Bíblia, Revisar

Atos 11

1 E os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judeia, ouviram que também os gentios receberam a palavra de Deus.

At 11: 1-18. Pedro se justifica diante da igreja em Jerusalém por seu procedimento para com os gentios.

os apóstolos e irmãos … na Judéia – sim, “em toda a Judéia”.

2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, discutiam contra ele os que eram da circuncisão;

os que eram da circuncisão – não os cristãos judeus em geral, pois aqui não havia outro, mas tal como, do seu ciúme para “a parede do meio da partição” que a circuncisão levantada entre judeus e gentios, foram posteriormente conhecidos como “eles do circuncisão ”. Eles sem dúvida abraçaram os apóstolos, assim como os outros.

3 Dizendo: Tu entraste na casa de homens incircuncisos, e comeste com eles.

Entraste em… Mas Pedro ensaiou o assunto etc. – Esses opositores não duvidam de Pedro, embora o primeiro entre os apóstolos, uma explicação de sua conduta; nem há qualquer insinuação sobre a parte de Pedro de desrespeito à sua autoridade nessa demanda – uma prova manifesta de que tal autoridade era desconhecida tanto para os reclamantes quanto para si mesmo.

4 Mas Pedro começou a lhes explicar tudo em ordem, dizendo:
5 Eu estava orando na cidade de Jope, e vi em êxtase uma visão: um certo objeto que descia como um grande lençol, pelas quatro pontas abaixado desde o céu, e vinha até mim.
6 No qual, olhando eu com atenção, considerei e vi quatro quadrúpedes da terra, e animais selvagens, e répteis, e aves do céu.
7 E eu ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te Pedro, mata e come.
8 Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; porque nunca comi coisa alguma ordinária, nem coisa imunda entrou em minha boca.
9 E a voz me respondeu do céu pela segunda vez: O que Deus purificou, não o faças tu como ordinário.
10 E isto aconteceu por três vezes; e voltou-se tudo a recolher acima ao céu.
11 E eis que logo três homens, enviados a mim de Cesareia, pararam junto à casa onde eu estava.
12 E o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem duvidar; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos na casa daquele homem.

entramos na casa daquele homem – Nenhuma menção ao nome de Cornelius, muito menos de sua alta posição, como se isso afetasse a questão. À acusação: “Fomos a homens incircuncisos”, ele simplesmente fala do “homem” incircunciso para quem ele havia sido divinamente enviado.

13 E ele nos contou como tinha visto um anjo estar em sua casa, e tinha lhe dito: Envia alguns homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro;

visto um anjo – literalmente, “o anjo”, pois o rumor tomou essa forma definitiva.

14 O qual te falará palavras, em que tu sejas salvo, e também toda a tua casa.

O historiador faz o anjo expressar isso de maneira muito mais geral (At 10:6). Assim também o subsequente relatório dele pelos deputados e pelo próprio Cornélio a Pedro (At 10:22-23). Mas como Pedro se detinha com Cornélio em certos dias, e sem dúvida falavam sobre a maravilhosa cena juntos, talvez essa forma mais completa e mais rica do que o anjo disse foi dada a Pedro; ou o próprio apóstolo pode ter expressado o que o anjo certamente designou, ordenando-lhes que enviassem para ele. Observe que “salvação” é feita aqui para se apoiar em “palavras”, isto é, a mensagem do evangelho referente a Cristo. Mas sobre a “salvação” de Cornélio, veja At 10:34-35. Na de sua “casa”, veja em Lc 19:10.

15 E quando comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como também no princípio tinha caído sobre nós.
16 E eu me lembrei da palavra do Senhor, como ele tinha dito: Verdadeiramente João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.

Então lembrei-me da palavra … João … batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Por isso, então, etc. – isto é, “Visto que o próprio Deus os colocou em um nível com nós mesmos, concedendo-lhes o que o Senhor Jesus pronunciou o maior batismo do Espírito Santo, não teria sido para resistir a Deus se eu tivesse reteve deles o mais baixo batismo de água, e manteve-se distante deles como ainda imundo?

17 Portanto, se Deus deu a eles igual dom, assim como também a nós, que temos crido no Senhor Jesus Cristo; quem era eu, pois, para que pudesse proibir a Deus?
18 E ao ouvirem estas coisas, se acalmaram, e glorificavam a Deus, dizendo: Portanto também aos gentios Deus deu arrependimento para a vida.

se acalmaram, e glorificavam a Deus – Bem, se Paulo, depois, apresentasse provas igualmente resistentes, justificando a mesma linha de procedimento, esse partido judeu mostrara a mesma submissão reverente e feliz!

