Salmo 9

1 (Salmo de Davi. Ao mestre de canto, segundo a melodia 'A morte do filho') Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração; anunciarei todas as tuas maravilhas.

anunciarei todas as tuas maravilhas – ou seja, as obras únicas e notáveis de Deus, tanto na natureza (Jó 5:9), como no Seu trato com o Seu povo (Êxodo 3:20), particularmente nas grandes crises da sua história (Salmo 78:4,11,32), que declaram Seu poder e amor, e despertam a admiração de todos os que as contemplam. A palavra inclui “milagres”, como um um dos tipos das “obras maravilhosas de Deus”, mas sua aplicação muito mais ampla. Recontar e celebrar Suas obras maravilhosas é o dever e o deleite dos santos de Deus. [Kirkpatrick, 1906]

2 Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

exultarei. A mesma palavra que em Salmo 5:11 c. As palavras finais do Salmo 7 são retomadas e expandidas nesses dois versículos. [Kirkpatrick, 1906]

3 Meus inimigos voltaram para trás; eles caem e perecem diante de ti.
4 Pois defendeste o meu direito e minha causa; te assentaste no teu tribunal, julgando com justiça.

defendeste o meu direito e minha causa. Davi atribui seus sucessos militares, não à sua própria habilidade, ou mesmo ao valor de seus soldados, mas ao favor de Deus. O favor de Deus, que é assegurado pela justiça de sua causa, dá vitória após vitória a ele. [Pulpit, 1895]

5 Repreendeste as nações, destruíste os ímpios e apagaste o nome deles para todo o sempre.

apagaste o nome deles para todo o sempre. Como quando uma nação é conquistada e subjugada; quando ela se torna um território da nação conquistadora, e perde seu próprio governo, e sua existência distinta como um povo, e seu nome não é mais registrado entre os reinos da terra. É provavelmente a algum acontecimento deste tipo que o salmista se refere. [Barnes, 1870]

6 Quanto aos inimigos, foram consumidos, suas ruínas são perpétuas; arrasaste as suas cidades, e eles caíram em completo esquecimento.

e eles [os inimigos] caíram em completo esquecimento (NAA, A21) – ou então, e elas [as cidades] caíram em completo esquecimento (NVI, NVT).

7 O SENHOR, porém, está entronizado eternamente; ele estabeleceu seu trono para julgar.

O SENHORestá entronizado eternamente (compare com Salmo 90:224-27Romanos 2:616Hebreus 1:1112Hebreus 13:82Pedro 3:8).

ele estabeleceu seu trono para julgar (compare com Salmo 50:3-5Salmo 103:19Apocalipse 20:11).

8 Ele mesmo julga o mundo com justiça, governa os povos com retidão.
9 O SENHOR é alto refúgio para o oprimido, refúgio em tempos de angústia.

O SENHOR é alto refúgio para o oprimido – literalmente, para aqueles que estão esmagados, quebrados. A alusão aqui é àqueles que são vítimas da tirania e da injustiça. Esses podem confiar em Deus para defender a eles e a sua causa; mais cedo ou mais tarde ele se manifestará como auxílio e protetor destes. Veja o Salmo 9:12.

refúgio em tempos de angústia – não apenas para os oprimidos, mas para todos aqueles que estão em dificuldades. Compare com o Salmo 46:1. Ou seja, todos podem vir a ele com a certeza de que estará pronto para ter compaixão deles em suas tristezas e para lhes trazer livramento. [Barnes, 1870]

10 Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, nunca desamparas os que te buscam.

pois tu, SENHOR, nunca desamparas os que te buscam. Até onde Davi sabia, Deus nunca tinha no passado abandonado aqueles que fielmente se agarraram a Ele. Eles poderiam ser provados, como Jó; eles poderiam ser “caçados nas montanhas”, como o próprio Davi; eles poderiam até ter a sensação de estarem desamparados (Salmo 22:1); no entanto, eles não foram abandonados. Deus “não abandona os seus santos; eles são preservados para sempre” (Salmo 37:28). [Pulpit, 1895]

11 Cantem louvores ao SENHOR, que habita em Sião; proclamem entre os povos o que ele tem feito.

SENHOR, que habita em Sião. Sião é um outro nome para Jerusalém; ela tornou-se a morada especial de Javé desde o momento em que a Arca, o símbolo de Sua Presença, foi ali colocada (Salmo 76:2; 132:13). Os querubins que cobriam a arca eram o trono de Sua glória (Salmo 80:1; 99:1). Era a contraparte terrestre do céu (Salmo 2:4): donde Ele se manifestou para socorrer o Seu povo (Salmo 3:4; 20:2). [Kirkpatrick, 1906]

12 Pois aquele que pede contas do sangue derramado lembra-se deles; ele não se esquece do clamor dos aflitos.

Pois aquele que pede contas do sangue derramado lembra-se deles (NAA, A21, NVT) – ou então, Pois quando pede contas do sangue derramado lembra-se deles (ACF, BKJ).

