Salmo 24

1 (Salmo de Davi:) Ao SENHOR pertence a terra, e sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.

O Deus que é, num sentido peculiar, o Deus de Israel, é ao mesmo tempo o Senhor de toda a terra, e o dono soberano de todas as coisas. Com que santa reverência devem ser preenchidos os súditos de tal Rei! Que altas exigências devem ser feitas a eles! Com outros deuses é possível que haja um afeto carnal e um favoritismo para seus próprios adoradores, sem levar em conta seus corações e vidas; mas o Deus de Israel,-que é Deus no verdadeiro sentido da palavra,- não pode, sem absurdo, ser falado como tendo conexão com qualquer outro, exceto com aqueles que são de coração puro. A exortação em Deu 10:14, de circuncidar o coração, é, como a anterior, imposta pela consideração, que Jeová é o Senhor do céu e da terra, e que Ele não considera as pessoas, nem recebe recompensas. ארץ denota a terra em geral; תבל, propriamente, a produção,- o terceiro Fut. de יבל, produz,- a parte frutífera da terra, o οἰκουμένη. Portanto, a plenitude é devidamente aplicada à terra, e os habitantes especialmente a תבל. [Hengstenberg, Revisar]

2 Porque ele a fundou sobre os mares; e sobre os rios ele a firmou.

Poeticamente representa os fatos de Gn 1: 9.

3 Quem subirá ao monte do SENHOR? E quem ficará de pé no lugar de sua santidade?

A forma de uma pergunta dá vivacidade. Mãos, língua e coração são órgãos de ação, fala e sentimento, que compõem o caráter.

monte do SENHOR – (compare Sl 2: 6, etc.) Sua Igreja – a verdadeira ou invisível, como tipificado pelo santuário terrestre.

4 Aquele que é limpo de mãos, e puro de coração, que não entrega sua alma para as coisas vãs, nem jura enganosamente.

limpo de mãos. Um emblema de inocência do pecado manifesto, como um coração puro, na frase seguinte, é de pureza de pensamento, de propósito e de intenção. Veja Jó 17:9; Mat 27:24; 1Ti 2:8.

que não entrega sua alma para as coisas vãs. Oração e sacrifício oferecidos aos ídolos.

nem jura enganosamente. Como em Sl 15:4, onde ver nota. Mas o texto tem um sentido mais amplo aqui. Os hebreus foram ordenados a jurar somente pelo “Deus da verdade” (Isa 65:16; Deu 6:13;) o que implicava que eles o serviam, e que sua esperança final estava nele. Portanto, jurar pelo verdadeiro Deus enquanto serviam aos ídolos, ou viviam em violação às leis de Jeová, era a essência do juramento falso. Jr 5:1-2; Jr 7:9; Jr 12:16. [Whedon, Revisar]

5 Este receberá a bênção do SENHOR, e a justiça do Deus de sua salvação.

justiça – as recompensas que Deus concede a Seu povo, ou a graça de assegurar essas recompensas assim como o resultado.

6 Esta é a geração dos que o buscam, dos que procuram a tua face: a geração de Jacó. (Selá)

Jacó – Por “Jacó”, podemos entender o povo de Deus (compare Is 43:22; Is 44: 2, etc.), correspondendo à “geração”, como se ele tivesse dito: “aqueles que buscam Tua face são Teu povo escolhido.

7 Levantai, portas, vossas cabeças; e levantai-vos vós, entradas eternas; para que entre o Rei da Glória.

Levantai, portas, vossas cabeças. Aqui está uma transição repentina, uma nova cena introduzida. Podemos supor que a cortejo tenha agora alcançado o sopé do Monte Sião, e ter iniciado a subida até aquela parte da colina onde a arca deveria ser depositada. A chamada aos portões para abrir, é uma chamada aos guardas para realizar este serviço. Veja Sl 118:19-20; Isa 26:2.

entradas eternas. Portas da eternidade. “Portas de outrora”, não é uma tradução adequada. A linguagem transcende o limite histórico, e se torna tipicamente profética. O dia e a ocasião histórica foram agitados; não inferiores a qualquer outro na história da nação ao lado da páscoa e do êxodo. O “Rei da glória” não pode significar o Rei Davi, nem “portas eternas” as portas da cidade. O “Rei da glória” é “Jeová forte e poderoso, Jeová poderoso em batalha”, “Jeová dos Exércitos”; e as “portas eternas” não podem se aplicar a nenhuma outra coisa além daquelas da Sião celestial, a “Jerusalém que está acima”. Gal 4:26. A passagem é Messiânica, e paralela a Sl 68:18; Ef 4:8; e profeticamente pertence aos acontecimentos após a crucificação, quando Cristo, tendo expiado o pecado, e por sua ressurreição conquistou a morte e terminou “a obra redentora do amor”, entrou triunfantemente “não nos lugares santos feitos com as mãos, mas no próprio céu, para aparecer agora na presença de Deus por nós”. Heb 9,24. “Este salmo é sem dúvida profético, ou melhor, típico em seu caráter, e o mais adequado em sua aplicação celebra o retorno de Cristo como Rei da glória a seu trono celestial” (Perowne). De acordo com uma regra comum da profecia messiânica, o que no Antigo Testamento é aplicado a Jeová, no Novo é aplicado a Cristo. Portanto, o título, “Rei da glória”, aqui. Compare, sobre o princípio, Jer 17,10; Ap 2,23 [Whedon, Revisar]

8 Quem é o Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.
9 Levantai, portas, vossas cabeças; e levantai-vos vós, entradas eternas; para que entre o Rei da Glória.
10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos exércitos; ele é o Rei da Glória! (Selá)
SENHOR dos exércitos – ou totalmente, o Senhor Deus dos Exércitos (Os 12: 5; Am 4:13), descreve Deus por um título indicativo de supremacia sobre todas as criaturas, e especialmente os exércitos celestes (Js 5:14; 1Rs 22: 19). Se, como alguns pensam, a ampliação real dos antigos portões de Jerusalém seja a base da figura, o efeito do todo é nos impressionar com uma concepção da incomparável majestade de Deus.

<Salmo 23 Salmo 25>

Introdução ao Salmo 24

A suprema soberania de Deus requer uma santidade digna da vida e do coração em Seus adoradores; um sentimento sublimemente ilustrado descrevendo Sua entrada no santuário, pelo símbolo de Sua adoração – a arca, exigindo a mais profunda homenagem à glória de Sua Majestade.

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.