Salmo 61

1 (Salmo de Davi, para o regente, com instrumento de cordas:) Ouve, ó Deus, o meu clamor; presta atenção à minha oração.

Comentário Barnes

Ouve, ó Deus, o meu clamor – Veja as notas em Salmos 5:2 . A palavra traduzida como grito neste lugar às vezes denota um grito alegre – um grito de triunfo; mas a conexão torna certo que aqui se refere à voz da oração. Está implícito que foi uma oração audível, ou que o salmista expressou seus desejos em palavras. É uma linguagem que seria produzida por um sofrimento profundo; quando um coração triste e oprimido dá vazão a seus sentimentos em um alto clamor por misericórdia.

presta atenção à minha oração – Dê ouvidos; inclina o ouvido para mim, Salmo 5:1 ; Salmo 17:1 , Salmo 17:6 ; Salmo 39:12 ; Salmo 71:2 . [Barnes, aguardando revisão]

2 Desde o limite da terra eu clamo a ti, pelo sofrimento do meu coração; leva-me para uma rocha alta para mim.

Comentário Barnes

Desde o limite da terra eu clamo a ti – Esta linguagem é derivada da ideia de que a terra é uma planície extensa e que tem limites ou fronteiras. Tal linguagem é comum nas Escrituras e, de fato, está em uso constante agora, embora saibamos que a Terra é globular e que não há partes que possam ser apropriadamente chamadas de “confins da terra”. O significado é claro. O salmista estava longe do lugar onde costumava morar; ou, em outras palavras, ele estava no exílio ou no banimento. A linguagem concorda bem com a suposição de que o salmo foi composto quando Davi foi expulso de sua casa e seu trono por Absalão, e estava no exílio além do Jordão, 2Samuel 17:22 . Compare o Salmo 42:1-11 .

pelo sofrimento do meu coração – A palavra usada aqui – עטף ‛âṭaph – significa cobrir apropriadamente, como se fosse uma vestimenta, Salmo 73:6 ; então, com grãos – como um campo, Salmo 65:14 ; então, com escuridão ou calamidade, título do Salmo 102 ; Isaías 57:16 . O significado aqui é que a escuridão ou calamidade parecia ter coberto ou envolvido sua alma. Ele não viu nenhuma luz, ele não teve nenhum conforto. Compare Salmos 42:3 , Salmos 42:6-7 .

leva-me para uma rocha alta para mim – a uma rocha; para algum lugar de refúgio; para alguma fortaleza onde eu possa estar seguro. A alusão é a Deus como uma rocha ou lugar de refúgio. Veja as notas no Salmo 18:2 . A ideia é que ele não tinha força em si mesmo; que se ele dependesse de si mesmo, não estaria seguro. Ele estava, por assim dizer, em um vale baixo, exposto a todos os inimigos. Ele desejava ser colocado em um lugar seguro. Para tal lugar de segurança – para si mesmo – ele orou para que Deus o guiasse. Precisamos de alguém muito mais elevado do que nós para nos salvar. Um Salvador – um Redentor – no mesmo nível que nós não poderia nos ajudar. Devemos ter um que seja supremo sobre todas as coisas; aquele que é divino. [Barnes, aguardando revisão]

3 Pois tu tens sido o meu refúgio e torre forte perante o inimigo.

Comentário Barnes

Pois tu tens sido o meu refúgio – Um lugar de refúgio; um lugar onde encontrei segurança. Ele se refere aqui ao que ocorreu em tempos anteriores. Deus o protegeu quando em perigo, e ele pleiteia esse fato como uma razão pela qual Deus agora deveria se interpor e libertá-lo. Esse motivo parece se basear em duas considerações:(a) Deus mostrou assim que tinha poder para libertá-lo; e (b) seria de se esperar que Deus, que é imutável, e que se interpôs, ainda manifestasse os mesmos traços de caráter e não o deixasse agora. Ambos são motivos adequados para oração.

e torre forte perante o inimigo – Veja as notas em Salmos 18:2. [Barnes, aguardando revisão]

