Salmo 25

1 (Salmo de Davi:) A ti, SENHOR, levanto minha alma.

Comentário Barnes

A ti, SENHOR, levanto minha alma – Em meditação; em gratidão; em louvor. A ideia é que os pensamentos são elevados da terra e de assuntos terrenos a Deus. Este é o início da meditação; isso dá caráter, talvez, ao salmo. O estado de espírito é aquele que se afasta alegremente dos temas terrenos e abre a mente para influências mais elevadas e sagradas. A mente começa com Deus; e, a partir disso, permite-se que a corrente de pensamento continue fluindo, reunindo as idéias que surgissem sob esse propósito geral. Abrindo a mente para essa influência, os pensamentos fluiriam sobre a alma abrangendo uma ampla gama, e talvez não muito intimamente ligados entre si, mas todos os quais seriam adequados para elevar o coração a Deus em meditação, gratidão e louvor. [Barnes, aguardando revisão]

2 Meu Deus, eu confio em ti; não me deixes envergonhado, nem que meus inimigos se alegrem por me vencerem.

Comentário Barnes

Meu Deus, eu confio em ti – este é o primeiro pensamento – um sentimento de que ele tinha verdadeira confiança em Deus, e que em todos os deveres da vida, em todas as suas provações, e em todas as suas esperanças para o futuro, a sua confiança estava somente em Deus.

não me deixes envergonhado – Isto é, nunca me deixe ser tão abandonado por ti a ponto de ter motivo para vergonha por ter assim confiado em ti. A oração não é para que ele nunca tenha vergonha de declarar e confessar sua confiança em Deus, mas para que ele possa “encontrar” Deus como um ajudador e amigo que ele nunca possa se envergonhar por causa da confiança que depositou Ele, como se fosse uma falsa confiança; para que ele não ficasse desapontado e pensasse que havia cometido uma tolice ao confiar em Alguém que não era capaz de ajudá-lo. Veja a palavra explicada nas notas em Jó 6:20 . Compare Isaías 30:5 ; Jeremias 8:9 ; Jeremias 14:3-4 .

nem que meus inimigos se alegrem por me vencerem – Isso explica o que o salmista quis dizer com sua oração para que não ficasse “envergonhado” ou envergonhado. Ele orou para não ser derrotado por seus inimigos e para que não parecesse que havia confiado em um Ser incapaz de defendê-lo. Aplicada agora a nós, a oração implicaria no desejo de que não sejamos tão vencidos por nossos inimigos espirituais a ponto de trazer desonra sobre nós mesmos e sobre a causa que professamos amar; para que não sejamos apresentados ao mundo como aqueles que são incapazes de manter a guerra da fé, e expostos ao desprezo como aqueles que são infiéis à sua confiança; para que não sejamos tão abandonados, tão abandonados à prova sem consolo, tão entregues à tristeza, à melancolia ou ao desespero, a ponto de deixar o mundo para dizer que confiar em Deus é vão, e que não há vantagem em ser seus amigos . [Barnes, aguardando revisão]

3 Certamente todos os que esperam em ti, nenhum será envergonhado; envergonhados serão os que traem sem motivo.

Comentário Cambridge

As palavras não são uma oração, mas a expressão de uma convicção que corresponde e justifica a oração de Salmo 25:2. Cp. Romanos 5:3-5. Certamente ganha em sentido se a última frase de Salmo 25:5 for unida a Salmo 25:1, e o salmista já falou de si mesmo como um dos “que esperam em Jeová”.

que traem – uma palavra usada de conduta infiel e traiçoeira para com os homens (Juízes 9,23), ou Deus (Jeremias 3,20):aqui da deserção infiel de Deus que é o oposto de esperar pacientemente por Ele. Cp. Salmo 119:158. [Cambridge]

4 Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos; ensina-me as tuas veredas.

