alford traduz de acordo com o senso comum do grego: “Deus não é versado no mal”. Mas, como isso dá um sentido menos provável, a Versão Inglesa provavelmente dá o verdadeiro sentido; pois o grego eclesiástico frequentemente usa palavras em novos sentidos, como as exigências das novas verdades a serem ensinadas são necessárias.

14 Mas cada um é tentado quando é atraído e seduzido pelo seu próprio mau desejo.

Todo homem, quando tentado, é assim atraído (de novo aqui, como em Tg 1:13, o grego para “de” expressa a fonte real, e não o agente de tentação) sua própria luxúria. A causa do pecado está em nós mesmos. Mesmo as sugestões de Satanás não nos colocam em perigo antes de serem feitas por nós. Cada um tem sua própria luxúria peculiar (assim como a grega), surgindo de seu próprio temperamento e hábito. A luxúria flui do pecado de nascimento original no homem, herdado de Adão.

afastado – o primeiro passo na tentação: afastada da verdade e da virtude.

seduzido – literalmente, “tomado com uma isca”, como os peixes são. O progresso adicional: o homem se permitindo (como a voz média grega implica) ser atraído para o mal (Bengel). “Luxúria” é aqui personificada como a prostituta que fascina o homem.

15 Depois do mau desejo ter concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, quando é completado, gera a morte.

A união culpada é cometida pela vontade que abraça a sedutora. “Luxúria”, a prostituta, então, “produz o pecado”, ou seja, daquele tipo ao qual a tentação se inclina. Então o pecado particular (assim o grego implica), “quando é completado, traz a morte”, com o qual esteve grávida (Alford). Essa “morte” está em notável contraste com a “coroa da vida” (Tg 1:12), na qual “paciência” ou resistência terminam, quando ela tem seu “trabalho perfeito” (Tg 1: 4). Aquele que combaterá Satanás com as próprias armas de Satanás, não deve se perguntar se ele se encontra em excesso. Nip sin no broto da luxúria.

16 Não vos enganeis, meus amados irmãos.

Não erre atribuindo a Deus a tentação do mal; não (como ele prossegue mostrando), “todo bem”, tudo que é bom na terra, vem de Deus.

17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, e desce do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

boa dádivadom – A primeira, o ato de dar ou o presente em sua fase inicial; o segundo, a coisa dada, o benefício, quando aperfeiçoada. Como a “boa dádiva” contrasta com o “pecado” em seu estágio iniciático (Tg 1:15), assim o “dom perfeito” está em contraste com “o pecado quando está acabado”, trazendo a morte (2Pe 1:3).

do alto – (compare com Tiago 3:15).

Pai das luzes – Criador das luzes do céu (compare Jó 38:28 (Alford); Gn 4:20-2112:9). Isto está de acordo com a referência às mudanças à luz dos corpos celestes aludidos no final do versículo. Também, Pai das luzes espirituais no reino da graça e da glória (Bengel). Estes foram tipificados pelas luzes sobrenaturais no peitoral do sumo sacerdote, o Urim. Como “Deus é luz e nele não há trevas alguma” (1Jo 1:5), Ele não pode de forma alguma ser o Autor do pecado (Tg 1:13), que é escuridão (Jo 3:19).

em quem não há mudança nem sombra de variação – (Ml 3:6). Nenhuma das alternâncias de luz e sombra que as “luzes” físicas sofrem, e às quais até mesmo as luzes espirituais estão sujeitas, em comparação com Deus. “Sombra de variação”, literalmente, a escura “marca da sombra” projetada de um dos corpos celestes, surgindo de sua “virada” ou revolução, por exemplo, quando a lua é eclipsada pela sombra da terra, e o sol pelo corpo da lua. Bengel faz um clímax, “sem variação – nem mesmo a sombra de um giro”; o primeiro denotando uma mudança no entendimento; o último, na vontade. [JFB]

18 Conforme a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos os primeiros frutos dentre as suas criaturas.

(Jo 1:13) A regeneração do crente é o maior exemplo de nada além de um bom procedimento de Deus.

Conforme a sua própria vontade – Do seu próprio prazer (que mostra que é a natureza essencial de Deus fazer o bem, não o mal), não induzida por qualquer causa externa.

nos gerou espiritualmente: um ato realizado de uma vez por todas (1Pe 1:3,23). Em contraste com “a luxúria, quando concebeu, produz o pecado e o pecado… a morte” (Tg 1:15). A vida segue naturalmente em conexão com a luz (Tg 1:17).

palavra da verdade – o Evangelho. O objetivo significa, como a fé é o meio apropriado de regeneração pelo Espírito Santo como o agente eficiente.

uma espécie de primícias – Cristo é, em relação à ressurreição, “as primícias” (1Co 15:20,23): crentes, em relação à regeneração, são, por assim dizer, primeiro -frutos (imagem da consagração dos primogênitos do homem, gado e frutos a Deus; familiares aos judeus abordados), isto é, eles são os primeiros das criaturas regeneradas de Deus, e o penhor da regeneração final da criação, Rm 8:19,23, onde também o Espírito, o agente divino da regeneração do crente, é denominado “as primícias”, isto é, o penhor que a regeneração agora começou no alma, finalmente se estenderá ao corpo também, e às partes inferiores da criação. De todas as criaturas visíveis de Deus, os crentes são a parte mais nobre e, como as “primícias” legais, santificam o restante; Por esta razão, eles são muito tentados agora.

19 Entendei isso, meus amados irmãos. Mas toda pessoa seja pronta para ouvir, tardia para falar, tardia para se irar;

Wherefore – como o seu mal é de vós mesmos, mas o seu bem de Deus. No entanto, os manuscritos e versões mais antigas são lidos da seguinte forma: “Vós conheces (assim Ef 5:5; Hb 12:17), meus amados irmãos; MAS (todo o homem) seja rápido para ouvir ”, isto é, dócil em receber“ a palavra da verdade ”(Tg 1:18,21). O verdadeiro método da audição é tratado em Tg 1:21-27 e Tg 2:1-26.

tardia para falar – (Pv 10:1917:27-28; Ec 5:2). Uma boa maneira de escapar de um tipo de tentação que surge de nós mesmos (Tg 1:13). Lento para falar com autoridade como mestre ou professor de outros (compare Tiago 3:1): uma falha judaica comum: devagar também falar coisas tão precipitadas de Deus, como em Tg 1:13. Duas orelhas nos são dadas, observam os rabinos, mas apenas uma língua: as orelhas estão abertas e expostas, enquanto a língua está murada atrás dos dentes.

tardia para se irar – (Tg 3:13-14; 4:5). Lenta em tornar-se aquecida pelo debate: outra falha judaica (Rm 2:8), a que muita fala tende. Tittmann acha que não significa tanto “ira”, como um sentimento indignado de irritação sob as calamidades a que toda a vida humana é exposta; isso está de acordo com as “diversas tentações” em Tg 1:2. A aspereza de temperamento impede a audição da palavra de Deus; então Naamã, 2Rs 5:11; Lc 4:28

20 porque a ira humana não cumpre a justiça de Deus.

O zelo zangado do homem em debater, como se estivesse com ciúmes da honra da justiça de Deus, está longe de trabalhar aquilo que é realmente justiça aos olhos de Deus. Verdadeira “justiça é semeada em paz”, não em ira (Tiago 3:18). A mais antiga e melhor leitura significa “trabalha”, isto é, não pratica: a leitura recebida é “trabalha”, não produz.

21 Por isso, rejeitai toda impureza e abundância de malícia, e recebei com mansidão a palavra implantada em vós , que pode salvar as vossas almas;

separar – “de uma vez por todas” (assim o grego): como uma roupa suja. Compare as roupas imundas de Josué, Zc 3:3,5; Ap 7:14. A “imundícia” é purificada ouvindo a palavra (Jo 15:3).

abundância de malícia – excesso (por exemplo, o espírito intemperante implicado em “ira”, Tg 1:19-20), que surge da malícia (nossa disposição natural e má para um ao outro). 1Pe 2:1 tem as mesmas palavras no grego. Então, “malícia” é a tradução, Ef 4:31; Cl 3:8. “Excesso de defeitos” (Bengel) não é forte o suficiente. O excesso supérfluo em falar também é reprovado como “vinda do mal” (o grego é semelhante à palavra “malícia” aqui) no Sermão da Montanha (Mt 5:37), com o qual James “Epistle está tão conectada.

com mansidão – em brandura para com o outro (Alford), o oposto da “ira” (Tg 1:20): respondendo a “como bebês recém-nascidos” (1Pe 2:2). A mansidão, penso eu, inclui também um espírito infantil, dócil, humilde e incontaminado (Sl 25:945:4; Is 66:2; Mt 5:5; Mt 11:28-3018:3-4; contraste Rm 2:8). Em “receber”, aplicado ao solo recebendo sementes, compare Mc 4:20. Contraste At 17:11; 1Ts 1:6 com 2Ts 2:10.

a palavra implantada em vós – a palavra do Evangelho, cujo atributo próprio deve ser enxertado pelo Espírito Santo, de modo a ser incorporado com o crente, como o broto frutífero é com o estoque natural selvagem em que é enxertado. A lei veio ao homem somente de fora, e admoestou-o de seu dever. O Evangelho é enxertado interiormente e assim cumpre o desígnio final da lei (Dt 6:611:18; 119:11). Alford traduz: “A palavra implantada”, referindo-se à parábola do semeador (Mt 13:1-23). Eu prefiro a versão em inglês.

que pode salvar – um forte incentivo para corrigir nossa estupidez ao ouvir a palavra: aquela palavra que ouvimos tão descuidadamente, é capaz (instrumentalmente) de nos salvar (Calvino).

almas – o seu verdadeiro eu, pois o “corpo” está agora sujeito à doença e à morte: mas a alma sendo agora salva, tanto a alma como o corpo, finalmente o serão (Tg 5:15,20).

22 e sede praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos.

sede praticantes da palavra, e não somente ouvintes – não apenas “fazei”, mas “sede praticantes” sistemática e continuamente, como vosso compromisso constante. Tiago novamente se refere ao sermão no monte (Mt 7:21-2).

enganando a vós mesmos – pela falácia lógica (o grego implica isso) que a mera audição é tudo o que é necessário. [JFU]

23 Pois, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, esse é semelhante a um homem que observa num espelho o seu rosto natural;

Pois – o auto-engano lógico (Tg 1:22) ilustrado.

não praticante, – mais literalmente, “um notdoer” (Alford). O verdadeiro discípulo, dizem os rabinos, aprende para poder fazer, não para que possa apenas conhecer ou ensinar.

seu rosto natural – literalmente, “o semblante de seu nascimento”: o rosto com o qual ele nasceu. Como um homem pode contemplar seu rosto natural em um espelho, o ouvinte pode perceber seu rosto moral na Palavra de Deus. Este retrato fiel da alma do homem nas Escrituras, é a prova mais forte da verdade do último. Nela, também, vemos a glória de Deus espelhada, bem como nossa vileza natural.

24 porque observou a si mesmo e saiu, e logo se esqueceu de como era.

observou – mais literalmente, “ele contemplou a si mesmo e seguiu seu caminho”, isto é, tão logo contemplou sua imagem do que se foi (Tg 1:11). “Contemple” responde a ouvir a palavra: “segue o seu caminho”, para relaxar a atenção depois de ouvir – deixar a mente ir para outro lugar, e o interesse da coisa ouvida passar: então o esquecimento segue (Alford) (Compare Ez 33:31). ). “Contemple” aqui, e em Tg 1:23, implica que, embora superficial, ainda algum conhecimento do próprio eu, pelo menos por enquanto, é transmitido ao ouvir a palavra (1Co 14:24).

e… e – A repetição expressa a pressa associada à leviandade (Bengel).

esquece que tipo de homem ele era – no espelho. O esquecimento não é desculpa (Tg 1:25; 2Pe 1:9).

25 Mas aquele que dá atenção à lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que esquece, mas sim praticante da obra, esse tal será bendito no que fizer.

olhe para dentro – literalmente, “se inclina para olhar de perto”. Perscruta: mais forte do que “contempla” ou “contempla”, Tg 1:24. Uma curiosidade abençoada se for eficaz em dar frutos (Bengel).

