Filipenses 4

1 Portanto, meus amados e queridos irmãos, minha alegria e coroa, permanecei assim, firmes no Senhor, amados.

Comentário A. R. Fausset

Portanto –  visto que temos uma esperança tão gloriosa (Filipenses 3:20-21).

meus amados e queridos irmãos – ou então, “meus irmãos amados e a quem anseio ver”.

amados. Repetido no final do veículo, implicando que seu grande amor por eles deveria ser um motivo para que obedecessem.

coroa – no dia do Senhor (Filipenses 2:16; 1Tessalonicenses 2:19).

então – como eu tenho repreendido você.

permanecei assim, firmes (Filipenses 1:27). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

2 Rogo a Evódia e rogo a Síntique que tenham uma mesma mentalidade no Senhor.

Comentário A. R. Fausset

Evódia e Síntique são duas mulheres que parecem estarem em desacordo; provavelmente diaconisas da igreja ou pessoas de influência. Ele repete: “rogo”, como se ele suplicasse a cada uma separadamente com imparcialidade, sendo ambas igualmente culpadas. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

3 Peço também de ti, verdadeiro companheiro, que ajude a essas que lutaram no Evangelho comigo, como também com Clemente, e com os demais cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

Comentário A. R. Fausset

Clemente. Bispo de Roma logo após a morte de Pedro e Paulo. Sua epístola da Igreja de Roma para a Igreja de Corinto é conhecida. Ela não faz qualquer menção à supremacia da Sé de Pedro. Ele foi o mais eminente dos pais apostólicos. Alford acha que Clemente era um filipino, e não necessariamente o Clemente Bispo de Roma. Orígenes (184-253 d.C) entretanto o identifica com o bispo de Roma. Um cristão de Filipos, uma colônia romana, poderia facilmente se tornar posteriormente Bispo de Roma.

no livro da vida – o registro daqueles cuja “cidadania está no céu” (Lucas 10:20; Filipenses 3:20). Antigamente, cidades livres tinham um rolo contendo os nomes de todos os que tinham direito à cidadania (compare com Êxodo 32:32; Salmo 69:28; Ezequiel 13:9; Daniel 12:1; Apocalipse 20:1221:27). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Volto a dizer: alegrai-vos.

Comentário A. R. Fausset

sempre (Isaías 61:10) – mesmo em meio às aflições que os angustiam agora (Filipenses 1:28-30).

Volto a dizer: alegrai-vos (Filipenses 3:1). A alegria é a característica predominante da epístola. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

5 A vossa bondade seja conhecida por todas as pessoas. Perto está o Senhor.

bondade (“equidade”, ACF; “amabilidade”, NVI). A palavra grega denota magnanimidade, ou um espírito perdoador, do qual Jesus nos dá o exemplo supremo (2Coríntios 10:1). Essa pessoa não insiste em seus direitos (Filipenses 2:1-4). [Genebra, 2009]

Mais comentários 🔒

6 Não estejais ansiosos por coisa alguma; mas em tudo, por meio de orações e súplicas, com ações de gratidão, sejam os vossos pedidos conhecidos por Deus;

Comentário de A. R. Fausset

“Não andeis ansiosos” (Mateus 6:25). A ansiedade e a oração são opostos entre si como o fogo e a água (Bengel).

por meio de orações e súplicas – como cada caso requer (Alford). Oração por bênçãos; o termo geral. Súplica, para evitar o mal; um termo especial (ver Efésios 6:18).

ações de gratidão – por cada momento, seja de prosperidade ou de aflição (1Tessalonicenses 5:18; Tiago 5:13). Os filipenses talvez se lembrem do exemplo de Paulo em Filipos quando estava na prisão (Atos 16:25). A ação de graças dá profundidade à oração (2Crônicas 20:21), e liberta da ansiedade, ao fazer com que todos os tratos de Deus sejam importantes para o louvor, não meramente para a resignação, muito menos para a murmuração. A “paz” é a companheira da “ação de gratidão” (Filipenses 4:7; Colossenses 3:15).

sejam os vossos pedidos conhecidos por Deus – com confiança filial e sem reservas; não deixando de apresentar nada, por ser muito grande ou insignificante demais, diante de Deus. Assim como Jacó, ao ter medo de Esaú (Gênesis 32:9-12); Ezequias com medo de Senaqueribe (2Reis 19:14; Salmo 37:5). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

7 e a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.

Comentário Ellicott

a paz de Deus – ou seja, a paz que Deus dá a toda alma que descansa sobre Ele em oração. É a paz — o sentido de unidade no sentido mais amplo — a “paz na terra” proclamada no nascimento de nosso Senhor, deixada como Seu último legado aos Seus discípulos, e pronunciada no Seu primeiro retorno a eles da sepultura (Lucas 2:14; João 14:27). Por isso, inclui paz com Deus, paz com os homens, paz consigo mesmo. Ela mantém — isto é, vigia de maneira que “não cochila nem dorme” — os corações ementes (ou, mais propriamente, a alma e os pensamentos nelas formados), guardando toda a nossa ação espiritual, tanto na sua origem como nos seus desenvolvimentos. É em Cristo Jesus, pois “ele é a nossa paz” (Efésios 2:14), assim como “dos dois povos fez um” e “reconciliou todos com Deus”. [Ellicott, 1905]

Mais comentários 🔒

8 Finalmente, meus irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude, e se algo digno de elogio, nisto pensai.

Comentário de A. R. Fausset

Resumo das exortações quanto aos deveres relativos, quer como filhos ou pais, maridos ou esposas, amigos, vizinhos, profissionais, etc.

verdadeiro – especialmente por palavras.

tudo o que é respeitável (“honesto”, ACF; “nobre”, NVI).

amável (compare Marcos 10:21; Lucas 7:4-5).

se alguma virtude – “seja qual for a virtude que existe” (Alford). “Virtude”, a palavra permanente na ética pagã, é encontrada apenas uma vez nas epístolas de Paulo, e três vezes nas de Pedro (1Pedro 2:9; 2Pedro 1:35); e isto em usos diferentes dos autores pagãos. É um termo terreno e humano, em comparação com as graças espirituais do cristianismo: daí a sua raridade no Novo Testamento. Piedade e verdadeira moralidade são inseparáveis. Nada daquilo que é bom deve ser desprezado.

elogio – tudo o que é louvável; não que o louvor do homem seja o nosso objetivo (compare com Jo 12:43); mas devemos viver de modo a merecê-lo.

nisto pensai – considere continuamente, de modo a “fazer” essas coisas (Filipenses 4:9) sempre que surgir oportunidade. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

9 O que também aprendestes, recebestes, ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus da paz será convosco.

Comentário do Púlpito

O que também aprendestes, recebestes, ouvistes, e vistes em mim, isso fazei. Paulo passa do modo de pensar para a vida prática: eles devem traduzir em ação as lições que receberam dele. Os verbos se referem ao tempo em que ele estava entre eles. Ele ensinou não apenas pela palavra, mas pelo exemplo vivo; eles viram nele quando presente, e ouviram falar dele quando ele estava ausente, um padrão da vida cristã.

e o Deus da paz será convosco. Deus habita com aqueles que pensam pensamentos santos e vivem vidas santas; e com ele vem a paz que é dele, e que ele dá (Romanos 15:33). [Pulpit, 1895]

Mais comentários 🔒

10 Alegro-me muito no Senhor de que finalmente voltastes a vos lembrardes de mim; aliás, já estáveis lembrando, porém não tínheis oportunidade.

Comentário de Daniel D. Whedon

A renovada demonstração do respeito deles no alívio enviado por Epafrodito despertou uma santa alegria no apóstolo. Eles eram, em sua boa vontade, como uma árvore produzindo novos ramos. Eles o ajudaram antes e, de fato, nunca deixaram de cuidar dele, mas durante muito tempo não tiveram a oportunidade de fazer isso. [Whedon, 1874]

Mais comentários 🔒

11 Não digo isso por causa de alguma necessidade, pois aprendi a contentar-me com o que tenho.

Comentário de A. R. Fausset

[eu] aprendi. O eu é enfático. Deixo para os outros, se quiserem, ficarem descontentes. Eu, de minha parte, aprendi pelo ensinamento do Espírito Santo e pelos procedimentos da Providência (Hebreus 5:8).

contentar-me. O grego, literalmente expressa “independente dos outros, tendo suficiência em si mesmo”. O cristianismo elevou o termo acima da altiva autossuficiência do estoicismo pagão para contentamento do cristão, cuja suficiência não está em si mesmo, mas em Deus (2Coríntios 3:5; 1Timóteo 6:68; Hebreus 13:5; compare com Jeremias 2:36; Jeremias 45:5). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

12 Sei passar necessidade, e sei ter em abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a estar farto, como a ter fome; tanto a ter em abundância, como a sofrer necessidade.

Sei passar necessidade. Algumas versões trazem “sei estar abatido”, mas a tradução que melhor encaixa no contexto é “passar necessidade”.

em todas as coisas estou instruído – ou então, “aprendi o segredo de viver em qualquer situação” (NVT).

Mais comentários 🔒

13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Comentário de H. C. G. Moule

Posso todas as coisas. Mais exatamente, tenho força para todas as coisas; seja para fazer ou para suportar. As “todas as coisas” são, é claro, não todas as coisas absolutamente; ele não é o Onipotente. São “todas as coisas” com as quais ele tem que fazer, conforme a vontade de Deus as traz até ele; não o campo ilimitado de possibilidades, mas uma linha reta que o atravessa, o caminho real do dever e do sofrimento, escolhido não por ele mesmo, mas por seu Senhor e Mestre. A referência é, portanto, limitada e prática; mas dentro dessa referência, observe, não “algumas”, mas “todas” as coisas que ele pode encontrar em paz e força. Compare com 1Coríntios 10:13; Efésios 2:12.

naquele que me fortalece – mais exatamente, naquele que me capacita. O verbo ocorre em outro lugar no ativo, 1Timóteo 1:12 ; 2Timóteo 4:17. Ocorre no médio ou passivo, Atos 9:22; Romanos 4:20; Efésios 6:10; 2 Timóteo 2:1; Hebreus 11:34.

