Salmo 26

1 (Salmo de Davi:) Faze-me justiça, SENHOR, pois eu ando em minha sinceridade; e eu confio no SENHOR, não me abalarei.

Comentário de A. R. Fausset

Faze-me justiça – decida sobre o meu caso; o apelo da inocência.

em minha sinceridade – liberdade de defeito (compare Salmo 25:21). Sua confiança de perseverança resulta da confiança na graça que sustenta Deus. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 Prova-me, SENHOR, e testa-me; examina meus sentimentos e meu coração.

Comentário Barnes

Prova-me, SENHOR – O significado deste versículo é que ele pediu a Deus um exame estrito e rígido de seu caso. Para expressar isso, o salmista usa três palavras – “examine; prove; experimente”. Essas palavras têm o objetivo de incluir os modos pelos quais a realidade de qualquer coisa é testada e, juntas, implicam que ele desejava que fosse feita a investigação mais “completa”; ele não se esquivou de nenhum teste. Ele evidentemente sentiu que era essencial para seu bem-estar que o exame mais rígido fosse feito; que a verdade exata deve ser conhecida; que, se ele foi enganado, era melhor para si mesmo que não fosse deixado sob a ilusão, mas que, entendendo seu próprio caso, pudesse ser levado a assegurar sua salvação. A palavra traduzida por “examinar” significa “tentar, provar” e é aplicável especialmente a metais:Zacarias 13:9 . Significa aqui:”Aplique-me os testes aplicados aos metais para determinar sua autenticidade e seu valor.”

e testa-me – uma palavra de importância semelhante. No significado original da palavra, há uma referência a “cheirar”; tentar pelo cheiro; para verificar as qualidades de um objeto pelo cheiro. Consequentemente, ele passa a ser usado em um sentido mais geral para denotar qualquer maneira de verificar a qualidade de um objeto.

examina meus sentimentos e meu coração – A palavra aqui traduzida como “tentar” (teste) é a mais comumente aplicada a metais; e as três palavras juntas expressam o desejo sincero do salmista de que Deus examinasse as evidências de sua piedade – aquelas evidências às quais ele imediatamente se refere – e aplicasse o tipo apropriado de testes para determinar se aquela piedade era genuína. A palavra traduzida por “rédeas” significa propriamente “rins” e, portanto, é usada para denotar a parte interna, a mente, a alma – a sede dos desejos e das afeições. Veja Salmo 7:9 , nota; Salmo 16:7, Nota. Falamos agora do “coração” como sede das afeições ou do amor. Os hebreus mais comumente falavam do coração como a sede da inteligência ou do conhecimento, e as rédeas ou “entranhas” como a sede das afeições. Em si, não havia mais impropriedade em eles falarem das rédeas ou dos rins como a sede das afeições do que em falarmos do coração dessa maneira. Nenhum deles é estritamente correto; e ambos os modos de discurso são baseados no uso popular. [Barnes, aguardando revisão]

3 Porque tua bondade está diante dos meus olhos; e eu ando em tua verdade.

Comentário Cambridge

O fundamento das orações em Salmo 26:1-2. Ele pode orar por um julgamento favorável, e se submeter a este escrutínio, porque conhece a benignidade e a fidelidade de Deus. Elas são o objeto de sua constante meditação, a experiência diária de sua vida. Cp. Salmo 16:8; Salmo 25:10. [Cambridge]

4 Não me sento com homens vãos, nem converso com desonestos.

Comentário Barnes

Não me sento com homens vãos – Isto é, eu não fui encontrado entre eles; Não os tornei meus companheiros. Veja as notas no Salmo 1:1 . A palavra “vão” aqui está em contraste com aqueles que são sinceros e verdadeiros. A expressão seria aplicada a pessoas que são falsas e vazias; para aqueles que não têm sinceridade ou solidez de caráter; para aqueles que são hipócritas e pretendentes. O salmista insiste que, como uma evidência de seu apego a Deus, ele não foi encontrado entre aquela classe de pessoas, seja por fazer delas suas companheiras, seja por tomar parte com elas em seus conselhos.

