Bíblia, Revisar

João 17

Mensagem importante
Olá visitante do Apologeta! Vou direto ao ponto: peço que você me ajude a manter este projeto. Atualmente a renda gerada através dos anúncios são insuficientes para que eu me dedique exclusivamente a ele. Se cada pessoa que ler essa mensagem hoje, doar o valor de R$10.00, eu poderia me dedicar integralmente ao Apologeta pelo próximo ano e ainda remover todas as propagandas do site (que eu sei que são um pouco incômodas). Tenho um propósito ousado com este site: traduzir e disponibilizar gratuitamente conteúdo teológico de qualidade. O que inclui um dicionário bíblico completo (+4000 verbetes) e comentário de todos os 31.105 versículos da Bíblia. Faça parte deste projeto e o ajude a continuar crescendo. Obrigado!

A oração intercessória

1 Jesus falou estas coisas, levantou seus olhos ao céu, e disse: Pai, chegada é a hora; glorifica a teu Filho, para que também teu Filho glorifique a ti.

(Veja em Jo 14:1).

Se essa oração não tivesse sido registrada, que reverente leitor não teria excluído, Oh, ter ouvido uma oração como aquela que deve ter sido, que acabou com todo o Seu ministério passado e formou o ponto de transição para o escuro. cenas que imediatamente se seguiram! Mas aqui está, e com tal assinatura dos Lábios que proferiu que parecemos ouvir mais de Si mesmo do que lê-lo da pena de Seu fiel repórter.

Jesus falou estas coisas, levantou seus olhos ao céu – “João raramente descreve os gestos ou as aparências de nosso Senhor, como aqui. Mas esta foi uma ocasião em que a impressão era indelével, e o olhar para cima não podia ser ignorado ”(Alford).

Pai, a hora chegou – (Veja Jo 13:31-32).

glorifica a teu Filho – Coloca honra em Teu Filho, apoiando-o, sustentando-o e levando-O através daquela “hora”.

2 Assim como lhe deste poder sobre toda carne, para que a todos quantos lhe deste, lhes dê a vida eterna.

poder sobre toda carne. Compare com João 3:35: “O Pai ama ao Filho, e todas as coisas lhe deu em sua mão”; Mateus 11:27: “Todas as coisas me foram entregues pelo meu Pai”; Mateus 28:18: “Todo o poder me é dado no céu e na terra”.

para que a todos quantos lhe deste, lhes dê a vida eterna. A fraseologia aqui é muito especial: “Para que tudo o que Tu lhe deste, Ele lhes dê a vida eterna”. Sobre a importância dessa linguagem e de todo o sentimento expresso por ela, veja as notas em João 6:37-40. [JFU]

3 E esta é a vida eterna: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem tens enviado.

conheçam… – Esta vida eterna, portanto, não é mera existência consciente e interminável, mas uma vida de conhecimento com Deus em Cristo (Jó 22:21).

a ti, o único Deus verdadeiro – o único Deus vivo e pessoal; em glorioso contraste igualmente com o politeísmo pagão, o naturalismo filosófico e o panteísmo místico.

e a Jesus Cristo, a quem tens enviado – Este é o único lugar onde nosso Senhor se dá este nome composto, depois tão presente na pregação e escrita apostólica. Aqui os termos são usados ​​em seu significado estrito – “JESUS”, porque Ele “salva o seu povo dos seus pecados”; “Cristo”, como ungido com a plenitude incomensurável do Espírito Santo para o exercício de Seus ofícios salvíficos (ver em Mt 1:16); “QUEM FOI ENVIADO”, na plenitude da Autoridade e Poder Divino, para salvar. “A própria justaposição aqui de Jesus Cristo com o Pai é uma prova, por implicação, da Divindade do nosso Senhor. O conhecimento de Deus e de uma criatura não poderia ser a vida eterna, e tal associação de um com o outro seria inconcebível” (Alford). [JFB]

4 Eu já te glorifiquei na terra; consumado tenho a obra que me deste para eu fazer.

consumado – terminada.

a obra que me deste para eu fazer – É muito importante preservar na tradução o tempo passado, usado no original, caso contrário pode-se pensar que o trabalho já “terminado” era apenas o que Ele havia feito antes de proferir aquela oração; enquanto que será observado que o nosso Senhor fala por toda parte como já além desta cena presente (Jo 17:12, etc.), e assim deve ser suposto incluir em Sua obra “terminada” a “morte que Ele deveria realizar em Jerusalém”. [JFB]

5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha junto de ti, antes que o mundo existisse.

E agora – em troca.

E agora glorifica-me tu – o “eu te” e “tu” são tão colocados no original, cada um ao lado de seus colegas, a ponto de mostrar que uma RECIPROCIDADE PERFEITA DOS SERVIÇOS do Filho ao Pai em primeiro lugar, e depois do Pai para o Filho em troca, é o que nosso Senhor quer expressar aqui.

com aquela glória que eu tinha junto de ti, antes que o mundo existisse – quando “no princípio o Verbo estava com Deus” (Jo 1:1), “o Filho unigênito no seio do Pai” (Jo 1:18) . Com esta glória preexistente, que Ele ocultou na terra, Ele pede para ser reinvestido, o desenho do véu sendo realizado – não, no entanto, simplesmente como antes, mas agora em nossa natureza.

6 Manifestei teu nome aos seres humanos que me deste do mundo. Eles eram teus, e tu os deste a mim; e eles guardaram tua palavra.

Da oração por Ele mesmo Ele agora vem orar por Seus discípulos.

teu nome – todo o seu caráter para com a humanidade.

aos seres humanos que me deste do mundo (ver Jo 6:37-40). [JFB]

7 Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti.

Agora eles sabem. Eles aprenderam isso e acreditaram nisso.

quanto me deste. Isto se refere, sem dúvida, à doutrina de Cristo, João 17:8. Eles estão certos de que todas as minhas instruções são de Deus. [Barnes]

8 Porque as palavras que tu me deste eu lhes dei; e eles as receberam, e verdadeiramente reconheceram que eu saí de ti, e creram que tu me enviaste.

as palavras. As doutrinas. Cristo frequentemente se representava como ordenado e enviado para ensinar certas grandes verdades aos homens. Àqueles que ele ensinou e nenhum outro.

verdadeiramente reconheceram que eu saí de ti (veja em Jo 16:29,31).

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas sim por aqueles que tu me deste, porque são teus.

Eu rogo por eles – não como indivíduos meramente, mas como representantes de todos esses em todas as épocas que se sucedem (ver em Jo 17:20).

não rogo pelo mundo – pois eles foram dados a Ele “do mundo” (Jo 17:6), e já haviam sido transformados no exato oposto dele. [JFB]

10 E todas as minhas coisas são tuas; e as tuas coisas são minhas; e nelas sou glorificado.

E todas as minhas coisas são tuas; e as tuas coisas são minhas – literalmente, “Todas as minhas coisas são tuas e as tuas coisas são minhas.” (Sobre este uso do gênero neutro, ver em Jo 6:37-40). Absoluta COMUNIDADE DE PROPRIEDADE entre o Pai e o Filho é aqui expressa tão claramente quanto as palavras podem fazê-lo (Veja em Jo 17:5). [JFB]

11 E eu já não estou no mundo; porém estes ainda estão no mundo, e eu venho a ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, a aqueles que tens me dado, para que sejam um, como nós somos.

E eu já não estou no mundo. Seu ponto de vista é depois de sua ascensão.

Pai Santo. A primeira petição pelos seus apóstolos. O discurso de abertura, o primeiro, é simplesmente ao Pai; aqui, onde se pede a santa preservação, o endereçamento é ao Pai Santo; em João 17:25, onde a retribuição no mundo é indicada, é o Pai Justo. Stier argumenta elaboradamente que a santidade de Deus é idêntica ao seu amor absoluto. Pode ser, de fato, admitido que do amor primário de Deus, a retidão pura e absoluta, a misericórdia e a pureza são as formas perfeitas. No entanto, esse amor é mais santo do que a própria santidade. Esse amor é santo porque é absolutamente correto; e a santidade consiste na retidão, com toda a intensidade da emoção infinita, e toda a firmeza de uma vontade infinita eternamente determinante. [Whedon]

Leia também um estudo sobre a santidade de Deus.

12 Quando eu com eles estava no mundo, em teu nome eu os guardava. A aqueles que tu me deste eu os tenho guardado; e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que a Escritura se cumpra.

Eu mantive – guardado.

eles em teu nome – agindo como Teu Representante na terra.

nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição – Não está implícito aqui que o filho da perdição era um daqueles que o Pai havia dado ao Filho, mas sim o contrário (Jo 13:18) (Webster e Wilkinson) . É exatamente como em Lc 4:26-27, onde não devemos supor que a mulher de Sarepta (em Sidon) era uma das viúvas de Israel, nem Naamã, o sírio, um dos leprosos em Israel, embora a linguagem – a mesma que aqui – parece expressá-la.

filho da perdição – condenado a isso (2Ts 2:3; Mc 14:21).