4 Eu habitarei em tua tenda para sempre; tomarei refúgio me escondendo sob tuas asas. (Selá)

Comentário Barnes

Eu habitarei em tua tenda para sempre – Isso expressa a certeza confiante de que ele seria restaurado à sua casa e aos privilégios da adoração pública. A palavra para sempre aqui significa perpetuamente; isto é, sua casa permanente seria lá, ou ele moraria com Deus, que morava no tabernáculo. A palavra “tabernáculo” se refere à tenda sagrada que foi erguida para o culto a Deus, dentro da qual estavam a arca, as tábuas da lei, a mesa dos pães da proposição, etc. Na parte mais interna dessa tenda – o Santo dos Santos – o símbolo da presença divina repousava sobre o propiciatório ou cobertura da arca da aliança. Davi considerou um grande privilégio morar perto daquela tenda sagrada; próximo ao local de; adoração pública; perto do lugar onde Deus deveria morar. Veja Salmo 23:6 , nota;Salmo 26:8 , nota; Salmo 27:4 , nota. É possível que sua mente olhasse além do tabernáculo na terra para uma residência eterna na própria presença de Deus; a ser admitido em sua própria morada sagrada no céu.

tomarei refúgio me escondendo sob tuas asas – Margem, Faça meu refúgio. Veja as notas no Salmo 17:8 . Compare o Salmo 36:7 ; Salmo 57:1 . A ideia é que ele buscaria e encontraria proteção em Deus – como os pássaros jovens fazem sob as asas estendidas do pássaro pai. [Barnes, aguardando revisão]

5 Pois tu, ó Deus, ouviste meus votos; tu tens me dado a herança dos que temem o teu nome.

Comentário Barnes

Pois tu, ó Deus, ouviste meus votos – Ou seja, minhas orações acompanhadas de promessas ou promessas solenes de que me dedicarei ao teu serviço. De alguma forma, Davi tinha a certeza de que aqueles votos e orações haviam sido ouvidos; que Deus responderia às suas súplicas – que o restauraria ao seu lar e ao privilégio de unir-se a outros nos serviços sagrados do santuário. Não somos informados de que maneira ele tinha essa garantia, mas a declaração aqui está de acordo com o que freqüentemente encontramos nos Salmos. Sua mente perturbada se acalmou, pois ele considerava a bênção já concedida. Ele não teve dúvidas de que o que havia pedido seria concedido. A mente de um verdadeiro crente muitas vezes sente essa certeza agora. De alguma forma, ele sente uma persuasão inegável de que a oração que fez foi ouvida; que Deus será misericordioso; que a bênção que foi buscada certamente será conferida. Que pode haver perigo de ilusão aqui, ninguém pode duvidar – pois não somos, como Davi foi, inspirados; mas ninguém pode provar que Deus não pode conceder tal graciosa garantia à alma; ninguém pode mostrar que é errado para um crente permitir que a paz flua em sua alma, na esperança confiante de que a bênção que ele buscou será sua.

tu tens me dado a herança dos que temem o teu nome – A herança que pertence a tais; os privilégios daqueles que são os verdadeiros filhos de Deus. Um desses privilégios é o da oração; outra é a paz que resulta da adoção na família de Deus; de sentir que somos seus herdeiros. Compare as notas em Romanos 8:16-17. [Barnes, aguardando revisão]

6 Acrescentarás dias e mais dias ao Rei; seus anos serão como de geração em geração.

Comentário Barnes

Acrescentarás dias e mais dias ao Rei – literalmente, “Dias nos dias do rei tu deverás adicionar;” isto é, adicionarás dias àqueles que já permitiste que ele vivesse. A linguagem não significa necessariamente que ele teria uma vida longa, mas que ainda teria permissão para viver. Ele havia apreendido a morte. Ele sabia que sua vida era procurada por aqueles que estavam engajados com Absalão na rebelião. No início, não havia certeza de qual seria o problema. Ele havia fugido para salvar sua vida. Mas agora, em resposta à oração, ele tinha certeza de que sua vida seria preservada; que ele teria permissão para voltar para sua casa e seu trono; e que como rei – como o soberano de seu povo – ele teria permissão para honrar a Deus.

