Bíblia, Revisar

Atos 2

A descida do Espírito Santo

1 E ao se cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos concordando no mesmo lugar.

E ao se cumprir o dia de Pentecostes – O quinquagésimo dia depois do primeiro sábado de Páscoa (Lv 23:15-16).

concordando  – a solenidade do dia, talvez, inconscientemente, elevando suas expectativas.

2 E de repente houve um ruído do céu, como de um vento forte e violento, e encheu toda a casa onde eles estavam sentados.

“Toda a descrição é tão pitoresca e marcante que só pode vir de uma testemunha ocular” (Olshausen). O vento era um símbolo familiar do Espírito (Ez 37:9; Jo 3:820:22). Mas esse não foi um sopro de vento real. Foi apenas um som “como de um vento”. [JFB]

3 E foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo, e se pôs sobre cada um deles.

E foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo – “diamerizomenai gloossai” – ‘línguas separadas’ semelhantes a chamas, saindo de um centro comum ou fonte e repousando sobre cada um que estava no ambiente. Mesmo nos poetas pagãos (como foi notado), o aparecimento de fogo sobre a cabeça denota favor divino (Ovidio, ‘Fasti’; Virgílio, ‘Eneida’). Sob a antiga dispensação, a descida do fogo do céu sobre os sacrifícios era o símbolo designado e reconhecido da presença e favor divinos (Gn 15:17; Lv 9:24; 1Rs 18:38; Êx 19:18).

Teólogos como Neander descreveram toda essa cena como puramente interna. “A glória (disse Neader) da vida interior então comunicada a eles poderia refletir seu esplendor nos objetos circundantes, que em virtude do milagre interno — a elevação de sua vida interior e consciência através do poder do Espírito Divino — os objetos de percepção externa pareciam bastante alterados. E assim não é improvável que tudo o que se apresentasse a eles como uma percepção dos sentidos externos pudesse, de fato, ser apenas uma percepção do estado mental interno predominante — uma objetividade sensível do que estava operando interiormente com poder divino — semelhante a as visões extáticas que são mencionadas em outros lugares nas Sagradas Escrituras”. Tais explicações não só servem para abalar a credibilidade da própria narrativa como um fragmento lúcido da história, mas encorajam um espírito venenoso de ceticismo em relação a tudo o que é sobrenatural na Bíblia. [JFU]

4 E eles foram todos cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes dava a discursarem.

começou a falar com … línguas, etc. – línguas reais e vivas, como é claro a partir do que se segue. A coisa proferida, provavelmente a mesma por todos, era “as maravilhosas obras de Deus”, talvez nas palavras inspiradas dos hinos evangélicos do Antigo Testamento; embora seja quase certo que os oradores não entenderam nada do que eles proferiram (ver em 1Co 14:1-25).

O espanto da multidão

5 E havia judeus que estavam morando em Jerusalém, homens devotos, de toda nação abaixo do céu.

Não, ao que parece, permanentemente estabelecidos lá (veja At 2:9), embora a linguagem pareça implicar mais que uma visita temporária para manter esta festa.

6 E acontecendo esta voz, ajuntou-se a multidão; e ela estava confusa, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua.

multidãoestava confusa, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua, provavelmente cada um ouvindo a sua própria língua falada por alguém dessa estranha congregação. [JFU]

7 E todos estavam admirados, e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Ora, estes que estão falando, não são todos eles galileus?

Ora, estes que estão falando, não são todos eles galileus? Não refletindo assim sobre a seita, assim chamada (pois para estes estrangeiros os discípulos de Cristo dificilmente seriam assim conhecidos), mas sobre a região, que foi proverbialmente desprezada pelos puros judeus palestinos; embora seus habitantes fossem superiores a eles em inteligência geral e liberalidade, “Galileia dos Gentios” tendo contato mais livre com as populações adjacentes. [JFU]

8 E como nós ouvimos cada um deles em nossa própria língua, na qual nascemos?

Não há descrição aqui de qualquer linguajar ou discurso incoerente, somos informados das declarações testadas pelos ouvidos daqueles que falaram essas línguas desde a juventude. A única pergunta na descrição de Lucas sobre a qual ficamos incerto é esta: se os discípulos entenderam ou não as novas palavras que eles foram capazes de pronunciar. O único outro lugar no Novo Testamento que lança alguma luz sobre esse assunto é a primeira epístola aos Coríntios. [Cambridge]

9 Partos, Medos, Elamitas, os habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, Capadócia, Ponto, Ásia,

Partos… – Começando com o leste mais distante, os partos, a enumeração avança cada vez mais para o oeste até chegar à Judéia; em seguida vêm os países ocidentais, da Capadócia à Panfília; então o sul, do Egito a Cirene; finalmente, além de toda consideração geográfica, Cretes e Árabes são colocados juntos. Esta enumeração é evidentemente projetada para transmitir uma impressão de universalidade (Baumgarten).

