Salmo 16

1 (Cântico de Davi) Guarda-me, ó Deus; porque eu confio em ti.

Cântico de Davi – no original hebraico, miktam de Davi.

2 Digo ao SENHOR: 'Tu és meu Senhor; além de ti não tenho outro bem'.

além de ti não tenho outro bem (NAA, NVI, A21) – e não, “a minha bondade não chega à tua presença” (ACF), tobah não é “bondade”, mas prosperidade, felicidade ou “bem” (compare com Salmo 106:5); e ‘aleyka é melhor explicado como a parte de ti, “além de ti”. O salmista deseja dizer que ele não tem felicidade à parte de Deus. [Pulpit, 1895]

3 Quanto aos santos que estão na terra, eles são os notáveis nos quais está todo o meu prazer.

santos que estão na terra. Nesse verso, o salmista afirma, como uma prova adicional de seu apego ao SENHOR, que considerava com profunda afeição os santos de Deus; que ele encontrou sua felicidade, não na companhia dos ímpios, mas na amizade dos notáveis da terra. No versículo anterior, ele afirmou que, quanto a Deus, ou em relação a Deus, ele não tinha nenhuma fonte de bênção, nenhuma esperança, nenhuma alegria, além dEle, ou independente dEle; neste verso ele diz que com respeito aos santos – os notáveis da terra – todo o seu prazer estava neles. Assim, ele estava consciente de seu verdadeiro apego a Deus e ao seu povo. Assim, ele teve o que sempre deve ser essencialmente a evidência da verdadeira piedade – um sentimento de que Deus é tudo em todos, e verdadeiro amor por aqueles que são seus; um sentimento de que não há nada além de Deus, ou sem Deus, que possa atender às necessidades da alma, e uma afeição sincera por todos os seus amigos na terra. [Barnes, 1870]

eles são os notáveis nos quais está todo o meu prazer – ou seja, “tenho prazer na companhia deles” (NVT).

4 Muitas serão as dores daqueles que trocam o SENHOR por outros deuses; não oferecerei as suas libações de sangue, nem meus lábios pronunciarão os seus nomes.

libações de sangue. “Libação” era um tipo de oferta onde uma bebida era derramada sobre o sacrifício no altar. A oferta de bebida presente na Lei era uma libação de vinho. Ela podia acompanhar tanto sacrifícios sangrentos como sacrifícios sem sangue. Compare com Levítico 23:13; Números 15:5; 7:10. A “libação de sangue” poderia ser assim chamada porque acompanha o sacrifício sangrento, em oposição à minchah, ou ofertas sem sangue; ou como sendo, entre adoradores de ídolos, associada a ritos desumanos, ou com mãos manchadas de sangue. [Whedon, 1874]

nem meus lábios pronunciarão os seus nomes – em invocação a eles (Ex 23:13)

5 O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu sustentas a minha sorte.

O SENHOR é a porção da minha herança. Deus disse a Arão, quando ele não lhe deu herança em Canaã: “eu sou a sua porção e a sua herança entre os israelitas” (Números 18:20, NVI). Davi reivindica o mesmo privilégio. Deus é sua “porção” e ele não precisa de outra.

e o meu cálice. O “cálice” de uma pessoa, nas Escrituras, significa seu destino ou condição na vida (Salmo 11:6; 23:5) – aquilo que lhe é dado para “beber”. Davi terá apenas Deus como seu “cálice”. [Pulpit, 1895]

tu sustentas a minha sorte – ou seja, “és tu que garantes o meu futuro (NVI), ou então, “tu guardas tudo o que possuo(NVT).

6 Em lugares agradáveis foram postos os limites do meu terreno; sim, tenho uma bela herança.

tenho uma bela herança (compare com Jeremias 3:19).

7 Eu louvarei ao SENHOR, que me aconselha; até de noite meu coração me ensina.

até de noite meu coração (rins, no original hebraico) me ensina. O verbo hebraico para ensinar significa, literalmente, castigar. Deus, por Seu Espírito, fez com que os pensamentos angustiantes no peito do salmista tendessem a sujeitar sua vontade ao “conselho” de Deus e, portanto, à correção dEle. A aflição, por meio da Palavra de Deus e do Espírito de Deus que a santifica, se tornou a instrutora do salmista. [JFU, 1866]

8 Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; estando ele a minha direita, não serei abalado.

Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim – ou seja, estou consciente da presença contínua de Deus […]; sinto que ele está sempre comigo. [Pulpit, 1895]

estando ele a minha direita, não serei abalado. A mão direita era considerada um posto de honra e dignidade, mas também é mencionada como uma posição de defesa ou proteção. Ter um à nossa direita é ter alguém perto de nós que pode nos defender. Como no Salmo 109:31, “porque ele se põe à direita do pobre, para o livrar” (NAA), também no Salmo 110:5, “O Senhor, à sua direita, no dia em que se irar, esmagará os reis” (NAA) e no Salmo 121:5, “O SENHOR é quem guarda você; o SENHOR é a sombra à sua direita(NAA) […] O sentido aqui é que o salmista sentia que Deus, como seu Protetor, estava sempre perto dele; sempre pronto para intervir em sua defesa. Temos uma expressão um tanto semelhante quando dizemos de alguém que ele está “à mão”; isto é, ele está perto de nós. [Barnes, 1870]

9 Por isso meu coração está contente, e eu me exulto; certamente minha carne repousará em segurança.

Por isso meu coração está contente, e eu me exulte – ou então, Por isso meu coração está contente, e minha glória se alegra (ACF, BKJ). A Septuaginta traz e minha língua o louve. A referência que Pedro faz a este verso no seu discurso (Atos 2:26) segue a Septuaginta.

10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que teu santo veja a degradação.

nem permitirás que teu santo veja a degradação. “Isso forma, em nosso texto, um elemento essencial no progresso do pensamento e uma importante declaração e revelação a respeito da ressurreição do corpo” (Moll). É a essência da aplicação messiânica do salmo, tão literal e vigorosamente aplicada por Pedro (Atos 2:27) e Paulo (Atos 13:35). [Whedon, 1874]

11 Tu me farás conhecer o caminho da vida; fartura de alegrias há em tua presença; agrados estão em tua mão direita para sempre.

caminho da vida (compare com Salmo 21:4Provérbios 2:19Provérbios 4:18Provérbios 5:6Provérbios 12:28; Mateus 7:14).

fartura de alegrias (compare com Salmo 36:8).

<Salmo 15 Salmo 17>

Introdução ao Salmo 16

O Salmo 16 expressa uma expectativa confiante da vida eterna e da felicidade, fundada sobre a evidência do verdadeiro apego a Deus. Ele expressa a profunda convicção de que alguém que ama que Deus não será deixado no túmulo para sempre.

O conteúdo do salmo é o seguinte:

(1) Uma oração fervorosa do autor por preservação com base em que ele colocou sua confiança em Deus (Salmo 16:1).

(2) Uma declaração de seu apego a Deus (Salmo 16:2-3), fundada em parte em sua consciência de tal apego (Salmo 16:2), e em parte no fato de que ele realmente amava os amigos de Deus (Salmo 16:3).

(3) Uma declaração do fato de que ele não tinha simpatia por aqueles que rejeitaram o Deus verdadeiro; que ele não participava e não participaria de sua adoração. O Senhor era sua porção e sua herança (Salmo 16:4-5).

(4) Agradecimento que as suas divisas caíram em lugares tão agradáveis; que ele teve seu nascimento e herança onde o verdadeiro Deus era adorado, e não em uma terra de idólatras (Salmo 16:6-7).

(5) Uma expectativa confiante, com base em seu apego a Deus, de que ele seria feliz para sempre; que ele não seria deixado para perecer na sepultura; que ele obteria a vida eterna à destra de Deus (Salmo 16:8-11). Essa expectativa implica os seguintes detalhes:

(a) Que ele nunca seria abalado; isto é, que ele não ficaria desapontado e rejeitado (Salmo 16:8).

(b) Que, embora fosse morrer, sua carne descansaria em esperança (Salmo 16:9).

(c) Que ele não seria deixado nas regiões dos mortos, nem seria permitido que permanecesse para sempre na sepultura (Salmo 16:10).

(d) Que Deus lhe mostraria o caminho da vida e lhe daria um lugar à sua direita (Salmo 16:11).

Nada pode ser determinado com certeza a respeito da ocasião em que o salmo foi composto. É um salmo que pode ter sido composto a qualquer momento em vista de solenes reflexões sobre a vida, a morte, a sepultura e o mundo além; sobre a questão de saber se a sepultura é o fim do homem, ou se haverá um futuro. É feito de reflexões felizes sobre a sorte e as esperanças dos piedosos; expressando a convicção de que, embora devessem morrer, havia um mundo mais brilhante além – embora devessem ser sepultados, nem sempre permaneceriam lá; que eles seriam libertados do túmulo e levantados à destra de Deus. Expressa mais claramente do que em qualquer outro lugar do Antigo Testamento uma crença na doutrina da ressurreição – uma garantia de que aqueles que amam a Deus e guardam seus mandamentos, não permanecerão sempre na sepultura.

O salmo é invocado por Pedro (Atos 2:25-31), e por Paulo (Atos 13:35-37), como referindo-se à ressurreição de Cristo, e é apresentado por eles de forma a mostrar que consideravam que Ele seria ressuscitado dos mortos. Não é necessário supor, para uma correta compreensão do salmo, que ele tinha uma referência exclusiva ao Messias, mas apenas que ele se referia a ele no sentido mais elevado, ou que tinha nele sua completa realização. Sem dúvida expressa os sentimentos de Davi em relação a si mesmo – suas próprias esperanças em vista da morte; embora seja verdade que ele foi orientado a usar uma linguagem ao descrever seus próprios sentimentos e esperanças que só poderiam ter um cumprimento completo no Messias. Em um sentido mais pleno e completo, era verdade que ele não seria deixado na sepultura e que não seria permitido “ver a corrupção”.

Na verdade, no sentido em que Davi usou o termo como aplicável a si mesmo, era verdade que ele não seria “deixado” permanentemente e, em última instância, na sepultura, sob o domínio da corrupção; era literalmente verdade quanto ao Messias, como Pedro e Paulo argumentaram, que ele não “viu a corrupção”; que ele foi levantado da sepultura sem passar por aquela mudança na tumba pela qual todos os outros devem passar. Como Davi usou a linguagem (conforme aplicável a si mesmo), a esperança sugerida no salmo será cumprida na futura ressurreição dos justos; como as palavras devem ser entendidas literalmente, elas só poderiam ser cumpridas em Cristo, que ressuscitou dos mortos sem ver a corrupção. O argumento de Pedro e Paulo é que esta linguagem profética foi encontrada no Antigo Testamento, e que só poderia ter um cumprimento completo na ressurreição de Cristo. Davi, embora ressuscitará como antecipou, de fato, voltou à corrupção. Sobre o Messias, era literalmente verdade que seu corpo não sofreu nenhuma mudança na sepultura. A referência ao Messias é que teve seu cumprimento mais elevado e completo nele.

O título do salmo é “Mictam de David. A palavra “Mictam” ocorre apenas nos seguintes lugares, em todos os quais é usada como título do salmo: Salmo 16,56,57,58,59,60. Gesenius supõe que significa uma “escrita”, especialmente um poema, salmo ou canção; e que seu sentido é o mesmo que o título do salmo de Ezequias (Isaías 38:9), onde a palavra usada é traduzida como “escrita”. De acordo com Gesenius, a palavra usada aqui – מכתם miktâm – é a mesma que a palavra empregada em Isaías – מכתב miktâb – a última letra ב (b), tendo sido gradualmente alterada para ם (m). Outros, inadequadamente, diz Gesenius, derivaram a palavra de כתם kethem, ouro “, significando um salmo” dourado “; isto é, precioso ou preeminente. DeWette traduz:” Schrift”, escrita. Talvez seja impossível agora determinar por que alguns dos salmos de Davi devam ter sido meramente chamados de “escritos”, enquanto outros são mencionados com títulos mais específicos. [Barnes]

Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”. Tenha uma visão geral deste livro através de um breve vídeo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução ao livro de Salmos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles, com adaptação de Luan Lessa – maio de 2021.