seus anos serão como de geração em geração – Margem, como em hebraico, geração e geração. Isso provavelmente significa que ele teria permissão para viver mais do que o tempo normal de uma geração; que ele viveria como se uma geração – ou como se uma vida comum – fosse acrescentada a outra, de modo que ele viveria por gerações sucessivas de homens. A vida média de uma geração é de cerca de trinta anos. Supõe-se que Davi viveu de 1085 antes da era cristã até 1016 aC, ou 69 anos, o que chegaria à terceira geração. Esta é uma interpretação mais natural da passagem do que supor que ele se refere a um rei “ideal”, ou que sua dinastia continuaria por muitas gerações. [Barnes, aguardando revisão]

7 Ele habitará para sempre diante de Deus; prepara que tua bondade e fidelidade o guardem.

Comentário Barnes

Ele habitará para sempre diante de Deus – Ou seja, perpetuamente; sem perigo de mudança, ou de ser levado ao exílio. Isso pode aludir, entretanto, à esperança que Davi tinha de que sempre viveria com Deus em um mundo superior – um mundo onde não haveria perigo de mudança ou banimento. Sua restauração ao seu lar, ao seu trono e aos privilégios do santuário, ele pode ter considerado como um emblema de sua recepção final em um céu pacífico, e sua mente pode ter passado rapidamente de um para o outro. Na terra, após sua restauração, ele não teria medo de ser banido novamente; no céu, do qual tal restauração poderia ser considerada um emblema, não poderia haver mudança, nem exílio.

prepara que tua bondade e fidelidade – literalmente, divida ou divida; então, distribua ou designe; e então, prepare-se ou prepare-se. A oração é que Deus mede a ele, ou concede a ele, tal favor que este desejo de seu coração seja realizado. Sobre a frase misericórdia e verdade, veja Salmos 25:10 , nota; Salmo 57:3 , nota; Salmo 57:10 , nota.

o guardem – Eles irão preservá-lo. Ou seja, a manifestação de tal misericórdia e verdade tornaria segura sua ocupação permanente de seu trono na terra e sua recepção final no céu. [Barnes, aguardando revisão]

8 Assim cantarei ao teu nome para sempre, para eu pagar meus votos dia após dia.

Comentário de A. F. Kirkpatrick

A preservação da vida requer como resposta ação de graças vitalícia. Compare com Salmo 50:14. Se Davi é o orador em Salmo 61:6-7, o retorno à primeira pessoa nesta resolução é totalmente natural: caso contrário, a transição é dura. [Kirkpatrick, 1906]

<Salmo 60 Salmo 62>

Introdução ao Salmo 61

O Salmo 61 tem como título “Ao chefe dos músicos em Neguinote”. Sobre o significado da expressão “Ao chefe dos músicos”, veja as notas no título do Salmo 4, onde também temos a seguinte palavra em outra forma, – “em Neguinote” – plural, em vez de singular. A palavra significa um instrumento de cordas; e a ideia é que o salmo foi confiado ao líder daqueles que tocavam instrumentos de cordas no santuário.

O salmo é atribuído a Davi, mas a ocasião em que foi composto não é especificada. Do próprio salmo é evidente que foi composto por alguém que estava no exílio (Salmo 61:2), e por alguém que era rei (Salmo 61:6). A suposição que melhor concorda com todas as circunstâncias aludidas no salmo é que foi composto por Davi quando ele foi levado ao exílio na rebelião de Absalão, e que foi composto quando ele ainda estava além do Jordão (2Samuel 17:22), estando sua vida ainda em perigo. Salmo 42 e Salmo 43 referem-se ao mesmo período e têm as mesmas características gerais.

O salmo consiste nas seguintes partes:

I. Uma oração pela intervenção divina (Salmo 61:1-2). O salmista estava longe de sua casa – no exílio – e seu coração estava sobrecarregado.

II. Uma referência às misericórdias anteriores, e à intervenção divina em outros dias, como uma base agora de esperança e de súplica (Salmo 61:3-5).

III. Uma expressão de certeza confiante de que sua oração seria ouvida; que sua vida seria preservada; que seus dias seriam prolongados, e que ele seria salvo do perigo (Salmo 61:6-7).

IV. O resultado desta libertação; ou, como uma expressão de gratidão por ela, um propósito de se dedicar a Deus, em uma vida gasta no cumprimento diário de seus votos (Salmo 61:8). [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.