Bíblia, Revisar

Jó 35

1 Eliú respondeu mais, dizendo:
2 Pensas tu ser direito dizeres: Maior é a minha justiça do que a de Deus?

mais do que – como em Jó 9: 2; Jó 25: 4: “Eu sou justo (literalmente, minha justiça é) diante de Deus.” A Versão Inglesa, no entanto, concorda com Jó 9:17; Jó 16: 12-17; Jó 27: 2-6. Jó 4:17 é suscetível de renderização. Elihu significa que Jó disse isso, não em tantas palavras, mas virtualmente.

3 Porque disseste: Para que ela te serve? Ou : Que proveito terei dela mais que meu pecado?

Pelo contrário, explicativo de “isto” em Jó 35: 2, “Que tu dizes (para ti mesmo, como se fosse uma pessoa distinta) Qual é a vantagem (tua integridade) para ti? Que proveito eu tenho (por integridade) mais do que (eu deveria) pelo meu pecado? ”Isto é, mais do que se eu tivesse pecado (Jó 34: 9). Jó disse que os iníquos, que usam essas mesmas palavras, não sofrem por isso (Jó 21: 13-15); por meio do qual ele virtualmente sancionou seus sentimentos. A mesma mudança de pessoas do oblíquo para o endereço direto ocorre (Jó 19:28; Jó 22:17).

4 Eu darei reposta a ti, e a teus amigos contigo.

amigos – aqueles entretendo como sentimentos contigo (Jó 34: 8, Jó 34:36).

5 Olha para os céus, e vê; e observa as nuvens, que são mais altas que tu.

Eliú como Elifaz (Jó 22: 2; Jó 22: 3; Jó 22:12) mostra que Deus é exaltado demais na natureza para ser suscetível de benefício ou dano da justiça ou pecado dos homens, respectivamente; é eles mesmos que eles se beneficiam pela justiça, ou feridos pelo pecado.

observa as nuvens, que são mais altas que tu – faladas com ironia. Não só eles são mais elevados do que tu, mas não podes sequer alcançá-los claramente com o olho. No entanto, estes não são tão altos quanto o assento de Deus. Deus é, portanto, exaltado demais para ser dependente do homem. Portanto, ele não tem indução à injustiça em suas relações com o homem. Quando Ele aflige, deve ser de um motivo diferente; ou seja, o bem do sofredor.

6 Se tu pecares, que mal farás contra ele? Se tuas transgressões se multiplicarem, que mal lhe farás?

o que fazer – como você pode afetá-lo?

para ele – isso pode feri-lo? (Jr 7:19; Pv 8:36).

7 Se fores justo, que lhe darás? Ou o que ele receberá de tua mão?

(Salmo 16: 2; Pv 9:12; Lc 17:10).

8 Tua perversidade poderia afetar a outro homem como tu; e tua justiça poderia ser proveitosa a algum filho do homem.
9 Os aflitos clamam por causa da grande opressão; eles gritam por causa do poder dos grandes.

(Ec 4: 1). Eliú afirma nas palavras de Jó (Jó 24:12; Jó 30:20) a dificuldade; os “gritos” dos “oprimidos” que não são ouvidos podem levar o homem a pensar que os erros não são punidos por ele.

10 Porém ninguém diz: Onde está Deus, meu Criador, que dá canções na noite,

Mas a razão é que os sofredores inocentes não procuram humildemente a Deus por socorro; então, para o seu “orgulho”, é para ser colocado a culpa da sua ruína; também porque (Jó 35: 13-16) eles, como Jó, em vez de esperar o tempo de Deus em piedosa confiança, estão propensos ao desespero de Sua justiça, quando ela não é imediatamente visível (Jó 33: 19-26). Se o sofredor se aplicasse a Deus com um espírito humilde e penitente, Ele ouviria.

Onde – (Jr 2: 6, Jr 2: 8; Is 51:13).

canções – de alegria na libertação (Sl 42: 8; Sl 149: 5; At 16:25).

na noite – inesperadamente (Jó 34:20, Jó 34:25). Em vez disso, “na calamidade”.

11 Que nos ensina mais que aos animais da terra, e nos faz sábios mais que as aves do céu?

O espírito do homem, que o distingue do bruto, é a prova mais forte da beneficência de Deus; pelo uso disso, podemos entender que Deus é o Todo-Poderoso ajudante de todos os que o buscam humildemente; e que erram quem não o buscam.

aves – (veja em Jó 28:21).

12 Ali clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus.

Lá, em vez disso, “Então” (quando ninguém humildemente se lança sobre Deus, Jó 35:10). Eles clamam orgulhosamente contra Deus, em vez de humildemente a Deus. Assim, como o desígnio da aflição é humilhar o sofredor, não pode haver resposta até que o “orgulho” dê lugar à oração humilde e penitente (Salmo 10: 4; Jr 13:17).

13 Certamente Deus não ouvirá a súplica vazia, nem o Todo-Poderoso dará atenção a ela.

vazia – isto é, gritos proferidos em um espírito desalentado, Jó 35:12, que se aplica em algum grau aos gritos de Jó; ainda mais aos dos ímpios (Jó 27: 9; Pv 15:29).

14 Quanto menos ao que disseste: que tu não o vês! Porém o juízo está diante dele; portanto espera nele.

Mas o hebreu favorece Maurer, “quanto menos (a vontade de Deus …, Jó 35:13), desde que você diz, que Ele não te considera.” Assim, em Jó 4:19. Assim, Eliú alude às palavras de Jó (Jó 19: 7; Jó 30:20).
julgamento – isto é, tua causa, teu direito; como no Salmo 9:16; Pv 31: 5, Pv 31: 8.

confiança – em vez disso, “espere”, com paciência, até que ele tome sua causa (Salmo 37: 7).

15 Mas agora, já que a ira dele ainda não está castigando, e ele não deu completa atenção à arrogância,

Assim como Jó não esperava com confiança e paciência (Jó 35:14; Nm 20:12; Sf 3: 2; Miqueias 7: 9), Deus visitou…; mas ainda assim ele não tomou conhecimento (severo) da grande multidão (Versão Inglesa erroneamente, “extremidade”) dos pecados; portanto, Jó não deve se queixar de ser punido com severidade indevida (Jó 7:20; Jó 11: 6). Maurer traduz: “Porque Sua ira não visitou (não puniu Jó imediatamente por suas acusações ímpias), nem tomou severo (grande) conhecimento de sua loucura (discursos pecaminosos); portanto, ”etc. Para“ loucura ”, Umbreit traduz com os Rabinos“ multidão ”. Gesenius lê com a Septuaginta e a Vulgata desnecessariamente,“ transgressão ”.

16 Por isso Jó abriu sua boca em vão, e multiplicou palavras sem conhecimento.
Apodosis para o trabalho 35:15.

em vão – precipitadamente.

<Jó 34 Jó 36>

Leia também uma introdução ao livro de Jó.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.