Bíblia, Revisar

Salmo 42

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 (Salmo de instrução para o regente; dos filhos de Coré:) Assim como a corça geme de desejo pelas correntes de águas, assim também minha alma geme de desejo por ti, Deus.

Salmo de instrução – (Veja no Salmo 32: 1, título). Para, ou de (veja em Introdução) os filhos de Coré. O escritor, talvez uma dessa família levítica de cantores acompanhando Davi no exílio, lamenta sua ausência do santuário, uma causa de tristeza agravada pelas provocações dos inimigos e é reconfortada na esperança de alívio. Este curso de pensamento é repetido com alguma variedade de detalhes, mas fechando com o mesmo refrão.

Compare (Salmo 63: 1).

panteth – desejos em estado de exaustão.

2 Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivente: Quando entrarei, e me apresentarei diante de Deus?

me apresentarei diante de Deus – em atos de adoração, os termos usados ​​no comando para a aparição pessoal declarada dos judeus no santuário.

3 Minhas lágrimas têm sido meu alimento dia e noite, porque o dia todo me dizem: Onde está o teu Deus?

Onde está o teu Deus? – implicando que Ele o havia abandonado (compare II Samuel 16: 7; Salmo 3: 2; Salmo 22: 8).

4 Disto eu me lembro, e derramo minha alma em mim com choros , porque eu ia entre a multidão, e com eles entrava na casa de Deus, com voz de alegria e louvor, na festa da multidão.

Os verbos são adequadamente apresentados como futuros, “eu me lembrarei”, etc., isto é, a lembrança desta estação de angústia dará maior entusiasmo aos privilégios da adoração de Deus, quando obtidos.

5 Minha alma, por que tu estás abatida, e te inquietas em mim? Espera em Deus; pois eu o louvarei pelas suas salvações.

Por isso, repreende sua alma desanimada, assegurando-se de um tempo de alegria.

ajuda de seu semblante – ou “rosto” (compare Nm 6:25; Sl 4: 6; Salmo 16:11).

6 Deus meu, minha alma está abatida dentro de mim; por isso eu me lembro de ti desde a terra do Jordão, e dos hermonitas, desde o monte Mizar.

Dejection novamente descrito.

por isso – isto é, não encontrando consolo em mim mesmo, volto-me a Ti, mesmo nesta distante “terra do Jordão e da Hermona”, o país a leste do Jordão.

monte Mizar – como o nome de uma pequena colina contrastada com as montanhas ao redor de Jerusalém, talvez denotasse o desprezo com o qual o lugar do exílio era considerado.

7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído de suas cascatas; todos as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.

O rugido de ondas sucessivas, respondendo àquelas enchentes de chuva, representava as pesadas ondas de tristeza que o dominavam.

8 Mas de dia o SENHOR mandará sua misericórdia, e de noite a canção dele estará comigo; uma oração ao Deus de minha vida.

Ainda assim, ele confia em um constante fluxo de misericórdia divina que elicia seu louvor e encoraja sua oração a Deus.

9 Direi a Deus, minha rocha: Por que tu te esqueces de mim? Por que eu ando em sofrimento pela opressão do inimigo?

em vista do que [Salmo 42: 8], ele dita a si mesmo uma oração baseada em sua angústia, agravada como foi pelas insultos cruéis e sugestões infiéis de seus inimigos.

10 Meus adversários me afrontam com uma ferida mortal em meus ossos, ao me dizerem todo dia: Onde está o teu Deus?
11 Por que estás abatida, minha alma? E por que te inquietas em mim? Espera em Deus; porque eu ainda o louvarei; ele é a minha salvação e o meu Deus.
Isso traz uma auto-repreensão renovada e desperta esperanças de alívio.

do meu semblante – (compare Sl 42: 5) que me alegra, afastando as nuvens de tristeza do meu rosto.

meu Deus – é ele de cuja existência e favor meus inimigos me teriam duvidar.

<Salmo 41 Salmo 43>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados