1 Tessalonicenses 5

1 Mas irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que eu vos escreva;

Comentário de A. R. Fausset

tempos – o prazo geral e indefinido para períodos cronológicos.

estações – os tempos oportunos (Daniel 7:12; Atos 1:7). O tempo indica quantidade; temporada, qualidade. As estações são partes do tempo.

não necessitais de que – aqueles que vigiam não precisam ser avisados ​​quando a hora chegar, pois estão sempre prontos (J.A. Bengel). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 pois vós mesmos bem sabeis que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite.

Comentário de A. R. Fausset

como um ladrão de noite – Os apóstolos, nesta imagem seguem a parábola de seu Senhor, expressando como a vinda do Senhor tomará os homens de surpresa (Mateus 24:43; 2Pedro 3:10). “A noite é onde quer que haja silenciosa indiferença” (J.A. Bengel). “À meia-noite” (talvez figurativo: para algumas partes da terra a noite será literal), Mateus 25:6. O ladrão não avisa da sua abordagem, e também toma todas as precauções para evitar a família saber disso. Assim o Senhor (Apocalipse 16:15). Os sinais precedem a vinda, para confirmar a paciente esperança do crente atento; mas a própria vinda será súbita (Mateus 24:32-36; Lucas 21:25-32,35). [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Quando disserem: “Paz e segurança”, então virá sobre eles repentina destruição, como as dores de parto da grávida, e de maneira nenhuma escaparão.

Comentário de A. R. Fausset

Quando disserem – os homens do mundo (1Tessalonicenses 5:5-6; 1Tessalonicenses 4:13).

Paz – (Juízes 18:7,9,27-28; Jeremias 6:14; Ezequiel 13:10).

então – no exato momento em que menos esperam. Compare o caso de Belsazar (Daniel 5:1- 6, 9, 26-28; Herodes (Atos 12:21-23).

repentina – (Lucas 21:34).

como as dores de parto da grávida – (Salmo 48:6; Isaías 13:8).

e de maneira nenhuma escaparão – grego, “absolutamente não escaparão”. Outra característica terrível de sua ruína: não haverá, então, nenhuma possibilidade de evitar isso, no entanto, eles o desejam (Amós 9:2-3; Apocalipse 6:15-16). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia vos tome de surpresa como um ladrão.

Comentário de A. R. Fausset

em trevas – na escuridão da compreensão (isto é, na ignorância espiritual) ou da natureza moral (isto é, um estado de pecado), Efésios 4:18.

aquele dia – grego, “O dia”; o dia do Senhor (Hebreus 10:25), em contraste com as “trevas”.

surpresa – inesperadamente (compare Jo 12:35). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; não somos da noite nem das trevas.

Comentário de A. R. Fausset

Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia – como filhos assemelham-se a seus pais, assim você está na característica da luz (intelectualmente e moralmente iluminado de um ponto de vista espiritual), Lucas 16:8; Jo 12:36.

não somos da – isto é, não pertencemos à noite nem às trevas. [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Portanto, não durmamos, como os outros; em vez disso, vigiemos e sejamos sóbrios.

Comentário de A. R. Fausset

outros – grego, “o resto” do mundo: os não convertidos (1Tessalonicenses 4:13). “Sono” aqui é apatia mundana às coisas espirituais (Romanos 13:11; Efésios 5:14); em 1Tessalonicenses 5:7, o sono normal; em 1Tessalonicenses 5:10, a morte.

vigiemos – para a vinda de Cristo; literalmente, “estejamos atentos”. O mesmo grego ocorre em 1Coríntios 15:34; 2Timóteo 2:26.

sejamos sóbrios – abstenham-se da satisfação carnal, mental ou sensual (1Pedro 5:8). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Pois os que dormem, dormem de noite; e os que ficam bêbados embebedam-se de noite.

Comentário de A. R. Fausset

Este verso deve ser tomado no sentido literal. A noite é a hora em que os que estão com sono dormem e os homens que bebem estão bêbados. Dormir de dia implicaria uma grande indolência; estar bêbado de dia, grande falta de vergonha. Agora, em um sentido espiritual, “nós, cristãos, professamos ser pessoas do dia, não pessoas da noite; portanto, nosso trabalho deve ser trabalho diurno, não trabalho noturno; nossa conduta, como sob o olhar do dia, e não sob o véu da noite” (J. Edmunds), 1Tessalonicenses 5:8. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, e nos vistamos da couraça da fé e do amor, e do capacete da esperança da salvação.

Comentário de A. R. Fausset

Fé, esperança e amor são as três graças preeminentes (1Tessalonicenses 1:3; 1Coríntios 13:13). Não devemos apenas estar despertos e sóbrios, mas também armados; não apenas vigilantes, mas também cautelosos. A armadura aqui é apenas defensiva; em Efésios 6:13-17, também ofensiva. Aqui, portanto, a referência é ao meio cristão de ser guardado contra a surpresa do dia do Senhor, como ladrão na noite. O capacete e a couraça defendem as duas partes vitais, a cabeça e o coração respectivamente. “Com a cabeça e o coração bem, todo o homem estará correto” (J. Edmunds). A cabeça precisa ser mantida longe do erro, o coração do pecado. Para “a couraça da justiça”, Efésios 6:14, temos aqui “a couraça da fé e do amor”; porque a justiça que é imputada ao homem para justificação é “fé operando pelo amor” (Romanos 4:3, 22-24; Gálatas 5:6). “Fé”, como o motivo interior e “amor”, exibido em atos exteriores, constituem a perfeição da justiça. Em Efésios 6:17 o capacete é “salvação”; aqui, a “esperança da salvação“. Em um aspecto, “salvação” é uma possessão atual (Jo 3:36; Jo 5:24; 1João 5:13); em outro, é uma questão de “esperança” (Romanos 8:24-25). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas, sim, para obtermos a salvação, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo,

Comentário de A. R. Fausset

Porque – atribuindo o fundamento de nossas “esperanças” (1Tessalonicenses 5:8).

nos destinou  – nos “colocou” (Atos 13:47), em Seu eterno propósito de amor (1Tessalonicenses 3:3; 2Timóteo 1:9). Contraste com Romanos 9:22; Juízes 1:4.

para obtermos – grego, “para a aquisição da salvação”; de acordo com Bengel, de alguém salvo de um naufrágio geral, quando todas as outras coisas foram perdidas: assim dos eleitos salvos da multidão dos perdidos (2Tessalonicenses 2:13-14). O fato da “designação” de Deus de Sua graça “por meio de Jesus Cristo” (Efésios 1:5), tira a noção de nossa capacidade de “adquirir” a salvação de nós mesmos. Cristo “adquiriu (ou ‘comprou’) a Igreja (e sua salvação) com o Seu próprio sangue” (Atos 20:28); cada membro é designado por Deus para a “aquisição da salvação”. No sentido primário, Deus faz o trabalho; no sentido secundário, o homem faz isso. [Jamieson; Fausset; Brown]

10 que morreu por nós, a fim de que, se estivermos vigiando ou dormindo, nós vivamos juntamente com ele.

Comentário de A. R. Fausset

morreu por nós – grego, “em nosso nome”.

se estivermos vigiando ou dormindo – quer sejamos encontrados acordados na vinda de Cristo, isto é, vivos ou dormindo, isto é, em nossos túmulos.

juntamente – os vivos não precedendo os mortos em sua glorificação “com Ele” em Sua vinda (1Tessalonicenses 4:13). [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Portanto exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como já fazeis.

Comentário de A. R. Fausset

exortai-vos – Aqui ele volta ao mesmo esforço consolador que em 1Tessalonicenses 4:18.

edificai-vos – ou seja, em fé, esperança e amor, conversando sobre temas tão edificantes como a vinda do Senhor e a glória dos santos (Malaquias 3:16). [Jamieson; Fausset; Brown]

12 Irmãos, nós vos rogamos que reconheçais os que trabalham entre vós, e que lideram sobre vós no Senhor, e vos advertem;

Comentário de A. R. Fausset

rogamos  – como se fosse um favor pessoal (Paulo fazendo da causa dos presbíteros tessalonicenses, por assim dizer, sua própria causa).

reconheçais – ter uma consideração e respeito. Reconheça seu ofício e trate-os de acordo (compare 1Coríntios 16:18) com reverência e com liberalidade em suprir suas necessidades (1Timóteo 5:17). Tendo a Igreja de Tessalônica sido recém-plantada, os ministros eram necessariamente novatos (1Timóteo 3:6), o que pode ter sido em parte a causa das pessoas tratá-los com menos respeito. A prática de Paulo parece ter sido ordenar presbíteros em toda a Igreja logo após o seu estabelecimento (Atos 14:23).

os que trabalhamque liderame vos advertem – não três classes de ministros, mas uma, como há apenas um artigo comum aos três no grego. “Trabalho” expressa sua vida diligente; “que lideram”, sua preeminência como presidentes ou superintendentes (“bispos”, isto é, supervisores, Filipenses 1:1, “os que dominam sobre você”, literalmente, líderes, Hebreus 13:17; “pastores); “vos advertem”, uma de suas principais funções; o grego é “vos lembram”, implicando não autoridade arbitrária, mas gentil, embora fiel, admoestação (2Timóteo 2:14, 24-25; 1Pedro 5:3).

no Senhor – Sua presidência sobre você é nas coisas divinas; não em assuntos mundanos, mas em coisas concernentes ao Senhor. [Jamieson; Fausset; Brown]

13 e os estimai muito com amor, por causa do trabalho deles. Tende paz entre vós.

Comentário de A. R. Fausset

estimai muito – grego, “abundantemente”.

por causa do trabalho deles – A natureza elevada de seu trabalho solitário, a promoção de sua salvação e do reino de Cristo, deve ser um motivo suficiente para reivindicar seu amor reverente. Ao mesmo tempo, a palavra “trabalho” ensina aos ministros que, embora reivindicando a reverência devida ao seu ofício, não é um trabalho sem responsabilidades, mas uma “obra”; compare o “trabalho” (até ao cansaço: assim no grego), 1Tessalonicenses 5:12.

Tende paz entre vós – Que não apenas haja paz entre os ministros e seus rebanhos, mas também não haja rivalidades entre os membros, um lutando por um ministro favorito, outro em favor de outro (Marcos 9:50; 1Coríntios 1:12; 1Coríntios 4:6). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Rogamo-vos também, irmãos, que advirtais os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, apoieis aos fracos, e tenhais paciência com todos.

Comentário de A. R. Fausset

irmãos – Esta exortação para “aquecer (grega, ‘admoestar’, como em 1Tessalonicenses 5:12) os indisciplinados (aquelas pessoas “desordenadas”, 2Tessalonicenses 3:6, 11, que não trabalhavam e ainda esperava seres mantidos, compare 1Tessalonicenses 4:11; também aqueles insubordinados quanto à disciplina da Igreja, em relação àqueles ‘sobre’ a Igreja, 1Tessalonicenses 5:12), confortar os fracos de espírito (que estão prontos a afundar sem esperança nas aflições, 1Tessalonicenses 4:13 e tentações), aplica-se a todos crentes, embora principalmente o dever do clero (que se destinam em 1Tessalonicenses 5:12).

apoieis – literalmente, “fique firme, de modo a suportar”.

aos fracos – espiritualmente. Paulo praticava o que ele pregava (1Coríntios 9:22).

tenhais paciência com todos – Não há crente que não precise do exercício da paciência para com ele; não há ninguém a quem um crente não deva demonstrar; muitos mostram mais a estranhos do que a suas próprias famílias, mais aos grandes do que aos humildes; mas devemos mostrar “para todos os homens”  (J.A. Bengel). Compare com “a longanimidade de nosso Senhor” (2Coríntios 10:1; 2Pedro 3:15). [Jamieson; Fausset; Brown]

15 Tende cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sempre segui o bem, tanto uns com os outros, como com todos.

Comentário de A. R. Fausset

(Romanos 12:17; 1Pedro 3:9)

segui – como uma questão de busca séria.

tanto uns com os outros, como com todos – seja cristão ou pagão, por maior que seja a provocação.

16 Alegrai-vos sempre.

Comentário de A. R. Fausset

Aquele que está acostumado a agradecer a Deus por todas as coisas, como acontecem para melhor, terá alegria contínua (Teofilacto). Efésios 6:18; Filipenses 4:4, 6: “Alegrai-vos no Senhor… pela oração e súplica com ação de graças”; Romanos 14:17, “no Espírito Santo”; Romanos 12:12, “na esperança”; Atos 5:41, “sendo considerado digno de sofrer vergonha pelo nome de Cristo”; Tiago 1:2, ao passar “em diversas tentações”. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 Orai sem cessar.
18 Agradecei em tudo, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vós mesmos.

Comentário de A. R. Fausset

em tudo – até o que parece adverso: pois nada é realmente assim (compare Romanos 8:28; Efésios 5:20). Veja o exemplo de Cristo (Mateus 15:36; Mateus 26:27; Lucas 10:21; Jo 11:41).

essa – Que deve-se“regozijar-se sempre, orar sem cessar, (e) em tudo dar graças”, “é a vontade de Deus em Cristo Jesus (como o Mediador e Revelador daquela vontade, observada por aqueles que estão em Cristo pela fé, compare Filipenses 3:14) sobre você”. A vontade de Deus é a lei do crente. Karl Lachmann lê corretamente as vírgulas no final dos três preceitos (1Tessalonicenses 5:16-18), fazendo “essa” se referir a todos os três. [Jamieson; Fausset; Brown]

19 Não apagueis o Espírito.

Comentário de A. R. Fausset

Não apagueis  – o Espírito sendo um fogo sagrado: “onde está o Espírito, Ele queima” (J.A. Bengel) (Mateus 3:11; Atos 2:3; Atos 7:51). Não jogue água fria sobre aqueles que, sob extraordinária inspiração do Espírito, se levantam para falar em línguas, revelar mistérios ou orar na congregação. As exposições entusiastas de alguns (talvez quanto à proximidade da vinda de Cristo, exagerando a declaração de Paulo, 2Tessalonicenses 2:2, pelo espírito), levaram outros ao pavor do entusiasmo (provavelmente os ministros dirigentes, que nem sempre foram tratados com o devido respeito pelos novatos entusiastas, 1Tessalonicenses 5:12), assim desencorajando as declarações livres daqueles realmente inspirados, na assembléia da Igreja. Por outro lado, a cautela (1Tessalonicenses 5:21) era necessária, não para receber “todas” supostas revelações como divinas, sem “provar” elas. [Jamieson; Fausset; Brown]

20 Não desprezeis as profecias.

Comentário de A. R. Fausset

profecias – quer exercida no ensino inspirado, ou na previsão do futuro. “Desprezada” por alguns como inferior as “línguas“, que pareciam mais miraculosas; portanto, declarada por Paulo para ser um dom maior do que o das línguas, embora este fosse mais chamativo (1Coríntios 14:5). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 Examinai tudo, e mantende o que é bom.

Comentário de A. R. Fausset

Examinai tudo – Os meios de examinar as manifestações do Espírito e as profecias existiam na Igreja, naqueles que tinham o “discernimento de espíritos” (1Coríntios 12:10; 1Coríntios 14:29; 1João 4:1). Outro teste seguro, que nós também temos, é testar se a revelação proferida está de acordo com a Escritura, assim como os nobres bereanos fizeram (Isaías 8:20; Atos 17:11; Gálatas 1:8-9). Esta norma nega a presunção do papa romano de infalivelmente estabelecer a lei, sem que os leigos tenham o direito, no exercício do julgamento privado, de testá-la pela Escritura.

e mantende o que é bom – junta-se a esta frase com a seguinte (1Tessalonicenses 5:22). Como resultado de você “examinar tudo”, e especialmente todas as profecias, “mantende o que é bom (Lucas 8:15; 1Coríntios 11:2; Hebreus 2:1) e “não haja entre vós qualquer forma de mal” (J.A. Bengel e C.A. Wahl). Não aceite nem mesmo uma comunicação professada como inspirada pelo espírito, se estiver em desacordo com a verdade ensinada a você (2Tessalonicenses 2:2). [Jamieson; Fausset; Brown]

22 Afastem-se de toda forma de mal.

Comentário de A. R. Fausset

O contexto não se refere as formas malignas EM NÓS MESMO das quais devemos nos abster, mas o nos mantermos afastados de toda forma maligna NOS OUTROS; como, por exemplo, nos pretendentes às profecias inspiradas pelo espírito. Em muitos casos, o cristão não deve se abster do que tem a forma do mal, embora seja realmente bom. Jesus curou no sábado, e comeu com publicanos e pecadores, atos que pareciam forma de mal, mas que não deveriam ser excluídos por causa disso, sendo realmente bons. [Jamieson; Fausset; Brown]

23 E o próprio Deus da paz vos santifique em tudo; e que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam preservados irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

Comentário de A. R. Fausset

o próprio Deus da paz – Que pode fazer por você pelo seu próprio poder o que eu não posso fazer por todas as minhas advertências, nem você por todos os seus esforços (Romanos 16:20; Hebreus 13:20), ou seja, guardá-lo de todo o mal e dar-lhe tudo o que é bom.

vos santifique – porque a santidade é a condição necessária da “paz” (Filipenses 4:6-9).

em tudo – “(de modo que você seja) perfeito em todos os aspectos” (J.A.H. Tittmann).

todo – Refere-se ao homem em sua totalidade, como originalmente projetado; um ideal que deve ser alcançado pelo crente glorificado. Todos os três, espírito, alma e corpo, cada um em seu devido lugar, constituem o homem “inteiro”. O “espírito” liga o homem às inteligências superiores do céu, e é a parte mais elevada do homem que é receptivo ao Espírito Santo vivificador. (1Coríntios 15:47). No não-espiritual, o espírito está tão afundado sob sua alma animal que tal é denominado “animal” (tendo apenas o corpo que ordena a matéria, e a alma, a essência imaterial), não tendo o Espírito (compare 1Coríntios 2:14; ver em 1Coríntios 15:44; ver em 1Coríntios 15:46-48; Jo 3:6). No último dia o incrédulo ressuscitará com um corpo animal (animado pela alma), mas não como o crente com um corpo espiritual (dotado de espírito) como o de Cristo (Romanos 8:11).

irrepreensíveis na – “ter atingido perfeitamente o fim moral”, ou seja, ser um homem maduro em Cristo. [Jamieson; Fausset; Brown]

24 Fiel é aquele que vos chama, e ele também o fará.

Comentário de A. R. Fausset

Fiel – às suas promessas da aliança (Jo 10:27-29; 1Coríntios 1:9; 1Coríntios 10:23; Filipenses 1:6).

aquele que vos chama – Deus, o chamador de Seu povo, fará com que Seu chamado não fique aquém de seu fim planejado.

o fará – preservar e apresentar-lhe irrepreensível na vinda de Cristo (1Tessalonicenses 5:23; Romanos 8:30; 1Pedro 5:10). Você não deve olhar para os inimigos em sua frente e a trás, à direita e à esquerda, mas à fidelidade de Deus às Suas promessas, ao zelo de Deus por Sua honra, e ao amor de Deus por aqueles a quem Ele chama. [Jamieson; Fausset; Brown]

25 Irmãos, orai por nós.

Comentário de A. R. Fausset

Os líderes precisa de muito as orações de seus rebanhos. Paulo faz o mesmo pedido nas cartas aos Romanos, Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom e em 2 Coríntios; não faz este pedido nas cartas a Timóteo e Tito, cujas intercessões, como seus filhos espirituais, ele já tinha certeza; nem nas Epístolas, 1 Coríntios e Gálatas, como essas cartas abundam em repreensão. [Jamieson; Fausset; Brown]

26 Saudai a todos os irmãos com beijo santo.

Comentário de A. R. Fausset

Parece que esta epístola foi entregue em primeiro lugar aos anciãos, que depois a comunicaram aos “irmãos”.

beijo santo – “beijo de amor” (1Pedro 5:14). Um sinal da comunhão cristã naqueles dias (compare Lucas 7:45; Atos 20:37), como é um modo de saudação comum em muitos países. O costume, portanto, surgiu na Igreja primitiva de passar o beijo através da congregação na santa comunhão (Justino Mártir), os homens beijando os homens e as mulheres, as mulheres, no Senhor. Assim, como hoje, nos cumprimentamos com a mão direita e saudamos com a “Paz do Senhor”. [Jamieson; Fausset; Brown]

27 Eu vos mando pelo Senhor que esta carta seja lida a todos os irmãos.

Comentário de A. R. Fausset

lido a todos – ou seja, publicamente na congregação em um determinado momento. Como esta foi a PRIMEIRA das epístolas do Novo Testamento, ele faz desta a ocasião de uma solene incumbência, de modo que a sua leitura pública deva ser uma amostra do que deve ser feito no caso das outras, assim como o Pentateuco e os Profetas foram publicamente lidos durante o tempo do Antigo Testamento, e ainda são lidos nas sinagogas. Compare a mesma determinação quanto à leitura pública do Apocalipse, o ÚLTIMO no cânon do Novo Testamento (Apocalipse 1:3). O “todos” inclui mulheres e crianças e, especialmente, aqueles que não conseguiram lê-la (Deuteronômio 31:12; Josué 8:33-35). Embora essas epístolas tenham partes de difícil compreensão, todos os leigos ouviram sua leitura (1Pedro 4:11; 2Pedro 3:10; mesmo os muito jovens, 2Timóteo 1:5; 2Timóteo 3:15). [Jamieson; Fausset; Brown]

28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

(Veja em 2Coríntios 13:14.) Paulo termina como ele começou (1Tessalonicenses 1:1), com “graça”.

<1 Tessalonicenses 4 2 Tessalonicenses 1>

Visão geral de 1Tessalonicenses

Na primeira carta aos Tessalonicenses, “Paulo direciona a igreja perseguida de Tessalônica à esperança futura do retorno do rei Jesus, que fará com que tudo fique bem”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (7 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – 07 de janeiro de 2019.