nem converso com desonestos – Nem irei andar com eles; nem serei encontrado em sua companhia. A palavra aqui traduzida por “dissimuladores” significa apropriadamente aqueles que estão “ocultos” ou “ocultos”; então, aqueles que escondem seus propósitos ou desígnios de outros, ou que escondem seu verdadeiro caráter e intenções. Assim usada, a palavra denota hipócritas, cujo verdadeiro caráter está “escondido” ou “escondido” do mundo. O salmista diz que não se associou com essas pessoas, mas que Sua companhia havia sido com os abertos, os francos, os sinceros. Nisto ele confiou como uma evidência de sua piedade; e esta é sempre uma evidência da verdadeira religião. Veja as notas no Salmo 1:1 . [Barnes, aguardando revisão]

5 Eu odeio a reunião dos malfeitores; e não me sento com os perversos.

Comentário Barnes

Eu odiei – Temos aqui a mesma evidência de sua piedade repetida de outra e de uma forma mais forte. No versículo anterior, ele apenas declarou que não havia sido encontrado entre aquela classe de pessoas, ou que não as tornara suas companheiras. Ele aqui diz positivamente que desaprovava seus princípios; que ele odiava o propósito pelo qual eles se reuniram; que ele não tinha nenhuma simpatia por eles.

a reunião dos malfeitores – Todas as assembléias que foram reunidas para propósitos iníquos, para o pecado e a orgia; para traçar a maldade; para ferir homens; opor-se a Deus.

e não me sento com os perversos – Ou seja, não serei associado a eles. Este era o propósito fixo de sua alma; e isso era então, como é agora, uma evidência de verdadeira piedade. Além disso, esta é uma evidência “indispensável” de piedade. Aquele que assim se senta com o ímpio; quem os torna seus companheiros e amigos; que se une a eles em seus planos e propósitos; quem participa com eles em seus divertimentos e atividades especiais, não pode ser um homem piedoso. Se ele se mistura com essas pessoas, deve ser apenas conforme as necessidades da vida social ou civil; ou nas transações de negócios; ou com o propósito de lhes fazer bem. Se for para outros propósitos, se ele os torna seus companheiros e amigos escolhidos, ele dá a mais clara evidência de que seu coração está com eles e não com Deus. [Barnes, aguardando revisão]

6 Lavo minhas mãos em inocência, e ando ao redor do teu altar, SENHOR;

Comentário Barnes

Lavo minhas mãos em inocência – O salmista aqui se refere, como outra evidência de sua piedade, ao fato de que era um propósito dominante em sua vida ser puro, adorar e servir seu Criador com pureza. Ele havia declarado que não simpatizava com os iníquos e que não os tornava seus companheiros; ele agora declara quais eram suas preferências e onde seu coração poderia ser encontrado. Ele tinha amado e ainda amava a adoração a Deus; ele se deleitava no puro serviço do Altíssimo. Lavar as mãos é um símbolo de pureza. Então Pilatos Mateus 27:24 “tomou água e lavou as mãos diante da multidão, dizendo:Estou inocente do sangue deste justo”. Compare Deuteronômio 21:6-7. A palavra traduzida por “inocência” significa propriamente “limpeza, pureza”; e talvez a alusão aqui seja a água perfeitamente pura. O sentido da passagem é que ele se esforçaria para se tornar puro e, assim, adoraria a Deus. Ele não viria praticando iniqüidade ou acariciando o pecado em seu coração. Ele baniria de sua mente, coração e vida tudo o que estivesse errado, e viria com amor verdadeiro a Deus e com o espírito de um adorador sincero.

e ando ao redor do teu altar, SENHOR – Desta maneira, e com este espírito, eu te adorarei. A palavra “bússola” pode significar que ele a “abraçaria” jogando seus braços em volta dela, ou que a “giraria” com outros em uma procissão solene de adoração. A ideia é que ele iria ao altar de Deus com sua oferta em sinceridade e verdade. Era para si mesmo uma evidência de piedade sincera que ele propôs em seu coração, ou que ele estava consciente do desejo de adorar a Deus em pureza e verdade. Este desejo é sempre uma indicação de verdadeira piedade. [Barnes, aguardando revisão]

7 Para que eu declare com voz de louvores, e para contar todas as tuas maravilhas.

Comentário Barnes

Para que eu declare com voz de louvores – literalmente, “para que eu possa fazer com que seja ouvido”; isto é, para que eu possa dar a conhecer a outros. A ideia é que ele tornasse conhecido a outros o que havia aprendido de Deus; ou que Ele lhes faria conhecer as delícias de Seu serviço, e procuraria ganhá-los para Sua adoração. Isso ele faria com uma grata lembrança dos favores de que ele mesmo havia desfrutado, ou como uma expressão de sua gratidão pelas misericórdias que lhe foram conferidas. Como expressão de sua gratidão a Deus, ele se esforçaria para ganhar outros também para Seu serviço.