Comentário de A. R. Fausset

Mostra-me, SENHOR, os teus caminhos – ou seja, os caminhos que me livrem de todos os perigos e tentações. A oração Davi ecoa a de Moisés em Êxodo 33:13. [JFU, 1866]

5 Guia-me em tua verdade, e ensina-me; porque tu és o Deus de minha salvação; eu espero por ti o dia todo.

Comentário de A. R. Fausset

Guia-me em tua verdade. Guia-me, para que eu possa experimentar a tua fidelidade às tuas promessas (Jo 17:17). Assim, a expressão “a verdade de Deus” significa em Salmo 30:9; 71:22. “Guie-me”, como um pai faria seu filho pequeno ao fazer a primeira tentativa de andar (Oséias 11:3; Deuteronômio 1:31-32; 10:12). [JFU, 1866]

6 Lembra-te, SENHOR, de tuas misericórdias e de tuas bondades; porque elas são desde a eternidade.

Comentário de A. R. Fausset

e de tuas bondades. Deus não pode renunciar a Sua própria bondade essencial (especialmente a Seus confiantes filhos, como o salmista). Seu caráter não é recém-adquirido, mas existe “desde a eternidade” (Salmo 103:17). Davi implora. Não podes agora, pela primeira vez, deixar de ser o que sempre foste. [JFU, 1866]

7 Não te lembres dos pecados de minha juventude e das minhas transgressões; mas, conforme tua misericórdia, lembra-te de mim por tua bondade, SENHOR.

Comentário de A. R. Fausset

Não te lembres dos pecados de minha juventude – uma consequência necessária do “Lembra-te, SENHOR, de tuas misericórdias” anterior (Salmo 25:6); porque Deus se lembra e nunca pode esquecer Seu caráter eternamente gracioso. Logo, Ele não se lembra dos pecados, nem mesmo das graves “transgressões”, de Seu povo que se lança sobre Suas ternas misericórdias. Naum “juventude”, especialmente, os desejos são mais intensos (2Timóteo 2:22). [JFU, 1866]

8 O SENHOR é bom e correto; por isso ele ensinará o caminho aos pecadores.

Comentário de A. R. Fausset

O SENHOR écorreto. Baseado em Deuteronômio 32:4. “Correto” implica que o caráter de Deus corresponde a mais perfeita retidão (ao contrário da ideia pagã da divindade); “por isso” Ele não pode deixar de ser fiel às Suas promessas (Salmo 25:5-6); e ensina a Seu povo o caminho certo da salvação (Salmo 32:8); ensina àqueles “pecadores” que não perseveram no pecado, mas fogem para a graça de Deus por perdão; não aos transgressores endurecidos, nem aos que persistem na impiedade.

bom – benigno (compare com “tua bondade”, Salmo 25:7). [JFU, 1866]

9 Ele guiará os humildes ao bom juízo; e ensinará aos humildes seu caminho.

Comentário de A. R. Fausset

os humildesaos humildes. A repetição de “os humildes” indica uma resposta de quem são os “pecadores” do verso anterior (Salmo 25:8) a quem Deus salva – ou seja, aqueles humilhados e entristecidos por causa de seus pecados. [JFU, 1866]

10 Todos os caminhos do SENHOR são bondade e verdade, para aqueles que guardam seu pacto e seus testemunhos.

Comentário Dummelow

A lei de Deus é vista como a base de Sua aliança graciosa com Israel, e como uma testemunha de Seu próprio caráter. [Dummelow, 1909]

11 Pelo teu nome, SENHOR, perdoa a minha maldade, porque ela é grande.

Comentário de A. R. Fausset

As perfeições de amor, misericórdia, bondade e verdade de Deus são manifestadas (seu nome, compare Salmo 9:10) em perdoar o pecado, e a grandeza do pecado torna o perdão mais necessário. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

12 Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele lhe ensinará o caminho que deve escolher.

Comentário Barnes

Qual é o homem – Quem é ele. A declaração neste versículo pretende incluir todos os homens; ou para ser universal. Onde quer que seja encontrado alguém que tenha o caráter aqui referido, ou quem quer que seja, o que é aqui afirmado será verdade, que Deus o conduzirá no caminho que ele escolher.

que teme ao SENHOR – isto é, um verdadeiro adorador de Yahweh, ou que seja um homem verdadeiramente piedoso:Salmo 5:7 .

Ele lhe ensinará – Ele o guiará ou instruirá. Veja Salmos 25:9 .

o caminho que deve escolher – O caminho que a pessoa deve escolher; ou, em outras palavras, da maneira certa. Não é o caminho que Deus escolherá, mas o caminho que a pessoa piedosa deve escolher:Deus o instruirá para que encontre o verdadeiro caminho. [Barnes, aguardando revisão]

13 Sua alma habitará no bem; e sua semente isto é, sua descendência possuirá a terra em herança.

Comentário de A. R. Fausset

possuirá a terra – (compare com Mateus 5:5). A frase, aludindo à promessa de Canaã, expressa todas as bênçãos incluídas nessa promessa, tanto temporal quanto espiritual. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

14 O segredo do SENHOR é para os que o temem; e ele lhes faz conhecer seu pacto.

Comentário Barnes

O segredo do SENHOR – Sobre a palavra aqui traduzida como “segredo”, veja as notas em Jó 15:8 . Significa propriamente um sofá ou almofada; e então, um divã ou círculo de amigos sentados juntos; então, deliberação ou consulta; então, contato familiar, intimidade; e então, um “segredo” – como se fosse o resultado de uma consulta privada entre amigos, ou algo que pertencia a eles, e que eles não desejassem saber. É traduzido como “segredo” em Gênesis 49:6 ; Jó 15:8 ; Jó 29:4 ; Salmo 25:14 ; Provérbios 3:32 ; Provérbios 11:13 ; Provérbios 20:19 ; Provérbios 25:9 ; Amós 3:7 ; “conselho”Salmo 55:14 ; Salmo 64:2 ; Salmo 83:3 ; Jeremias 23:18 , Jeremias 23:22 ; e “assembléia” no Salmo 89:7 ; Salmo 111:1 ; Jeremias 6:11 ; Jeremias 15:17 ; Ezequiel 13:9 . A palavra “amizade” talvez expresse o significado aqui. O sentido é que aqueles que temem ao Senhor são admitidos na intimidade da amizade com Ele; têm permissão para entrar em Sua presença e participar de Seus conselhos; têm acesso livre a Ele; ou, como é mais comumente expresso, tenha “comunhão” com ele. Compare 1João 1:3. A linguagem é aquela que seria aplicada à intimidade de amigos ou àqueles que se aconselham juntos. A linguagem pertence a uma grande classe de expressões que denotam a íntima conexão entre Deus e Seu povo.

é para os que o temem – Com aqueles que verdadeira e apropriadamente O reverenciam, ou que são Seus verdadeiros adoradores:Salmos 5:7 ; Jó 1:1 .

e ele lhes faz conhecer seu pacto – Margem, “E sua aliança para fazê-los saber.” O significado é que Deus comunicará a eles o verdadeiro conhecimento de Sua aliança; ou, em outras palavras, Ele os capacitará a entender o que há nesse convênio, ou em suas graciosas provisões, que é adaptado para promover sua felicidade e salvação. A palavra “aliança” aqui é o mesmo termo comumente usado para descrever os arranjos que Deus fez para a salvação das pessoas:veja Salmos 25:10 . O que quer que haja nesse arranjo para promover a felicidade e a salvação de Seu povo, Ele fará com que eles entendam. [Barnes, aguardando revisão]

15 Meus olhos estão continuamente voltados para o SENHOR, porque ele tirará meus pés da rede de caça.

Comentário Barnes

Meus olhos estão continuamente voltados para o SENHOR – Esta é uma indicação do estado de espírito habitual do salmista. Ele havia dito que Deus guiaria e guiaria aqueles que eram mansos, gentis, ensináveis, humildes; e ele agora diz que esse era seu estado de espírito habitual. Ele constantemente olhava para Deus. Ele buscou Sua direção. Na perplexidade, na dúvida, na dificuldade, no perigo, em vista da morte e do mundo futuro, ele olhou para Deus como seu guia. Em outras palavras, em referência a si mesmo, ele executou os princípios que declarou como constituindo a verdadeira religião. Era uma religião de dependência de Deus, pois a única esperança do homem está nele.

