Salmo 103

1 (Salmo de Davi) Louva ao SENHOR, ó minha alma; e que todo o meu interior louve ao seu santo nome.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

Minha alma é o eu ou personalidade do salmista: tudo o que está dentro de mim são os vários órgãos do corpo, que eram considerados pelos hebreus como a sede do pensamento, vontade e emoção. O salmista convoca todas as capacidades e poderes de seu ser para se unirem no louvor de Yahweh.

seu santo nome. Compare com Salmo 33:21; Salmo 105:3; Salmo 106:47; Salmo 145:21. A santidade de Yahweh, que deve ser confirmada no castigo do pecado de Israel, foi novamente demonstrada na libertação que provou Sua fidelidade à Sua aliança. Compare com Ezequiel 39:725. [Kirkpatrick, 1906]

2 Louva ao SENHOR, ó minha alma; e não te esqueças de nenhum dos benefícios dele;

Comentário Whedon

não te esqueças de nenhum dos benefícios dele. Um mandamento da lei (Deuteronômio 6:12; 8:11-14; compare, também, Deuteronômio 32:15), e um primeiro dever da criatura. “Aquele que foi abençoado, e se recusa a abençoar, caiu do estado de homem para o de animal” (Hengstenberg). [Whedon]

3 Que perdoa todas as tuas perversidades, e te sara de todas as tuas enfermidades.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

O salmista pode ter tido em mente Êxodo 15:26, “Eu sou Jeová que te sara”; e Deuteronômio 29:22, onde a palavra um tanto rara para enfermidades é usada nos julgamentos com que a terra deve ser castigada pelos pecados de Israel. A palavra não precisa ser limitada à doença corporal, mas pode incluir todo sofrimento. A remoção da punição do pecado é a prova do seu perdão (Compare com Salmo 85:1-3; 147:3). [Kirkpatrick, 1906]

4 Que resgata tua vida da perdição; que te coroa com bondade e misericórdia.

Comentário Barnes

Que resgata tua vida da perdição – Ou seja, quem a salva da morte quando exposta ao perigo ou quando atacada por doenças. A palavra “destruição” ou “corrupção” aqui equivale a sepultura, pois é aí que o corpo volta à corrupção. Compare as notas do Salmo 16:10 .

que te coroa – A ideia aqui não é meramente que Deus é a fonte dessas bênçãos, mas que há algo de beleza, dignidade, honra, como na atribuição de uma coroa ou guirlanda a qualquer pessoa. Compare as notas do Salmo 65:11 .

com bondade e misericórdia – misericórdia e compaixão. Deus mostrou misericórdia a ele – compaixão demonstrada – e estes eram tão abundantes que poderia ser considerado a coroa ou ornamento de sua vida. [Barnes, aguardando revisão]

5 Que farta tua boca de coisas boas, e tua juventude é renovada como a águia.

Comentário Barnes

Que farta tua boca de coisas boas – A palavra traduzida como “tua boca” aqui é traduzida no caldeu “tua era”; em árabe, na Septuaginta e na Vulgata latina, “teu desejo”; no siríaco, “teu corpo”; DeWette traduz como “tua idade”. E também Tholuck. A palavra hebraica – עדי ‛ădı̂y – é traduzida como” ornamentos “em Êxodo 33:4-6 ; 2Samuel 1:24 ; Isaías 49:18 ; Jeremias 2:32 ; Jeremias 4:30 ; Ezequiel 7:20 ; Ezequiel 16:11 , Ezequiel 16:17 (margem); Ezequiel 23:40 ; e “boca” no Salmo 32:9, como aqui. Esses são os únicos lugares em que isso ocorre. Gesenius a traduz aqui como “idade” e supõe que ela esteja em contraste com a palavra “juventude” na outra parte do versículo. A conexão parece exigir isso, embora seja difícil decifrá-la a partir de qualquer uso da palavra hebraica. O professor Alexander a traduz como “tua alma” – partindo da suposição de que a palavra hebraica “ornamento” é usada como se referindo-se à idéia de que a “alma” é a principal glória ou ornamento do homem. Esta parece, entretanto, uma explicação muito forçada. Confesso que sou incapaz de determinar o significado.

e tua juventude é renovada como a águia – Compare Isaías 40:31 . A alusão, para a qual se supõe que haja uma referência aqui, é explicada nas notas dessa passagem. O que quer que seja verdade com respeito ao suposto fato referente à águia, sobre sua renovação de força e vigor na velhice, o significado aqui é simplesmente que a força do salmista na velhice tornou-se como a força da águia. Sustentado pela generosidade de Deus em sua velhice, ele se tornou, por assim dizer, jovem novamente. [Barnes, aguardando revisão]

