Bíblia, Revisar

João 10

O bom Pastor

1 Em verdade, em verdade vos digo, que aquele que no curral das ovelhas não entra pela porta, mas sobe por outra parte, é ladrão, e assaltante.

Este discurso parece claramente ser uma continuação dos versos finais do nono capítulo. A figura era familiar ao ouvido dos judeus (de Jr 23:1-40; Ez 34:1-31; Zc 11:1-17, etc.). “Esta criatura simples [a ovelha] tem essa nota especial entre todos os animais, que ouve rapidamente a voz do pastor, não segue mais ninguém, depende inteiramente dele, e busca ajuda somente dele – não pode se ajudar, mas está fechada até a ajuda de outro ”[Luther in Stier].

Aquele que não entra pela porta – o caminho legítimo (sem dizer o que era isso ainda).

no aprisco – o recinto sagrado das pessoas verdadeiras de Deus.

sobe por outra parte – não se referindo à suposição de ofício eclesiástico sem uma chamada externa, pois aqueles governantes judeus, especialmente visados, tinham isto (Mt 23:2), mas à falta de uma verdadeira comissão espiritual, o selo de céu indo junto com a autoridade exterior; é a suposição da orientação espiritual das pessoas sem isto que é significado.

2 Mas aquele que entra pela porta é o pastor de ovelhas.

aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas – um pastor verdadeiro e divinamente reconhecido.

3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem sua voz, e a suas ovelhas chama nome por nome, e as leva fora.

A este o porteiro abre – isto é, direito de livre acesso é dado, por ordem dAquele a quem as ovelhas pertencem; pois é melhor não dar a alusão a uma interpretação mais específica [Calvin, Meyer, Luthardt].

e as ovelhas ouvem sua voz – Isto e tudo o que se segue, embora admita uma aplicação importante a todo pastor fiel do rebanho de Deus, é no seu sentido direto e mais elevado verdadeiro somente do “grande Pastor das ovelhas”, que em Os primeiros cinco versículos parecem claramente, sob o simples caráter de um verdadeiro pastor, estar desenhando o seu próprio retrato [Lampe, Stier, etc.].

4 E quando tira fora suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem sua voz.
5 Mas ao estranho em maneira nenhuma seguirão, ao invés disso dele fugirão; porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Esta parábola Jesus lhes disse; porém eles não entenderam que era o que lhes falava.
7 Voltou pois Jesus a lhes dizer: Em verdade, em verdade vos digo, que sou a porta das ovelhas.

sou a porta das ovelhas – isto é, o caminho para o rebanho, com todos os privilégios abençoados, tanto para pastores como para ovelhas (compare Jo 14:6; Ef 2:18).

8 Todos quantos vieram antes de mim, são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram.

Todos quantos vieram antes de mim – os falsos profetas; não como reivindicando as prerrogativas do Messias, mas como perverter o povo do modo de vida, todos apontando para Ele (Olshausen).

as ovelhas não os ouviram – o instinto de seus corações divinamente ensinados, preservando-os dos sedutores, e ligando-os aos profetas enviados pelos céus, dos quais se diz que “o Espírito de Cristo estava neles” (1Pe 1:11). ).

9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; e entrará, e sairá, e achará pasto.

por mim se algum homem entrar – seja pastor ou ovelha.

deve ser salvo – o grande objetivo do ofício pastoral, como de todos os arranjos divinos para a humanidade.

e entrará, e sairá, e achará pasto como lugar de segurança e repouso; como “pastagens verdejantes e águas tranquilas” (Sl 23:2) para nutrição e renovação, e tudo isso só é transferido para outro clima, e desfrutado de outra maneira, no final desta cena terrena (Ap 7:17). .

10 O ladrão não vem, senão para roubar, matar, e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.

Eu vim para que eles possam ter vida e … mais abundantemente – não apenas para preservar, mas transmitir a VIDA, e comunicá-la em exuberância rica e infalível. Que reclamação! No entanto, é apenas um eco de todo o seu ensino; e Aquele que proferiu estas e semelhantes palavras deve ser um blasfemo, todo digno da morte que Ele morreu, ou “Deus conosco” – não pode haver meio termo.

11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas.

Eu sou o bom Pastor – enfaticamente, e, no sentido pretendido, exclusivamente assim (Is 40:11; Ez 34:23; Ez 37:24; Zc 13:7).

o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas – Embora se possa dizer de pastores literais que, mesmo para o seu rebanho bruto, encontraram, como Davi, “o leão e o urso” com o risco de suas próprias vidas, e ainda assim mais pastores fiéis que, como os primeiros bispos de Roma, foram os principais a enfrentar a fúria de seus inimigos contra o rebanho comprometido com seus cuidados; todavia, aqui, sem dúvida, aponta para a luta que deveria ser dada na entrega voluntária da própria vida do Redentor, para salvar Suas ovelhas da destruição.

12 Mas o contratado a dinheiro, e que não é o pastor, a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo vir, deixa as ovelhas, e foge; o lobo as captura, e dispersa as ovelhas.

de quem não são as ovelhas – quem não tem propriedade neles. Com isso, Ele aponta para sua própria relação peculiar com as ovelhas, as mesmas que as de seu Pai, o grande proprietário e senhor do rebanho, que o molda “Meu Pastor, o homem que é meu companheiro” (Zc 13:7). E, embora os fieis pastores sejam tão do interesse de seu Mestre, que eles sintam uma medida de Sua própria preocupação com o encargo deles, a linguagem é estritamente aplicável apenas ao “Filho sobre a sua própria casa” (Hb 3:6).

vê o lobo vir – não o diabo distintamente, como alguns tomam [Stier, Alford, etc.], mas geralmente quem chega ao rebanho com intenção hostil, em qualquer forma: embora o iníquo, sem dúvida, esteja no fundo de tais movimentos [Luthardt].

13 E o contratado foge, porque é contratado, e não tem cuidado das ovelhas.
14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas, e pelas minhas sou conhecido.

Eu sou o bom pastor e conheço minhas ovelhas – no sentido peculiar de 2Tm 2:19.

Sou conhecida minha – a resposta da alma à voz que interna e eficazmente a chamou; pois desse conhecimento amoroso mútuo, o nosso é o efeito dele. “O conhecimento do Redentor de nós é o elemento ativo, penetrando-nos com o Seu poder e vida; a dos crentes é o princípio passivo, a recepção de Sua vida e luz. Nesta recepção, entretanto, ocorre uma assimilação da alma ao sublime objeto de seu conhecimento e amor; e assim se desdobra uma atividade, ainda que derivada, que se mostra em obediência aos Seus mandamentos ”(Olshausen). A partir desse conhecimento mútuo, Jesus se eleva a outra reciprocidade do conhecimento.

15 Como o Pai me conhece, assim também também eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Como o Pai me conhece, eu também conheço o Pai – Que pretensão de igualdade absoluta com o Pai poderia exceder isso? (Veja em Mt 11:27).

e dou a minha vida pelas ovelhas – Que sublime isso, imediatamente após a elevada afirmação da sentença precedente! São as riquezas e a pobreza do “Verbo feito carne” – uma Pessoa gloriosa, alcançando imediatamente o Trono e caindo até o pó da morte, “para que possamos viver através Dele”. Uma interpretação sincera das palavras, “Para as ovelhas”, deve ir longe para estabelecer a relação especial da morte vicária de Cristo com a Igreja.

16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste curral; a estas também me convém trazer, e ouvirão minha voz, e haverá um rebanho, e um pastor.

outras ovelhas eu tenho … não deste aprisco: elas também eu devo trazer – Ele quer dizer os gentios que perecem, já Suas “ovelhas” no amor do Seu coração e o propósito da Sua graça de “trazê-los” no devido tempo.

e ouvirão minha voz – Esta não é a linguagem da mera visão de que eles acreditariam, mas a expressão de um propósito para atraí-los para Si por um chamado interior e eficaz, que infalivelmente resultaria em sua espontânea ascensão a Ele.

e haverá um rebanho – antes “um só rebanho” (pois a palavra “dobra”, como nos versos precedentes, é bem diferente).

17 Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para tomá-la de volta.

Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida… – Como o ato mais elevado do amor do Filho ao Pai foi o estabelecimento de Sua vida pelas ovelhas em Seu “mandamento”, assim o Pai ‘ s amor a Ele como Seu Filho encarnado alcança sua consumação, e encontra sua mais alta justificação, naquele mais sublime e mais tocante de todos os atos.

para que eu possa tomar de novo – Sua vida de ressurreição sendo indispensável para a realização do fruto de Sua morte.

18 Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e tenho poder para tomá-la de volta. Este mandamento recebi de meu Pai.

Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e tenho poder para tomá-la de volta – É impossível que a linguagem expresse de forma mais clara e enfática a absoluta voluntariedade da morte de Cristo. , tal voluntariedade como seria presunção manifesta em qualquer mera criatura para afirmar sua própria morte. Está além de toda dúvida a linguagem de Alguém que estava consciente de que Sua vida era a Sua própria (que nenhuma criatura é) e, portanto, de Sua entrega ou retenção à vontade. Aqui estava a glória do Seu sacrifício, que era puramente voluntário. A alegação de “poder para tomá-lo novamente” não é menos importante, pois mostrar que Sua ressurreição, embora atribuída ao Pai, no sentido que veremos no presente, foi, todavia, sua própria afirmação de seu próprio direito à vida assim que os propósitos de Sua morte voluntária foram cumpridos.

Este mandamento – para dar a vida a Deus, para que Ele possa tomá-la novamente.

recebi de meu Pai – De modo que Cristo morreu de uma vez por “comando” de Seu Pai, e por tal obediência voluntária àquele mandamento que o fez (por assim dizer) infinitamente querido ao Pai. A necessidade da morte de Cristo, à luz dessas profundezas, deve manifestar-se a todos, menos ao estudante superficial.

19 Voltou, pois, a haver divisão entre os judeus, por causa dessas palavras.

A luz e as trevas revelando-se com clareza crescente na separação do ensinável do obstinado preconceito. O único viu nEle apenas “um demônio e um louco”; o outro se revoltou com o pensamento de que tais palavras pudessem vir de alguém possuído, e a visão fosse dada aos cegos por um endemoninhado; mostrando claramente que uma impressão mais profunda foi feita sobre eles do que suas palavras expressas.

20 E muitos deles diziam: Ele tem demônio, e está fora de si; para que o ouvis?
21 Outros diziam: Estas palavras não são de um endemoninhado; por acaso pode um demônio dar vista aos cegos?
22 E era a festa da renovação do Templo em Jerusalém, e era inverno.

Jo 10:22-42. Discurso na Festa da Dedicação – Da fúria de seus inimigos, Jesus escapa além do Jordão, onde muitos crêem nEle.

era a festa da renovação – celebrada mais de dois meses depois da festa dos tabernáculos, período durante o qual nosso Senhor parece ter permanecido na vizinhança de Jerusalém. Foi instituído por Jude Macabeu, para comemorar a purificação do templo das profanações a que foi submetido por Antíoco Epifânio 165 aC, e mantido por oito dias, a partir do vigésimo quinto Chisleu (dezembro), o dia em que Judas começou a primeira celebração alegre dele (1 Macabeus 4:52, 56, 59 e Josefo, Antiguidades, 7.7.7).

era inverno – implicando alguma inclinação. Sendo ASSIM,

23 E andava Jesus passeando no Templo, na entrada de Salomão.

Jesus andou … na varanda de Salomão – como abrigo. Este pórtico ficava no lado leste do templo, e Josefo diz que era parte da estrutura original de Salomão [Antiguidades, 20.9.7].

24 Rodearam-no, então, os Judeus, e lhe disseram: Até quando farás nossa alma em dúvida? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente.

Então vieram os judeus – os governantes. (Veja em Jo 1:19).

Quanto tempo nos faz duvidar? – “nos mantenha em suspense” (Margem).

Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente – Mas quando a mais clara evidência disso foi resistida, que peso poderia ter uma mera afirmação?

25 Respondeu-lhes Jesus: Já vos tenho dito, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testemunham de mim.

Respondeu-lhes Jesus: Já vos tenho dito – isto é, em substância, o que eu sou (por exemplo, Jo 7:37-38, Jo 8:12, 35-36, 58). .

26 Mas vós não credes, porque não sois de minhas ovelhas, como já vos tenho dito.

vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como eu disse – referindo-se a toda a estirpe da parábola das ovelhas (Jo 10:1, etc.).

27 Minhas ovelhas ouvem minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.

Minhas ovelhas ouvem a minha voz etc. – (Veja em Jo 10:8).

28 E eu lhes dou a vida eterna, e para sempre não perecerão, e ninguém as arrancará de minha mão.

E eu lhes dou a vida eterna – não “lhes darei”; pois é um presente presente. (Veja em Jo 3:36; veja em Jo 5:24). É uma expressão muito grandiosa, expressa na linguagem da autoridade majestosa.

29 Meu Pai, que as deu para mim, é maior que todos; e ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai.

Meu Pai, que me deu a eles – (Veja em Jo 6:37-39).