Observe a frase “naquele”. É em união vital com sua Cabeça que o “membro” é assim capaz de “todas as coisas”, e de nenhuma outra maneira (compare com João 15:4-5; 2Coríntios 9:8 ; 2Coríntios 12:9-10). Mas este caminho está aberto à fé submissa de todo verdadeiro cristão, não apenas dos Apóstolos e Mártires.

A palavra “Cristo” [que aparece em algumas traduções] não está no texto original, mas é manifestamente uma anotação posterior. [Moule, 1893]

Mais comentários 🔒

14 Todavia, fizestes bem em compartilhardes da minha aflição.

em compartilhardes da minha aflição – ou seja, “em me ajudar na dificuldade pela qual estou passando” (NVT).

Mais comentários 🔒

15 E também vós, filipenses, sabeis que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja compartilhou comigo no dar e no receber, a não ser vós somente;

no início do evangelho – na sua primeira pregação do Evangelho em Filipos.

quando parti da Macedônia (Atos 17:14). Os filipenses seguiriam generosamente Paulo quando ele saiu da Macedônia e foi para Corinto. 2Coríntios 11:8-9 concorda com essa passagem, as datas atribuídas à doação em ambas as epístolas correspondem; ou seja, “no início do evangelho” aqui e ali, na época de sua primeira visita a Corinto (Paley). Contudo, o suprimento referido não é o que ele recebeu em Corinto, mas o enviado a ele quando estava “em Tessalônica” (Filipenses 4:16) (Alford).

vós somente. Não devemos esperar pelos outros para fazer o bem, dizendo: “Eu farei quando outros o fizerem”. Devemos ir em frente, embora sozinhos. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

16 pois até em Tessalônica por uma e duas vezes me enviastes o que eu necessitava.

até em Tessalônica – antes de deixar a Macedônia, vocês me mandaram suprimentos para as minhas necessidades, e mais de uma vez. A distância entre Filipos e Tessalônica é de pouco mais de 150 quilômetros. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

17 Não que eu busque doações, mas busco o fruto que aumente o crédito de vossa conta.

mas busco o fruto que aumente o crédito de vossa conta – ou melhor, “desejo que sejam recompensados por sua bondade” (NVT).

Mais comentários 🔒

18 Mas de tudo tenho recebido, e tenho em abundância; estou plenamente abastecido, depois que recebi de Epafrodito o que de vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, e sacrifício aceitável e agradável a Deus.

Mas. Embora “doações” não seja o que eu principalmente“busco” (Filipenses 4:17), ainda assim sou grato por elas, “recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente” (NVT).

sacrifício aceitável (Hebreus 13:16). [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

19 E meu Deus suprirá todas a vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória em Cristo Jesus.

meu Deus. Paulo diz “meu Deus”, para enfatizar que Deus recompensaria a generosidade deles ao Seu servo, “suprindo todas as necessidades” deles, temporais e espirituais (2Coríntios 9:8), da mesma forma que eles supriram “plenamente” a sua necessidade (Filipenses 4:16,18).

em Cristo Jesus – o Doador e Mediador de todas as bênçãos espirituais. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

20 Ao nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre, Amém!

A doxologia (compare com 2Coríntios 9:15, em relação ao seu contexto) magnifica o generoso Doador como nosso Pai: ver Mateus 6:8,32. [Dummelow, 1909]

Mais comentários 🔒

21 Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.

Saudai (individualmente) a todos os santos em Cristo Jesus.

Os irmãos que estão comigo – talvez crentes judeus (Atos 28:21). Eu penso que Filipenses 2:20 impede que pensemos serem “amigos íntimos”, “colegas no ministério” comforme sugere Alford: ele tinha apenas um amigo íntimo com ele – Timóteo. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

22 Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os da casa de César.

principalmente (como estando mais próximos de mim) os da casa de César – palacianos de Nero, provavelmente convertidos através de Paulo enquanto prisioneiro no quartel pretoriano anexado ao palácio. Filipos era uma “colônia” romana; portanto, poderia emergir um vínculo entre os cidadãos da cidade mãe e os da colônia, especialmente entre os das duas cidades convertidas pelo mesmo apóstolo e em circunstâncias semelhantes, tendo sido preso em Filipos como agora em Roma. [JFU, 1866]

Mais comentários 🔒

23 A graça do Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito.
(Gálatas 6:18)

esteja com o vosso espírito – seguindo os manuscritos mais antigos, ou então, “seja com vós todos” (ACF), conforme o texto recebido.

Mais comentários 🔒

<Filipenses 3 Colossenses 1>

Visão geral de Filipenses

Na carta aos Filipenses, “Paulo agradece os cristãos filipenses pela sua generosidade e compartilha como todos são chamados a imitar o amor abnegado de Jesus”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (9 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Filipenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – abril de 2020.