Portanto também aos gentios Deus… – ao contrário, “também concedido aos gentios”. (Veja um deslocamento similar de “também” em Hb 12:1). “Conceder arrependimento para a vida” – isto é, “tais como questões da vida” (compare 2Co 7:10, “arrependimento para a salvação”) – é mais do que estar disposto a perdoar o arrependimento (Grotius). O caso de Cornélio é tão manifestamente de graça reinando em todas as etapas de sua história religiosa, que dificilmente podemos duvidar que essa fosse apenas a característica dele que eles queriam exprimir aqui. E esta é a graça que reina em toda conversão.

19 E os que foram dispersos por causa da perseguição que aconteceu por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, e Chipre, e Antioquia; não falando a ninguém a palavra, a não ser somente aos judeus.

At 11: 19-24. O evangelho sendo pregado aos gentios em Antioquia também Barnabé é enviado para lá de Jerusalém, que saúda a sua ascensão e labuta entre eles.

os que foram dispersos sobre a perseguição que surgiu sobre Estêvão – e que “foi por toda parte pregando a palavra” (At 8:4).

passaram até a Fenícia – aquela parte da costa do Mediterrâneo que, começando um pouco ao norte de Cesaréia, se estende para o norte por mais de cem milhas, a meio caminho de Antioquia.

e Chipre – (Veja em At 4:36). Uma relação comercial ativa subsistiu entre Phenice e Chipre.

e Antioquia – perto da cabeça da costa nordeste do Mediterrâneo, no rio Orontes, e contendo uma grande colônia de judeus, para cuja religião havia numerosos prosélitos. “Era quase uma Roma oriental, na qual todas as formas da vida civilizada do império encontraram algum representante; e através dos dois primeiros séculos da era cristã foi o que Constantinopla tornou-se depois, o Portão do Oriente “(Howson).

20 E havia deles alguns homens cipriotas e cirenenses, os quais ao entrarem em Antioquia, falaram aos gregos, anunciando o Evangelho do Senhor Jesus.

alguns deles eram homens de Chipre e Cirene – (veja em Lc 23:26); como Lúcio, mencionado em At 13:1.

falaram aos gregos – em vez disso, “os gregos”, isto é, os gentios incircuncisos (como a verdadeira leitura está além da dúvida). O Evangelho, desde o início, foi pregado aos “gregos” ou judeus de língua grega, e esses “homens de Chipre e Cirene” eram eles mesmos “gregos”. Como, então, podemos supor que o historiador notaria, como algo novo e singular (At 11:22), que alguns dos cristãos dispersos pregavam para eles?

21 E a mão do Senhor era com eles, e um grande número creu, e se converteu ao Senhor.

um grande número creu – Assim, a ascensão de Cornélio e seu partido não foi a primeira admissão de gentios incircuncisos na Igreja. (Veja em At 10:1.) Não, nós lemos de nenhuma influência que a ascensão de Cornélio e sua casa tinha sobre o progresso adicional do Evangelho entre os gentios; enquanto que aqui abrem-se operações sobre os gentios de um bairro bem diferente, e assistimos com sucesso sempre crescente. O único grande objetivo servido pelo caso de Cornélio era o reconhecimento formal dos princípios que esse caso posteriormente assegurava. (Veja em At 15:19-29.)

22 E esta notícia sobre eles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram a Barnabé, para ir até Antioquia.

Barnabéaté Antioquia – insinuando que mesmo a caminho de Antioquia encontrou igrejas para visitar (Olshausen). Foi em primeira instância, sem dúvida, uma missão de investigação; e ninguém poderia ser mais adequado para investigar os procedimentos daqueles ciprianos e cireneus do que aquele que era ele mesmo um “grego” de Chipre (At 4:36), e “um filho de consolação”.

23 O qual, ao chegar lá ,e tendo visto a graça de Deus, alegrou-se; e exortou a todos, para que com o propósito do coração permanecessem no Senhor.

quando ele … tinha visto a graça de Deus – nos novos convertidos.

Foi feliz de possuir e regozijar-se com ela de uma vez como divina, embora fossem incircuncisos.

exortou-os a todos com propósito de coração – em oposição a um discipulado apressado e inconstante.

eles se apegariam ao Senhor – o Senhor Jesus.

24 Porque ele era um bom homem, e cheio do Espírito Santo, e de fé; e uma grande multidão foi acrescentada ao Senhor.

Porque ele era um bom homem – O senso de “bom” aqui é claramente “de coração grande”, “mentalidade liberal”, elevando-se acima do estreito sectarismo judaico, e porque, como o historiador acrescenta, ele estava “cheio do Santo”. Espírito e da fé.

e uma grande multidão foi acrescentada ao Senhor – Este procedimento de Barnabé, tão cheio de sabedoria, amor e zelo, foi abençoado para o grande crescimento da comunidade cristã naquela importante cidade.