6 O SENHOR faz justiça e juízos a todos os oprimidos.

Comentário de Robert Jamieson

Isto é, O SENHOR faz justiça para todo o Seu povo oprimido (compare com Salmo 103:7; 68:5, “Pai do órfão e juiz das viúvas”; isto é, o Israel órfão e sem terra e a Igreja, quando o seu Senhor parece distante no dia da angústia). [JFU]

7 Ele fez Moisés conhecer seus caminhos, e os filhos de Israel conhecerem as obras dele.

Comentário Barnes

Ele fez Moisés conhecer seus caminhos – esta é outra base de louvor – que Deus havia “revelado sua vontade”; que isso havia sido feito de maneira indubitável a Moisés; e que essas revelações foram registradas por ele para instrução e orientação de seu povo. A palavra “caminhos” aqui significa suas leis; seus métodos de administração; os princípios pelos quais ele governa a humanidade e as condições nas quais ele salvará as pessoas. Não há base mais elevada de gratidão a Deus do que o fato de ele ter dado uma revelação à humanidade.

e os filhos de Israel conhecerem as obras dele – Seus métodos de fazer as coisas foram-lhes revelados; e seus atos – suas interposições – têm estado a seu favor. [Barnes, aguardando revisão]

8 Misericordioso e piedoso é o SENHOR, que demora para se irar, e é grande em bondade.

Comentário Barnes

Misericordioso e piedoso é o SENHOR – Veja as notas no Salmo 78:38 . A ideia aqui é derivada evidentemente de Êxodo 34:6-7 – aquela grande e gloriosa declaração do próprio Deus a respeito de seu próprio caráter. Nosso mundo é um mundo diferente sob essa declaração do que seria se isso e outras declarações semelhantes não tivessem sido feitas. Existe aqui uma “progressão” de pensamento; um “avanço” nas afirmações anteriores. A princípio, o salmista se referiu à sua própria experiência individual Salmos 103:3-5 ; em seguida, ele se referiu aos procedimentos de Deus para com o povo hebreu. Salmos 103:6-7; e agora ele se eleva para a contemplação geral de seu caráter no que se refere a toda a humanidade. Era uma característica de Deus com respeito a todos, que ele era bom, compassivo e tolerante.

que demora para se irar – isto é, paciente; não tão animado; suportando muito, e suportando por muito tempo. Veja Tiago 5:11 ; compare Êxodo 34:6-7 .

e é grande em bondade – Margem, “grande misericórdia.” A palavra hebraica significa “muito” ou grande; “e a idéia é que a misericórdia não é manifestada por ele em pequena ou limitada medida. Ela é rica; cheia; abundante; transbordando. [Barnes, aguardando revisão]

9 Ele não reclamará perpetuamente, nem manterá sua ira para sempre.

Comentário Cambridge

Compare com Isaías 57:16; Jeremias 3:12.

reclamará. Ou, contenderá. Ele é lento em irar-se, mas chega o tempo em que deve, por assim dizer, instaurar um processo contra o Seu povo, e condená-lo pelos seus pecados (Isaías 3:13; Miqueias 6:2; Jeremias 2:9), e mostrar a Sua indignação, castigando-o por isso; mas mesmo assim a Sua ira não dura para sempre. [Cambridge]

10 Ele não nos trata conforme nossos pecados, nem nos retribui conforme nossas perversidades.

Deus castigou Israel menos do que as suas iniquidades mereciam (Compare com Esdras 9:13).

11 Porque, assim como os céus estão bem mais elevados que a terra, assim também prevalece a bondade dele sobre aqueles que o temem.

Comentário de Robert Jamieson

Isto é, é infinito (Salmo 36:5; 57:10). O “temor” é aqui a reverência filial para com Deus na base da Sua infinita santidade. Isto suscita uma obediência sem restrições à Sua vontade revelada. O salmista está falando do que Deus é para Seu próprio povo, não para a humanidade em geral. [JFU]

12 Assim como o oriente está longe do ocidente, assim também ele tira para longe de nós nossas transgressões.

Comentário Barnes

Assim como o oriente está longe do ocidente – O mais longe possível; tanto quanto podemos imaginar. Esses são os pontos de nossa apreensão mais distantes um do outro, e como não podemos conceber nada além deles, o significado é que não podemos imaginar que nossos pecados poderiam ser removidos de maneira mais eficaz do que são. O significado literal do hebraico é “como a distância do leste do oeste” ou “como estar longe”.

assim também ele tira para longe de nós nossas transgressões – isto é, ele as colocou totalmente de lado. Eles são tão removidos que não podem mais nos afetar. Estamos salvos de toda condenação por nossos pecados, como se eles nunca tivessem sido cometidos. Compare as notas em Isaías 43:25 ; notas em Isaías 44:22. [Barnes, aguardando revisão]

13 Assim como um pai se compadece dos filhos, assim também o SENHOR se compadece daqueles que o temem.

Comentário Barnes

Assim como um pai se compadece dos filhos – hebraico, “Como a compaixão de um pai por seus filhos.” Veja as notas em Mateus 7:7-11 . Deus freqüentemente se compara a um pai, e é realizando nossas idéias sobre o que faz parte do caráter paternal que obtemos nossas melhores concepções do caráter de Deus. Veja as notas em Mateus 6:9 . Aquilo a que se refere aqui é a afeição natural dos pais pelo filho; o terno amor que o pai nutre por sua descendência; a disposição para cuidar de suas necessidades; a prontidão para perdoar quando uma ofensa foi cometida. Compare Lucas 15:22-24 . Tal é, em um grau infinitamente mais alto, a compaixão – a bondade – que Deus tem por aqueles que o amam.

assim também o SENHOR se compadece daqueles que o temem – Ele tem compaixão deles. Ele exerce em relação a eles o sentimento paternal. [Barnes, aguardando revisão]

14 Porque ele sabe como fomos formados; ele se lembra de que somos pó.

Comentário Whedon

como fomos formados. Referindo-se especialmente ao corpo, ou natureza perecível. A referência é a Gênesis 2:7:“O Senhor Deus formou o homem do pó da terra”. [Whedon]

15 Os dias do homem são como a erva, como a flor do campo, assim ele floresce.

Comentário de Robert Jamieson

Os dias do homem são como a erva. “Homem” – literalmente, homem mortal e miserável:No original hebraico, ‘nowsh, de uma raiz (‘aanash), que signifca estar gravemente doente (Buxtorf). Sete assim chamou seu filho (Gênesis 4:26), da miséria humanamente incurável em que o homem havia caído pelo pecado. Assim, Salmo 8:4; 37:2.

como a flor do campo, assim ele floresce. Seu florescimento ou vitalidade é de curta duração (Salmo 90:5-6; Jó 14:1-2). [JFU]

16 Mas quando o vento passa por ele, logo perece; e seu lugar deixa de ser conhecido.

Comentário de Robert Jamieson

Mas quando o vento passa por ele, logo perece. O vento oriental escaldante (Gênesis 41:6,23; Jonas 4:8).

e seu lugar. Isto é, a sua flor.

deixa de ser conhecido (Jó 7:10; 20:9). [JFU]

17 Porém a bondade do SENHOR continua de eternidade em eternidade sobre os que o temem; e a justiça dele está sobre os filhos de seus filhos.

Comentário de Robert Jamieson

Porém a bondade do SENHOR continua de eternidade em eternidade sobre os que o temem. “Sobre eles” – isto é, protegendo-os do alto, e vindo sobre eles em bênçãos. Três vezes as palavras de limitação, “aqueles que o temem”, são repetidas como uma advertência contra os transgressores que presunçosamente tomam para si esta promessa, que não lhes pertence (Salmo 103:11,13,17).

e a justiça dele está sobre os filhos de seus filhos (Ex 20:6) A justiça de Deus não consiste em nos recompensar segundo os nossos méritos, mas em mostrar fidelidade ao Seu próprio caráter e às Suas promessas (Salmo 103:18) aos que O buscam sinceramente. Assim como aos pais de Israel (Salmo 103:7) e aos filhos mais distantes (Lucas 1:72-74; Atos 2:39). O fundamento último da justiça de Deus ao mostrar misericórdia é a justiça do Messias que cumpre a lei. [JFU]

18 Sobre os que guardam o seu pacto dele, e sobre os que se lembram de dos mandamentos dele, para os praticarem.

Comentário de Robert Jamieson

Sobre os que guardam o seu pacto dele. Deuteronômio 7:9,11 é referido aqui, e em Salmo 25:10.

e sobre os que se lembram de dos mandamentos dele (compare com “não te esqueças”, Salmo 103:2). Ele “se lembra” de nós (Salmo 103:14) quando nós “nos lembramos” Dele, “de seus benefícios” e “de seus mandamentos”. [JFU]

19 O SENHOR firmou o seu trono nos céus, e seu reino domina sobre tudo.

Comentário Barnes

O SENHOR firmou o seu trono nos céus – Ele “fixou” seu trono lá. Esta é a base da segurança de que sua bênção será concedida àqueles que o temem e aos filhos de seus filhos, ou que será transmitida às gerações vindouras. Deus é um Soberano. Seu trono é fixo e firme. Seu domínio não está vacilando e mudando. Seu reinado não é, como o reinado dos monarcas terrenos, dependente do capricho de uma vontade mutável ou da paixão; nem pode ser alterado pela morte, pela revolução ou por uma nova dinastia. O trono de Deus é sempre o mesmo, e nada pode abalar ou derrubá-lo. Compare as notas do Salmo 11:4 .

e seu reino domina sobre tudo – Ele reina sobre todo o universo – os céus e a terra; e ele pode, portanto, executar todos os seus propósitos. Compare o Salmo 47:2. [Barnes, aguardando revisão]

20 Bendizei ao SENHOR, ó anjos dele; vós, fortes valentes, que guardais sua palavra, ao ouvirem a voz de sua palavra.

Comentário de Robert Jamieson

palavra… ou, literalmente, “para ouvir”, etc., isto é, seus atos de obediência são imediatos, de modo que estejam sempre prontos para ouvir, conhecer e seguir implicitamente Sua vontade declarada (compare Deuteronômio 26:17Lucas 1:19). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

21 Bendizei ao SENHOR todos os seus exércitos; vós que servis a ele, que fazeis o que lhe agrada.

Comentário Barnes

Bendizei ao SENHOR todos os seus exércitos – Seus exércitos; as vastas multidões de seres sagrados, organizados e organizados como hostes para a batalha, em todas as partes do universo. Compare as notas em Isaías 1:9; notas em Efésios 1:21.

vós que servis a ele – Os mesmos seres referidos pela palavra “hostes”, e todos os outros que podem estar empregados na execução de sua vontade. As “hostes” ou exércitos do Senhor são assim organizados para que possam “fazer a sua vontade” ou para executar seus propósitos.

que fazeis o que lhe agrada – o que é agradável para ele; isto é, quem executa sua vontade. Empregados em seu serviço e designados para executar sua vontade, são chamados para abençoar seu nome. O fato de estar empregado em seu serviço é motivo suficiente para elogios. Está implícito aqui que aqueles “ministros seus” realmente fazem sua vontade. Eles são obedientes aos seus comandos; eles se consideram servos para ele.[Barnes, aguardando revisão]

22 Bendizei ao SENHOR todas as suas obras, em todos os lugares de seu domínio; louva, minha alma, ao SENHOR!

Comentário de Robert Jamieson

louva, minha alma, ao SENHOR! Tu, que recebeste tantas e tão grandes provas do favor de Deus, não podes ficar calada quando todas as outras criaturas de Deus O louvam. O salmo encerra como começou (Salmo 103:1). [JFU]

<Salmo 102 Salmo 104>

Introdução ao Salmo 103

Este lindo salmo é intitulado “Um Salmo de Davi”. Nada no salmo proíbe a suposição de que ele foi seu autor, embora nada no salmo ou em qualquer outro lugar nos permita determinar a ocasião precisa em que foi escrito.

Parece ter sido composto depois de alguma manifestação sinalizadora da misericórdia de Deus, ou alguma prova notável de sua compaixão e bondade amorosa; depois de algum perigo que ameaçava a vida e era considerado evidência do desagrado divino, mas agora havia passado; depois que Deus se interpôs, checou e deteve julgamentos que ameaçavam ruína, e se manifestou novamente como um Pai amoroso. Esta interposição misericordiosa encheu o coração do salmista com emoções de gratidão e louvor, e o levou a invocar sua própria alma Salmo 103:1-2 , e todos os anjos Salmo 103:20 , e as hostes do céu Salmo 103:21 , e todas as obras de Deus em todos os lugares Salmo 103:22 para se unir na celebração do seu louvor. O salmo é extremamente regular em sua estrutura e composição; bela em sua linguagem e concepções; adaptado a todos os tempos e idades; adequado para expressar os sentimentos de gratidão a Deus pela libertação das angústias e pela manifestação de sua misericórdia; adequado para elevar a alma e enchê-la de vistas alegres. Essas circunstâncias o tornaram um salmo favorito como veículo de louvor em todas as épocas. Além disso, é eminentemente adequado para expressar os sentimentos da alma em vista do amor redentor e da misericórdia de Deus; a bondade de Deus no perdão dos pecados por meio de um Salvador; e sua terna compaixão por seu povo como um Pai; e é, portanto, aquele ao qual o cristão se volta mais freqüentemente do que a quase qualquer outro dos salmos como expressão dos sentimentos profundos e agradecidos de seu coração. [Barnes, aguardando revisão]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.