13 Tem misericórdia de mim, SENHOR; olha para o meu sofrimento, causado pelos que me odeiam; tu que me levantas das portas da morte;

Tem misericórdia de mim, SENHOR (compare com Salmo 51:1Salmo 119:132).

olha para o meu sofrimento (compare com Salmo 13:3Salmo 25:19Salmo 119:153Salmo 142:6Neemias 9:32Lm 1:9,11).

tu que me levantas das portas da morte (Salmo 30:3Salmo 56:13Salmo 86:13Salmo 107:18Salmo 116:34Isaías 38:10Jo 2:6).

14 para que eu declare todos os teus louvores nas portas da filha de Sião, e me alegre na tua salvação.

para que eu declare todos os teus louvores nas portas – ou seja, o mais publicamente possível (Salmo 116:14); pois os portões da cidade eram o lugar em que as pessoas se reuniam e negociavam, correspondendo à ágora grego ou fórum romano. Compare com Jó 29:7; Provérbios 8:3; Jeremias 17:19-20. O contraste implícito entre os caminhos alegres dos homens e a sombria entrada para o mundo inferior (Salmo 9:12) é óbvio.

filha de Sião – ou seja, Jerusalém. Esta é uma personificação poética dos cidadãos ou da cidade como um indivíduo. Originalmente, Sião era considerada a mãe e os cidadãos, coletivamente, sua filha; mas, como os termos para terra e pessoas são facilmente intercambiáveis, a expressão passou a ser aplicada à própria cidade (Isaías 1:8; Lm 2:15). “Filha de Sião” não ocorre em nenhum outro lugar dos Salmos (veja, no entanto, “filha de Tiro”, Salmo 45:12; “filha de Babilônia”, Salmo 137:8), mas junto com as expressões relacionadas “filha de Jerusalém”, “filha do meu povo”, etc, frequentemente em Isaías, Jeremias, Miquéias, Sofonias, Zacarias, e é especialmente característico de Lamentações. [Kirkpatrick, 1906]

15 As nações se afundaram na cova que fizeram; o seu pé ficou preso na armadilha que esconderam.
16 O SENHOR é conhecido pela justiça que executa; o ímpio é enlaçado pelas obras de suas próprias mãos. (Higaiom, Selá)

o ímpio é enlaçado pelas obras de suas próprias mãos – em outras palavras, “os ímpios caem em suas próprias armadilhas” (NVI).

Higaiom. Esta palavra é encontrada apenas em três outros lugares: Salmo 19:14; Salmo 92:3 e Lamentações 3:61. No primeiro, é traduzida como “meditação” e tem claramente esse significado; no segundo, supõe-se que signifique “som solene”; no terceiro, parece melhor traduzida por “pensamento”. Aqui, ela aparece sozinha, como uma espécie de direção rubrica, como a seguinte palavra, “Selá”. Alguns supõem que é uma orientação para que a música fique mais suave, como um interlúdio; outros consideram esta expressão uma direção para que congregação faça um tempo de meditação silenciosa. [Pulpit, 1895]

17 Voltem os perversos para o sheol, todas as nações que se esquecem de Deus.

Voltem os perversos para o sheol“Voltem os perversos para o (NVI), ou então, “Os perversos se voltarão para o inferno (BKJ).

todas as nações que se esquecem de Deus (compare com Salmo 50:22; Jó 8:13; Salmo 10:4). Repare refere-se a Deus, não a Javé; as nações não podiam conhecê-lo em Seu caráter como Deus da revelação (Javé), mas mesmo a elas “não se deixou sem testemunho” (Atos 14:17), antes manifestou a elas o que podiam conhecer a seu respeito (Romanos 1:18-23). Assim, maldade intencional, especialmente quando feita em antagonismo ao povo escolhido de Deus, é o que significa esquecer-se culposamente de Deus. [Kirkpatrick, 1906]

18 Pois o necessitado não será esquecido para sempre; nem a esperança dos oprimidos será frustrada perpetuamente.

o necessitado não será esquecido para sempre (compare com Salmo 9:12Salmo 12:512-1412-14Salmo 102:1720Salmo 109:31Lucas 1:53Lucas 6:20Tiago 2:5).

nem a esperança dos oprimidos será frustrada perpetuamente (compare com Provérbios 23:18Provérbios 24:14).

