Efésios 3

1 Por isso eu, Paulo, sou prisioneiro de Cristo Jesus, para o benefício de vós, gentios.

Comentário A. R. Fausset

de Cristo Jesus – O ofício é o pensamento proeminente na primeira disposição; a pessoa, na segunda. Ele aqui marca a messianidade de “Cristo”, mantida por ele como a origem de seu ser “prisioneiro”, devido ao ciúme dos judeus sendo despertado em sua pregação aos gentios. Seus próprios laços eram proveitosos para (“para” ou “em favor de vocês”) gentios (Efésios 3:13; 2Timóteo 2:10). Ele faz uma digressão em “Por esta causa” e não completa a sentença que ele pretendia, até Efésios 3:14, onde ele resume as palavras “Por esta causa”, isto é, porque eu sei que este é o seu chamado de Deus como gentios, (Efésios 2:11-22), para serem “co-herdeiros” com os judeus (Efésios 3:6), “eu me ajoelho ao” Pai do nosso Salvador comum (Efésios 3:14-15) para confirmar vós na fé pelo Seu Espírito. “Eu, Paulo”, expressa o agente empregado pelo Espírito para iluminá-los, depois de ter sido iluminado pela primeira vez pelo mesmo Espírito (Efésios 3:3-5,9). [Jamieson; Fausset; Brown]

2 Se é que já ouvistes da responsabilidade acerca da graça de Deus, que me foi dada para vós;

Comentário A. R. Fausset

Se – O grego não implica dúvida: “Assumindo (o que eu sei ser o fato, a saber) que ouviram”, etc. “Se, como eu presumo,” O indicativo no grego mostra que nenhuma dúvida está implícita: “Vendo isso sem dúvida”, etc. Estas palavras não desmentem o conhecimento pessoal de Paulo com seus leitores, ou o endereçamento desta carta aos Efésios. Compare Atos 20:17-24. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 que por revelação me foi dado a conhecer este mistério (conforme já vos escrevi um pouco;

Comentário A. R. Fausset

me foi dado a conhecer – Os manuscritos mais antigos diziam: “Que por revelação era o mistério (a saber, da admissão dos gentios, Efésios 3:69) tornou-se conhecido para mim (Gálatas 1:12)”.

conforme já vos escrevi um pouco – a saber, nesta epístola (Efésios 1:9-10), as palavras que ele repete em parte. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 quando o ledes, podeis entender o meu entendimento deste mistério de Cristo).

Comentário A. R. Fausset

entender o meu entendimento – “perceber o meu entendimento” (Alford), ou “inteligência”. “Quando você lê”, implica que, profundamente como são os mistérios desta epístola, o caminho para todos compreendê-los é lê-lo (2Timóteo 3:15-16). Percebendo sua compreensão dos mistérios, eles também serão capazes de entender.

deste mistério de Cristo – O “mistério” é o próprio Cristo, uma vez escondido, mas agora revelado (Colossenses 1:27). [Jamieson; Fausset; Brown]

5 Esse mistério em outras gerações não foi dado a conhecer aos seres humanos, como agora foi revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas:

Comentário A. R. Fausset

não foi dado a conhecer – Ele não diz: “não foi revelado”. Tornar conhecido por revelação é a fonte de dar a conhecer através da pregação (Bengel). A primeira foi concedida apenas aos profetas, a fim de que eles pudessem tornar conhecida a verdade revelada aos homens em geral.

aos seres humanos – homens em seu estado de nascimento, em contraste com aqueles iluminados “pelo Espírito” (Grego, “NO Espírito”, compare Apocalipse 1:10), Mateus 16:17.