10 Frígia, Panfília, Egito e regiões da Líbia perto de Cirene, e romanos estrangeiros, tanto judeus como prosélitos,
11 cretenses e árabes, os ouvimos em nossas próprias línguas eles falarem das grandezas de Deus.

cretenses e árabes. Creta é aquela grande ilha do Mediterrâneo que se estende pela extremidade sul do Mar Egeu. Desde o tempo de Alexandre, o Grande, grandes números de judeus se estabeleceram ali, o que explica a menção deles aqui. A Arábia é o conhecido território situado imediatamente a leste da Palestina. Uma impressão de universalidade está evidentemente projetada para ser transmitida (como diz Baumgarten) pela ampla extensão deste catálogo de ouvintes. [JFU]

12 E todos estavam admirados e confusos, dizendo uns aos outros: O que isso quer dizer?

dizendo uns aos outros: O que isso quer dizer? Ou “o que significa isso?” A outra classe parece ter sido os judeus nativos, para quem as línguas estrangeiras eram ininteligíveis; e que eles eram do grupo hostil aparece mas muito claramente pelo desprezo com que eles consideravam toda a cena. [JFU]

13 E outros, ridicularizando, diziam: Eles estão cheios de vinho doce.
14 Mas Pedro, pondo-se de pé com os onze, levantou sua voz, e lhes falou: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja isto conhecido, e ouvi minhas palavras:

At 2: 14-36. Pedro pela primeira vez, publicamente prega a Cristo.

Pedro, levantando-se com os onze – com antecedência, talvez, do resto.

15 Porque estes não estão bêbados, como vós pensais, sendo ainda a terceira hora do dia.

estes não são bêbados – ou seja, não os onze, mas o corpo dos discípulos.

mas a terceira hora – nove da manhã (veja Ec 10:16; Is 5:11; 1Ts 5:17).

16 Mas isso é o que foi dito por meio do profeta Joel:

Mas isso é o que foi dito, ou seja, isso é o cumprimento daquilo, ou isso foi previsto. Esta foi a segunda parte do argumento de Pedro, para mostrar que isso estava de acordo com as predições em suas próprias Escrituras.

por meio do profeta Joel (Jl 2:28-32). Isto não é citado literalmente, nem do hebraico nem da Septuaginta. A substância, no entanto, é preservada. [Barnes]

17 E será nos últimos dias, diz Deus, que: Eu derramarei do meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e filhas profetizarão, e vossos rapazes terão visões, e vossos velhos sonharão sonhos;

nos últimos dias – ou seja, os dias do Messias (Is 2:2); fechando todos os preparativos, e constituindo a dispensação final do reino de Deus na terra.

derramar do meu Espírito – em contraste com as meras gotas de todo o tempo anterior.

sobre toda carne – até então confinada à semente de Abraão.

filhos … filhas … jovens … homens velhos … criados … servas – sem distinção de sexo, idade ou posição.

veja visões … sonhos de sonhos – Esta é uma mera acomodação às maneiras pelas quais o Espírito operava sob a antiga economia, quando a previsão era entregue; pois no Novo Testamento, visões e sonhos são antes exceção do que a regra.

18 E também sobre meus servos e sobre minhas servas, naqueles dias eu derramarei do meu Espírito, e profetizarão.

Isto também parece ter sido surpreendentemente cumprido em alguns dos abençoados servos da Igreja, tanto homens como mulheres. [JFU]

19 E darei milagres acima no céu, e sinais abaixo na terra; sangue, fogo, e vapor de fumaça;

E darei milagres… – referindo-se aos sinais que deveriam preceder a destruição de Jerusalém (ver Lc 21:25-28).

20 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e notório dia do Senhor.

