Bíblia, Revisar

Salmo 9

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 (Salmo de Davi, para o regente, em “Mute-Laben”:) Louvarei a ti , SENHOR com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

Sobre Muthlabben, ou, segundo a maneira segundo a “morte ao Filho”, pela qual alguma canção era conhecida, a cujo ar ou melodia o músico é dirigido para realizar este Salmo. Este modo de denotar uma canção por alguma palavra ou palavras proeminentes ainda é comum (compare Sl 22: 1). O salmista louva a Deus pela libertação de seus inimigos e celebra o governo divino, por proporcionar segurança ao povo de Deus e punição aos ímpios. Assim, encorajando a si mesmo, ele ora por novas ocasiões para contar as misericórdias de Deus, e confiante em Seu julgamento contínuo sobre os ímpios e a vindicação dos oprimidos, ele implora uma manifestação rápida e eficiente da soberania divina.

2 Em ti eu ficarei contente e saltarei de alegria; cantarei a teu nome, ó Altíssimo.
3 Meus inimigos voltaram para trás; eles caem e perecem diante de ti.

voltaram para trás – é o resultado do poder de Deus sozinho. Ele, como justo Juiz (Salmo 7:11), vindica Seu povo. Ele repreende por atos e palavras (Salmo 6: 1; Salmo 18:15), e tão eficazmente para destruir os nomes das nações como também das pessoas.

4 Porque tu fizeste conforme meu direito e minha causa; tu te sentaste no teu tribunal e julgaste com justiça.
5 Severamente repreendeste às nações, destruíste ao perverso; tu tiraste o nome dele para sempre e eternamente.
6 Ao inimigo, as destruições já se acabaram para sempre. E tu arrasaste as cidades, e já pereceu sua memória com elas.

Literalmente: “Quanto ao inimigo terminado são suas ruínas para sempre. Tu [Deus] destruiu, ”etc. (1Sm 15: 3, 1Sm 15: 7; 1Sm 27: 8, 1Sm 27: 9). Os ímpios estão totalmente desfeitos. Suas ruínas nunca serão reparadas.

7 Mas o SENHOR se sentará para governar eternamente; ele já preparou seu trono para julgar.

A posse eterna de Deus de um trono de justiça é contrastada com a ruína dos ímpios.

8 Ele mesmo julgará ao mundo com justiça; e corretamente fará justiça aos povos.

Os oprimidos e todos os que O conhecem (Sl 5: 3; Salmo 7: 1), encontram-no um refúgio seguro.

9 O SENHOR será um refúgio para o aflito; um refúgio em tempos de angústia.
10 E confiarão em ti os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste aos que te buscam.
11 Cantai ao SENHOR, que habita em Sião! Contai entre os povos as obras dele.

(Veja Sl 2: 6; Sl 3: 4).

12 Porque ele investiga os derramamentos de sangue, e lembra-se deles; não se esquece do clamor dos que sofrem.

de sangue – isto é, assassinatos (Salmo 5: 6), incluindo todas as opressões do Seu povo.

faz inquisição – (compare Gn 9: 5). Ele vai vingar sua causa.

13 Tem misericórdia de mim, SENHOR; olha para o meu sofrimento, causado pelos que me odeiam; tu, que me levantas para fora das portas da morte.

da morte – Portões sendo a entrada é colocada para os limites.

14 Para que eu conte todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre em tua salvação.

Sião – O recinto da cidade (compare Salmo 48:12; Is 23:12), ou igreja, como denotado por esta frase contrastada com a da morte, leva a cabo a ideia de exaltação e também de libertação. Os favores de sinal devem nos levar a dar sinal e agradecimento público.

15 As nações se afundaram na cova que elas fizeram; o pé delas ficou preso na rede que esconderam.

Os resultados não desejados dos dispositivos dos ímpios provam que eles são de anulação ou ordenamento de Deus, especialmente quando esses resultados são destrutivos para os próprios iníquos.

16 O SENHOR foi conhecido pelo juízo que fez; o perverso foi enlaçado pelas obras de suas próprias mãos. (Higaiom, Selá)

Higgaion  – significa “meditação” e, combinado com Selah, parece denotar uma pausa de solenidade e ênfase incomuns (compare com Sl 3: 2). Embora Selah ocorra setenta e três vezes, este é o único caso em que Higgaion é encontrado. Na visão que é dada aqui da retribuição aos ímpios como um exemplo do sábio e santo ordenamento de Deus, podemos muito bem parar em admiração e fé.

17 Os perversos irão para o Xeol, e todas as nações que se esquecem de Deus.

será virado – ou “voltará”, recuando sob a vingança de Deus, e levado por Ele ao extremo da destruição, até mesmo ao próprio inferno. Aqueles que esquecem de Deus são classificados como depravados e abertamente profanos.

18 Porque o necessitado não será esquecido para sempre; nem a esperança dos oprimidos perecerá eternamente.

(Compare com o Salmo 13: 1-6).

o necessitado – literalmente, “pobres”, privados de qualquer coisa; daí miserável.

esperança dos oprimidos – ou, “manso”, “humilde”, feito por aflição.

19 Levanta-te, SENHOR, não prevaleça o homem contra ti ; sejam julgadas as nações diante de ti.

Levanta-te – (compare Sl 4: 7).

não prevaleça o homem – (Salmo 8: 4).

20 Põe medo neles, SENHOR; saibam as nações que eles são meros mortais. (Selá)
Por sua sujeição efetiva, faça-os perceber sua natureza frágil (Sl 8: 4), e detê-los de todo conceito e futura rebelião.

<Salmo 8 Salmo 10>

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados