Bíblia, Revisar

Salmo 77

1 (Salmo de Asafe, para o regente, conforme “Jedutum”:) Clamo a Deus com minha voz, minha voz a Deus; e ele inclinará seus ouvidos a mim.

conforme “Jedutum” – (Veja no Salmo 39: 1, título). Em um tempo de grande aflição, quando pronto para o desespero, o salmista deriva de chamar a atenção para as antigas e maravilhosas obras de Deus de entregar poder e graça.

expressa o significado do Salmo.

2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; minha mão estava continuamente estendida; minha alma não se deixava consolar.

sua importunação.

minha ferida correu … noite – literalmente, “minha mão estava estendida” ou “estendida” (compare Sl 44:20).

não cessou – literalmente, “não cresceu entorpecido” ou “fraco” (Gn 45:26; Salmo 38: 8).

minha alma não se deixava consolar – (compare Gn 37:35; Jr 31:15).

3 Eu ficava me lembrando de Deus, e gemendo; ficava pensativo, e meu espírito desfalecia. (Selá)

Seu triste estado contrastava com antigas alegrias.

ficava pensativo – literalmente, “violentamente agitado”, ou inquieto (Salmo 39: 6; Salmo 41: 5).

meu espírito desfalecia – ou “desmaiou” (Salmo 107: 5; Jn 2: 7).

4 Tu mantiveste abertas as pálpebras dos meus olhos; eu estava perturbado, e não conseguia falar.

segure … acordando – ou, “rápido”, que eu não consigo dormir. Assim, ele é levado a expressar seus sentimentos ansiosos em várias perguntas sinceras indicativas de tristeza impaciente.

5 Eu ficava imaginando os dias antigos, e os anos passados.
6 De noite eu me lembrava de minha canção; meditava em meu coração; e meu espírito ficava procurando entender.
7 Será que o Senhor rejeitará para sempre? E nunca mais mostrará seu favor?
8 A sua bondade se acabou para sempre? Ele deu fim à sua promessa de geração em geração?
9 Deus se esqueceu de ter misericórdia? Ele encerrou suas compaixões por causa de sua ira? (Selá)
10 Então eu disse: Esta é a minha dor: os anos em que a mão do Altíssimo agia .

Omitindo as palavras fornecidas, podemos ler: “Esta é a minha aflição – os anos de”, etc., “anos” sendo tomadas como paralelos à aflição (compare Salmo 90:15), como da ordem de Deus.

11 Eu me lembrarei das obras do SENHOR; porque me lembrarei de tuas antigas maravilhas.

Ele encontra alívio ao contrastar as antigas libertações de Deus. Receberemos bem as mãos dele e não o mal? Ambos são pedidos de misericórdia infalível e amor infalível.

12 Meditarei em todos as tuas obras, e falarei de teus feitos.
13 Deus, santo é o teu caminho; quem é deus tão grande como nosso Deus?

no santuário – os caminhos da graça e da providência de Deus (Salmo 22: 3; Salmo 67: 2), ordenados em princípios santos, conforme desenvolvidos em Sua adoração; ou implícita em Suas perfeições, se “santidade” for usada para “santuário”, como alguns preferem traduzir (compare Êx 15:11).

14 Tu és o Deus que faz maravilhas; tu fizeste os povos conhecerem teu poder.

Ilustrações do poder de Deus em Suas intervenções especiais para o Seu povo (Êx 14: 1-31), e, no mais comum, mas sublime, controle da natureza (Salmo 22: 11-14; Hb 3:14) que pode participaram desses eventos milagrosos (Êx 14:24).

15 Com teu braço livraste teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá)

Jacó e de José – representando todos.

16 As águas te viram, ó Deus; as águas te viram, e tremeram; também os abismos foram abalados.
17 Grandes nuvens derramaram muitas águas; os céus fizeram barulho; e também tuas flechas correram de um lado ao outro.
18 O ruído de teus trovões estava nos ventos; relâmpagos iluminaram ao mundo; a terra se abalou e tremou.
19 Pelo mar foi teu caminho; e tuas veredas por muitas águas; e tuas pegadas não foram conhecidas.

águas; e tuas pegadas – podem se referir ao fato de Ele guiar o povo através do mar, embora também expressando os mistérios da providência.

20 Guiaste a teu povo como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.
<Salmo 76 Salmo 78>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.