Salmo 24

1 (Salmo de Davi:) Ao SENHOR pertence a terra, e sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.

Comentário de E. W. Hengstenberg

O Deus que é, num sentido peculiar, o Deus de Israel, é ao mesmo tempo o Senhor de toda a terra, e o dono soberano de todas as coisas. Com que santa reverência devem ser preenchidos os súditos de tal Rei! Que altas exigências devem ser feitas a eles! Com outros deuses é possível que haja um afeto carnal e um favoritismo para seus próprios adoradores, sem levar em conta seus corações e vidas; mas o Deus de Israel,-que é Deus no verdadeiro sentido da palavra,- não pode, sem absurdo, ser falado como tendo conexão com qualquer outro, exceto com aqueles que são de coração puro. A exortação em Deuteronômio 10:14, de circuncidar o coração, é, como a anterior, imposta pela consideração, que Jeová é o Senhor do céu e da terra, e que Ele não considera as pessoas, nem recebe recompensas. ארץ denota a terra em geral; תבל, propriamente, a produção,- o terceiro Fut. de יבל, produz,- a parte frutífera da terra, o οἰκουμένη. Portanto, a plenitude é devidamente aplicada à terra, e os habitantes especialmente a תבל. [Hengstenberg]

2 Porque ele a fundou sobre os mares; e sobre os rios ele a firmou.

Comentário Barnes

Porque ele a fundou sobre os mares – Ou seja, a terra, ou o mundo habitável. O fundamento da reivindicação sobre a terra e tudo o que ela contém, que é aqui afirmado, é o fato de que Deus a criou ou “fundou”. A linguagem usada aqui – “ele a fundou”, isto é, ele lançou as bases dela, “nos mares” e “nas inundações” – está de acordo com o modo usual de falar da terra nas Escrituras como colocado sobre um alicerce – como uma casa é erguida sobre um alicerce firme. Veja as notas em Jó 38:6 . Como a terra parecia estar rodeada de água, era natural falar dela como “fundada” também sobre as águas. Provavelmente há uma alusão aqui à declaração em Genesis 1:9-10, onde se diz que as águas se juntaram de forma que a terra seca apareceu. Acima de todas as águas, a terra foi estabelecida para se tornar a morada das plantas, dos animais e do homem.

e sobre os rios ele a firmou – Os riachos; as torrentes. A terra foi elevada acima deles, a fim de ser uma residência para os animais e para os homens. O pensamento essencial é que esta terra se tornou o que é pelo fato de Deus a ter fundado; e, portanto, o que ela produz pertence de direito a ele. [Barnes, aguardando revisão]

3 Quem subirá ao monte do SENHOR? E quem ficará de pé no lugar de sua santidade?

Comentário de A. R. Fausset

A forma de uma pergunta dá vivacidade. Mãos, língua e coração são órgãos de ação, fala e sentimento, que compõem o caráter.

monte do SENHOR – (compare Salmo 2:6, etc.) Sua Igreja – a verdadeira ou invisível, como tipificado pelo santuário terrestre. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

4 Aquele que é limpo de mãos, e puro de coração, que não entrega sua alma para as coisas vãs, nem jura enganosamente.

Comentário Whedon

limpo de mãos. Um emblema de inocência do pecado manifesto, como um coração puro, na frase seguinte, é de pureza de pensamento, de propósito e de intenção. Veja Jó 17:9; Mateus 27:24; 1Ti 2:8.

que não entrega sua alma para as coisas vãs. Oração e sacrifício oferecidos aos ídolos.

nem jura enganosamente. Como em Salmo 15:4, onde ver nota. Mas o texto tem um sentido mais amplo aqui. Os hebreus foram ordenados a jurar somente pelo “Deus da verdade” (Isaías 65:16; Deuteronômio 6:13😉 o que implicava que eles o serviam, e que sua esperança final estava nele. Portanto, jurar pelo verdadeiro Deus enquanto serviam aos ídolos, ou viviam em violação às leis de Jeová, era a essência do juramento falso. Jeremias 5:1-2; Jeremias 7:9; Jeremias 12:16. [Whedon]

5 Este receberá a bênção do SENHOR, e a justiça do Deus de sua salvação.

Comentário Barnes

Este receberá a bênção do SENHOR – literalmente, “Ele levará uma bênção de Yahweh.” A bênção aqui mencionada significa Seu favor e amizade. Ele deve ser reconhecido e tratado como Seu. Em outras palavras, Deus concede Seu favor àqueles que possuem o caráter aqui referido.

e a justiça do Deus de sua salvação – Ele deve ser considerado e tratado como justo. Ou ele obterá a aprovação divina como uma pessoa justa. A idéia do salmista parece ser, não que ele obteria isso como se fosse um presente, mas que obteria a “aprovação” divina de seu caráter como justo; ele seria reconhecido e tratado como um homem justo. Ele viria a Deus com “mãos limpas e coração puro” Salmo 24:4, e seria bem recebido e tratado como amigo de Deus. O ímpio e o impuro não podiam esperar obter isso; mas aquele que era assim justo seria tratado de acordo com seu verdadeiro caráter e teria a certeza do favor divino. É tão verdade agora como nos dias do salmista, que somente o homem que é de fato reto e santo pode obter as evidências da aprovação divina. Deus não considerará um homem que vive em iniqüidade como um homem justo, nem admitirá tal homem em Seu favor aqui, ou em Sua morada no futuro. [Barnes, aguardando revisão]

6 Esta é a geração dos que o buscam, dos que procuram a tua face:a geração de Jacó. (Selá)

Comentário de A. R. Fausset

Jacó – Por “Jacó”, podemos entender o povo de Deus (compare Isaías 43:22; Isaías 44:2, etc.), correspondendo à “geração”, como se ele tivesse dito:“aqueles que buscam Tua face são Teu povo escolhido. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

7 Levantai, portas, vossas cabeças; e levantai-vos vós, entradas eternas; para que entre o Rei da Glória.

Comentário Whedon

Levantai, portas, vossas cabeças. Aqui está uma transição repentina, uma nova cena introduzida. Podemos supor que a cortejo tenha agora alcançado o sopé do Monte Sião, e ter iniciado a subida até aquela parte da colina onde a arca deveria ser depositada. A chamada aos portões para abrir, é uma chamada aos guardas para realizar este serviço. Veja Salmo 118:19-20; Isaías 26:2.

entradas eternas. Portas da eternidade. “Portas de outrora”, não é uma tradução adequada. A linguagem transcende o limite histórico, e se torna tipicamente profética. O dia e a ocasião histórica foram agitados; não inferiores a qualquer outro na história da nação ao lado da páscoa e do êxodo. O “Rei da glória” não pode significar o Rei Davi, nem “portas eternas” as portas da cidade. O “Rei da glória” é “Jeová forte e poderoso, Jeová poderoso em batalha”, “Jeová dos Exércitos”; e as “portas eternas” não podem se aplicar a nenhuma outra coisa além daquelas da Sião celestial, a “Jerusalém que está acima”. Gálatas 4:26. A passagem é Messiânica, e paralela a Salmo 68:18; Efésios 4:8; e profeticamente pertence aos acontecimentos após a crucificação, quando Cristo, tendo expiado o pecado, e por sua ressurreição conquistou a morte e terminou “a obra redentora do amor”, entrou triunfantemente “não nos lugares santos feitos com as mãos, mas no próprio céu, para aparecer agora na presença de Deus por nós”. Heb 9,24. “Este salmo é sem dúvida profético, ou melhor, típico em seu caráter, e o mais adequado em sua aplicação celebra o retorno de Cristo como Rei da glória a seu trono celestial” (Perowne). De acordo com uma regra comum da profecia messiânica, o que no Antigo Testamento é aplicado a Jeová, no Novo é aplicado a Cristo. Portanto, o título, “Rei da glória”, aqui. Compare, sobre o princípio, Jeremias 17,10; Apocalipse 2,23 [Whedon]

8 Quem é o Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.

Comentário Barnes

Quem é o Rei da Glória? – Essa é provavelmente a resposta de uma parte do coro de cantores. A resposta é encontrada na outra parte do versículo.

O SENHOR forte e poderoso – descrevendo-O por Seus atributos mais exaltados como um Deus de poder. Isso está de acordo com a ideia do Salmo 24:1-2 , onde Ele é representado como o Criador e o Proprietário de toda a terra. Talvez, também, haja uma alusão ao fato de que Ele é poderoso, distinto dos ídolos que não têm poder.

o SENHOR poderoso na guerra – que exibe Seu poder eminentemente ao derrotar exércitos hostis; talvez em alusão às vitórias que foram ganhas quando Seu povo foi animado na guerra pela presença da arca no meio de seus exércitos, e quando a vitória poderia ser devidamente atribuída ao fato de que a arca, o símbolo do divino presença, estava com eles, e quando, portanto, a vitória seria apropriadamente atribuída ao próprio Yahweh. [Barnes, aguardando revisão]

9 Levantai, portas, vossas cabeças; e levantai-vos vós, entradas eternas; para que entre o Rei da Glória.

Comentário Barnes

A repetição aqui é projetada para dar força e ênfase ao que é dito. A resposta no Salmo 24:5 é ligeiramente diferente da resposta no Salmo 24:8 ; mas o mesmo sentimento geral é expresso. O propósito é anunciar de maneira solene que o símbolo da presença e majestade divinas estava para ser introduzido no lugar de sua morada permanente, e que este era um evento digno de ser celebrado; que mesmo os portões da cidade deveriam se abrir voluntariamente para admitir o grande e glorioso Rei que reinaria ali para sempre. [Barnes, aguardando revisão]

10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos exércitos; ele é o Rei da Glória! (Selá)

Comentário de A. R. Fausset

SENHOR dos exércitos – ou totalmente, o Senhor Deus dos Exércitos (Oséias 12:5; Amós 4:13), descreve Deus por um título indicativo de supremacia sobre todas as criaturas, e especialmente os exércitos celestes (Josué 5:14; 1Reis 22:19). Se, como alguns pensam, a ampliação real dos antigos portões de Jerusalém seja a base da figura, o efeito do todo é nos impressionar com uma concepção da incomparável majestade de Deus. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

<Salmo 23 Salmo 25>

Introdução ao Salmo 24

Não há razão para duvidar que o título deste salmo, que o atribui a Davi, seja correto. Uma parte do salmo (Salmo 24:3-6) tem uma forte semelhança com o Salmo 15:1-5 e, sem dúvida, foi composta pelo mesmo autor.

A ocasião em que o salmo foi composto não é identifica; mas pelo seu conteúdo foi evidentemente em alguma ocasião pública de grande solenidade; provavelmente na remoção da arca da aliança em seu lugar designado em Jerusalém, onde deveria habitar permanentemente; uma entrada solene de Yahweh, por assim dizer, no lugar de sua morada permanente (Salmo 24:7-10). Este não poderia ser o templo, porque: (a) que não foi erguido na época de Davi; e (b) a descrição (Salmo 24:7-10) é mais aquela de entrar em uma “cidade” do que em um templo ou local de adoração pública, pois o salmista clama pelos “portões” para levantarem suas cabeças – uma expressão mais adequado para uma cidade do que para as portas de um tabernáculo ou de um templo.

De acordo com essa visão, nenhuma ocasião parece mais apropriada do que remover a arca da casa de Obede-Edom para “a cidade de Davi” ou para Jerusalém, conforme descrito em 2Samuel 6:12-17. Davi de fato colocou a arca “no meio do tabernáculo que ele havia armado para ela” no Monte Sião (2Samuel 6:17), mas a referência particular do salmo parece ser antes a entrada da arca na cidade do que no tabernáculo. Provavelmente escrito para ser cantado enquanto a procissão se aproximava da cidade onde a arca estava destinada a permanecer. A ocasião de assim levar a arca ao monte sagrado onde deveria habitar parece ter sugerido a indagação, quem seria adequado para subir o monte sagrado onde Deus habita, e estar em sua presença (Salmo 24:3-6).

O salmo consiste em três partes:

(1) Uma atribuição de louvor a Deus como o Criador e Sustentador de todas as coisas (Salmo 24:1-2). Ele é representado como o Proprietário de toda a terra e como tendo direito a tudo o que existe no mundo, visto que Ele fez a terra e tudo o que ela contém. Essa reivindicação universal, esse reconhecimento dEle como Senhor de todos, seria especialmente apropriado para trazer à tona o símbolo de sua existência e seu poder, e estabelecer sua adoração na capital da nação.

(2) Uma indagação, quem subiria ao monte do Senhor e permaneceria em Seu lugar santo; quem poderia ser considerado digno de se envolver em Sua adoração e ser considerado seu amigo? (Salmo 24:3-6). Esta parte do salmo está de acordo principalmente com o Salmo 15:1-5; e a indagação e a resposta seriam especialmente apropriadas em uma ocasião como aquela em que o salmo parece ter sido composto. Ao afirmar a reivindicação de Deus ao domínio universal (Salmos 24:1-2), e ao introduzir os símbolos de Seu poder no lugar onde ele deveria ser reconhecido e adorado (Salmo 24:7-10), nada poderia ser mais adequado do que a questão de quem seria considerado qualificado para adorar perante Ele; isto é, quem seria considerado Seu amigo. O essencial aqui afirmado como requisito, como no Salmo 15:1-5, é pureza de coração e vida – coisas essenciais para a evidência de piedade em cada dispensação, patriarcal, mosaica, cristã.

(3) Uma canção responsiva na entrada da procissão com a arca na cidade (Salmo 24:7-10). Consiste em duas estrofes, a serem cantadas, ao que parece, por coros responsivos:

Primeira estrofe (Salmo 24:7-8).

(a) O chamado aos portões para levantarem suas cabeças, para que o Rei da glória possa entrar.

(b) A resposta:Quem é esse Rei da glória?

(c) A resposta:Yahweh, poderoso na batalha.

Segunda estrofe (Salmo 24:9-10).

(a) O chamado aos portões para levantarem suas cabeças, para que o Rei da glória possa entrar.

(b) A resposta:Quem é esse Rei da glória?

(c) A resposta:Yahweh dos exércitos. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.