é maior que todos – com quem nenhum poder adverso pode competir. É uma expressão geral de uma verdade admitida, e o que segue mostra com que propósito foi proferida, “e ninguém é capaz de arrancá-las da mão de Meu Pai”. A impossibilidade de verdadeiros crentes serem perdidos, no meio de todas as tentações que eles podem encontrar não consistem em sua fidelidade e decisão, mas são fundadas sobre o poder de Deus. Aqui a doutrina da predestinação é apresentada em seu aspecto sublime e sagrado; há uma predestinação do santo, que é ensinada de uma extremidade das Escrituras para a outra; não, de fato, de tal natureza que uma “graça irresistível” obriga a vontade oposta do homem (claro que não), mas de modo que aquela vontade do homem que recebe e ama os mandamentos de Deus é produzida somente pela graça de Deus ( Olshausen – um testemunho ainda mais valioso, sendo dado apesar do preconceito luterano).

30 Eu e o Pai somos um.

Nossa linguagem não admite a precisão do original neste grande ditado. “Are” está no gênero masculino – “nós (duas pessoas) somos”; enquanto “um” é neutro – “uma coisa”. Talvez “um interesse” exprima, o mais próximo possível, o significado do ditado. Parecia haver alguma contradição entre ele dizer que tinham sido dadas por Seu Pai em Suas próprias mãos, de onde não poderiam ser arrancadas, e depois dizendo que ninguém poderia arrancá-las das mãos de seu Pai, como se tivessem não foi dado fora deles. “Nem eles”, diz Ele; Embora Ele tenha Me dado a eles, eles estão em suas próprias mãos todo-poderosas como sempre – eles não podem ser, e quando não são dados a mim eles não são, dados fora de Si mesmo; porque e eu tenho tudo em comum. ”Assim, será visto que, embora a unidade da essência não seja a coisa exata aqui afirmada, a verdade é a base do que é afirmado, sem o qual não seria verdade. E Agostinho estava certo em dizer que “nós somos” condena os sabelianos (que negavam a distinção de pessoas na divindade), enquanto o “um” (como explicado) condena os arianos (que negavam a unidade de sua essência).

31 Voltaram pois os Judeus a tomar pedras para o apedrejarem.

E precisamente a mesma coisa que antes (Jo 8:58-59).

32 Respondeu-lhes Jesus: Muitas boas obras de meu Pai vos tenho mostrado; por qual obra destas me apedrejais?

Muitas boas obras lhes mostrei – isto é, obras de pura benevolência (como em At 10:38, “Quem andou fazendo o bem”, etc .; veja Mc 7:37).

de meu Pai – não tanto pelo Seu poder, mas diretamente comissionado por Ele para fazê-las. Isto Ele diz para encontrar a imputação da suposição injustificável das prerrogativas divinas [Luthardt].

para qual dessas obras me apedrejais? – “está apedrejando (isto é, indo apedrejar) eu?”

33 Responderam-lhe os judeus dizendo: Por boa obra não te apedrejamos, mas pela blasfêmia; e porque sendo tu homem, a ti mesmo te fazes Deus.

por uma blasfêmia – cuja punição legal era o apedrejamento (Lv 24:11-16).

tu, sendo homem – isto é, somente homem.

a ti mesmo te fazes Deus – Duas vezes antes que eles entendessem que Ele promovia a mesma afirmação, e ambas as vezes eles se prepararam para vingar o que eles consideraram ser a honra insultada de Deus, como aqui, no caminho dirigido por sua lei (Jo 5:18; Jo 8:59).

34 Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito em vossa Lei: Eu disse: Sois deuses?

Não está escrito em sua lei – no Salmo 82: 6, respeitando juízes ou magistrados.

Vocês são deuses – sendo os representantes oficiais e agentes comissionados de Deus.

35 Pois se a Lei chamou deuses a aqueles, para quem a palavra de Deus foi feita, (e a Escritura não pode ser quebrada);

Dizei a ele aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, blasfemo. Toda a força deste raciocínio, que foi em parte apreendida pelos comentaristas, repousa no que é dito sobre as duas partes comparadas. A comparação de si mesmo com meros homens, divinamente comissionados, pretende mostrar (como Neander bem expressa) que a ideia de uma comunicação da Divina Majestade à natureza humana não era de modo algum estranha às revelações do Antigo Testamento; mas há também um contraste entre Ele e todos os representantes meramente humanos de Deus – aquele “santificado pelo Pai e enviado ao mundo”; o outro, “a quem a palavra de Deus (meramente) veio”, que é expressamente designada para evitar que Ele seja amontoado com eles como apenas um dos muitos oficiais humanos de Deus. Nunca é dito de Cristo que “a palavra do Senhor veio a ele”; enquanto que esta é a fórmula bem conhecida pela qual a comissão divina, até o mais alto dos homens, é expressa, como João Batista (Lc 3:2). A razão é aquela dada pelo próprio Batista (ver em Jo 3:31). O contraste é entre aqueles “a quem a palavra de Deus veio” – homens da terra, terrenos, que eram meramente privilegiados em receber uma mensagem divina para proferir (se profetas), ou um ofício divino para cumprir (se juízes) – e “Aquele que (não sendo da terra em absoluto) o Pai santificou (ou separou), e enviou ao mundo”, uma expressão nunca usada de qualquer mensageiro meramente humano de Deus, e usada somente por Ele mesmo.

36 A mim, a quem o Pai santificou, e ao mundo enviou, dizeis vós: Blasfemas; porque disse: Sou Filho de Deus?

porque disse: Sou Filho de Deus – É digno de nota especial que nosso Senhor não disse, em tantas palavras, que Ele era o Filho de Deus, nesta ocasião. Mas Ele havia dito o que além da dúvida equivalia a isto – a saber, que Ele deu Suas ovelhas vida eterna, e ninguém poderia arrancá-las de Sua mão; que Ele os havia tirado de Seu Pai, em cujas mãos, embora dadas a Ele, ainda permaneciam, e de cuja mão ninguém poderia arrancá-los; e que eles eram a propriedade indefensável de ambos, na medida em que “Ele e Seu Pai eram um”. Nosso Senhor considera tudo isso como apenas dizendo de Si mesmo: “Eu sou o Filho de Deus” – uma natureza com Ele, ainda misteriosamente Dele . O parêntese (Jo 10:35), “e a Escritura não pode ser quebrada”, referindo-se aos termos usados ​​pelos magistrados no Salmo octogésimo, tem um peso importante sobre a autoridade dos oráculos vivos. “A Escritura, como a vontade expressa do Deus imutável, é ela mesma imutável e indissolúvel” (Olshausen). (Veja Mt 5:17).

37 Se não faço as obras de meu Pai, não creiais em mim.

as palavras de Cristo, independentemente de terem milagres, uma verdade auto-explicativa, majestade e graça, que tiveram sua capacidade de suscitar a consciência de que eram incapazes de resistir (Jo 7:46; Jo 8:30). Mas, para as que queriam isso, “as obras” foram uma grande ajuda. Quando estes falharam, o caso estava realmente desesperado.

para que saibais e creiais que o Pai está em mim e eu nele – assim reiterando Sua reivindicação de unidade essencial com o Pai, que Ele apenas pareceu suavizar, para que pudesse acalmar sua raiva e receber sua atenção novamente por um momento.

38 Porém se eu as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e creiais que o Pai está em mim, e eu nele.
39 Então procuravam outra vez prendê-lo; e ele saiu de suas mãos.

Então procuravam outra vez prendê-lo – fiel ao seu entendimento original de Suas palavras, pois viram perfeitamente que Ele pretendia “fazer-se Deus” durante todo esse diálogo.

ele escapou de suas mãos – (Veja Lc 4:30; Jo 8:59).

40 E voltou a ir para o outro lado do Jordão, ao lugar onde João primeiro batizava; e ficou ali.

ao lugar onde João primeiro batizava – Em Betábara, ou Betânia, veja Jo 1:28.

41 E muitos vinham a ele, e diziam: Em verdade que nenhum sinal fez João; mas tudo quanto João disse deste era verdade.

E muitos vinham a ele – em quem o ministério de João, o Batista tinha deixado impressões permanentes.

nenhum sinal fez João; mas tudo quanto João disse deste era verdade – o que eles agora ouviam e viam em Jesus apenas confirmando em suas mentes a divindade da missão de seu precursor, embora não acompanhada por nenhum dos milagres de Seu Mestre. E assim, “muitos creram nele”. [JFB]

42 E muitos ali creram nele.

Através da doutrina que pregava, dos milagres que fazia e da comparação destas coisas com o que João tinha dito dele: isto mostra a razão pela qual Cristo deixou Jerusalém e entrou por estas partes; havia outros que deviam crer no seu nome: a palavra “ali” é deixada de fora nas versões latina, siríaca e pérsica da Vulgata. [Gill]

<João 9 João 11>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.