porque ele tirará meus pés da rede de caça. Compare Salmos 9:15-16 , nota; Salmo 10:9 , nota. A “rede” aqui é aquela que foi preparada para ele pelos ímpios. Ele confiou somente em Deus para livrá-lo disso. [Barnes, aguardando revisão]

16 Olha para mim, e tem piedade de mim, porque eu estou solitário e miserável.

Comentário Barnes

Olha para mim. A ideia, porém, é que a face de Deus estava, por assim dizer, voltada para outra direção, ou que Ele não estava atento a ele; e ele ora para que se volte e o veja; que Ele o veria em seu problema.

e tem piedade de mim – O salmista parece ter sentido que se Deus olhasse para ele, ele teria pena dele. Ele veria seu caso tão triste que mostraria compaixão – como, quando vemos um objeto de angústia, “o olho afeta o coração”.

porque eu estou solitário – A palavra aqui traduzida como “desolado” – יחיד yâchı̂yd – significa propriamente “um só, apenas”; e então, aquele que “está sozinho”, ou que é solitário, abandonado, miserável. Não há tristeza mais profunda que jamais vem à mente do que a ideia de que estamos sozinhos no mundo; que não temos um amigo; que ninguém cuida de nós; que ninguém se preocupe com nada que possa nos acontecer; que ninguém se importaria se morrêssemos; que ninguém derramaria uma lágrima sobre nosso túmulo.

e miserável – De que maneira não sabemos. David, no entanto, muitas vezes estava em circunstâncias em que podia usar essa linguagem. As outras partes do salmo mostram que a “aflição” a que ele se refere aqui foi aquela que surgiu da lembrança dos pecados de sua infância e dos desígnios e propósitos de seus inimigos. [Barnes, aguardando revisão]

17 As aflições de meu coração têm se multiplicado; tira-me de minhas angústias.

Comentário Barnes

As aflições de meu coração – As tristezas que surgem no coração – particularmente das lembranças do pecado.

têm se multiplicado -. Eles aumentaram quanto mais ele refletia sobre os pecados de sua vida.

tira-me de minhas angústias – Igualmente de meus pecados e dos perigos que me cercam. Essas duas coisas, problemas externos e a consciência interior de culpa, não raramente são combinadas. Os problemas exteriores tendem a trazer à tona a lembrança de transgressões passadas e a sugerir a indagação se a aflição não é uma visitação divina pelo pecado. Qualquer fonte de tristeza pode atrair muitas outras em sua sequência. As leis da associação são tais que, quando a mente repousa em uma fonte de alegria, e fica alegre por isso, numerosas outras bênçãos serão sugeridas para aumentar a alegria; e quando uma grande tristeza se apodera da alma, todas as tristezas menores da vida passada se aglomeram em torno dela, de modo que parecemos estar totalmente abandonados por Deus e pelo homem. [Barnes, aguardando revisão]

18 Presta atenção para minha miséria e meu cansativo trabalho; e tira todos os meus pecados.

Comentário Barnes

Presta atenção para minha miséria e meu cansativo trabalho – veja Salmos 25:16 . Esta é uma repetição de súplicas fervorosas – como se Deus ainda se afastasse dele e não se dignasse a considerá-lo. Na angústia e na angústia, a piedade suplica assim a Deus e repete a súplica fervorosa por Sua ajuda. Embora Deus pareça não considerar a oração, a fé não falha, mas renova a súplica, confiante de que Ele ainda ouvirá e salvará.

e tira todos os meus pecados – A mente, como observado acima, conecta o problema e o pecado. Quando estamos aflitos, perguntamos naturalmente se a aflição não é por causa de algumas transgressões específicas das quais somos culpados; e mesmo quando não podemos traçar nenhuma conexão direta com o pecado, a aflição sugere o fato geral de que somos pecadores e que todos os nossos problemas são originados por esse fato. Um dos benefícios da aflição, portanto, é trazer à nossa lembrança nossos pecados e ter em mente o fato de que somos violadores da lei de Deus. Essa conexão entre sofrimento e pecado, no sentido de que um sugere naturalmente o outro, foi mais de uma vez ilustrada nos milagres realizados pelo Salvador. Veja Mateus 9:2 . [Barnes, aguardando revisão]