e para contar todas as tuas maravilhas – As coisas maravilhosas que fizeste – tuas obras de criação, providência e salvação. Sua própria mente estava profundamente impressionada com a grandeza das obras de Deus, e ele desejaria tornar as ações divinas conhecidas tanto quanto possível no mundo. Compare Salmos 22:22 ; Salmo 66:16 ; Salmo 145:5-6 . Esta é sempre uma das evidências da verdadeira piedade. Aqueles que foram devidamente impressionados com um senso da grandeza e bondade de Deus; aqueles que experimentaram Sua misericórdia perdoadora e graça perdoadora desejam sempre tornar essas coisas conhecidas aos outros e convidá-los também a participar das misericórdias relacionadas com o favor divino. [Barnes, aguardando revisão]

8 SENHOR, eu amo a morada de tua Casa, e o lugar onde habita a tua glória.

Comentário Barnes

SENHOR, eu amo a morada de tua Casa – amei morar na tua casa. Veja as notas no Salmo 23:6 . O salmista freqüentemente se refere ao seu deleite na casa de Deus – o lugar de adoração pública; seu amor por estar ali unido ao povo de Deus nos serviços solenes da religião. Compare Salmo 84:1-2 , Salmo 84:4 , Salmo 84:10 ; Salmo 27:4 .

e o lugar onde habita a tua glória – Margem, “o tabernáculo de tua honra”. Isso pode realmente se referir ao tabernáculo; e a ideia pode ser que ele amou o lugar onde isso descansava em suas andanças. Mas o significado mais correto é que ele amou o lugar onde a “glória” de Deus – a Shekinah – o símbolo de Sua presença – repousava; isto é, o lugar onde Deus se agradou em se manifestar e onde Ele habitava. Onde quer que fosse, ele encontrava prazer em estar lá; e que ele assim amou o lugar onde Deus se manifestou, era para sua própria mente uma evidência de verdadeira piedade. É sempre uma evidência de piedade, pois não pode haver religião verdadeira onde a alma não encontre prazer na adoração a Deus. Uma pessoa que não se deleita em tal serviço aqui, não está preparada para o céu, onde Deus habita eternamente. [Barnes, aguardando revisão]

9 Não juntes minha alma com os pecadores, nem minha vida com homens sanguinários;

Comentário Barnes

Não juntes minha alma com os pecadores – Margem, “não leve embora”. A palavra traduzida como “reunir” significa propriamente “coletar”; para “colher”, como frutos, Êxodo 23:10 ; espigas de grão, Rute 2:7 ; dinheiro, 2Reis 22:4. Existe a ideia de reunir, ou coletar; e o significado aqui é que ele não desejava se unir a pessoas iníquas, ou ser considerado um deles. Não se refere particularmente, como eu percebo, à morte, como se ele orasse para não ser morto por pessoas iníquas; mas tem um significado mais geral – que ele não desejava nem nesta vida, na morte ou no mundo futuro, unir-se aos ímpios. Ele desejava que sua sorte fosse com aqueles que reverenciavam a Deus, e não com aqueles que eram Seus inimigos. Ele estava unido àqueles que temiam a Deus agora; ele desejava poder estar unido a eles para sempre. Isso é uma expressão da verdadeira religião; e esta oração deve realmente sair de cada coração piedoso. Aqueles que verdadeiramente amam a Deus devem desejar que sua sorte seja com seus amigos, iguais neste mundo e no mundo vindouro, por mais pobres, humildes e desprezados que sejam; não com pecadores, por mais prósperos, ou honrados, ou alegres, ou ricos que possam ser. A palavra “minha alma” aqui é sinônimo de “eu”; e o significado é que ele desejava que “ele mesmo” não fosse assim reunido com pecadores. É a mesma palavra comumente traduzida como “vida”.

nem minha vida – Esta palavra significa propriamente “vida”; e a oração é que sua vida não seja tirada ou destruída com aquela classe de homens. Ele não queria ser associado a eles quando morresse ou estivesse morto. Ele tinha preferido a sociedade dos justos; e ele orou para que pudesse morrer como tinha vivido, unido em sentimento e em destino com aqueles que temiam e amavam a Deus.

com homens sanguinários – Margin, “homens de sangue”. Pessoas que derramam sangue – ladrões, assassinos – um termo usado para denotar os ímpios. Veja as notas no Salmo 5:6 . [Barnes, aguardando revisão]

10 Nas mãos deles há más intenções; e sua mão direita é cheia de suborno.

Comentário Barnes

Nas mãos deles há más intenções – A palavra aqui traduzida como “dano” significa propriamente “propósito, conselho, plano”; então, um propósito maligno, “dano, perversidade, crime”. A ideia é que ou eles pretendiam fazer o mal e que empregaram as mãos para realizá-lo, ou que o fruto ou resultado de seus planos iníquos estava em suas mãos; isto é, eles tinham em sua posse o que haviam obtido por meio de roubo, pilhagem ou desonestidade.

e sua mão direita é cheia de suborno – Margem:”cheia de.” A palavra aqui traduzida por “suborno” significa propriamente “um presente” ou “presente”; e então, um presente oferecido a um juiz para obter uma sentença injusta, 2Reis 16:8 ; Provérbios 6:35 ; Êxodo 23:8 ; Deuteronômio 10:17 . O significado geral é que ele não desejava ser associado nem a homens que cometiam crimes abertamente, nem a aqueles que podiam ser corrompidos na administração da justiça. [Barnes, aguardando revisão]

11 Mas eu ando em minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.

Comentário Barnes

Mas eu – o hebraico é “e eu.” Mas há evidentemente um contraste entre o que ele se propôs a fazer e o curso de vida seguido por aqueles a quem ele acabara de se referir; e isso está corretamente expresso em nossa tradução:”Mas quanto a mim.” É uma declaração de sua profissão de piedade e de seu propósito de levar uma vida religiosa. Ele “pretendia” – ele solenemente “propôs” – levar uma vida santa.

ando – viverei uma vida de integridade. Veja as notas no Salmo 1:1 .

em minha sinceridade – hebraico, na minha “perfeição”. Veja Salmo 7:8 , nota; Jó 1:1 , nota. A ideia é que ele pretendia viver uma vida de retidão.

livra-me – Do pecado; de problemas; da morte. A palavra “redimir” aqui implica que ele não reivindicou ser “perfeito” no sentido mais absoluto, mesmo quando expressou seu propósito de levar uma vida de integridade. Ele ainda sentia que era um pecador e que dependia da misericórdia redentora para a salvação. Sobre a palavra “redimir”, veja Salmos 25:22 , nota; Isaías 29:22 , nota. Compare as notas em Isaías 43:3 .

e tem piedade de mim – Em conexão com a redenção. A oração por misericórdia é sempre um reconhecimento de culpa, e o apelo aqui mostra que com todos os seus propósitos de uma vida santa, e apesar de tudo o que ele havia referido no salmo como evidência de retidão de intenção e integridade de vida, ele ainda sentia que ele era um pecador e que sua única esperança estava na misericórdia de Deus. [Barnes, aguardando revisão]

12 Meu pé está em um caminho plano; louvarei ao SENHOR nas congregações.

Comentário Barnes

Meu pé está em um caminho plano – A palavra traduzida por “lugar plano” – מישׁור mı̂yshôr – significa propriamente “retidão” ou “justiça”; então, “uniformidade, uma região plana, uma planície”:Isaías 40:4 ; Isaías 42:16. DeWette o apresenta “no caminho certo”. A ideia é que ele estava agora em um terreno plano e nivelado; ou que ele estava caminhando em um caminho reto, em contraste com os caminhos tortuosos e perversos dos ímpios; isto é, ele havia encontrado agora uma estrada plana onde poderia caminhar com segurança. O último é provavelmente o verdadeiro significado. Ele estava preocupado com sua condição. Ele estivera examinando as evidências de sua piedade. Ele tinha dúvidas e temores. Ele tinha visto muito a apreender e apelou a Deus para determinar a questão sobre a qual ele estava tão ansioso – se sua esperança estava construída sobre um fundamento sólido. Seu caminho nessas indagações, e enquanto sua mente estava assim perturbada, foi como uma jornada por uma estrada acidentada e perigosa – uma estrada de colinas e vales – de rochas e ravinas. Agora ele havia encontrado um caminho suave e seguro. O caminho era plano. Ele se sentia seguro; e ele caminhava com calma e segurança, como faz um viajante que passou por passagens perigosas e que sente que está em terreno plano. A ideia é que suas dúvidas se dissiparam e ele agora sentia que suas evidências de piedade eram bem fundamentadas e que ele era realmente um filho de Deus.