13 Mas agora venho a ti, e falo isto no mundo, para que em si mesmos tenham minha alegria completa.

Ou seja, tal tensão se enquadra mais no santuário superior do que na cena de conflito; mas eu falo tão “no mundo”, que Minha alegria, a alegria que experimento ao saber que tais intercessões devem ser feitas para eles pelo seu Senhor ausente, pode ser provada por aqueles que agora os ouvem, e por todos aqueles que lerão o registro deles. [JFB]

14 Tua palavra lhes dei, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

Tua palavra. A revelação de Deus como um todo (ver em Jo 17:16 e Jo 5:47).

lhes dei. “Eu” em oposição enfática ao mundo.

os odiou. Em vez disso, “odeia”; o aoristo expressa o único ato de ódio em contraste com o perfeito “lhes dei” um dom que eles continuam a possuir. Estes são os dois resultados do discipulado; de um lado, a proteção de Cristo (Jo 17:12) e o dom da palavra de Deus; do outro, o ódio do mundo. [Cambridge]

15 Não suplico que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno.

Não suplico que os tires do mundo – pois isso, embora garantisse sua própria segurança, deixaria o mundo sem bênçãos com seu testemunho.

mas que os guardes do maligno – todo o mal no mundo e do mundo. [JFB]

16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

(veja Jo 15:18-19). Isto é reiterado aqui, para preparar o caminho para a oração que se segue. [JFB]

17 Santifica-os em tua verdade; tua palavra é a verdade.

Santifica-os – Como a oração anterior, “Guardai-os”, era “negativa”, pedindo proteção para eles do elemento tóxico que cercava e pressionava sobre sua natureza renovada, assim esta oração, “Santificai-os”, é positiva, pedindo o avanço e a conclusão de sua santificação iniciada.

em – dentro

tua verdade – A verdade revelada por Deus, como meio ou elemento da santificação; uma afirmação de imensa importância.

tua palavra é a verdade – (Veja Jo 15:3; Cl 1:5; Ef 1:13). [JFB]

18 Assim como tu me enviaste, eu os enviei ao mundo.

ao mundo – Como sua missão era levar a efeito os propósitos da missão de seu Mestre, assim nosso Senhor fala da autoridade em ambos os casos como coordenada. [JFB]

19 E por eles a mim mesmo me santifico, para que também eles sejam santificados em verdade.

E por eles eu santifico – consagro.

eu mesmo que eles também podem – talvez.

sejam santificados – consagrado. A única diferença entre a aplicação do mesmo termo a Cristo e aos discípulos é, como aplicado a Cristo, que significa apenas “consagrar”; enquanto, em aplicação aos discípulos, significa consagrar-se com a ideia adicional de santificação prévia, já que nada além do que é santo pode ser apresentado como uma oferenda. Toda a obra de auto-sacrifício dos discípulos aparece aqui como um mero resultado da oferta de Cristo (Olshausen).

através de – dentro

em verdade – Embora o artigo esteja querendo no original aqui, não devemos traduzir, como na Margem, “verdadeiramente santificado”; pois a referência parece claramente ser “a verdade” mencionada em Jo 17:17. (Veja em Jo 17:17).

20 E não suplico somente por estes, mas também por aqueles que crerão em mim, por sua palavra.

E não suplico somente por estes – Esta explicação muito importante, proferida em condescendência aos ouvintes e leitores desta oração em todos os tempos, não se destina apenas ao que se segue, mas a toda a oração.

mas também por aqueles que crerão em mim – A maioria dos melhores manuscritos traz “que creem”, todo o tempo futuro sendo visto como presente, enquanto o presente é visto como passado. [JFB]

21 Para que todos sejam um; como tu, Pai, em mim, e eu em ti, que também eles em nós sejam um; para que o mundo creia que tu tens me enviado.

Para que todos sejam um; como tu, Pai, em mim, e eu em ti, que também eles em nós sejam um – O Espírito interior do Pai e do Filho é o único elo perfeito de união, que se une em um unidade viva, primeiro todos os crentes entre si; em seguida, esta unidade em um ainda superior, com o Pai e o Filho. (Observe que Cristo nunca se mistura com os discípulos quando se associa ao Pai, mas diz EU Neles e nos EUA).

para que o mundo creia que tu tens me enviado – me enviou. Portanto, a grande impressão sobre o mundo em geral, de que a missão de Cristo é divina, deve ser feita pela unidade de seus discípulos. Claro, então, deve ser algo que deve ser visível ou perceptível para o mundo. Então o que é? Não é certamente uma unidade meramente formal e mecânica de maquinaria eclesiástica. Pois como pode, e em grande medida existe, tanto nas igrejas ocidentais quanto nas orientais, com pouco do Espírito de Cristo, muito, muito com o qual o Espírito de Cristo não pode habitar, ao invés de convencer o mundo além de seu próprio pálido da divindade do Evangelho, gera infidelidade em grande medida dentro de seu próprio seio. Mas o Espírito de Cristo, iluminando, transformando e reinando nos corações dos discípulos genuínos de Cristo, atraindo-os uns aos outros como membros de uma mesma família e induzindo-os a amar a cooperação para o bem do mundo – isto é o que, quando suficientemente iluminado e estendido, forçará a convicção no mundo de que o cristianismo é divino. Sem dúvida, quanto mais as diferenças entre os cristãos desaparecem – quanto mais elas podem concordar, mesmo em questões menores – a impressão sobre o mundo pode ser maior. Mas isso não depende disso; para a unidade viva e amorosa em Cristo, às vezes, é mais tocante visto mesmo em meio a, e apesar de pequenas diferenças, do que onde não existem tais diferenças para tentar a força de sua unidade mais profunda. No entanto, até que esta fraternidade viva em Cristo se mostre forte o suficiente para destruir o sectarismo, o egoísmo, a carnalidade e a apatia que devoram o coração do cristianismo em todas as suas partes visíveis, em vão devemos esperar que o mundo seja intimidado por ele . É quando “o Espírito será derramado sobre nós do alto”, como um Espírito de verdade e amor, e sobre todas as partes do território cristão igualmente, derretendo as diferenças e as queimaduras do coração, despertando o assombro e a vergonha da improdutividade passada. diante de anseios de afeto católico, e anseios por um mundo que jaz na maldade, incorporando-se a formas palpáveis ​​e medidas ativas – é então que podemos esperar que o efeito aqui anunciado seja produzido, e então será irresistível. Os cristãos não deveriam ponderar sobre essas coisas? Não deveria a mesma mente estar neles, que também estava em Cristo Jesus sobre este assunto? Sua oração não deveria ser deles?

22 E eu tenho lhes dado a glória que tu me deste, para que sejam um, tal como nós somos um.

A última sentença mostra o significado da primeira. Não é a futura glória do estado celestial, mas o segredo dessa unidade presente logo antes mencionada; a glória, portanto, do Espírito interior de Cristo; a glória de um estado aceito, de um caráter sagrado, de toda graça. [JFB]

23 Eu neles, e tu em mim; para que sejam completos em um; e para que o mundo conheça que tu me enviaste, e que tu os amaste, assim como me amaste.

Eu neles, e tu em mim; para que sejam completos em um – (Veja em Jo 17:21).

24 Pai, aqueles que tens me dado, quero que onde eu estiver, eles também estejam comigo; para que vejam minha glória, que tens me dado, pois tu me amaste desde antes da fundação do mundo.

Pai, eu vou – A majestade desse estilo de falar é bastante transparente. Nenhuma crítica insignificante será autorizada a desperdiçá-la em leitores menos superficiais ou pervertidos.

fica comigo onde eu estou – (veja em Jo 14:3).

para que vejam minha glória, que tens me dado – (veja em Jo 17:5). Cristo considera isso como glória o suficiente para sermos admitidos para ver e olhar para sempre em Sua glória! Esta é a “visão beatífica”; mas não será uma mera visão, pois “seremos como ele, porque o veremos como ele é” (1Jo 3:2).

25 Pai justo, o mundo também não tem te conhecido, e estes têm conhecido que tu me enviaste.

Pai justo. O epíteto (Jo 17:11) harmoniza-se com o apelo à justiça de Deus que se segue, que é baseado em uma simples declaração dos fatos. O mundo não conhecia a Deus; Cristo o conhecia; os discípulos sabiam que Cristo foi enviado por Ele. “O juiz de toda a terra, não há de fazer o que é justo?”. [Cambridge]

26 E eu fiz teu nome ser conhecido por eles, e eu farei com que seja conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles.

E eu declarei – tornei conhecido ou comunicado.

teu nome – em seu ministério passado.

e o declarará – ainda em maior medida, pelo dom do Espírito Santo no Pentecostes e por todos os séculos sucessivos.

que o amor com o qual tu amaste – amou.

esteja neles, e eu neles – Esse amor eterno do Pai, repousando primeiro em Cristo, é pelo Seu Espírito comunicado e ocupa sua morada permanente em todos os que nEle crêem; e “permanecendo neles e nEle” (Jo 15:5), eles são “um só Espírito”. “Com esse pensamento grandioso, o Redentor encerra Sua oração pelos Seus discípulos e neles por Sua Igreja através de todas as eras. Ele comprimiu-se nos últimos momentos, dando-Lhe uma conversa com os sentimentos sublimes e gloriosos proferidos pelos lábios mortais. Mas dificilmente o som da última palavra desapareceu, quando Ele passa com os discípulos sobre o riacho Kedron para o Getsêmani – e o amargo conflito se prolonga. A semente do novo mundo deve ser semeada na morte, para que a vida possa surgir ”(Olshausen).

<João 16 João 18>

Leia também uma introdução ao Evangelho de João.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.

Conteúdos recomendados