Bíblia, Revisar

Atos 8

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!
1 E Saulo também consentia na morte dele. E naquele dia foi feita uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas regiões da Judeia, e de Samaria, exceto os apóstolos.

At 8: 1-4. Continuou a perseguição, na qual Saul assume um papel proeminente – como rejeitado para sempre.

Saul estava consentindo com sua morte – A palavra expressa aprovação sincera.

todos eles estavam espalhados no exterior – todos os principais cristãos, particularmente os pregadores, concordavam com as injunções do seu Senhor (Mt 10:23), embora muitos sem dúvida permanecessem, e outros (como aparece em At 9:26-30) logo retornaram.

exceto os apóstolos – que permaneceram, não certamente menos expostos ao perigo, mas, a qualquer risco, para vigiar a causa do bebê, onde era mais necessário guardá-lo.

2 E alguns homens devotos levaram juntos a Estêvão para enterrá-lo ,e fizeram grande pranto por causa dele.

alguns homens devotos – judeus piedosos, provavelmente, impressionados com admiração por Estevão e secretamente inclinados ao cristianismo, mas ainda não declarados abertamente. [JFB]

3 E Saulo tentava destruir a igreja, entrando nas casas, e puxando a homens e mulheres, entregava-os à prisão.

entrando nas casas – como inquisidor (Bengel).

puxando a homens e mulheres… – Veja as suas próprias confissões depois.(At 22:426:9-10; 1Co 15:9; Gl 1:13; Fp 3:6; 1Tm 1:13). [JFB]

4 Os que, pois, estavam dispersos, passavam anunciando a palavra.

Embora solenemente mandados a fazer isso (Lc 24:47; At 1:8), eles provavelmente teriam ficado em Jerusalém, mas por causa desta vassoura de perseguição que os varreu. Quantas vezes a ira dos inimigos de Cristo tem sido “mais para o avanço do Evangelho” (ver Fp 1:12-13). [JFB]

5 E Filipe, tendo descido à cidade de Samaria, pregava-lhes a Cristo.

At 8: 5-25. Sucesso da pregação de Filipe em Samaria – Caso de Simão Mago.

E Filipe – não o apóstolo desse nome, como supunham alguns dos Padres; pois, além disso, os apóstolos permaneciam em Jerusalém; nesse caso, não tiveram ocasião de enviar uma delegação de seu próprio número para impor as mãos sobre os discípulos batizados (Grotius). Era o diácono desse nome, que vem depois de Stephen no catálogo dos sete, provavelmente como o próximo mais proeminente. A perseguição pode ter sido dirigida especialmente contra os colegas de Stephen [Meyer].

à cidade de Samaria – ou “uma cidade de Samaria”; mas o primeiro parece mais provável. “Ele forneceu a ponte entre Jerusalém e o mundo” (Baumgarten).

6 E as multidões prestavam atenção em concordância às coisas que eram ditas por Filipe, ao ouvirem e verem os sinais que ele fazia.

Filipe – o caminho sendo preparado talvez pelos frutos da permanência de nosso Senhor, como Ele mesmo parece intimar (ver em Jo 4:31-38). Mas “podemos assinalar a providência de Deus ao enviar um grego, ou um judeu helenista, a um povo que, da antipatia nacional, dificilmente compareceria a um nativo da Judéia” (Webster e Wilkinson).

7 Porque os espíritos imundos, clamando em alta voz, saíam de muitos que os tinham; e muitos paralíticos e aleijados foram curados.
8 E havia grande alegria naquela cidade.

Sobre a mudança operada pelo Evangelho, bem como as curas que atestavam seu caráter divino.

9 E havia um certo homem, de nome Simão, que antes naquela cidade usava de magia, e fazia o povo de Samaria ficar admirado, dizendo de si mesmo ser alguém grande;

dizendo de si mesmo ser alguém grande – uma espécie de encarnação da divindade.

10 A quem eles todos davam atenção, desde o menor até o maior, diziam: Este é o grande poder de Deus.

Isso, junto com a rapidez com que o abandonaram e se apegaram a Filipe, mostra o amadurecimento de Samaria para alguma mudança religiosa. [JFB]

11 E davam atenção a ele, porque com suas magias ele há muito tempo tinha lhes causado admiração.
12 Mas quando creram em Filipe, que lhes anunciava o Evangelho do Reino de Deus, e o nome de Jesus Cristo, eles foram batizados, tanto homens como mulheres.

foram batizados, tanto homens como mulheres – a descoberta das fraudes de Simão ajudando a ampliar e aprofundar os efeitos da pregação de Filipe. [JFB]

13 E até mesmo Simão creu; e tendo sido batizado, ele continuou com Filipe; e vendo os sinais e maravilhas que eram feitas, ele ficou admirado.

E até mesmo Simão creu – Deixado sem seguidores, ele acha que é melhor se juntar ao homem que o superou, não sem um toque de verdadeira convicção.

e … foi batizado – Que luz isto lança no que é chamado Regeneração Batismal!

ele continuou com Philip – “estava em constante assistência” a ele.

14 E os apóstolos que estavam em Jerusalém, ao ouvirem que Samaria tinha recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes a Pedro e a João.

os apóstolosenviaram a Pedro e a João – mostrando que eles consideravam Pedro como não mais do que seus iguais. [JFB]

15 Os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem ao Espírito Santo.

para que recebessem ao Espírito Santo – (Pois somente eles foram batizados em nome do Senhor Jesus) – Como o batismo de adultos pressupunha “a renovação do Espírito Santo” (Tt 3:5-7; 1Co 12:13), do qual a profissão de fé tinha que ser tomada como evidência, esta comunicação do Espírito Santo pela imposição das mãos dos apóstolos era claramente uma coisa superadicionada; e como era apenas ocasional, então era invariavelmente assistido com manifestações milagrosas (veja At 10:44, onde seguiu a pregação de Pedro; e At 19:1-7, onde, como aqui, seguiu a imposição de mãos ). No presente caso, um importante objeto foi servido por ela – “a súbita aparição de um grupo de discípulos batizados em Samaria, pela ação de alguém que não era um apóstolo, requerendo a presença e o poder dos apóstolos para executar sua parte especial como o fundadores da Igreja divinamente nomeados ”(Alford). Bonito, também, foi o espetáculo exibido de judeu e samaritano, um em Cristo.

16 (Porque ainda sobre nenhum deles tinha descido; mas somente tinham sido batizados no nome do Senhor Jesus).
17 Então puseram as mãos sobre eles, e receberam o Espírito Santo.

receberam o Espírito Santo – Lucas não registra, mas possivelmente manifestado através do dom de línguas que receberam, e por isso Simão ficou interessado neste “poder” (At 8:18).

18 E Simão ao ver que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,

ofereceu-lhes dinheiro – Daí vem o termo simonia (Simão), para denotar o comércio de coisas sagradas, principalmente a compra de serviços eclesiásticos.

19 Dizendo: Dai também a mim este poder, que sobre qualquer um em quem eu puser as mãos, receba o Espírito Santo.

A ambição espiritual aqui se mostra a chave para o caráter deste homem miserável.

20 Mas Pedro lhe disse: Teu dinheiro seja contigo para perdição, porque pensaste que o dom de Deus pudesse ser obtido por meio de dinheiro.

Teu dinheiro seja contigo para perdição – isto é, “Amaldiçoado seja tu e o teu dinheiro contigo”. É a linguagem do horror e indignação mesclados, não muito diferente da repreensão do próprio Pedro por parte do Senhor (Mt 16:23). [JFB]

21 Tu não tens parte nem porção nesta palavra; porque teu coração não é correto diante de Deus.

Esta é a fidelidade de um ministro de Cristo a alguém que engana a si mesmo de uma maneira terrível.

22 Arrepende-te, pois, desta tua maldade, e ora a Deus, para que talvez este pensamento de teu coração te seja perdoado;

Arrependa-se… ore… se talvez o pensamento de seu coração possa ser perdoado – esta expressão de dúvida sendo projetada para impressionar-lhe a grandeza de seu pecado e a necessidade de alarme de sua parte.

23 Porque eu vejo que tu estás em fel amargo, e atado em injustiça.

em fel amargo, e atado em injustiça – expressando tanto o horror de sua condição quanto o cativeiro em que ele foi mantido.

24 Mas respondendo Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.

Orai vós por mim ao Senhor – Pedro o havia pedido para orar por si mesmo: ele pede àqueles que fazem maravilhas que façam isso por ele; não tendo confiança na oração da fé, mas pensando que aqueles homens possuíam algum interesse peculiar com o céu.

para que nada do que dissestes venha sobre mim – não que o pensamento de seu coração perverso poderia ser perdoado, mas apenas que os males ameaçados poderiam ser desviados dele. Enquanto isso lança grande luz sobre a visão de Peter de seu caso melancólico, isso mostra que o cristianismo, como algo divino, ainda retinha seu domínio sobre ele. (A tradição o representa como um grande heresiarco, mesclando filosofia oriental ou grega com alguns elementos do cristianismo.)

25 Tendo eles pois dado testemunho e falado a palavra do Senhor, voltaram a Jerusalém, e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o Evangelho.

e eles – Pedro e João.

quando eles tinham… pregado – na cidade onde os trabalhos de Filipe haviam sido tão ricamente abençoados.

retornaram … e pregaram … em muitas aldeias dos samaritanos – abraçando a oportunidade de sua jornada de volta a Jerusalém para cumprir a comissão de seu Senhor a toda a região de Samaria (At 1:8).

O eunuco etíope

26 E um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que é deserto.

vai para o sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza – Havia tal estrada, através do Monte Hebron, que Filipe poderia tomar sem ir a Jerusalém (como mostra a Palaestina de Von Raumer).

que é deserto – isto é, o caminho; não a própria Gaza, que era a cidade mais ao sul da Palestina, no território dos antigos filisteus. Partir de uma cidade onde suas mãos estavam cheias de obras, tão longe por um caminho desértico, não podia deixar de espantar a fé de Filipe, sobretudo porque ele era mantido na ignorância do objetivo da viagem. Mas como Paulo, ele “não foi desobediente à visão celestial”; e como Abrão, “saiu sem saber para onde ia” (At 26:19; Hb 11:8). [JFB]

27 E ele levantou-se, e foi, e eis que um homem etíope, eunuco, administrador subordinado a Candace, a rainha dos etíopes, que estava sobre o controle de todos os bens dela, tinha vindo a Jerusalém para adorar;

um homem da Etiópia – Alto Egito, Meroe.

um eunuco de grande autoridade – os eunucos eram geralmente empregados para escritórios confidenciais no Oriente e, até certo ponto, ainda são.

Candace – o sobrenome das rainhas do Alto Egito, como Faraó, César, etc. (como aparece nos autores clássicos).

tinha vindo a Jerusalém para adorar – isto é, para manter a recente festa de Pentecostes, como um prosélito gentio à fé judaica. (Veja Is 56:3-8 e Jo 12:20).

28 E ele estava voltando, sentado em sua carruagem, e lia ao profeta Isaías.

E ele estava voltando – Tendo chegado tão longe, ele não só ficou fora dos dias do festival, mas prolongou sua permanência até agora. Diz muito por sua fidelidade e valor para sua amante real que ele tinha essa liberdade. Mas a fé em Jeová e o amor de Sua adoração e palavra, com as quais ele foi imbuído, explica isso suficientemente.

sentado em sua carruagem, e lia ao profeta Isaías – Não contente com os serviços estatutários nos quais ele se juntou, ele seduz o tédio da jornada para casa lendo as Escrituras. Mas isto não é tudo; porque, como Felipe “o ouviu ler o profeta Isaías”, ele deve ter lido em voz alta e não (como é costume ainda no Oriente) para meramente ser audível, mas em uma voz mais alta do que ele teria naturalmente usado apenas seu próprio benefício: evidentemente, portanto, ele estava lendo para seu cocheiro.

29 E o Espírito disse a Filipe: Aproxima-te, e ajunta-te a esta carruagem.

o Espírito disse – por uma voz inconfundível interior, como em At 10:1916:6-7.

Aproxima-te, e ajunta-te a esta carruagem – Isso revelaria a Filipe o objetivo até então desconhecido de sua jornada, e o encorajaria a esperar algo. [JFB]

30 E Filipe, correndo, ouviu que ele estava lendo ao profeta Isaías, e disse: Tu entendes o que estás lendo?

Tu entendes o que estás lendo? – Para alguém tão comprometido isso não seria considerado uma pergunta rude, enquanto que a aparência ansiosa do orador, e a própria pergunta, indicaria uma prontidão para fornecer qualquer necessidade de discernimento que possa ser sentida. [JFB]

31 E ele disse: Como eu poderia, se alguém não me ensinar? E pediu a Filipe que subisse e se sentasse com ele.

Como eu poderia, se alguém não me ensinar? – Bela expressão de humildade e docilidade; o convite a Filipe que imediatamente se seguiu, para “subir e sentar-se com ele”, sendo apenas a expressão natural disso. [JFB]

32 E o lugar da Escritura que ele estava lendo era este: Como ovelha ele foi levado ao matadouro, e como um cordeiro mudo fica diante do que o tosquia, assim também ele não abriu sua boca.

O lugar … era isto, Ele foi conduzido como uma ovelha, etc. – Não podemos deixar de imaginar que isso, de todas as predições dos sofrimentos do Messias no Antigo Testamento mais impressionantes, deveria ter sido o que o eunuco estava lendo antes de Filipe. juntou-se a ele. Ele dificilmente poderia deixar de ter ouvido em Jerusalém os sofrimentos e a morte de Jesus, e da existência de um partido cada vez maior que o reconheceu como o Messias. Mas sua pergunta a Filipe, se o profeta nesta passagem significava a si mesmo ou a algum outro homem, mostra claramente que ele não tinha a menor ideia de qualquer conexão entre essa previsão e esses fatos.