louvarei ao SENHOR nas congregações – nas assembléias do seu povo eu o louvarei. Compare o Salmo 22:22. O significado é que na grande assembléia ele ofereceria um louvor especial por Deus ter resolvido suas dúvidas e lhe dado uma evidência tão clara de que ele era realmente seu amigo. Ele iria à casa de Deus, e ali renderia a Ele louvor público por ter sido capaz de encontrar a evidência que desejava. Nenhum ato poderia ser mais apropriado do que tal ato de louvor, pois não há nada pelo qual devemos render mais sinceros agradecimentos do que por qualquer evidência de que somos verdadeiramente amigos de Deus e temos uma esperança bem fundada no céu. Todo o salmo deve nos levar cuidadosamente a examinar as evidências de nossa piedade; apresentar a Deus tudo em que confiamos como prova de que somos Seus amigos; e orar para que Ele nos capacite a examiná-lo corretamente; e, quando o resultado for, como foi no caso do salmista – quando pudermos sentir que alcançamos um lugar plano e encontramos um caminho suave, então devemos ir, como ele fez, e agradecer sinceramente a Deus por temos motivos para acreditar que somos Seus filhos e herdeiros da salvação. [Barnes, aguardando revisão]

<Salmo 25 Salmo 27>

Introdução ao Salmo 26

O título do Salmo 26 afirma que é uma composição de Davi, e não há razão para duvidar da exatidão da inscrição; mas não há indicações pelas quais possamos determinar em que ocasião foi escrita.

Não é difícil, entretanto, determinar a partir de seu conteúdo o estado de espírito em que foi composto; e como esse estado de espírito não é incomum entre os que professam ser o povo de Deus, o salmo será útil em todas as épocas do mundo. O estado de espírito é aquele em que há profunda preocupação com respeito à piedade pessoal, ou quanto à questão de se as evidências de nossa piedade são genuínas e são tais como podemos confiar para garantir nossa esperança de salvação. Nesse estado de espírito, e sob essa profunda preocupação, o salmista apela a Deus para que o examine ou que julgue em seu caso; ele então relata as evidências nas quais se baseou como base para concluir que era realmente um amigo de Deus; e então expressa o desejo mais antigo de seu coração de ser encontrado entre os amigos de Deus,

O salmo, portanto, apropriadamente consiste em três partes:

(1) Um apelo solene a Deus, ou uma oração fervorosa para que Ele examinasse e julgasse as evidências de piedade nas quais o salmista estava acostumado a confiar (Salmo 26:1-2). Ele estava consciente da integridade ou retidão de intenção, mas ainda sentia que havia a possibilidade de se enganar e, portanto, ora para que Deus sondasse seu coração e examinasse seu interior – que verificasse as evidências de seu piedade pessoal, e o salvasse da ilusão.

(2) Uma declaração das evidências nas quais ele se baseou (Salmo 26:3-8).

Essas evidências foram as seguintes:

(a) Que a benevolência de Deus estava diante de seus olhos, e que ele havia andado em sua verdade (Salmo 26:3).

(b) Que ele não tinha sido o companheiro dos ímpios, nem tinha prazer em se associar com eles (Salmo 26:4-5).

(c) O desejo de seu coração de se aproximar do altar de Deus com pureza e celebrar os louvores de Deus; ou seu deleite na adoração pública (Salmos 26:6-7).

(d) Que ele amava o lugar onde Deus morava, ou a habitação de sua casa (Salmo 26:8).

(3) Seu desejo sincero de ser encontrado entre os amigos de Deus, ou de ter sua parte com eles (Salmo 26:9-12).

(a) Sua “oração” para que esta seja a sua sorte (Salmo 26:9-10).

(b) Seu “propósito” de andar com os justos e os santos, ou ser encontrado entre os amigos de Deus (Salmo 26:11-12).

Em referência a tudo isso, ele pede a orientação e direção de Deus; ele ora pelo exame de Seus olhos; ele roga que Deus o capacite a cumprir sinceramente esses desejos e propósitos de sua alma. O salmo é uma bela ilustração da natureza da religião verdadeira e do desejo de alguém verdadeiramente piedoso de que todas as evidências de sua piedade – tudo o que é sua base de confiança – sejam submetidas ao olhar perscrutador de Deus. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.