Bíblia, Revisar

Salmo 68

Aviso Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso: Como Estudar a Bíblia? Ele é gratuito, online e pode ser iniciado agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.

1 (Salmo e canção de Davi, para o regente:) Deus se levantará, e seus inimigos serão dispersos, e os que o odeiam fugirão de sua presença.

Compare os números 10:35; Salmo 1: 4; Salmo 22:14, nas figuras aqui usadas.

de sua presença – como no Salmo 68: 2, da Sua presença, como temido; mas no Salmo 68: 3, em Sua presença, como sob Sua proteção (Salmo 61: 7).

2 Assim como a fumaça se espalha, tu os espalharás; assim como a cera que se derrete diante do fogo, assim também os perversos perecerão diante de Deus.
3 Mas os justos se alegrarão, e saltarão de prazer perante Deus, e se encherão de alegria.

os justos – todos verdadeiramente piedosos, seja de Israel ou não.

4 Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; exaltai aquele que anda montado sobre as nuvens, pois EU-SOU é o seu nome; e alegrai -vos diante dele.

céus – literalmente, “lançado para o que cavalga nos desertos” ou “deserto” (compare Sl 68: 7), aludindo à representação poética de guiar Seu povo no deserto como um conquistador, diante de quem um caminho é para ser preparado, ou “expulso” (compare Isa 40: 3; Isa 62:10).
pelo seu nome JAH – ou “Jeová”, do qual é uma contração (Êx 15: 3; Is 12: 2) (hebraico).

nome – ou, “perfeições” (Salmo 9:10; Salmo 20: 1), que –

5 Ele é o pai dos órfãos, e juiz que defende as viúvas; Deus na habitação de sua santidade.

são ilustrados pela proteção aos desamparados, pela reivindicação dos inocentes e pelo castigo dos rebeldes, atribuídos a ele.

6 Deus que faz os solitários viverem em uma família, e liberta os prisioneiros; mas os rebeldes habitam em terra seca.

faz os solitários viverem em uma família – literalmente, “povoam os solitários” (como errantes) “em casa”. Embora seja uma verdade geral, talvez haja alusão à errância e assentamento dos israelitas.

rebeldes habitam em terra seca – removidos de todos os confortos de casa.

7 Deus, quando tu saías perante teu povo, enquanto caminhavas pelo deserto (Selá),

(Veja Êx 19: 16-18).

tu saías – na coluna de fogo.

enquanto caminhavas – literalmente, “em Teu passo”, teu majestoso movimento.

8 A terra se abalava, e os céus se derramavam perante a presença de Deus; neste Sinai, diante da presença de Deus, o Deus de Israel.

neste Sinai – literalmente, “aquele Sinai”, como em Jz 5: 5.

9 Tu fizeste a chuva cair abundantemente, e firmaste tu herança, que estava cansada.

a chuva cair abundantemente – uma chuva de presentes, como maná e codornas.

10 Nela o teu rebanho habitou; por tua bondade, Deus, sustentaste ao miserável.

Tua congregação – literalmente, “tropa”, como em 2Sm 23:11, 2Sm 23:13 – o aspecto militar do povo sendo proeminente, de acordo com as figuras do contexto.

nisto – isto é, na terra da promessa.

ao miserável – Tua gente humilde (Sl 68: 9; compare Sl 10:17; Sl 12: 5).

11 O Senhor falou; grande é o exército das que anunciam as boas novas.

exército – ou, coro de mulheres, celebrando a vitória (Êx 15:20).

as boas novas – isto é, de triunfo.

12 Reis de exércitos fugiam apressadamente; e aquela que ficava em casa repartia os despojos.

Reis dos exércitos – isto é, com seus exércitos.

aquela que ficava em casa – Principalmente as mulheres assim permaneceram, e a facilidade da vitória aparece em tal tal, sem perigo, quietamente desfrutou os despojos.

13 Ainda que estivésseis cercados por ambos os lados, estais protegidos como que por asas de pomba, cobertas de prata, e suas penas revestidas de ouro.

Alguns traduzem isto: “Quando fareis entre as fronteiras, vós”, etc., comparando o descanso pacífico nas fronteiras ou limites da terra prometida com a beleza proverbial de uma pomba gentil. Outros entendem pela palavra traduzida “panelas”, o lado defumado das cavernas, no qual os israelitas se refugiaram dos inimigos nos tempos dos juízes; ou, tomando todo o sentido, as fileiras de pedras nas quais pendiam os recipientes de cozinha; e assim, um contraste é traçado entre seu antigo estado baixo e aflito e sua prosperidade subsequente. Em ambos os casos, um estado de quietude e paz é descrito por uma bela figura.

14 Quando o Todo-Poderoso espalhou os reis, houve neve em Salmom.

Seus inimigos dispersos, o contraste de sua prosperidade com sua antiga angústia é representado pelo da neve com os tons escuros e sombrios de salmão.

15 O monte de Deus é como o monte de Basã; é um monte bem alto, como o monte de Basã.

Montanhas são frequentemente símbolos das nações (Salmo 46: 2; Salmo 65: 6). A de Basã, a nordeste da Palestina, denota uma nação pagã, que é descrita como uma “colina de Deus”, ou uma grande colina. Tais são representados como invejosos da colina (Sião) na qual Deus reside;

16 Por que olhais com inveja, ó montes altos? A este monte Deus desejou para ser sua habitação; e o SENHOR habitará nele para sempre.
17 As carruagens de Deus são várias dezenas de milhares; o Senhor está entre elas, como em Sinai, em seu santuário.

e, para a afirmação do propósito de Deus de torná-lo Sua morada, é adicionada evidência de Seu cuidado protetor. Ele é descrito como no meio de seus exércitos celestiais –

milhares de anjos – literalmente, “milhares de repetições” ou “milhares de milhares” – isto é, de carros. A palavra “anjos” foi talvez introduzida em nossa versão, de Dt 33: 2 e Gl 3:19. Eles estão, é claro, implicados como condutores dos carros.

como em Sinai, em seu santuário – isto é, Ele apareceu em Sião como uma vez no Sinai.

18 Tu subiste ao alto, levaste cativos, recebeste bens dos homens, até dos rebeldes, para que ali o SENHOR Deus habitasse.

Da cena da conquista, Ele ascende ao seu trono, conduzindo –

levaste cativos – ou “muitos prisioneiros cativos” (Jz 5:12).

recebeste bens dos homens – aceitando sua homenagem, mesmo quando forçada, como a dos rebeldes.

para que ali o SENHOR Deus habitasse – ou literalmente, “habitar, ó Senhor Deus” (compare Sl 68:16) – isto é, fazer desta colina, Seu povo ou Igreja, Sua morada. Este Salmo tipifica as conquistas da Igreja sob o seu divino líder, Cristo. Ele, de fato, “que estava com a Igreja no deserto” (At 7:38) é o Senhor, descrito nesta ascensão ideal. Por isso, Paulo (Ef 4: 8) aplica essa linguagem para descrever Sua verdadeira ascensão, quando, vencendo o pecado, a morte e o inferno, o Senhor da glória entrou triunfalmente no céu, assistido por multidões de anjos adoradores, para se sentar no trono e exercer o cetro de um domínio eterno. A frase “recebeu presentes para (ou literalmente entre) homens” é de Paulo, “deu presentes aos homens”. Ambos descrevem os atos de um conquistador, que recebe e distribui despojos. O salmista usa “receber” como evidenciando o sucesso, Paulo “deu” como ato, do conquistador, que, tendo subjugado seus inimigos, passa a recompensar seus amigos. A aplicação especial da passagem de Paulo foi uma prova da exaltação de Cristo. O que o Antigo Testamento representa de Sua descida e ascensão corresponde à Sua história. Aquele que desceu é o mesmo que subiu. Como então a ascensão era um elemento de Seu triunfo, assim é agora; e Aquele que, em Sua humilhação, deve ser reconhecido como nosso sacrifício vicário e o Sumo Sacerdote de nossa profissão, deve também ser adorado como Chefe de Sua Igreja e autor de todos os seus benefícios espirituais.

19 Bendito seja o Senhor; dia após dia ele nos carrega; Deus é nossa salvação. (Selá)

Deus diariamente e totalmente nos fornece. As questões ou fugas da morte estão sob Seu controle, que é o Deus que nos salva e destrói Seus e nossos inimigos.

20 Nosso Deus é um Deus de salvação; e com o Senhor DEUS há livramento para a morte;
21 Pois Deus ferirá a cabeça de seus inimigos, o topo da cabeça, onde ficam os cabelos, daquele que anda na prática de suas transgressões.

ferirá a cabeça – ou “violentamente destruir” (Nm 24: 8; Salmo 110: 6).

daquele que anda na prática de suas transgressões – perseverantemente impenitentes.

22 O Senhor disse: Eu os farei voltar de Basã; eu os farei voltar das profundezas do mar.

Os exemplos anteriores da libertação de Deus são generalizados: como Ele fez, assim Ele fará.

de Basã – a região mais distante; e –

profundezas do mar – as mais severas aflições. De todos, Deus os trará. As figuras do Salmo 68:23 denotam a completude da conquista, não implicando qualquer crueldade selvagem (compare 2Rs 9:36; Is 63: 1-6; Jr 15: 3).

23 Para que metas teu pé no sangue dos teus inimigos; e nele também terá uma parte a língua de cada um de teus cães.
24 Viram teus caminhos, ó Deus; os caminhos de meu Deus, meu Rei, no santuário.

A procissão triunfal, após o livramento, é representada.

Viram – impessoalmente, “foram vistos”.

os caminhos de meu Deus – como liderando a procissão; a arca, o símbolo da Sua presença, estando na frente. As várias bandas de música (Salmo 68:25) seguem, e todos os que são –

25 Os cantores vieram adiante, depois os instrumentistas; entre eles as virgens tocadoras de tamborins.
26 Bendizei a Deus nas congregações; bendizei ao SENHOR, desde a fonte de Israel.

a fonte de Israel – isto é, descendentes lineares de Jacó, são convidados a se unirem na doxologia. Então, por uma das tribos mais próximas, uma das mais eminentes e duas das mais remotas, está representada em toda a nação de Israel, passando adiante (Nm 7: 1-89).

27 Ali está o pequeno Benjamim, que domina sobre eles; os chefes de Judá e a congregação deles; os chefes de Zebulom, e os chefes de Nafitali.
28 Teu Deus ordenou tua força; fortalece, ó Deus, o que já operaste por nós.

Obrigado pelo passado, e a oração confiante pelas futuras vitórias de Sião se misturam em uma canção de louvor.

29 Ao teu templo, em Jerusalém, os Reis te trarão presentes.

teu templo – literalmente, “over”

Jerusalém – Seu palácio ou residência (Salmo 5: 7) simbolizava Sua presença protetora entre o Seu povo e, portanto, é objeto de homenagem por parte dos outros.

30 Repreende a fera das canas, a multidão de touros, juntamente com as bezerras dos povos; aos que humilham a si mesmos em troca de peças e prata; dissipa aos povos que gostam da guerra.

As nações mais fortes são representadas pelas bestas mais fortes (compare Margem).

31 Embaixadores virão do Egito; Cuxe correrá para estender suas mãos a Deus.

Embaixadores -os mais eminentes da nação mais rica e mais distante, representam a sujeição universal.

estender suas mãos – ou “faça correr as mãos”, denotando pressa.

32 Reinos da terra, cantai a Deus; cantai louvores ao Senhor. (Selá)

Àquele que é apresentado como cavalgando em triunfo através dos céus antigos e proclamando a Sua presença – àquele que, na natureza, e ainda mais nas maravilhas do Seu governo espiritual, do Seu lugar santo (Salmo 43: 3), é terrível , que governa a Sua Igreja, e, pela Sua Igreja, governa o mundo em retidão – que todas as nações e reinos dêem honra e poder e domínio para sempre.

33 Ele anda montado por entre os céus desde os tempos antigos; eis que sua voz fala poderosamente.
34 Reconhecei o poder de Deus; sobre Israel está sua exaltação, e sua força está nas altas nuvens.
35 Deus, tu és temível desde teus santuários; o Deus de Israel é o que dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus!
<Salmo 67 Salmo 69>

Introdução ao Salmo 68

Este é um cântico do Salmo (ver no Salmo 30: 1, título), talvez sugerido pelas vitórias de Davi, que garantiu seu trono e deu descanso à nação. Em termos gerais, o julgamento de Deus sobre os ímpios e a equidade e bondade de Seu governo para com os piedosos são celebrados. O sentimento é ilustrado por exemplos de negócios de Deus, citados da história judaica e relacionados em termos altamente poéticos. Por isso, o escritor sugere uma expectativa de igual e até maior triunfo e convoca todas as nações a se unirem em louvores ao Deus de Israel. O Salmo é evidentemente típico da relação que Deus, na pessoa de Seu Filho, sustenta para a Igreja (compare Sl 68:18).

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.