19 Presta atenção a meus inimigos, porque eles estão se multiplicando; eles me odeiam com ódio violento.

Comentário Barnes

Presta atenção a meus inimigos – veja Salmos 25:2 . É evidente que uma das fontes do problema mencionado no salmo era o fato de que ele tinha inimigos cruéis e que estava apreensivo com seus desígnios. A linha de pensamento parece ser, de acordo com as observações acima, que os inimigos realmente o cercaram e o ameaçaram, e que este fato sugeriu a indagação se isso não era permitido por causa de seus pecados. isso o levou a pensar nos pecados de sua vida passada, desde sua juventude, Salmo 25:7 , como se essas calamidades, mesmo em idade avançada, fossem por causa dessas primeiras ofensas.

porque eles estão se multiplicando – Quem e o que eles foram, não temos agora meios de determinar. Veja as notas no Salmo 25:16 .

eles me odeiam com ódio violento – Margem, como em hebraico:”ódio à violência”. Era tanto ódio que tendia à violência; de forma que eles não puderam contê-lo. Ele buscava sua destruição e estava pronto para explodir a qualquer momento. [Barnes, aguardando revisão]

20 Guarda minha alma, e livra-me; não me deixes envergonhado, porque eu confio em ti.

Comentário Barnes

Guarda minha alma – “Minha vida”; ou mantenha “eu”. A alusão é a todos os perigos que o cercavam, quer surgindo de seus inimigos ou de seus pecados; e a prece é que a proteção divina seja proporcional ao perigo; isto é, para que ele não fosse destruído, nem por seus inimigos, nem pelos pecados que cometeu.

e livra-me; – salve-me; me resgate.

não me deixes envergonhado – veja Salmos 25:2 .

porque eu confio em ti – Esta é a razão pela qual ele deveria ser libertado e salvo. A ideia parece ser que a honra de Deus estaria preocupada em proteger aquele que fugiu para Ele; quem confiou nele; que confiou nele. Assim, quando os desamparados e oprimidos têm tanta confiança em nosso caráter e em nossa habilidade a ponto de voar até nós na hora da angústia, é um motivo adequado para eles pedirem nossa proteção para que confiem em nós. Nosso caráter se envolve no assunto, e eles podem confiar com segurança que nos sentiremos sob a obrigação de agir em conformidade com a confiança depositada em nós. É assim que os pobres e oprimidos confiam no bem; assim, um pecador confia em Deus. [Barnes, aguardando revisão]

21 Integridade e justiça me guardem, porque eu espero em ti.

Comentário Barnes

Integridade e justiça me guardem – A palavra aqui traduzida por “integridade” significa propriamente “perfeição”. Veja isso explicado nas notas em Jó 1:1 . O idioma aqui pode se referir a:

(a) a Deus – denotando Sua perfeição e retidão, e então a oração do salmista seria que Ele, um Deus justo, o guardasse; ou

(b) à sua própria integridade e retidão de caráter, e então a oração seria para que isso pudesse ser o meio de mantê-lo, como base de sua segurança, sob o governo de um Deus justo; ou,

(c) que penso ser o significado mais provável, pode ser a expressão de uma oração para que Deus se mostre reto e perfeito na proteção de quem deposita sua confiança nEle; alguém que foi injustiçado e ferido por seus semelhantes; alguém que fugiu para Deus em busca de refúgio em tempo de perseguição e angústia.

Não eram exatamente as perfeições divinas, como tais, nas quais ele confiava; nem foi a integridade e pureza de sua própria vida; mas era o governo de Deus, considerado justo e igual, com respeito a si mesmo e àqueles que o injustiçaram.

porque eu espero em ti – Ou seja, eu dependo de ti, ou confio em ti. Esta é a razão pela qual ele implorou que Deus o preservasse. Veja as notas no Salmo 25:20 . [Barnes, aguardando revisão]

22 Ó Deus, resgata Israel de todas as suas angústias.