como – O mistério do chamado dos gentios (do qual Paulo fala aqui) não era desconhecido dos profetas do Antigo Testamento (Isaías 56:6-749:6). Mas eles não o conheceram com a mesma distinção explícita “como” que é agora conhecida (Atos 10:19-2011:18-21). Eles provavelmente não sabiam que os gentios seriam admitidos sem a circuncisão ou que eles deveriam estar no mesmo nível que os judeus ao participar da graça de Deus. O dom do “Espírito” em sua plenitude foi reservado para o Novo Testamento, de modo que Cristo pudesse ser glorificado. O epíteto, “santo”, marca a consagração especial dos “profetas” do Novo Testamento (que são aqui entendidos) pelo Espírito, comparados com os quais até mesmo os profetas do Antigo Testamento eram apenas “filhos dos homens” (Ezequiel 2:3, e em outro lugar). [Jamieson; Fausset; Brown]

6 isto é, que os gentios são conjuntamente herdeiros, membros de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.

Comentário A. R. Fausset

Traduza: “Que os gentios são”, etc. “e outros membros do mesmo corpo e companheiros participantes da (assim lê-se nos manuscritos mais antigos, não ‘SUA’) promessa, em Cristo Jesus (acrescentado nos manuscritos mais antigos), por meio do Evangelho”. É “em Cristo Jesus” que eles são feitos “co-herdeiros” na herança de Deus: “do mesmo corpo” sob a Cabeça, CRISTO JESUS; e “co-participantes da promessa” na comunhão do ESPÍRITO SANTO (Efésios 1:13; Hebreus 6:4). A Trindade é assim aludida, como muitas vezes em outras partes desta epístola (Efésios 2:19-20,22). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Eu fui feito servidor desse evangelho conforme o dom da graça de Deus, que me foi dada segundo a operação do seu poder.

Comentário A. R. Fausset

conforme – em consequência e de acordo com “o dom da graça de Deus”.

dada – “que (dom da graça) me foi dada por (grego,” de acordo com “, como em Efésios 3:20; 1:19: como resultado de, e em proporção a) o funcionamento eficaz (grego, “Energia”, ou “em funcionamento”) de Seu poder. [Jamieson; Fausset; Brown]

8 A mim, o menor de todos os santos, foi dada esta graça de anunciar aos gentios, por meio do Evangelho, as inimagináveis riquezas de Cristo,

Comentário A. R. Fausset

A mim – Não era apenas eu em tempos passados, mas eu ainda sou o menos digno de um cargo tão alto (compare 1Timóteo 1:15).

menor de todos os santos – não apenas “de todos os apóstolos” (1Coríntios 15:9-10). [Jamieson; Fausset; Brown]

9 E para esclarecer qual é a administração do mistério que desde as eras passadas esteve oculto em Deus, que criou todas as coisas,

Comentário A. R. Fausset

E para esclarecer – grego, “iluminar a todos” (Efésios 1:18; Salmo 18:28; Hebreus 6:4). “Todos” (compare Colossenses 1:28).

administração – Os manuscritos mais antigos dizem: “economia” ou “dispensação” (compare com Colossenses 1:25-26 e veja Efésios 1:10, acima). “Para fazer todos verem como tem sido bom para Deus neste momento dispensar (através de mim e dos outros, Seus mordomos) o que antes era um mistério”. Ellicott explica, “o arranjo” ou “regulação” do mistério (a união de judeus e gentios em Cristo) que agora deveria ser humildemente traçada e reconhecida no fato de ter secretamente existido no conselho de Deus, e agora tendo sido revelada aos poderes celestiais por meio da Igreja.

desde as eras passadas – grego, “desde o início das eras”. Compare Efésios 1:4; Romanos 16:25; 1Coríntios 2:7. As “eras” são os vastos períodos sucessivos de tempo, marcados por etapas sucessivas de criação e ordens de seres.

em Deus – “escondido em” seus conselhos (Efésios 1:9).

que criou todas as coisas – A criação do mundo de Deus e todas as coisas nele são a base de repouso da “administração”, que é livremente dispensada de acordo com o poder universal de Deus (Bengel). Como Deus criou “toda a gama de coisas” (da mesma forma o grego), físico e espiritual, Ele deve ter o direito absoluto de ajustar todas as coisas como quiser. Por isso, podemos ver o Seu direito de guardar o mistério da salvação mundial em Cristo “oculto em Si”, até o seu próprio tempo para revelá-lo. [Jamieson; Fausset; Brown]