Grandes revoluções políticas e eclesiásticas, surgindo em toda a destruição de sistemas antigos e dominantes, são simbolicamente expressas no Antigo Testamento pelo desarranjo e obscurecimento dos corpos celestes (como Is 13:6-13; 34:4-5; Ez 32:7-8; Jo 2:10-11). Essa conhecida linguagem profética foi empregada por nosso Senhor em sua profecia sobre a destruição de Jerusalém (Mc 13:24-25); e a isto a predição citada por Pedro sem dúvida se refere, quando ele procura fixar a atenção de sua audiência sobre “o grande e notável dia do Senhor” – o dia que fechou seu dia de graça como uma nação; o dia em que “o julgamento foi estabelecido, e os livros abertos”, eles foram julgados a perder sua posição como testemunha visível de Deus na terra, e a ter toda a sua política civil e eclesiástica varrida. [JFU]

21 E será que todo aquele que chamar ao nome do Senhor será salvo.

Isto aponta para o estabelecimento permanente da economia da salvação, que se seguiu ao desmembramento do Estado judeu.

22 Homens israelitas, ouvi estas palavras: Jesus o nazareno, homem aprovado por Deus entre vós, com maravilhas, milagres e sinais, que Deus fez por meio dele no meio de vós, assim como vós mesmos também sabeis;

homem aprovado por Deus – em vez disso, “autenticado”, “provado” ou “demonstrado ser de Deus”.

por milagres… que Deus fez por ele – Esta não é uma visão baixa dos milagres de nosso Senhor, como foi alegado, nem inconsistente com Jo 2:11, mas está em estrita concordância com Seu progresso de humilhação para glória, e com Suas próprias palavras em Jo 5:19. Esta visão de Cristo é aqui dedicada a mostrar aos judeus todo o curso de Jesus de Nazaré como a ordenança e o fazer do Deus de Israel (Alford).

23 Este, sendo entregue pelo determinado conselho e conhecimento prévio de Deus, sendo tomando, pelas mãos de injustos o crucificastes e matastes;

determinado conselho e conhecimento prévio de Deus. O plano fixo de Deus e perfeita previsão de todas as etapas envolvidas nele.

sendo tomando, pelas mãos de injustos o crucificastes e matastes. Quão impressionante é a criminalidade dos assassinos de Cristo aqui apresentada em harmonia com o propósito eterno de entregá-Lo em suas mãos! [JFB]

24 Ao qual Deus ressuscitou, tendo soltado as dores da morte; porque não era possível ele ser retido por ela;

não era possível ele ser retido por ela – Glorioso dizendo! Era realmente impossível que “o Vivo” permanecesse “entre os mortos” (Lc 24:5); mas aqui, a impossibilidade parece se referir à garantia profética de que Ele não deveria ver a corrupção.

25 Porque Davi diz sobre ele: Eu sempre via ao Senhor diante de mim, porque ele está à minha direita, para que eu não seja abalado.
26 Por isso meu coração está contente, e minha língua se alegra, e até mesmo minha carne repousará em esperança.
27 Pois tu não abandonarás minha alma no Xeol, nem permitirás que o teu santo veja a degradação.

Não deixarei minha alma no inferno – em seu estado desencarnado (ver em Lc 16:23).

nem… sofra teu Santo para ver a corrupção – na sepultura.

28 Tu tens me feito conhecer os caminhos da vida; tu me encherás de alegria com tua face.

Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida – isto é, a vida da ressurreição.

tu me encherás de alegria com tua face – isto é, em glória; como está claro em toda a conexão e nas palavras reais do décimo sexto Salmo.

29 Homens irmãos, é lícito eu vos dizer abertamente sobre o patriarca Davi, que morreu, e foi sepultado, e a sepultura dele está conosco até o dia de hoje.

está … morto e sepultado, etc. – Pedro, cheio do Espírito Santo, vê neste décimo sexto Salmo, um homem santo, cuja vida de grande devoção e elevada espiritualidade é coroada com a certeza de que, embora provem a morte, Ele ressurgir sem ver corrupção e ser admitido na bem-aventurança da presença imediata de Deus. Ora, como isto era palpavelmente falso de Davi, só podia ser entendido por um outro, mesmo daquele a quem Davi aprendeu a esperar como ocupante final do trono de Israel. (Aqueles, portanto, e eles são muitos, que tomam o próprio Davi como o assunto deste Salmo, e as palavras citadas para se referir a Cristo somente em um sentido mais eminente, anulam todo o argumento do apóstolo). O Salmo é então afirmado ter tido a sua única realização adequada em JESUS, de cuja ressurreição e ascensão eles foram testemunhas, enquanto a gloriosa efusão do Espírito pela mão do Ascenso, estabelecendo um selo infalível sobre todos, foi então testemunhada pelos milhares que estavam ouvindo-O. Uma ilustração adicional da ascensão e sessão do Messias à mão direita de Deus é extraída do Salmo 110: 1, em que não se pode pensar que Davi fala de si mesmo, visto que ainda está em seu sepulcro.

30 Portanto, sendo ele profeta, e sabendo que Deus tinha lhe prometido com juramento que faria a um da sua descendência se sentar no seu trono;
31 Vendo -o com antecedência, falou da ressurreição do Cristo, que a sua alma não foi abandonada no Xeol, nem a sua carne viu a degradação.
32 A este Jesus Deus ressuscitou; do qual todos nós somos testemunhas.

Deus ressuscitou; do qual todos nós somos testemunhas. Assim, explícita e corajosamente, o apóstolo interpreta esta predição da ressurreição de Jesus de Nazaré, que toda a congregação, então diante deles, cheia do Espírito Santo, estava pronta para atestar com a evidência de seus próprios sentidos. [JFU]

33 Portanto, tendo sido exaltado à direita de Deus, e recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora estais vendo e ouvindo.

Portanto, como resultado do todo.

exaltado: um claro testemunho da ascensão.

derramou isto. Para que tenhamos aqui a segunda resposta de Pedro à pergunta, (At 2:12) O que significa isso? – É uma manifestação enviada do Messias Jesus ascendido. Pedro agora confirma o exaltado Senhorio do Jesus ascendido por outra profecia. [Whedon]

34 Porque Davi não subiu aos céus; mas sim, ele diz: Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à minha direita,
35 Até que eu ponha teus inimigos por escabelo de teus pés.
36 Saiba então com certeza toda a casa de Israel, que Deus o fez Senhor e Cristo a este Jesus, que vós crucificastes.

Portanto – isto é, para resumir tudo.

toda a casa de Israel – para neste primeiro discurso, o apelo é formalmente feito para toda a casa de Israel, como o então existente Reino de Deus.

com certeza, com fatos incontestáveis, predições cumpridas e o selo do Espírito Santo posto sobre todos.

que Deus o fez – pois o objetivo de Pedro era mostrar-lhes que, em vez de interferir nos arranjos do Deus de Israel, esses eventos eram Seus próprios movimentos elevados.

a este Jesus, que vós crucificastes – “O ferrão está no fim” (Bengel). Para provar-lhes apenas que Jesus era o Messias poderia ter deixado todos inalterados de coração. Mas para convencê-los de que Aquele que eles haviam crucificado tinha sido exaltado pela destra de Deus, e constituiu o “Senhor” que Davi, em espírito, adorava, a quem todo joelho se curvaria, e o Cristo de Deus, para trazê-los “Olhe para Aquele a quem eles haviam trespassado e lamentado por ele”.

37 E eles, ao ouvirem estas coisas , foram afligidos como que perfurados de coração, e disseram a Pedro, e aos outros apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

que perfurados de coração – o começo de cumprimento de Zc 12:10, cuja plena realização é reservada para o dia em que “todo o Israel será salvo” (ver em Rm 11:26).

Que faremos – Esse é o belo espírito de genuína compunção e docilidade infantil, que, descobrindo toda a sua carreira passada como um erro terrível, busca apenas ser ajustada para o futuro, a mudança envolvida e os sacrifícios necessários. Então Saulo de Tarso (At 9:6).

38 E Pedro lhes disse: Arrependei-vos, e batize-se cada um de vós no nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e vós recebereis o dom do Espírito Santo.

Arrependei-vos – A palavra denota mudança de mente, e aqui inclui a recepção do Evangelho como a questão apropriada daquela revolução da mente que eles estavam passando então.

batizado … pela remissão dos pecados – como o selo visível dessa remissão.

39 Porque a promessa é para vós, e para vossos filhos, e para todos que ainda estão longe, a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.

Porque a promessa – do Espírito Santo, através do Salvador ressurreto, como a grande bênção da nova aliança.

todos de longe – os gentios, como em Ef 2:17), mas “para o judeu primeiro”.

40 E com muitas outras palavras ele dava testemunho, e exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa!

com muitas outras palavras ele dava testemunho, e exortava – Assim, temos aqui apenas um resumo do discurso de Pedro; embora das próximas palavras pareça que apenas as partes mais práticas, as apelações domésticas, são omitidas.

Salvai-vos desta geração perversa – como se Pedro já previsse a impenitência sem esperança da nação em geral, e fizesse com que seus ouvintes se apressassem por si mesmos e assegurassem sua própria salvação.

41 Então os que receberam a palavra dele de boa vontade foram batizados; e foram adicionados naquele dia quase três mil almas.

At 2: 41-47. Belo começo da igreja cristã.

os que receberam a palavra dele de boa vontade foram batizados – “É difícil dizer como três mil pessoas poderiam ser batizadas em um dia, de acordo com a antiga prática de submersão completa; e quanto mais em Jerusalém não havia água à mão, exceto Cédron e algumas piscinas. A dificuldade só pode ser removida supondo-se que eles já tenham empregado aspersão ou batizado em casas de grandes embarcações. Submersão formal em rios, ou maiores quantidades de água, provavelmente acontecia somente onde a localidade convenientemente permitia ”(Olshausen).

no mesmo dia, foram-lhes acrescentadas cerca de três mil almas – a inauguração apropriada do novo reino, como uma economia do Espírito!

42 E eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão, e nas orações.

continuou firmemente em – “assistiu constantemente em cima.”

na doutrina dos apóstolos – “ensinar”; entregando-se às instruções que, em seu estado bruto, seriam indispensáveis ​​para a consolidação da imensa multidão subitamente admitida ao visível discipulado.

comunhão – em seu sentido mais amplo.

partir do pão – não apenas na Ceia do Senhor, mas em repúblicas frugais em conjunto, com as quais a Ceia do Senhor foi provavelmente unida até que os abusos e perseguições levassem à interrupção da refeição comum.

orações – provavelmente, declarou as estações do mesmo.

43 E houve temor em toda alma; e muitos milagres e sinais foram feitos pelos apóstolos.

o medo veio sobre cada alma – Um profundo temor repousou sobre toda a comunidade.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham todas as coisas em comum.

todos os que criam estavam juntos e tinham todas as coisas em comum – (Veja em At 4: 34-37).

45 E eles vendiam suas propriedades e bens, e as repartiam com todos, conforme a necessidade que cada um tinha.
46 E perseverando a cada dia em concordância no Templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam juntos com alegria e sinceridade de coração.

diariamente … no templo – observando as horas de adoração judaica.

e partindo o pão de casa em casa – em vez disso, “em casa” (Margem), isto é, em particular, em contraste com a adoração do templo, mas em algum lugar declarado ou lugares de reunião.

coma sua carne com alegria – “exultação”.

e singeleza de coração.

47 Louvando a Deus, e tendo graça, sendo do agrado de todo o povo. E a cada dia o Senhor acrescentava à igreja aqueles que estavam sendo salvos.

Louvando a Deus – “Vai, come o teu pão com alegria, e bebe o teu vinho com um coração feliz, porque Deus agora aceita as tuas obras” (Ec 9:7, ver também em At 8:39).

sendo do agrado de todo o povo – elogiando-se pelo seu comportamento adorável para a admiração de todos que os observavam.

E o Senhor – isto é, JESUS, como o Cabeça e Regente glorificado da Igreja.

acrescentava – continuou adicionando; isto é, para a comunidade visível dos crentes, embora as palavras “para a Igreja” estejam faltando nos manuscritos mais antigos.

aqueles que estavam sendo salvos – antes, “os salvos” ou “aqueles que estavam sendo salvos”. “A jovem Igreja tinha apenas algumas peculiaridades em sua forma externa, ou mesmo em sua doutrina: o único princípio discriminativo de seus poucos membros era que todos eles reconheceram o crucificado Jesus de Nazaré como o Messias. Essa confissão teria sido uma coisa sem importância, se tivesse se apresentado apenas como uma declaração nua, e nunca, em tal caso, teria sido capaz de formar uma comunidade que se espalhasse por todo o império romano. Ela adquiriu seu valor somente pelo poder do Espírito Santo, passando dos apóstolos conforme pregavam aos ouvintes; pois Ele trouxe a confissão dos corações dos homens (1Co 12:3), e como uma chama ardente fez suas almas brilharem com amor. Pelo poder deste Espírito, portanto, contemplamos os primeiros cristãos não apenas em um estado ativo de comunhão, mas também internamente mudados: as visões estreitas do homem natural são quebradas; eles têm suas posses em comum e se consideram uma só família ”(Olshausen).

<Atos 1 Atos 3>

Leia também uma introdução ao Livro dos Atos dos Apóstolos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.