33 Em sua humilhação foi tirado seu julgamento; e quem anunciará sua geração? Porque da terra sua vida é tirada.
34 E respondendo o eunuco a Filipe, disse: Eu te rogo, de quem o profeta diz isto? De si mesmo, ou de alguém outro?

E respondendo o eunuco a Filipe, disse: Eu te rogo… – O respeito com que ele aqui se dirige a Filipe foi motivado pela sua reverência por alguém a quem ele percebeu ser seu superior nas coisas divinas; a sua própria posição terrena afundou diante disso. [JFB]

35 E Filipe, abrindo sua boca, e começando desta escritura, anunciou-lhe o Evangelho de Jesus.

E Filipe, abrindo sua boca – (Veja em Mt 5:2).

anunciou-lhe o Evangelho – mostrando que Ele é o peso glorioso desta maravilhosa profecia, e interpretando-a à luz dos fatos de Sua história. [JFB]

36 E enquanto eles iam caminhando, chegaram a uma certa porção de água; e o eunuco disse: Eis aqui água; o que me impede de ser batizado?

Eis aqui água – mais simplesmente: “Eis a água!” Como se já sua mente estivesse cheia de luz e sua alma libertada, ele estava ansiosamente procurando pela primeira água em que pudesse selar sua recepção da verdade e ser inscrita entre os discípulos visíveis do Senhor Jesus.

o que me impede de ser batizado? – Filipe provavelmente lhe dissera que esse era o sinal ordenado e o selo do discipulado, mas a pergunta do eunuco era provavelmente a primeira proposta de sua aplicação neste caso. (At 8:37 está faltando nos principais manuscritos e nas versões mais veneráveis ​​do Novo Testamento. Parece ter sido acrescentado dos formulários para o batismo que entraram em uso corrente).

37 E Filipe disse: Se tu crês de todo coração, então é lícito; E respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E ele mandou parar a carruagem; e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco; e ele o batizou.

eles caíram tanto na água, e ele o batizou, etc. – provavelmente lavando a água sobre ele, embora o modo preciso não seja certo nem de nenhuma consequência.

39 E quando eles subiram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e o eunuco não mais o viu, porque ele foi em seu caminho com alegria.

o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe – Negar [como Meyer, Olshausen, Bloomfield] a natureza miraculosa do desaparecimento de Filipe é vã. Destaca-se na face das palavras, como apenas uma repetição do que lemos sobre os antigos profetas, em 1Rs 18:12; 2Rs 2:16. E a mesma palavra (como observa Bengel) é empregada para expressar uma ideia semelhante em 2Co 12:2,4; 1Ts 4:17.

o eunuco não o viu mais – nem, talvez, por muita alegria, se preocupou em vê-lo (Bengel).

porque ele foi em seu caminho com alegria – Ele encontrou a Cristo e a chave das Escrituras; sua alma foi libertada e seu discipulado selado; ele perdeu seu professor, mas ganhou o que era infinitamente melhor: sentia-se um homem novo e “sua alegria estava cheia”. A tradição diz que ele foi o primeiro pregador do Evangelho na Etiópia; e como, de fato, ele poderia escolher mas “dizer o que o Senhor tinha feito por sua alma?” Ainda assim, não há certeza quanto a qualquer conexão histórica entre seus esforços e a introdução do cristianismo naquele país.

40 Mas Filipe se achou em Azoto; e passando, anunciava ao Evangelho em todas as cidades, até que veio a Cesareia

Mas Filipe se achou – isto é, “encontrou-se”, “fez sua aparição”: uma expressão confirmando a maneira milagrosa de seu transporte.

em Azoto – a antiga Ashdod.

pregou em todas as cidades – ao longo da costa, prosseguindo para o norte.

até que veio a Cesareia – cinquenta e cinco quilômetros a noroeste de Jerusalém, no Mediterrâneo, ao sul do monte Carmelo; e assim chamado por Herodes, que a reconstruiu, em honra de César Augusto. De agora em diante, perdemos de vista o zeloso e honrado Filipe, pois à tardinha perderemos a visão de Pedro. Conforme a carruagem do Evangelho continua, outros agentes são levantados, cada um adequado para o seu trabalho. Mas “o que semeia e o que ceia alegrar-se-ão juntos” (ver em Jo 4:31-38).

<Atos 7 Atos 9>

26-40 “Com esta narrativa do progresso do Evangelho entre os samaritanos está ligada outra que aponta para a difusão da doutrina da cruz entre as nações mais remotas. A simplicidade do camareiro de Meroe forma um notável contraste com o ofício do mago que acabamos de descrever ”(Olshausen).

Leia também uma introdução ao Livro dos Atos dos Apóstolos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados