Bíblia, Revisar

Lucas 7

O criado do centurião é curado

1 Depois de acabar todos os seus discursos aos ouvidos do povo, ele entrou em Cafarnaum.

(Veja em Mt 8:5-13)

2 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, que estava doente, e a ponto de morrer.
3 E quando o centurião ouviu falar sobre Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.
4 Eles vieram a Jesus, e rogaram-lhe com urgência, dizendo: Ele é digno de lhe concederes isto,

Ele é digno – um testemunho muito precioso, vindo daqueles que provavelmente eram estranhos ao princípio do qual ele agia (Ec 7:1).

5 porque ele ama a nossa nação, e ele mesmo construiu a nossa sinagoga.

amou nossa nação – Tendo descoberto que “a salvação era dos judeus”, ele os amava por isso.

construído, etc. – Seu amor tomou esta forma prática e apropriada.

6 Jesus foi com eles; mas quando já não estava longe da casa, o centurião enviou uns amigos, dizendo-lhe: “Senhor, não te incomodes, porque não sou digno que entres abaixo do meu telhado.
7 Por isso que nem mesmo me considerei digno de vir a ti; mas diz uma palavra, e seja o meu servo sarado.
8 Porque também eu sou homem subordinado à autoridade, e tenho soldados sob o meu comando, e digo a este: 'Vai', e ele vai; e a outro: 'Vem', e ele vem; e a meu servo: 'Faz isto', e ele faz'.
9 Quando Jesus ouviu isso, admirou-se dele; então se virou, e disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem mesmo em Israel achei tanta fé.
10 E quando os que foram enviados voltaram para casa, acharam com boa saúde o servo.

A ressurreição do filho da viúva de Naim

11 E aconteceu pouco depois, que Jesus ia a uma cidade chamada Naim, e com ele iam muitos de seus discípulos e uma grande multidão.

Naim – uma pequena aldeia não mencionada em outra parte das Escrituras, e somente uma vez visitada provavelmente por nosso Senhor; ficava um pouco ao sul do monte Tabor, a cerca de vinte quilômetros de Cafarnaum.

12 E quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia grande multidão da cidade.

realizado – “estava sendo realizado.” Corpos mortos, sendo cerimonialmente impuros, não foram autorizados a ser enterrados dentro das cidades (embora os reis da casa de Davi foram enterrados na cidade de Davi), eo funeral foi geralmente em no mesmo dia da morte.

filho único, etc. – afetando detalhes, contados com uma deliciosa simplicidade.

13 Quando o Senhor a viu, comoveu-se de intima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

o Senhor – “Esta sublime denominação é mais comum com Lucas e João do que com Mateus; Marcos segura a média ”(Bengel).

a viu, comoveu-se de intima compaixão por ela… – Que consolo para milhares do enlutado tem este único verso levado de idade para idade!

14 Então se aproximou, tocou o caixão (e os que a levavam, pararam), e disse: Jovem, a ti eu digo: levanta-te.

O que misturou majestade e graça brilha nesta cena! A ressurreição e a vida em carne humana, com uma palavra de comando, trazendo de volta a vida ao corpo morto; Compaixão Incarnada convocando seu poder absoluto para secar as lágrimas de uma viúva!

15 E o defunto se sentou e começou a falar; e ele o entregou à sua mãe.
16 Todos se encheram de temor, e glorificavam a Deus, dizendo: 'Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo!'

visitou o seu povo – mais do que trazer de volta os dias de Elias e Eliseu (1Rs 17:17-24; 2Rs 4:32-37; e veja Mt 15:31).

17 E essa sua fama correu por toda a Judeia, e por toda a região em redor.
18 E os discípulos de João lhe anunciaram essas coisas.

Lc 7: 18-35. Mensagem do Batista a resposta e consequente discurso.

(Veja em Mt 11: 2-14.)

19 Então João chamou dois de seus discípulos, e os enviou ao Senhor, dizendo: 'És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?'
20 E quando aqueles homens vieram a ele, disseram: 'João Batista nos enviou a ti, dizendo: 'És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?'
21 Naquela mesma hora ele curou a muitos de enfermidades, males, e espíritos maus, e a deu vista a muitos cegos.
22 E ele lhes respondeu: Ide, e anunciai a João as coisas que tendes visto e ouvido: que os cegos veem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e aos pobres é anunciado o Evangelho.
23 E bendito é aquele que não se ofender em mim.
24 E quando os mensageiros de João se foram, Jesus começou a dizer às multidões acerca de João: Que saístes para ver no deserto? Alguma cana sacudida pelo vento?
25 Mas que saístes para ver? Um homem vestido de roupas delicadas? Eis que os que vestem roupas delicadas e vivem no luxo estão nos palácios reais.
26 Mas que saístes para ver? Um profeta? Sim, vos digo, e muito mais que profeta.
27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro adiante de tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
28 Eu vos digo, que dentre os nascidos de mulheres, ninguém há maior que João; mas o menor no reino dos céus é maior que ele.
29 E todo o povo e os publicanos ouviram, concordaram que Deus era justo, e foram batizados com o batismo de João.

E todas as pessoas que ouviram – “ouvindo (isto)”. Estas são as observações do evangelista, não do nosso Senhor.

e os publicanos – uma sentença impressionante.

concordaram que Deus era justo, e foram batizados… – em vez disso, “tendo sido batizados”. O significado é: Eles reconheceram a sabedoria divina de um ministério preparatório como o de João, conduzindo-os àquele que agora lhes falava (ver Lc 1:16-17); enquanto os fariseus e os advogados, fiéis a si mesmos ao recusarem o batismo de João, não desprezavam o desígnio misericordioso de Deus no próprio Salvador, para sua própria destruição.

30 Mas os fariseus e os estudiosos da Lei rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos, e não foram batizados por ele.
31 E o Senhor disse: “A quem, pois, compararei as pessoas desta geração? E a quem são semelhantes?

E o Senhor disse… – Como as crianças caprichosas, cruzadas, convidadas pelos seus companheiros para se juntarem a elas em seus divertimentos, não brincarão com elas nem em casamentos nem funerais (imitações juvenis das cenas alegres e pesarosas da vida), de modo que geração rejeitada tanto João como seu Mestre: aquele porque ele era muito anti-social – mais como um homem demoníaco do que racional; o outro, porque era muito o contrário, dado às indulgências dos animais e consorciando com as classes mais baixas da sociedade. Mas os filhos da Sabedoria a reconhecem e honram, seja na vestimenta austera do Batista ou no estilo mais atraente de seu Mestre, seja na Lei ou no Evangelho, seja em trapos ou na realeza, pois “a alma total detesta. um favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” (Pv 27:7).

32 São semelhantes às crianças sentadas na praça, que gritam umas às outras: 'Nós vos tocamos flautas, mas não dançastes; nós cantamos lamentações, mas não chorastes'.
33 Porque veio João Batista, que não comia pão, nem bebia vinho, e dizeis: 'Ele tem demônio';
34 Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: 'Eis um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores'.
35 Mas a sabedoria foi considerada justa por todos os seus filhos'.
36 E um dos fariseus lhe pediu que comesse com ele; então entrou na casa do fariseu, e sentou-se à mesa.

Lc 7: 36-50. Os pés de Cristo lavaram com lágrimas.

37 E eis que uma mulher da cidade, que era pecadora, quando soube que ele estava na casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro de óleo perfumado.

que era pecadora – aquele que levara uma vida perdulária. Nota – Não há base alguma para a noção popular de que essa mulher era Maria Madalena, nem sabemos qual era o nome dela. (Veja em Lc 8:2)

um vaso de alabastro de óleo perfumado – um vaso de perfume, em alguns casos muito caro (Jo 12:5). “O unguento tem aqui um interesse peculiar, como a oferta por um penitente do que havia sido um acessório em sua obra de pecado profano” (Alford).

38 E estando atrás, aos seus pés, chorando, começou a molhar-lhe os pés com lágrimas; e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e os ungia com o óleo perfumado.

a seus pés atrás dele – a postura nas refeições sendo reclinada, com os pés para trás.

começou a molhar-lhe… – para “regar com um chuveiro”. As lágrimas, que eram bastante involuntárias, caíram em uma inundação sobre Seus pés nus, quando ela se abaixou para beijá-los; e julgando-os bastante sujos do que lavados por isso, ela apressou-se em limpá-los com a única toalha que tinha, as longas tranças de seu próprio cabelo, “com as quais os escravos costumavam lavar os pés dos seus mestres (Stier).

beijava-lhe – A palavra significa “beijar com carinho, acariciar” ou “beijar de novo e de novo”, o que Lc 7:45 mostra aqui. O que motivou isso? Muito amor, brotando de um senso de muito perdão. Assim diz Aquele que conhecia o coração dela (Lc 7:47). Onde ela se encontrou com Cristo antes, ou que palavras dele trouxeram vida ao seu coração morto e um senso de perdão divino à sua alma culpada, nós não sabemos. Mas, provavelmente, ela era da multidão de “publicanos e pecadores” que Encarnate Compassion usava com tanta frequência ao redor Dele, e ouviu de Seus lábios algumas dessas palavras como nunca homem falou, “Vinde a Mim, todos os que trabalham”, etc. Nenhuma entrevista pessoal ocorreu até esse momento entre eles; mas ela não poderia mais manter seus sentimentos para si mesma, e tendo encontrado seu caminho para Ele (e entrado junto com ele, Lc 7:45), eles irromperam nesse estilo ainda mais desinteressado, como se toda a sua alma fosse sair para ele.

39 E quando o fariseu que o havia convidado viu isso, falou consigo mesmo: Se ele fosse profeta, saberia quem e qual é a mulher que o toca; porque ela é pecadora.

o fariseu – que não havia formado uma opinião definida de nosso Senhor, e convidou-o aparentemente a obter materiais para um julgamento.

falou consigo mesmo… – “Ha! Eu tenho ele agora; Ele claramente não sabe nada da pessoa que Ele permite tocá-lo; e assim, Ele não pode ser um profeta. ”Não tão rápido, Simão; tu ainda não viste através do teu Convidado, mas Ele viu através de ti.

40 E Jesus lhe respondeu: “Simão, tenho uma coisa a te dizer”; e ele disse: “Dize-a, Mestre”.

Assim como Natã com Davi, nosso Senhor esconde sua investida sob o véu de uma parábola e faz com que Seu anfitrião se pronuncie sobre o caso. Os dois devedores são a mulher e Simão; a criminalidade de um era dez vezes a do outro (na proporção de “quinhentos” para “cinquenta”); mas ambos sendo igualmente insolventes, ambos estão com igual franqueza perdoada; e Simão é levado a dizer que o maior devedor ao perdão da misericórdia se apegará ao seu Benfeitor Divino com a mais profunda gratidão. Nosso Senhor então admitiu que Simão era um homem que perdoa? Deixe-nos ver.

41 Jesus disse: “Certo credor tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata, e o outro cinquenta.
42 Como não tinham com que pagar, perdoou-lhes a dívida de ambos. Qual, pois, deles o amará mais?”
43 Simão respondeu: Tenho para mim que aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste corretamente.
44 Ele se voltou à mulher, e disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei na tua casa, e não me deste água para os pés; porém esta molhou os meus pés com lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos.

Eu entrei … sem água – um elogio para os convidados. Isso foi “muito amor”? Foi algum?

45 Tu não me beijaste; porém esta, desde que entrou, não parou de me beijar os pés.

nenhum beijo – de saudação. Quanto amor estava aqui? Alguma coisa?

46 Não ungiste a minha cabeça com óleo, porém esta ungiu os meus pés com óleo perfumado.

com óleo … não ungir – mesmo azeite comum em contraste com a “pomada” da mulher ou bálsamo aromático. Que evidência foi assim oferecida de qualquer sentimento que o perdão provoca? Nosso Senhor fala isso com polidez delicada, como se ferido nessas desatenções do Seu anfitrião, que, embora não invariavelmente mostrado aos convidados, eram as marcas costumeiras do respeito e consideração estudados. A inferência é clara – apenas um dos devedores foi realmente perdoado, embora no primeiro caso, para dar espaço para o jogo de sentimentos retidos, o perdão de ambos é suposto na parábola.

47 Por isso te digo, os muitos pecados dela são perdoados, porque muito amou; mas ao que pouco se perdoa, pouco ama.

os muitos pecados – “Aqueles muitos pecados dela”, nosso Senhor, que admitiu quanto mais ela devia do que o fariseu, proclama agora, em termos nus, o perdão de sua culpa.

pois – não porque, como se o amor fosse a causa do perdão, mas “na medida em que”, ou “na prova de que”. A última sentença do verso, e toda a estrutura da parábola, mostra claramente que este é o significado .

pouco perdoado… ama pouco – insinuação delicadamente irônica de nenhum amor e nenhum perdão no presente caso.

48 E disse a ela: Os teus pecados são perdoados.

E disse a ela… – uma garantia imprudente, geralmente brotando inesperadamente no meio do dever ativo e afeições calorosas, enquanto muitas vezes ela voa daqueles que se lamentam e ficam paralisados ​​por falta dela.

49 E os que estavam sentados começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?

eles que se sentaram… Quem é este, etc. – Não admira que eles tenham ficado surpresos em ouvir alguém que estava reclinado no mesmo sofá e partilhando as mesmas hospitalidades consigo mesmos, assumir a terrível prerrogativa de “até mesmo perdoar pecados”. de recuar desta afirmação, ou suavizá-la, nosso Senhor somente a repete, com duas adições preciosas: uma, anunciando qual era o único segredo do “perdão” que ela havia experimentado e que carregava “salvação” em seu seio; a outra, uma despedida gloriosa dela naquela “paz” que ela já havia sentido, mas agora está certa de que tem a Sua completa garantia para desfrutar! Esta cena maravilhosa ensina duas verdades muito pesadas: (1) Embora existam graus de culpa, insolvência ou incapacidade de eliminar a desonra feita a Deus, é comum a todos os pecadores. (2) Como Cristo é o Grande Credor a quem toda dívida, seja grande ou pequena, contraída pelos pecadores é devida, também a Ele pertence a prerrogativa de perdoá-la. Esta última verdade é apresentada na estrutura e aplicação da presente parábola, como é em nenhum outro lugar. Ou então Jesus era um enganador blasfemador, ou Ele é Deus manifesto na carne.

50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai em paz.
<Lucas 6 Lucas 8>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Lucas.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.