Comentário Barnes

resgata Israel – Resgatar ou salvar o teu povo – a palavra “Israel” aqui sendo usada, como em outros lugares, para denotar o povo de Deus.

de todas as suas angústias – Salve o seu povo da perseguição e de todos os tipos de provações. A oração do salmista tinha, antes disso, relacionado principalmente a ele mesmo. Ele mencionou seus próprios problemas e tristezas, e sinceramente buscou alívio. O salmo, entretanto, termina apropriadamente com uma referência a outros; a todo o povo de Deus que possa estar em circunstâncias semelhantes. A religião não é egoísta. A mente sob a influência da verdadeira piedade, por mais intensamente que possa sentir seus próprios problemas, e por mais fervorosamente que ore por libertação, não se esquece dos problemas dos outros; e orações por seu conforto e libertação são livremente mescladas com aquelas que os aflitos filhos de Deus oferecem por si mesmos. Este versículo pode ser, portanto, tomado como uma ilustração da natureza da verdadeira piedade:piedade que busca o bem-estar de todos; piedade que não termina em si mesma; piedade que deseja a felicidade de todas as pessoas, especialmente a libertação dos que sofrem e dos tristes. Deve-se, no entanto, acrescentar que este versículo não faz parte da série alfabética do salmo – que terminou, no Salmo 25:21, com a última letra do alfabeto hebraico. Este versículo começa com a letra hebraica pe (p). Alguns supõem que foi adicionado ao salmo quando foi preparado para uso público, a fim de tornar o que era inicialmente aplicável a um indivíduo apropriado como parte da adoração pública – ou porque os sentimentos no salmo, originalmente tendo referência a um indivíduo, eram aplicáveis ​​tanto ao povo de Deus em geral quanto ao autor do salmo. Há alguma plausibilidade nesta conjectura. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 24 Salmo 26>

Introdução ao Salmo 25

O Salmo 25 é intitulado como uma composição de Davi, e não há razão para duvidar de que ele foi seu autor. Não há indicações, no entanto, da ocasião em que foi composta, nem é possível agora averiguar essa ocasião. É provavelmente um daqueles que foram compostos em seus momentos de lazer, sem causa externa existente – destinado a expressar os sentimentos de piedade na contemplação serena de Deus e suas perfeições.

A singularidade do salmo é que ele é o primeiro daquela classe de salmos conhecidos como “alfabéticos”, nos quais a primeira palavra de cada versículo começa com uma das letras do alfabeto hebraico. Um objetivo desse modo de composição pode ter sido ajudar a memória; mas é provável que a razão prevalecente fosse que era considerado uma beleza poética organizar assim as letras do alfabeto. Essas artes da poesia são comuns em todas as línguas. Ocasionalmente, nesses salmos, a ordem das letras é ligeiramente alterada; em outros casos, algumas das letras são omitidas, enquanto a estrutura geral é observada. Amostras desse modo de composição ocorrem nos Salmos 34,37,111,112,119,145 e em Provérbios 31, do décimo versículo ao final do capítulo; e nas Lamentações de Jeremias, todo o livro é composto desta maneira, exceto o último capítulo. O mesmo modo de composição é comum na poesia síria e persa.

No salmo diante de nós, a ordem geral do alfabeto hebraico é observada, com as seguintes exceções:os dois primeiros versos começam com a letra hebraica א (‘), a primeira letra do alfabeto hebraico; enquanto a segunda letra, ב (b), é omitida. As letras hebraicas, ו (w) e ק (q), também são omitidas, enquanto dois versos começam com a letra hebraica ר (r), e no final do salmo, após a letra hebraica ת (t), a última letra do alfabeto hebraico – outro verso é adicionado, começando com a letra hebraica פ (p). Não podemos contabilizar essas variações. Capellus supõe que surge da pressa e falta de atenção dos transcritores, e sugere um plano pelo qual a disposição alfabética neste salmo poderia ser restaurada à ordem adequada. J. D. Michaelis supõe que os autores do salmo permitiram a si mesmos alguma liberdade no arranjo, e que a letra apropriada do alfabeto estava às vezes no meio do versículo, e não no início. Mas é impossível atribuir as razões que podem ter existido para a falta de regularidade perfeita na composição do salmo, e os desvios da ordem alfabética exata que ocorrem. Esses desvios são muito leves e não afetam o caráter geral da composição. É claro que essa beleza poética não pode ser percebida em uma tradução e deve ser perdida para todos, exceto para os estudiosos do hebraico.

O “projeto” geral desses salmos parece ser não seguir um pensamento particular, ou falar de um assunto em particular, mas reunir expressões independentes de sentimento piedoso que possam ser convenientemente arranjadas dessa maneira. Assim, no salmo diante de nós, temos uma variedade considerável de assuntos introduzidos – todos sugestivos, ou todos indicando o tipo de pensamentos que passarão por uma mente piedosa em momentos de tranquilidade, e “inflexíveis”, quando os pensamentos puderem fluir livremente ou sem restrição da vontade. O pensamento em tais momentos é frequentemente uma indicação mais segura do verdadeiro estado do coração, e do verdadeiro caráter, do que o que ocorre em nossos hábitos de pensamento mais estudados e trabalhados; e uma pessoa pode muitas vezes olhar para esses conjuntos de pensamentos como indicando com mais certeza a condição real de seu coração.

Entre os pensamentos que assim se sugerem à mente do salmista neste período de relaxamento, e como indicam o verdadeiro estado de seu coração, pode-se notar o seguinte:

(1) Confiança em Deus e um sentimento de que essa confiança não seria decepcionada (Salmo 25:1-3).

(2) O desejo de ser conduzido no caminho da verdade (Salmo 25:4-5).

(3) Um desejo de que Deus, em seu tratamento para com ele, se lembrasse de Seu próprio caráter misericordioso, e não dos pecados do salmista (Salmo 25:6-7).

(4) A crença de que Deus guiará aqueles que confiam Nele (Salmo 25:8-9).

(5) Confiança em Deus em todos os Seus caminhos (Salmo 25:10).

(6) Oração pelo perdão do pecado (Salmo 25:11).

(7) Uma expressão de crença de que Deus ensinará e guiará aqueles que O temem (Salmo 25:12-13).

(8) A garantia de que o segredo do Senhor está com aqueles que O temem (Salmo 25:14).

(9) Oração para libertação de todos os problemas (Salmos 25:15-21).

(10) Oração pela redenção do povo de Deus, por sua libertação completa do mal, pela salvação da igreja (Salmo 25:22).

O salmo expressa assim os sentimentos de uma mente piedosa ao abordar uma grande variedade de assuntos, aparentemente com pouca conexão, ou unidos apenas por um fio muito tênue de associação; pensamentos que ocorrem a alguém quando a mente tem liberdade de ação e segue sugestões fáceis sem grande esforço para restringir a mente pelas regras mais rígidas de pensamento, ou quando a mente se permite ser facilmente arrastada de um assunto para outro, e encontra, em cada um que ocorre, algo pelo que agradecer; ou para orar por; ou para se alegrar; ou antecipar com prazer; ou ter esperança; ou para se arrepender; ou para contemplar com gratidão e amor. Os pensamentos das pessoas perversas, quando suas mentes estão assim desdobradas e desajustadas, recorrem a imagens de contaminação e pecado; eles se regozijam com as indulgências passadas; eles lembram as imagens dos prazeres sensuais; eles trazem para a fantasia cenas novas e não experimentadas de contaminação; eles se deleitam com os prazeres antecipados da alegria e da sensualidade. Talvez não haja nada que indique mais claramente o estado real do coração de um homem do que o tipo de lembranças, imaginações e antecipações em que a mente cai em tal estado de relaxamento, ou o que alguns poderiam chamar de um estado mental “ocioso”; assim como julgamos um riacho quando ele flui suavemente como deixado em seu próprio curso, não quando é represado, ou forçado a novos canais, ou inchado por chuvas, ou transformado em riachos artificiais e quedas d’água, ou empregado para virar moinhos, ou desviados, ao contrário do seu fluxo natural, até mesmo em belos jardins. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.