10 para que a multiforme sabedoria de Deus seja agora manifestada pela igreja aos domínios e autoridades nos lugares celestes,

Comentário A. R. Fausset

O desígnio de Deus em dar graça a Paulo para proclamar aos gentios o mistério da salvação até então escondido.

agora – primeiro: oposto a “oculto do começo do mundo” (Efésios 3:5).

pela igreja – “por meio da” ou “através da Igreja”, que é o “drama” para a exibição da multiforme sabedoria de Deus (Lucas 15:10; 1Coríntios 4:9): “um espetáculo (grego , ‘teatro’) para os anjos”. Portanto, os anjos são apenas nossos “companheiros de serviço” (Apocalipse 19:10).

domínios – para as várias ordens de anjos bons primariamente, pois estes habitam “nos lugares celestiais” no mais alto sentido; “manifestada” para sua alegria adoradora (1Timóteo 3:16; 1Pedro 1:12). Secundariamente, a sabedoria de Deus na redenção é dada a conhecer aos anjos maus, que habitam “em lugares celestiais” em um sentido inferior, a saber, o ar (compare Efésios 2:2 com Efésios 6:12); “manifestada” para o seu desânimo (1Coríntios 15:24; Colossenses 2:15).

multiforme sabedoria – embora essencialmente uma, como Cristo é um, ainda que varie a administração em relação a lugares, tempos e pessoas (Isaías 55:8-9; Hebreus 1:1). Compare 1Pedro 4:10, “mordomos da multiforme graça de Deus”. O homem não pode compreender corretamente seus atos individuais até que possa examiná-los como um todo conectado (1Coríntios 13:12). O chamado da Igreja não é um remédio casual, ou uma reflexão tardia, mas parte do esquema eterno, que, em meio a múltiplas variedades de dispensação, é um em seu final. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 conforme o eterno propósito que ele cumpriu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 no qual temos coragem e acesso confiante pela fé nele.
13 Portanto, eu vos peço que não vos desanimeis em minhas aflições por vós. Elas são a vossa glória.

Comentário A. R. Fausset

por vós – em seu nome.

Elas são a vossa glória – isto é, na medida em que mostra que Deus o amou tanto, tanto para dar Seu Filho por vós, quanto para permitir que Seus apóstolos sofram “tribulações” por vós (Crisóstomo) na pregação o Evangelho aos gentios. Veja em Efésios 3:1, “prisioneiro para vocês, gentios”. Minhas tribulações são sua “glória” espiritual, à medida que sua fé é promovida (1Coríntios 4:10). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Por causa disso me ponho de joelhos diante do Pai;

Comentário A. R. Fausset

Por causa disso – Retomando a linha de Efésios 3:1, “Por causa disso”. Porque vocês têm tal posição na Igreja de Deus (Alford).

me ponho de joelhos – a atitude apropriada em humilde oração. A postura afeta a mente e não é, portanto, sem importância. Veja a prática de Paulo (Atos 20:36); e a do próprio Senhor na terra (Lucas 22:41). [Jamieson; Fausset; Brown]

15 do qual toda a família nos céus e na terra recebe nome.

Comentário A. R. Fausset

toda a família – Alford, Middleton e outros traduzem “toda família”: aludindo às várias famílias no céu e na terra supostamente existentes (Theophylact, Aecumenius), o apóstolo supostamente implicando que Deus , em Sua relação do Pai para conosco Seus filhos adotivos, é o grande protótipo da relação paterna onde quer que seja encontrado. Mas a ideia de que “os santos anjos estão ligados a famílias espirituais ou a compatriotas” não está em nenhum outro lugar nas Escrituras. E Atos 2:36, onde o artigo é igualmente omitido, e ainda assim a tradução é: “Toda a casa de Israel”, mostra que no grego do Novo Testamento a tradução é justificável, “toda a família” ou “toda a família”: o que concorda com os pontos de vista da Escritura, que anjos e homens, os santos militantes e aqueles com Deus, são uma família sagrada unida sob o único Pai em Cristo, o mediador entre céu e terra (Efésios 1:10; Filipenses 2:10). Por isso, os anjos são chamados de nossos “irmãos” (Apocalipse 19:10) e “filhos de Deus” pela criação, assim como nós somos por adoção (Jó 38:7). A Igreja é parte da grande família, ou reino, que compreende, além dos homens, o mundo espiritual superior, onde o arquétipo, para a realização da qual o homem redimido está agora tendendo, já está realizado. Essa ideia universal do “reino” de Deus como uma comunidade divina nos é apresentada na oração do Senhor. Pelo pecado, os homens eram alienados, não apenas de Deus, mas daquele mundo espiritual mais elevado, no qual o reino de Deus já é realizado. Assim como Cristo quando reconciliou os homens com Deus, uniu-os uns aos outros em uma comunidade divina (unidos a Ele mesmo, a única Cabeça), quebrando a parede divisória entre judeus e gentios (Efésios 2:14), assim também Ele se une a eles comunhão com todos aqueles que já atingiram a perfeição no reino de Deus, para o qual a Igreja na terra está aspirando (Colossenses 1:20) (Neander).

recebe nome – deriva sua origem e seu nome como filhos de Deus. Ser nomeado e ser, é um com Deus. Carregar o nome de Deus é pertencer a Deus como seu próprio povo peculiar (Números 6:27; Isaías 43:744:5; Romanos 9:25-26). [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Oro para que, conforme a sua riquíssima glória, ele vos conceda que sejais fortalecidos com poder pelo seu Espírito no interior de cada um,

Comentário A. R. Fausset

conforme – isso é em abundância consoante com as riquezas da Sua glória; não “de acordo” com a estreiteza de nossos corações. Colossenses 1:11, “Fortalecido com todo o poder de acordo com o Seu poder glorioso”.

pelo – grego, “através”; “Por meio do Seu Espírito.”

no interior de cada um – (Efésios 4:22, 24; 1Pedro 3:4); “O homem oculto do coração”. Não predicado de incrédulos, cujo interior e exterior homem são carnais. Mas nos crentes, o “homem interior (novo)”, o seu verdadeiro eu, contrasta com o seu velho homem, que está ligado a eles como um corpo de morte sendo diariamente mortificado, mas não o seu verdadeiro eu. [Jamieson; Fausset; Brown]

17 para que Cristo habite em vossos corações pela fé. Oro para que vós estejais enraizados e firmados no amor,

Comentário A. R. Fausset

habite – faça a sua morada (Jo 14:23). Onde o Espírito está lá está Cristo (Jo 14:16,18).

pela fé – grego, “através da fé”, que abre a porta do coração para Jesus (Jo 3:20). Não é suficiente que Ele esteja na língua ou passe através do cérebro: o coração é o seu lugar adequado (Calvino). “Você está enraizado e fundamentado no amor” (compare Efésios 3:19), está no grego conectado com esta sentença, não com a sentença, “que você pode ser capaz de compreender”. “Enraizado” é uma imagem de uma árvore ; “Fundadas” (grego, “fundador”, “tendo suas fundações repousando”), de um edifício (compare Notas, ver em Efésios 2:20-21,23; Colossenses 2:7). Contraste Mateus 13:6,21. “Amor”, a primeiro fruto do Espírito, fluindo do amor de Cristo realizado na alma, deveria ser a base sobre a qual deveria repousar sua compreensão adicional de toda a vastidão do amor de Cristo. [Jamieson; Fausset; Brown]

18 e assim possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, comprimento, profundidade, e altura,

Comentário A. R. Fausset

e assim possais – ainda mais. Grego, “pode ​​ser plenamente capaz.”

largura, comprimento, profundidade, e altura – ou seja, as dimensões completas do templo espiritual, respondendo à “plenitude de Deus” (Efésios 3:19), à qual a Igreja, de acordo com sua capacidade, deve corresponder (compare Efésios 4:10,13) quanto à “plenitude de Cristo”. A “largura” implica o amor mundial de Cristo, abraçando todos os homens: o “comprimento”, sendo estendida por todos os séculos (Efésios 3:21); a “profundidade”, sua profunda sabedoria que nenhuma criatura pode entender (Romanos 11:33); a “altura”, estando além do alcance de qualquer inimigo para nos privar de (Efésios 4:8) (Bengel). Eu prefiro entender “a largura”, etc., para se referir a todo o vasto mistério da salvação livre em Cristo para todos, gentios e judeus, dos quais Paulo estivera falando (Efésios 3:3-9), e dos quais ele ora agora eles podem ter uma compreensão mais completa. Como subsidiário para isto, e a parte mais essencial disto, ele acrescenta, “e conhecer o amor de Cristo” (Efésios 3:19). Grotius entende a profundidade e a altura da bondade de Deus, elevando-nos da depressão mais baixa até a maior altura. [Jamieson; Fausset; Brown]

19 e conhecer o amor de Cristo, que excede o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Comentário A. R. Fausset

que excede o entendimento – ultrapassa. O paradoxo “saber … o que excede o conhecimento” implica que, quando ele diz “saber”, ele não quer dizer que possamos saber adequadamente; tudo o que sabemos é que o Seu amor excede em muito o nosso conhecimento dele, e até mesmo os nossos novos acessos de conhecimento a seguir, ainda serão excedidos. Mesmo quando o poder de Deus excede nossos pensamentos (Efésios 3:20).

cheios de – ao contrário, como grego, “cheio até toda a plenitude de Deus” (este é o grande objetivo), isto é, preenchido, cada um de acordo com sua capacidade, com a divina sabedoria, conhecimento e amor; “assim como Deus está cheio”, e como Cristo que habita em seus corações, “toda a plenitude da divindade está nele” (Colossenses 2:9). [Jamieson; Fausset; Brown]

20 E quanto àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós,

Comentário A. R. Fausset

quanto aquele – em contraste com nós mesmos e nossas necessidades. Traduza: “que é capaz acima de todas as coisas (o que está acima de todas as coisas) de fazer muito mais do que pedimos ou (até mesmo) pensamos”: o pensamento é mais amplo que as orações. A palavra acima ocorre três vezes mais frequentemente nos escritos de Paulo, como em todo o restante do Novo Testamento, mostrando a calorosa exuberância do espírito de Paulo.

segundo o poder – o Espírito residente (Romanos 8:26). [Jamieson; Fausset; Brown]

21 a ele seja a glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações para todo o sempre, Amém!

Comentário A. R. Fausset

Traduza: “A Ele seja a glória (isto é, toda a glória da graça da dispensação da salvação de que acabamos de falar) na Igreja (como o teatro para a manifestação da glória, Efésios 3:10) em Cristo Jesus (como em Ele todos os centros de glória, Zacarias 6:13) para todas as gerações de eras eternas”, literalmente, “da era das eras”. A eternidade é concebida como consistindo de “eras ”(estas novamente consistindo de“ gerações ”) infinitamente sucedendo uma a outra. [Jamieson; Fausset; Brown]

<Efésios 2 Efésios 4>

Introdução à Efésios 3

Em Efésios 3 Paulo fala do seu ofício apostólico para dar a conhecer o mistério de Cristo revelado pelo Espírito. Assim, ele ora que, pelo mesmo Espírito, possam compreender o vasto amor de Cristo. A doxologia que põe fim a essa parte da epístola. Como o primeiro capítulo tratou do ofício do PAI; o segundo, do FILHO, e este, o do ESPÍRITO. [Fausset]

Visão geral da Epístola aos Efésios

Na sua Epístola aos Efésios, “Paulo resume a história do Evangelho, e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (9 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Efésios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – março de 2018.