19 Levanta-te, SENHOR! Não permitas que o mortal prevaleça. Julgadas sejam as nações na tua presença.

Levanta-te, SENHOR (compare com Salmo 3:7Salmo 7:6Salmo 10:12Salmo 76:89Salmo 68:1212-14Salmo 102:1720Salmo 74:2223Salmo 76:89Salmo 80:2; Isaías 51:9).

Não permitas que o mortal prevaleça (compare com Gênesis 32:281Samuel 2:92Crônicas 14:11).

Julgadas sejam as nações na tua presença (compare com Salmo 2:1-3Salmo 79:6Salmo 149:7Jeremias 10:25Joel 3:12Miqueias 5:15Zacarias 14:18Apocalipse 19:15).

20 Põe medo neles, SENHOR; saibam as nações que não passam de mortais. (Selá)

Põe medo neles, SENHOR (compare com Salmo 76:12Ex 15:16Ex 23:27Deuteronômio 2:25; Ezequiel 30:13).

saibam as nações que não passam de mortais (compare com Salmo 76:89Salmo 68:12Salmo 82:67Isaías 31:3Ezequiel 28:29Ezequiel 28:29Atos 12:2223).

<Salmo 8 Salmo 10>

Introdução ao Salmo 9

Autoria. Este salmo é atribuído a Davi, não apenas no título, mas em todas as versões, e não há razão para duvidar da exatidão disso. Não seria difícil mostrar pelo seu conteúdo que os sentimentos e o estilo de composição estão de acordo com as outras composições de Davi.

Ocasião. Sobre este ponto, nada é sugerido expressamente no salmo, a menos que seja no título, “Ao chefe dos músicos em Mute-Laben”. O significado de que foi composto em sua morte. Outros, como Rudinger, supõem que é um salmo de ação de graças por ocasião da vitória sobre Absalão, e a supressão de sua rebelião por sua morte: uma suposição dura e não natural, como se qualquer pai, em qualquer circunstância, pudesse compor um salmo de louvor por ocasião da morte de seu filho. Moeller supõe que foi composta por ocasião da vitória de Davi sobre os filisteus; Ferrand, que une este salmo com o seguinte, supõe que o todo se refere aos tempos do cativeiro na Babilônia, e é uma canção triunfal do povo sobre seus inimigos; e Venema, que também pensa que esses dois salmos devem ser unidos, supõe que Salmo 9:1-18 refere-se a Davi e à sua libertação de todos os seus inimigos, e o restante aos tempos dos Macabeus, e à libertação das perseguições sob Antíoco Epifânio. Horsley denomina o salmo “ação de graças pela extirpação do grupo descrente, prometida no Salmo 10, “e supõe que a ordem deve ser invertida, e que o todo se refere a alguma grande libertação – seja a“ derrubada do império babilônico por Ciro, ou a derrota da conspiração de Hamã”.

Os escritores judeus, Jarchi e Aben Ezra, supõem que foi composto por ocasião da derrota e morte de algum príncipe estrangeiro. A partir dessa variedade de pontos de vista, nenhum dos quais parece se basear em certos fundamentos históricos, parece provável que a ocasião exata em que o salmo foi composto não pode agora ser averiguada de forma a não deixar motivo para dúvidas. As únicas indicações da ocasião em que isso será considerado em outra parte da introdução ao salmo serão as de que nada é determinado por esse título em relação à origem do salmo, ou à época em que ele foi composto. Nem existe qualquer tradição certa que irá determinar isso, e muito do que foi escrito sobre este ponto foi mera conjectura, ou surgiu de alguma interpretação do título enigmático; “Sobre Mute-Laben”. Alguns supõem que a palavra labben se refere a algum rei ou príncipe estrangeiro morto por Davi, e que o salmo foi composto quando ele morreu. Outros, seguindo o Targum, ou a Paráfrase Aramaica, supõem que a pessoa mencionada foi Golias de Gate […] No salmo encontramos as seguintes coisas, que podem, talvez, ser tudo o que é necessário para nos capacitar a entendê-lo.