25 E Barnabé foi para Tarso, para buscar a Saulo; e achando-o, trouxe-o a Antioquia.

At 11:25, At 11:26. Barnabé, encontrando o trabalho em Antioquia muito para ele, vai para Tarso para Saul – Eles trabalham lá juntos por um ano inteiro com muito sucesso, e Antioquia se torna o berço de honra do termo cristão.

E Barnabé foi para Tarso, para buscar a Saulo – Claro, isso foi depois do rápido envio de Saul a Tarso, sem dúvida pelo próprio Barnabé, entre outros, para escapar da fúria dos judeus em Jerusalém. E como Barnabé foi o primeiro a tomar o perseguidor convertido pela mão e obter seu reconhecimento como um discípulo pelos irmãos em Jerusalém (At 9:27), assim só ele parece naquele período inicial ter discernido nele aquelas peculiares investiduras por virtude da qual ele foi depois para eclipsar todos os outros. Consequentemente, em vez de retornar a Jerusalém, para o qual, sem dúvida, ele enviava relatos de seus procedimentos de tempos em tempos, descobrindo que a mina em Antioquia era rica em promessas e exigia uma mão adicional e poderosa para trabalhar, ele a deixa por um tempo. tempo, faz uma viagem para Tarso, “encontra Saul” (aparentemente implicando – não que ele estivesse escondido (Bengel), mas que ele estava noivo na época em algum circuito de pregação – veja em At 15:23), e retorna com ele para Antioquia. Tampouco suas esperanças foram decepcionadas. Como co-pastores, por enquanto, da Igreja lá, eles trabalharam tanto que o Evangelho, mesmo naquela grande e multifacetada comunidade, alcançou para si um nome que viverá e será glorificado enquanto durar este mundo. , como o símbolo de tudo que é mais precioso para a família caída do homem: “Os discípulos eram chamados CRISTIANOS primeiro em Antioquia”. Esse nome originou-se não dentro, mas fora da Igreja; não com seus inimigos judeus, por quem eles foram denominados “nazarenos” (At 24:5), mas com os pagãos em Antioquia, e (como a forma da palavra mostra) com os romanos, não os gregos lá (Olshausen). Não foi usado inicialmente em um bom sentido (como At 26:28; 1Pe 4:16), embora dificilmente enquadrado por desprezo (como De Wette, Baumgarten, etc.); mas, como foi um nobre testemunho da luz em que a Igreja considerava Cristo – honrando-O como seu único Senhor e Salvador, habitando continuamente em Seu nome e se gloriando nele -, então foi considerado muito apropriado e belo ser permitido. morrer.

26 E sucedeu que, durante um ano completo eles se congregaram naquela igreja, e ensinavam a uma grande multidão; e em Antioquia os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristãos.
27 E naqueles dias desceram de Jerusalém alguns profetas a Antioquia.

At 11: 27-30. Por ocasião de uma fome, Barnabé e Saulo retornam a Jerusalém com uma contribuição para o alívio de seus irmãos sofredores.

vieram os profetas de mestres inspirados em Jerusalém, uma classe com a qual frequentemente nos reuniríamos com frequência, que às vezes, mas não necessariamente, predisse eventos futuros. Eles são classificados ao lado de apóstolos (1Co 12:28-29; Ef 4:11).

28 E levantando-se um deles, por nome Ágabo, declarou pelo Espírito, que estava para haver uma grande fome em todo o mundo; que veio a acontecer no tempo de Cláudio César.

que deve haver grande escassez em todo o mundo – todo o império romano.

que veio a acontecer no tempo de Cláudio César – Quatro fomes ocorreram durante o seu reinado. Este na Judéia e nos países adjacentes aconteceu, a.d. 41 [Josefo, Antiguidades, 20.2,5]. Uma data importante para traçar a cronologia dos Atos. (Mas esse assunto é muito difícil e extenso para admitir ser tratado aqui).

29 E os discípulos determinaram de cada um, conforme o que pudesse, mandar algum socorro para serviço dos irmãos que habitavam na Judeia.

E os discípulos determinaram de cada um, conforme o que pudesse, mandar algum socorro… – Esse foi o puro estímulo do amor cristão, que brilhou tanto nos primórdios do Evangelho.

30 O que também fizeram, enviando-o aos anciãos pela mão de Barnabé e de Saulo.

enviando-o aos anciãos – um escritório bem conhecido por ser emprestado da sinagoga; depois do modelo do qual, e não em todo do templo, as igrejas cristãs foram constituídas pelos apóstolos.

pela mão de Barnabé e de Saulo – Esta foi a SEGUNDA VISITA de Saulo a Jerusalém após sua conversão.

<Atos 10 Atos 12>

Leia também uma introdução ao Livro dos Atos dos Apóstolos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.