à lei perfeita, a da liberdade – a regra de vida do Evangelho, perfeita e perfeita (como mostra o Sermão da Montanha, Mt 5:48), e nos fazendo verdadeiramente andar em liberdade (Sl 119:32, Versão da Igreja da Inglaterra em Oração) . Os cristãos devem visar um padrão mais elevado de santidade do que o que geralmente se entende sob a lei. O princípio do amor toma o lugar da letra da lei, de modo que pelo Espírito eles estão livres do jugo do pecado, e livres para obedecer pelo instinto espontâneo (Tg 2:8,10,12). Jo 8:31-3615:14-15, compare 1Co 7:22, Gl 5:1,13, 1Pe 2:16). A lei não é assim invalidada, mas cumprida.

nele continua – em contraste com “vai o seu caminho”, Tg 1:24, continua olhando no espelho da palavra de Deus, e fazendo seus preceitos.

realizador do trabalho – em vez disso, “um fazedor de trabalho” (Alford), um trabalhador real.

abençoado em sua ação – sim, “em seu fazer”; no próprio fazer há bem-aventurança (Sl 19:11).

26 Se alguém pensa ser religioso, mas não controla a sua língua, então engana o seu próprio coração, e a religião desse é vã.

Um exemplo de trabalho.

religiosoreligião – O grego expressa o serviço externo ou exercício da religião, “piedade” sendo a alma interna dela. “Se alguém pensa ser (para os gregos) religioso, isto é, observador dos ofícios da religião, saiba que estes consistem não tanto em observâncias externas, como em tais atos de misericórdia e piedade humilde (Mq 6:7-8) como visitar os órfãos, etc., e manter-se livre das manchas do mundo ”(Mt 23:23). Tiago não significa que esses ofícios sejam os grandes essenciais, ou soma total da religião; mas que, enquanto o serviço de lei era meramente cerimonial, os próprios serviços do Evangelho consistem em atos de misericórdia e santidade, e tem luz para suas vestes, seu próprio manto sendo justiça (Trench). A palavra grega só é encontrada em At 26:5: “depois da mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu”. Cl 2:18, “adoração a anjos”.

bridleth não… língua – Discrição na fala é melhor do que a fluência da fala (compare Tg 3:2-3). Compare Sl 39:1. Só Deus pode nos capacitar para isso. Tiago, no tratamento da lei, naturalmente percebe esse pecado. Pois aqueles que são livres de pecados mais grosseiros, e até mesmo ostentam a aparência exterior de santidade, frequentemente se exaltarão prejudicando os outros sob a pretensão de zelo, enquanto o motivo real deles é o amor pelo mal-falante (Calvino).

coração – Ele e a língua agem e reagem um ao outro.

27 A religião pura e não contaminada para com Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e guardar-se sem a corrupção do mundo.

e não contaminada – “Puro” é aquele amor que não contém nenhuma mistura estrangeira, como auto-engano e hipocrisia. “Indefinido” é o meio de ser “puro” (Tittmann). “Puro” expressa o positivo, “imaculado” o lado negativo do serviço religioso; assim como visitar o órfão e a viúva é o ativo, mantendo-se limpo das manchas do mundo, o lado passivo do dever religioso. Esta é a forma mais nobre que nossos exercícios religiosos tomam, em vez dos ofícios cerimoniais da lei.

para com Deus e Pai – literalmente, “diante daquele que é (nosso) Deus e Pai”. Deus é assim chamado a sugerir que se fôssemos como nosso Pai, não é jejuando, etc., pois Ele não faz nada estas coisas, mas em ser “misericordioso como nosso Pai é misericordioso” (Crisóstomo).

visite – em simpatia e escritórios amáveis ​​para aliviar suas aflições.

o órfão – cujo “Pai” é Deus (Sl 68:5); peculiarmente desamparado.

e – não no grego; tão próxima é a conexão entre as obras ativas de misericórdia para com os outros, e a manutenção do irrealismo pessoal de espírito, palavra e ação; nenhuma cópula, portanto, é necessária. A religião em sua ascensão nos interessa sobre nós mesmos em seu progresso, sobre nossos semelhantes: em seu estágio mais elevado, sobre a honra de Deus.

guardar-se – com vigilância zelosa, ao mesmo tempo orando e dependendo de Deus como só capaz de nos manter (Jo 17:15; Jd 1:24).

<Hebreus 13 Tiago 2>

Leia também uma introdução à Epístola de Tiago.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.