(a) Foi composto em vista dos “inimigos” do escritor, ou inimigos com os quais ele tinha estado comprometido, Salmo 9:3: “Quando os meus inimigos voltarem atrás, cairão e perecerão na tua presença”. Compare com Salmo 9:6,13,19-20.

(b) Estes eram inimigos estrangeiros, ou aqueles que são chamados de pagãos, isto é, pertencentes a nações idólatras, Salmo 9:5: “Repreendeste os gentios.” Compare com 12-14Salmo 102:1720Salmo 74:2223Salmo 7:1516Salmo 9:1519.

(c) Eram inimigos desoladores – inimigos invasores – aqueles que devastavam a terra em suas marchas, Salmo 9:6: “Destruíste cidades: o seu memorial pereceu com eles.”

(d) O escritor alcançou uma vitória sobre eles, e por isso ele celebrou os louvores de Deus por sua intervenção, 10-11,15. Esta vitória assim alcançada foi tal que lhe deu a certeza do triunfo final completo.

(e) Mesmo assim, ele ainda estava cercado de inimigos e ainda pede a misericordiosa intervenção de Deus em seu favor, Salmo 9:13: “Tem misericórdia de mim, Senhor; considera a aflição que sofro daqueles que me odeiam, tu que me levantas das portas da morte”. Compare com o Salmo 9:18-20.

Muitas vezes Davi esteve em sua vida em circunstâncias como as aqui supostas, e não é possível agora determinar a ocasião exata a que o salmo alude.

Conteúdo. O salmo apresenta dois assuntos principais – um pertencente ao passado e outro ao futuro, ambos ilustrando o caráter de Deus e dando oportunidade ao escritor de expressar a confiança em Deus. O um se relaciona com a libertação já concedida; o outro para a libertação de seus problemas ainda aguardada.

(1) O primeiro relaciona-se com a libertação do problema, ou conquista sobre os inimigos, já concedida, e com a ocasião que se proporcionou para louvar a Deus, e para reflexões piedosas sobre seu caráter.

(a) O salmista expressa sua gratidão a Deus ou expressa uma linguagem de louvor pelas misericórdias recebidas (Salmo 9:1-2).

(b) A razão particular para isso é declarada; que Deus o capacitou a vencer muitos de seus inimigos – o pagão que se levantou contra ele, que agora havia sido subjugado (Salmo 9:3-6).

(c) Isso dá ocasião para reflexões piedosas sobre o caráter de Deus, como alguém que duraria para sempre; como alguém que estabeleceu seu trono para julgar ou fazer justiça; como alguém que seria um refúgio para os oprimidos; como quem pode; ser confiado por todos que o conheceram; como alguém que se lembraria dos inimigos dos justos, e que não se esqueceria do clamor dos humildes (Salmo 9:7-12). A principal verdade ensinada nesta parte do salmo é que Deus é um refúgio e uma ajuda para aqueles que estão em dificuldade e perigo; que todos esses podem depositar nEle sua confiança; e que Ele intervirá para salvá-los.

(2) A segunda parte, construída de maneira semelhante à anterior, se relaciona com o futuro e com o que o salmista ainda esperava de Deus, em vista do caráter que ele havia evidenciado em seus problemas anteriores (Salmo 9:18-20).

(a) O salmista ainda precisa de ajuda (Salmo 9:13-14). Ele ainda tem problemas com aqueles que o odeiam, e ele ainda clama a Deus para agir e levantá-lo das portas da morte, para que ele possa louvá-lo.

(b) Ele se refere ao fato de que; o pagão, que o cercou como seus inimigos, afundou na cova que eles abriram para os outros; e que seu pé foi preso na rede que eles esconderam: referindo-se ou ao que havia ocorrido no passado como o fundamento de sua esperança presente, ou estando tão certo de que isso seria feito que ele poderia falar sobre isso como se fosse agora realmente realizado (Salmo 9:15).

(c) Isso também, como no primeiro caso, dá ocasião para reflexões piedosas sobre o caráter de Deus e sobre o fato de que ele agiria para destruir os ímpios e proteger os justos (Salmo 9:16-18).

(d) Em vista de tudo isso, o salmista clama a Deus ainda para agir – para manifestar o mesmo caráter que Ele havia feito anteriormente, protegendo-o e vencendo seus inimigos (Salmo 9:19-20). A principal verdade ensinada nesta parte do salmo é que os iníquos serão destruídos; que eles, em oposição aos justos, não podem esperar proteção de Deus, mas serão cortados e punidos.

A condição do autor do salmo então era que ele havia sido cercado por inimigos, e que Deus agiu em seu favor, dando-lhe ocasião para louvor e ação de graças; que ele ainda estava cercado por formidáveis ​​inimigos, mas ele tinha certeza de que Deus manifestaria o mesmo caráter que ele havia feito anteriormente, e que ele poderia, portanto, invocá-Lo para agir e dar-lhe ocasião para louvor futuro.

Título. O salmo é dirigido ao “chefe dos músicos em Mute-Laben”. A frase “sobre Mute-Laben” não ocorre em nenhum outro lugar, e explicações muito diferentes foram dadas sobre seu significado. O Targum, ou a Paráfrase Aramaica, traduz “Para ser cantado sobre o homem que saiu entre os campos;” isto é, Golias de Gate; e o autor da Paráfrase aramaica, evidentemente supôs que foi escrita por ocasião de sua morte. A Vulgata latina traduz, “Provérbios occultis filii;” e assim a Septuaginta, ὑπὲρ τῶν κρυφίων τοῦ ὑιοῦ huper tōn kruphiōn tou huiou – “pelas coisas secretas (mistérios) do Filho:” mas que ideia estava ligada a essas palavras é impossível agora determinar. O siríaco tem este título: “Concernente ao Messias tomando seu trono e reino, e prostrando seu inimigo”. Lutero o traduz como “Um Salmo de Davi a respeito de um belo jovem” – von der schonen Jugend. Substancialmente também DeWette; Nach der Jungfernweise, den Beniten. Tholuck traduz, “Para o músico chefe, após a melodia‘ Morte ao Filho ’(Tod dem Sohne), um Salmo de Davi.”

Depois dessa variedade na explicação do título, certamente não é fácil determinar o significado. As opiniões mais prováveis ​​podem ser consideradas duas.

(1) Aquilo que supõe que era uma melodia destinada a ser cantada por mulheres, ou com vozes femininas: literalmente de acordo com esta interpretação, “à maneira das virgens”; isto é, com a voz feminina aguda, soprano, em oposição à voz mais grave dos homens. Compare com 1Crônicas 15:20. Gesenius, que supõe que se refere à voz feminina ou aguda, considera o título – על־מות ‛al-mûth -” sobre Mute “, como sendo o mesmo que עלמות על‛ al ‛ălâmôth, no Salmo 46:1-11 , “Sobre Alamote” e supõe que seja derivado de עלמה ‛almâh – uma virgem.

(2) A outra opinião é aquela que supõe que o título é o início de alguma velha e conhecida melodia de uso comum, e que a ideia é que este salmo deveria ser cantado junto com aquela melodia. Essa melodia era, como expressa por Tholuck e outros, uma melodia sobre a morte de um filho, e foi combinada com algum hino que havia sido composto com referência a tal evento. Baseia-se na suposição de que as melodias nacionais se tornaram em certo grau fixas e imutáveis, ou que certas melodias compostas originalmente para uma ocasião particular se tornaram populares e que a melodia seria anexada a novas peças musicais. Isso é comum no Oriente; e, de fato, é comum em todos os países. O significado, como assim expresso, é: “De acordo com a maneira (ou, ritmo) da canção (ou poema chamado Morte ao Filho”. Assim entendido, não se refere à morte de Absalão (como alguns têm suposto), uma vez que não há nada no salmo que corresponderia a tal suposição; nem à morte de Golias, como o Targum supõe; mas a composição deveria ser cantada no ritmo bem conhecido, ou melodia, intitulada “Morte ao Filho”. Mas quando esse ritmo foi composto, ou em que ocasião, é claro que não há possibilidade agora de averiguar; e igualmente impossível é recuperar o rtimo, ou melodia. O significado literal do título é על‛ al , em, ou de acordo com – מות mûth, morte – לבן labên, ao filho. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no YouTube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – março de 2021.