Salmo 43

1 Faze-me justiça, ó Deus, e defende minha causa contra a nação impiedosa; livra-me do homem enganador e perverso;

Comentário Barnes

Faze-me justiça, ó Deus – Isso não significa, pronuncie uma sentença sobre mim; mas, empreenda minha causa; interponha-se em meu nome; fazer justiça no caso. Ele considerava sua própria causa correta; ele sentiu que foi muito injustiçado pelo tratamento que recebeu das pessoas, e ele pede para que seja demonstrado que ele não era culpado do que seus inimigos acusaram dele; que ele era um homem justo e amigo de Deus. Veja Salmo 7:8 , nota; Salmo 26:1 , nota.

e defende minha causa – Veja as notas no Salmo 35:1 . “Contra uma nação ímpia.” Margem, impiedoso. Literalmente, “de uma nação não misericordiosa” ou não; religioso. A ideia é que a nação ou povo referido não manifestou nenhum espírito religioso em sua conduta para com ele; que ele foi tratado com severidade e injustiça. Toda esta descrição estaria de acordo com o estado de coisas na época da rebelião de Absalão, quando Davi foi expulso de sua casa e de seu trono:2 Samuel 15 , a seguir.

livra-me do homem enganador e perverso – margem, como em hebraico, de um homem de engano e iniqüidade. Isso se aplicaria bem ao caso e caráter de Absalão, ou talvez mais direta e apropriadamente ao caráter e conselho de Aitofel, entre os principais conspiradores na rebelião de Absalão, a cujos conselhos muito da rebelião se devia:2 Samuel 15:31 ; compare isso com 2Samuel 16:23 ; 2Samuel 17:14 , 2Samuel 17:23 . [Barnes, aguardando revisão]

2 Pois tu és o Deus de minha força. Por que tu me rejeitas? Por que ando em sofrimento pela opressão do inimigo?

Comentário Barnes

Pois tu és o Deus de minha força – Ver Salmos 18:2 , nota; Salmo 28:7 , nota.

Por que tu me rejeitas? – Como se eu não fosse teu; como se eu estivesse totalmente abandonado. Compare as notas do Salmo 22:1 . A palavra traduzida como “rejeitado” – זנח zânach – é uma palavra que implica forte repulsa ou aversão:”Por que me rejeitas como um objeto asqueroso ou asqueroso?” Compare Apocalipse 3:16 . A palavra hebraica significa propriamente ser sujo, rançoso, fedorento:então, ser repugnante ou abominável; e então, tratar ou considerar qualquer coisa como tal. Compare Oséias 8:3 , Oséias 8:5 ; Isaías 19:6 .

Por que ando em sofrimento pela opressão do inimigo? Veja as notas no Salmo 42:9 . Esta expressão, com outras de caráter semelhante, torna moralmente certo que este salmo foi composto pela mesma pessoa, e com referência às mesmas circunstâncias, como o primeiro. [Barnes, aguardando revisão]

3 Envia tua luz e tua verdade, para que elas me guiem, para que me levem ao monte de tua santidade e a tuas habitações;

Comentário de A. R. Fausset

luz – como no Salmo 27:1.

verdade – ou “fidelidade” (Salmo 25:5), manifesta-se cumprindo promessas. Luz e verdade são personificadas como mensageiros que o levarão ao lugar privilegiado de adoração.

habitações – plural, em alusão aos vários tribunais. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

4 E eu entre ao altar de Deus, ao Deus da minha maior alegria, e eu te louve com harpa, ó Deus, meu Deus.

Comentário Barnes

E eu entre ao altar de Deus – O altar no Monte Sião, onde os sacrifícios eram oferecidos:2 Samuel 6:17 . O significado é que ele se uniria novamente a outros no culto público e costumeiro de Deus. Compare as notas do Salmo 42:4 .

ao Deus – Na presença imediata de Deus; o lugar onde ele era adorado.

da minha maior alegria – Margem, a alegria de minha alegria. A Septuaginta traduz isso, “quem torna minha juventude alegre” ou, “a alegria de minha juventude” (Thompson). O hebraico é, a alegria de minha alegria; ou seja, que Deus era a fonte de sua alegria, de modo que ele encontrou toda a sua felicidade Nele.

e eu te louve com harpa – Compare as notas do Salmo 33:2-3 . Instrumentos musicais eram comumente usados ​​na adoração a Deus, e Davi é representado como excelente na música de harpa. Compare 1Samuel 16:16-23 .

ó Deus, meu Deus – Não era apenas Deus como tal que ele desejava adorar, ou a quem agora apelava, mas Deus como seu Deus, o Deus a quem ele se devotou, e a quem ele considerava como seu Deus mesmo em aflição e problemas. Compare as notas do Salmo 22:1. [Barnes, aguardando revisão]

5 Por que estás abatida, minha alma? E por que te inquietas em mim? Espera em Deus, porque eu ainda o louvarei; ele é a minha salvação e o meu Deus.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

O refrão é repetido mais uma vez, e agora, podemos acreditar, com uma fé ainda mais inabalável e esperança certa de que sua oração será respondida. [Kirkpatrick, 1906]

<Salmo 42 Salmo 44>

Introdução ao Salmo 43

Este salmo não tem título. O nome do autor é desconhecido e, claro, não se sabe em que ocasião o salmo foi composto. Tem, no entanto, uma semelhança muito forte, em seu espírito geral e em sua estrutura, com o Salmo 42, e foi, sem dúvida, composto pelo mesmo autor, e em referência à mesma ocasião. A semelhança entre os dois salmos é tão notável que muitos supõem que eles são partes do mesmo salmo, e como este termina com a mesma linguagem (Salmo 43:5) como aquele que ocorre no final das duas partes do Salmo 42 (Salmo 42:511), foi conjecturado por muitos que esta é a terceira parte ou estrofe do salmo, e que eles foram separados por engano dos transcritores. Veja a introdução ao Salmo 42. Seria impossível explicar o fato de que eles haviam se separado na maioria dos manuscritos hebraicos se eles tivessem originalmente constituído um salmo; ao passo que o fato de terem sido encontrados unidos em um pequeno número de manuscritos hebraicos é facilmente explicado, visto que a semelhança dos dois pode ter levado os transcritores a supor que eram partes de uma composição. A probabilidade é que este salmo tenha sido composto pelo mesmo autor, como uma espécie de suplemento ao salmo anterior, ou expressando, de uma forma ligeiramente diferente, as emoções que passaram por sua mente na mesma ocasião.

O salmo contém

(1) um apelo sincero a Deus para ajudar o autor sofredor e protegê-lo dos esforços de uma nação ímpia e dos desígnios do homem enganoso e injusto (Salmo 43:1);

(2) um apelo a Deus como sua força, com a linguagem de indagação ansiosa por que ele o rejeitou e permitiu que ele chorasse por causa da opressão de seu inimigo (Salmo 43:2);

(3) uma oração fervorosa para que Deus se interpusesse e enviasse sua luz e sua verdade, e lhe permitisse ir novamente ao seu monte santo, aos tabernáculos e ao altar (Salmo 43:3-4); e

(4), como no Salmo 42:5, Salmo 42:11,  auto repreensão por estar assim abatido e desanimado, e um apelo à sua própria alma para se despertar e colocar sua confiança em Deus. É um salmo, como o anterior, de grande valor prático para aqueles que, nas aflições, estão tristes e desanimados. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.