2 Timóteo 2

1 Portanto tu, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.

Portanto tu – seguindo o meu exemplo (2Timóteo 1:8,12), e o de Onesíforo (2Timóteo 1:16-18), compensa pela tua firmeza a falta de fé daqueles que me abandonaram (2Timóteo 1:15).

meu filho. Os filhos tendem a imitar o pai. [JFU, 1866]

2 E o que de mim ouviste entre muitas testemunhas, confia-o a pessoas fiéis, que sejam competentes para ensinar também a outros.

O apóstolo refere-se principalmente à responsabilidade que ele havia dado a Timóteo em sua ordenação na presença dos presbíteros e de outros que a assistiram. Essa incumbência continha um resumo da fé, que, por sua vez, Timóteo deveria entregar a outras pessoas.

para ensinar também a outros. Esses ensinamentos estão agora estabelecidos no Novo Testamento e nos credos. [Dummelow, 1909]

3 Sofre comigo as aflições como bom soldado de Cristo Jesus.

bom soldado. A virtude do soldado é demonstrada na resistência, (1) aos inimigos da fé, (2) a todo mal; e com esse objetivo em vista, ele não se dedicará a outras ocupações. O ministro de Deus deve ser como ele e como o que trabalha duro no campo. Nesse caso, acrescenta Paulo, ele tem, como o lavrador, o direito a um salário digno. [Dummelow, 1909]

4 Nenhum soldado em batalha se envolve com assuntos desta vida, pois tem como objetivo agradar àquele que o alistou.

agradar àquele que o alistou. O próprio Paulo trabalhava na fabricação de tendas (Atos 18:3). Portanto, o que é proibido aqui não é ter qualquer ocupação secular, mas o tornar-se emaranhado ou excessivamente absorvido por ela. [JFU, 1866]

5 E, também, se alguém está competindo como atleta, não recebe a coroa se não seguir as regras.

atleta (nos grandes jogos nacionais da Grécia), não recebe a coroa (apesar de ter conquistado) se não seguir as regras – cumprindo todas as condições da competição e a preparação para isso, ou seja, quanto à dieta, unção, exercício, autocontrole, castidade, etc. (1Coríntios 9:24-27). Como soldado, o crente é um entre muitos; como atleta, ele tem que travar uma luta individual, e que continuamente, suportando a disciplina da preparação, assim como o conflito. [JFU, 1866]

6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a receber da partilha dos frutos.

Paulo acrescenta que Timóteo tem [e todos os outros que ministram sobre a Igreja], como o lavrador, o direito a um salário digno. [Dummelow, 1909]

7 Considera o que digo; pois o Senhor te dará entendimento em tudo.

pois o Senhor te dará entendimento em tudo. Os ensinamentos do apóstolo foram dados em parábolas ou similitudes. Para que Timóteo não deixe de aplicar nenhum deles, ele o pede que os observe bem, sugerindo ainda que busque de Deus a sabedoria e o entendimento necessário. Assim, nosso Senhor, no final das parábolas registradas em Mateus 13, diz a seus discípulos no versículo 51: “Entenderam todas essas coisas?” e em outros lugares: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Compreensão (σύνεσιν); uma das dádivas do Espírito (Isaías 11:2; Colossenses 1:9; 2:2). [Pulpit, 1895]

8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, da descendência de Davi, segundo o meu evangelho.

Timóteo deve ser firme e inflexível na conservação das doutrinas da Encarnação e Ressurreição de Cristo, que os seus adversários negaram. [Dummelow, 1909]

9 Por esse evangelho sofro aflições, e até prisões, como um criminoso; mas a palavra de Deus não está presa.

palavra de Deus não está presa. Embora meu corpo esteja amarrado, minha língua e minha pena não estão (2Timóteo 4:17; Atos 28:31). Ou então, ele se refere à liberdade da circulação do Evangelho através de outros (Filipenses 1:18). Ele também sugere a Timóteo que, sendo livre, deve ser o mais dedicado a circulação do Evangelho. [JFU, 1866]

10 Por isso tudo suporto por causa dos escolhidos, a fim de que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.

Por isso tudo (a fim de que o evangelho vá muito além) suporto – não apenas “eu sofro passivamente”, mas “estou pronto para suportar pacientemente todas as coisas” – por causa dos escolhidos – para o bem da Igreja: todos os membros do corpo espiritual de Cristo (Colossenses 1:24) – a fim de que também eles – assim como eu: tanto os eleitos de Deus ainda não convertidos como os já convertidos.

salvação … com glória eterna – não só salvação da ira, mas glória em reinar eternamente com Ele (2Timóteo 2:12). A glória é a expansão completa da salvação (Atos 2:47; Romanos 8:21-24,30; Hebreus 9:28). [JFU, 1866]

11 Esta afirmação é fiel: se morrermos com ele, também com ele viveremos;

Esta afirmação é fiel (ou propícia). O apóstolo cita um ditado ou hino em uso entre os cristãos (2Timóteo 2:11-13) como aplicável por sua referência à perseverança. [Dummelow, 1909]

12 se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;

Comentário A. R. Fausset

sofrermos – sim, como o grego é o mesmo que em 2Timóteo 2:10: “Se sofremos com ele” (Romanos 8:17).

com ele reinaremos – O peculiar privilégio da Igreja eleita agora sofrendo com Cristo, então reinar com Ele (ver em 1Coríntios 6:2). Reinar é algo mais que mera salvação (Romanos 5:17; Apocalipse 3:215:1020:4-5).

negarmos – com a boca. Como “crer” com o coração segue, 2Timóteo 2:12. Compare o oposto: “confessa com a tua boca” e “crede no teu coração” (Romanos 10:9-10).

também ele nos negará – (Mateus 10:33). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 se formos infiéis, ele continua fiel; porque ele não pode negar a si mesmo.

Comentário A. R. Fausset

ele não pode negar a si mesmo – (Deuteronômio 7:9-10). Ele não pode ser infiel à Sua palavra que Ele negará aqueles que O negam, embora não sejamos fiéis à nossa profissão de fé Nele (Romanos 3:3). Três coisas são impossíveis a Deus, para morrer, mentir e ser enganado (Agostinho), (Hebreus 6:18). Essa impossibilidade não é de fraqueza, mas de infinito poder e majestade. Além disso, indiretamente, o conforto é sugerido aos crentes, que Ele é fiel às Suas promessas para eles; ao mesmo tempo em que os apóstatas são sacudidos de sua fantasia auto-enganadora, porque eles mudam, Cristo da mesma forma pode mudar. Um aviso a Timóteo para ser firme na fé. [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Lembra-os disso, alertando-os diante de Deus, que não tenham brigas de palavras, que não têm proveito algum, a não ser para a ruína dos ouvintes.

Daqui em diante, o apóstolo passa a expor a Timóteo como deve se comportar em relação à heresia que aparece na igreja. [Meyer, 1873]

15 Procura apresentar-te aprovado a Deus como um trabalhador que não tem de que se envergonhar, que usa bem a palavra da verdade.

Procura apresentar-te aprovado a Deus (“Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus”, NVT).

que usa bem (“ensina corretamente”, NVT; ou então, “saiba o que a sua Palavra diz e o que ela significa”, VIVA) a palavra da verdade.

16 Mas evita conversas profanas e inúteis; pois tendem a produzir maior impiedade.

Segundo a versão NVI, “Evite as conversas (“discussões”, NVI) inúteis (“tolas”, NVT) e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade”.

17 E a palavra deles se espalhará como uma gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto.

a palavra (“o ensino”) deles se espalhará como uma gangrena (“um câncer”, NVI).

18 Esses se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu; e perverteram a fé de alguns.

se desviaram (“perderam o alvo”, veja 1Timóteo 6:21) da verdade….e perverteram (“desviaram da fé”, NVT; “enfraqueceram”, VIVA) a fé de alguns.

19 Porém o fundamento de Deus continua firme, e tem este selo: 'o Senhor conhece os que são seus', e que 'todo aquele que faz uso do nome do Senhor, se afaste da injustiça'.

A doutrina da ressurreição é o firme fundamento de Deus, que permanece como um elemento fundamental da fé cristã. Quando chegar a hora, o Senhor mostrará que conhece os que são dele, que serão aqueles que durante a vida na Terra, como cristãos, se afastaram da iniquidade.

tem este selo ou seja, “esta inscrição estampada sobre o fundamento da fé”. [Dummelow, 1909]

e que todo aquele que faz uso do nome do Senhor (“aquele que confessa o nome do Senhor”, NVI; ou então, “Todos que pertencem ao Senhor”, NVT).

20 Numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns para honra, porém outros para desonra.

Naum Igreja visível, haveria alguns corações de ouro incapazes de serem seduzidos, mas também haveria alguns de materiais menos preciosos que poderiam ser levados pelos mestres que se desviaram da verdade; se estes se purificassem de seus falsos mestres rejeitando sua doutrina e ministério, eles também se tornariam vasos de honra. [Dummelow, 1909]

21 Portanto, se alguém se purificar destas coisas, será utensílio para honra, santificado e adequado para uso do Dono, e preparado para toda boa obra.

Naum Igreja visível, haveria alguns corações de ouro incapazes de serem seduzidos, mas também haveria alguns de materiais menos preciosos que poderiam ser levados pelos mestres que se desviaram da verdade; se estes se purificassem de seus falsos mestres rejeitando sua doutrina e ministério, eles também se tornariam vasos de honra. [Dummelow, 1909]

22 Foge também dos desejos da juventude; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz, com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

Foge também dos desejos da juventude (“Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude”, NVT).

23 E rejeita as questões tolas e sem instrução, como sabes que elas produzem brigas.

questõessem instrução (“fúteis”, NVI). Discussões que não promovem edificação (Provérbios 5:23); em contraste com “instruir” (2Timóteo 2:25) e “sábio para a salvação” (2Timóteo 3:15). [JFU, 1866]

24 E ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim ser manso com todos, apto para ensinar e suportar;

apto para ensinar e suportar (“apto para ensinar e paciente”, NVT).

25 deve instruir com mansidão aos que se opõem, pois talvez Deus lhes dê arrependimento para conhecerem a verdade;

pois talvez Deus lhes dê arrependimento para conhecerem a verdade (“na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade”, NVT).

26 e se libertem da armadilha do diabo, em que foram presos à vontade dele.

Segundo a versão NVT, “Então voltarão ao perfeito juízo e escaparão da armadilha do diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer”.

<2 Timóteo 1 2 Timóteo 3>

Visão geral de 2Timóteo

Na segunda carta a Timóteo, “Paulo está prestes a enfrentar a morte, e faz o desafio pessoal a Timóteo de que continue seguindo Jesus, independentemente dos sacrifícios e riscos”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (8 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Segunda Epístola à Timóteo.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.