Bíblia, Revisar

1 Coríntios 6

Aviso Quer estudar a Bíblia e não sabe por onde começar? Conheça o nosso curso: Como Estudar a Bíblia? Ele é gratuito, online e pode ser iniciado agora mesmo! Clique aqui e saiba mais.


1 Algum de vós, tendo um assunto contra outro, ousa ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

Desafio – Esta palavra implica traição contra a fraternidade cristã (Bengel).

perante os injustos – Os juízes dos gentios são aqui chamados por um epíteto apropriado ao assunto em questão, a saber, um referente à justiça. Embora todos os gentios não fossem totalmente injustos, ainda assim, na visão mais elevada da justiça, que considera Deus o Juiz Supremo, eles são assim: cristãos, por outro lado, como a respeito de Deus como a única Fonte da justiça, não devem esperar justiça deles.

antes … santos – Os judeus no exterior foram autorizados a remeter suas disputas aos árbitros judeus [Josefo, Antiguidades, 14.10, 17]. Assim, os cristãos foram autorizados a ter árbitros cristãos.

2 Não sabeis que os santos julgarão ao mundo? E se o mundo é julgado por vós, por acaso sois vós indignos de julgar as coisas mínimas?

Não sabeis – como verdade universalmente reconhecida pelos cristãos? Apesar de toda a sua glória em seu “conhecimento”, você está agindo de forma contrária (1Co 1:4-5; 1Co 8:1). Os manuscritos mais antigos têm “ou” antes de “não sabeis”; isto é o Quê! (expressando surpresa) não sabeis vós…

santos julgarão – isto é, “governar”, incluindo o julgamento: como assessores de Cristo. Mt 19:28, “julgar”, isto é, “reinar”. (Veja Sl 49:14; Dn 7:2227; Ap 2:26;  Ap 3:21; Ap 20:4). Há uma distinção traçada por expositores capazes entre os santos que julgam ou governam, e o mundo que é governado por eles: como há entre os doze apóstolos eleitos (Mt 20:23) que se sentam nos tronos julgando, e as doze tribos de Israel que são julgados por eles. Reinar e ser salvo não é necessariamente sinônimo. Assim como Jeová empregou anjos para aplicar sua lei quando desceu ao Sinai para estabelecer Seu trono em Israel, assim, em Sua vinda, os santos administrarão o reino para, e sob Ele. As nações da terra, e Israel o primeiro, em carne, serão, neste ponto de vista, os sujeitos do governo do Senhor e Seus santos em corpos glorificados. O erro dos pré-milenaristas foi que eles tomaram a visão meramente carnal, restringindo o reino à parte terrestre. Esta parte deve ter lugar com a adesão de bênçãos espirituais e temporais, como a presença de Cristo deve produzir. Além desta glória terrena, haverá a glória celestial dos santos reinando em corpos transfigurados, e mantendo tal relacionamento abençoado com homens mortais, como os anjos tinham com os homens da antiguidade, e como Cristo, Moisés e Elias, em glória, tinham com Pedro Tiago e João, em carne e osso na transfiguração (2Tm 2:12; 2Pe 1:16-18). Mas aqui o “mundo” parece ser o mundo incrédulo que deve ser “condenado” (1Co 11:22), ao invés do mundo inteiro, incluindo as nações sujeitas que devem ser trazidas sob o domínio de Cristo; no entanto, pode incluir tanto aqueles a serem condenados, com os anjos maus e aqueles prestes a serem levados em obediência ao domínio de Cristo com Seus santos. Compare Mt 25:3240, “todas as nações”, “destes menores dos meus irmãos” nos tronos com Ele. O acontecimento decidirá a verdade dessa visão.

julgado por vós – ou, antes de você (compare 1Co 3:22).

coisas mínimas – As questões terrestres mais importantes são infinitamente pequenas comparadas com aquelas a serem decididas no dia do julgamento. [JFB]

3 Não sabeis que julgaremos aos anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

julgaremos aos anjos – a saber, anjos maus. Nós, que somos agora “um espetáculo para os anjos”, devemos então “julgar os anjos”. Os santos se unirão para aprovar a sentença final do Juiz sobre eles (Jd 1:6). Talvez também os anjos bons recebam do juiz, com a aprovação dos santos, honras maiores.

4 Pois se tiverdes assuntos em juízo, relativos a coisas desta vida, vós pondes como juízes aos que são menos estimados pela igreja?

julgamentos – isto é, casos para julgamento.

menos estimados – literalmente, “aqueles de não estima”. Qualquer, no entanto baixa na Igreja, em vez de os pagãos (1Co 1:28). Questões de propriedade terrena são de consequência secundária aos olhos dos verdadeiros cristãos, e são, portanto, delegadas àqueles em posição secundária na Igreja.

5 Eu digo isto para vos envergonhar. Não há entre vós algum sábio, nem pelo menos um, que não possa julgar entre seus irmãos?

vos envergonhar – Assim ele verifica seu espírito inchado (1Co 5:2; compare com 1Co 15:34). Para envergonhá-lo de sua atual conduta indigna de litígio perante os pagãos, eu disse (1Co 6:4), “Coloque o menos estimado na Igreja para julgar.” Melhor ainda, do que o seu curso atual.

É assim? – Você está em um estado tão indefeso, etc.?

Não há entre vós algum sábio – embora você admire tanto a “sabedoria” em outras ocasiões (1Co 1:5, 1Co 1:22). Paulo alude provavelmente ao título, “cachain”, ou sábio, aplicado a cada rabino nos conselhos judaicos.

nem pelo menos um – nem mesmo um, entre tantos reputados entre vocês por sabedoria (1Co 3:18; 1Co 4:6).

deve ser capaz – quando aplicado a.

irmãos – literalmente, “irmão”; isto é, julgue entre irmão e irmão. Como cada caso deveria surgir, o árbitro deveria ser escolhido do corpo da igreja, uma pessoa tão sábia quanto o carisma ou dom do governo da igreja.

6 Mas irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?

Mas – respondendo enfaticamente a questão no final de 1Co 6:5, no negativo. Traduzir, “não”, etc.

7 Porém já é uma falta entre vós, por entre vós haverdes disputas. Por que não aceitais serdes injustiçados? Por que não aceitais o prejuízo?

totalmente uma falha – literalmente, “uma falha” (não tão forte quanto o pecado). Você está indo a lei é um pouco aquém de seus altos privilégios, para não dizer que você está fazendo isso antes dos incrédulos, o que agrava isso.

antes, tome errado – (Pv 20:22; Mt 5:39, Mt 5:40); isto é, “sofram para serem injustiçados”.

8 Mas vós mesmos injustiçais e prejudicais, e isto aos irmãos.

vós enfáticos. Ye, a quem o seu Senhor ordenou para devolver o bem pelo mal, pelo contrário, “fazer errado (tomando) e defraudar” (retendo o que lhe é confiado; ou “defraudar” marca o efeito do “errado” feito, ou seja, a perda infligida). Não somente não suportais, mas infliges injustiças.

9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não erreis: nem os pecadores sexuais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os sexualmente efeminados, nem os homens que fazem sexo com homens,

Iníquo – Traduza: “Fazedores do errado”: ​​referindo-se a 1Co 6:8 (compare Gl 5:21).

reino de Deus – que é um reino de justiça (Rm 14:17).

fornicadores – aludindo a 1Co 5:1-13; também abaixo, 1Co 6:12-18 12-18.

efeminados – autopolinizadores, que se submetem a luxúrias antinaturais.

10 Nem os ladrões, nem os gananciosos, nem os beberrões, nem os maldizentes, nem os extorsores herdarão o Reino de Deus.
11 E isto alguns de vós éreis. Mas já estais lavados, e santificados, e justificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.

já estais lavados – A voz do meio grego expressa: “Tendes lavado.” Esta lavagem implica a admissão aos benefícios da salvação de Cristo em geral; das quais as partes são; (1) Santificação, ou a colocação à parte do mundo, e adoção na Igreja: assim “santificado” é usado 1Co 7:14; Jo 17:19 Compare 1Pe 1:2, onde, ao contrário, parece significar a separação de alguém como consagrado pelo Espírito no propósito eterno de Deus. (2) Justificação da condenação pela justiça de Deus em Cristo pela fé (Rm 1:17). Então Paraeus. A ordem de santificação antes da justificação mostra que ela deve ser tomada assim, e não no sentido de santificação progressiva. “Lavado” precede a ambos, e assim deve se referir ao novo nascimento de água do cristão, o sinal do ambiente interior à parte do Senhor pela inspiração do Espírito como a semente da nova vida (Jo 3:5; Ef 5:26; Tt 3:5; Hb 10:22). Paulo (compare o Serviço Batismal da Igreja da Inglaterra), na caridade e fé no ideal da Igreja, presume que o batismo realiza seu desígnio original, e que aqueles externamente batizados interiormente entram em comunhão vital com Cristo (Gl 3:27). Ele apresenta o grande ideal que somente aqueles perceberam em quem o batismo interior e exterior se uniram. Ao mesmo tempo, ele reconhece o fato de que, em muitos casos, isso não é válido (1Co 6:8-10), deixando a Deus decidir quem realmente é “lavado”, enquanto ele apenas decide sobre princípios gerais amplos.

em nome de … Jesus e pelo Espírito – em vez disso, “no Espírito”, isto é, por sua habitação. Ambas as sentenças pertencem aos três – “lavados, santificados, justificados”.

de Deus – O “nosso” lembra que, em meio a todas as suas repreensões, Deus ainda é o Deus comum de si mesmo e deles.

12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, porém eu não deixarei me sujeitar por coisa alguma.

1Co 6:12-20. Refutação da defesa antinomiana da fornicação como se fosse legal porque as carnes são assim.

Todas as coisas me são lícitas – Estas, que foram as próprias palavras de Paulo em uma ocasião anterior (para os Coríntios, compare 1Co 10:23 e Gl 5:23), foram feitas um pretexto para desculpar a ingestão de carnes oferecidas a ídolos, e assim do que foi geralmente relacionado com a idolatria (At 15:29), “fornicação” (talvez na carta dos Coríntios para Paulo, 1Co 7:1). A observação de Paulo referia-se apenas a coisas indiferentes: mas eles desejavam tratar a fornicação como tal, alegando que a existência de apetites corporais provava a legalidade de sua gratificação.

me – Paul dando-se como uma amostra dos cristãos em geral.

mas eu – o que os outros fazem, eu não vou, etc.

lícito … trazido sob o poder – As palavras gregas são da mesma raiz, de onde há uma brincadeira com as palavras: Todas as coisas estão em meu poder, mas eu não serei trazido sob o poder de nenhuma delas (as “todas as coisas” ”). Aquele que comete “fornicação”, se distancia de seu próprio poder ou liberdade legítimos, e é “trazido sob o poder” de uma prostituta (1Co 6:15; compare com 1Co 7:4). O “poder” deve estar nas mãos do crente, não nas coisas que ele usa (Bengel); senão a sua liberdade é perdida; ele deixa de ser seu próprio mestre (Jo 8:34-36 Gl 5:13; 1Pe 2:16; 2Pe 2:19). Coisas ilegais arruinam milhares; Coisas “lícitas” (ilegalmente usadas), dez mil.

13 A comida é para o estômago, e o estômago é para a comida; mas Deus os aniquilará, tanto a um, como ao outro. Porém o corpo não é para o pecado sexual, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo.

O argumento extraído da indiferença de carnes (1Co 8:8; Rm 14:14; Rm 14:17; compare com Mc 7:18; Cl 2:20-22) com o da fornicação não é válido. As carnes indubitavelmente são indiferentes, uma vez que tanto elas como a “barriga” para a qual são criadas devem ser “destruídas” no futuro estado. Mas “o corpo não é (criado) para fornicação, mas para o Senhor; e o Senhor pelo corpo ”(como seu Redentor, que assumiu o corpo):“ E Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará ”(que são nossos corpos): portanto, o“ corpo ”não é como o “ventre” depois de ter servido temporariamente para ser destruído: “aquele que comete fornicação peca contra o seu próprio corpo” (1Co 6:18). Portanto, a fornicação não é indiferente, pois é um pecado contra o próprio corpo, que, como o Senhor por quem foi criado, não deve ser destruído, mas ressuscitado para a existência eterna. Assim, Paulo dá aqui o germe dos três assuntos tratados nas seções seguintes: (1) A relação entre os sexos. (2) A questão das carnes oferecidas aos ídolos. (3) A ressurreição do corpo.

aniquilará – na vinda do Senhor para mudar os corpos naturais dos crentes em corpos espirituais (1Co 15:44, 1Co 15:52). Há uma essência real subjacente aos fenômenos superficiais da atual organização temporária do corpo, e esse germe essencial, quando todas as partículas são dispersas, envolve a futura ressurreição do corpo incorruptível.

14 E Deus ressuscitou ao Senhor, e também por seu poder nos ressuscitará.

(Rm 8:11)

levantado – em vez disso, “levantado”, para distingui-lo de “nos levantará”; o grego do último sendo um composto, o primeiro um verbo simples. Os crentes serão levantados do resto dos mortos (ver em Fp 3:11); a primeira ressurreição (Ap 20:5).

nos – Aqui ele fala da possibilidade de ele ser achado na sepultura quando Cristo vier; em outro lugar, do seu ser possivelmente encontrado vivo (1Ts 4:17). Em qualquer caso, a vinda do Senhor, em vez da morte, é o grande objetivo da expectativa do cristão (Rm 8:19).

15 Não sabeis vós que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? De maneira nenhuma!

Retomando o pensamento em 1Co 6:13, “o corpo é para o Senhor” (1Co 12:27; Ef 4:12, Ef 4:15, Ef 4:16; Ef 5:30).

devo então – como é o caso.

Tomarei – espontaneamente alienando-os de Cristo. Pois eles não podem ser ao mesmo tempo “os membros de uma prostituta” e “de Cristo” (Bengel). É um fato não menos certo do que misterioso, que a ruína moral e espiritual é causada por tais pecados; que a sabedoria humana (quando não revelada pela revelação) considera ações inocentes como comer e beber (Conybeare e Howson).

16 Ou não sabeis que o que se junta sexualmente com uma prostituta se torna um só corpo com ela ? Porque a Escritura diz: Os dois serão uma só carne.

Justificação de ter chamado fornicators “membros de uma prostituta” (1Co 6:15).

juntou – por intercurso carnal; literalmente, “cimentado para”: clivando para.

um corpo – com ela.

diz ele – Deus falando por Adão (Gn 2:24; Mt 19:5). “Aquele que os fez no princípio disse”, etc. (Ef 5:31).

17 Mas o que se junta com o Senhor, com ele se torna um só espírito.

um só espírito – com ele. No caso de união com uma prostituta, o fornicador torna-se um “corpo” com ela (não um “espírito”, pois o espírito que normalmente é o órgão do Espírito Santo no homem, está no carnal tão sobreposto com o sensual que é ignorado por completo). Mas o crente não apenas tem seu corpo santificado pela união com o corpo de Cristo, mas também se torna “um espírito” com Ele (Jo 15:1-7; Jo 17:21; 2Pe 1:4; compare Ef 5:23-32; Jo 3:6).

18 Fugi do pecado sexual. Todo pecado que o ser humano comete é fora do corpo; mas o que pratica pecado sexual, peca contra seu próprio corpo.

Fugir – A única segurança em tais tentações é fuga (Gn 39:12; Jó 31:1).

Todo pecado – O grego é forçado. “Todo pecado, seja o que for que o homem faça”. Todos os outros pecados; até mesmo gula, embriaguez e auto-assassinato são “sem”, isto é, comparativamente externos ao corpo (Mc 7:18; compare com Pv 6:30-32). Ele certamente fere, mas ele não alienar o próprio corpo; o pecado não é terminado no corpo; ele prefere pecar contra os acidentes que perecem do corpo (como a “barriga” e a organização temporária atual do corpo) e contra a alma do que contra o corpo em sua essência permanente, projetada “para o Senhor”. o fornicador aliena aquele corpo que é do Senhor, e o torna um com o corpo de uma prostituta, e assim “peca contra o seu próprio corpo”, isto é, contra a veracidade e natureza de seu corpo; não um mero efeito sobre o corpo de fora, mas uma contradição da verdade do corpo, forjado dentro de si (Alford).

19 Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, o qual está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O que? não sabeis vós? Prova de que “aquele que fornica pecar contra o seu próprio corpo” (1Co 6:18).

vosso corpo – não “corpos”. Como em 1Co 3:17, ele representava toda a companhia dos crentes (almas e corpos), isto é, a Igreja, como “o templo de Deus”, o Espírito; então aqui, o corpo de cada indivíduo da Igreja é visto como o ideal “templo do Espírito Santo”. Assim, Jo 17:23, que prova que não apenas a Igreja, mas também cada membro dela, é “o templo de o Espírito Santo. ”Ainda assim, muitos dos vários membros formam um templo, sendo todo coletivamente o que cada um é em miniatura individualmente. Assim como os judeus tinham apenas um templo, assim, no mais pleno sentido, todas as igrejas cristãs e crentes individuais formam apenas um templo. Assim, “SEU corpo [plural]” é distinguido aqui de “SEU PRÓPRIO corpo [particular ou individual]” (1Co 6:18). Ao pecar contra o último, o fornicador peca contra “o seu corpo (ideal)”, o de “Cristo”, cujos “membros são os seus corpos” (1Co 6:15). Neste consiste o pecado da fornicação, que é uma profanação sacrílega do templo de Deus para usos profanos. O invisível, mas muito mais eficiente, Espírito de Deus no templo espiritual agora toma o lugar da visível Shekinah no antigo templo material. O homem todo é o templo; a alma é o mais íntimo santuário; o entendimento e o coração, o lugar santo; e o corpo, o alpendre e o exterior do edifício. A castidade é a guardiã do templo para impedir qualquer entrada impura que possa provocar a habitação do Deus a abandoná-lo como profanado [Tertuliano, Sobre o Vestuário das Mulheres]. Ninguém além de Deus pode reivindicar um templo; aqui o Espírito Santo é designado a um; portanto, o Espírito Santo é Deus.

não o seu próprio – O fornicador trata seu corpo como se fosse “seu”, para dar a uma prostituta se lhe agrada (1Co 6:18; compare com 1Co 6:20). Mas não temos o direito de alienar nosso corpo que é do Senhor. Na antiga servidão, a pessoa do servo era inteiramente propriedade do senhor, não dele próprio. A compra era uma das formas de adquirir um escravo. O homem se vendeu ao pecado (1Rs 21:20; Rm 7:14). Cristo o compra para si mesmo, para servi-lo (Rm 6:6-22).

20 Porque vós fostes comprados por alto preço; então glorificai a Deus em vosso corpo.

comprados por alto preço – Portanto, o sangue de Cristo é estritamente um resgate pago à justiça de Deus pelo amor de Deus em Cristo para nossa redenção (Mt 20:28; At 20:28; Gl 3:13; Hb 9:12, 1Pe 1:18, 1Pe 1:19, 2Pe 2:1, Ap 5:9). Enquanto Ele assim tirou a nossa obrigação de punição, Ele colocou sobre nós uma nova obrigação de obediência (1Co 7:22, 1Co 7:23). Se nós O aceitarmos como nosso Profeta para revelar Deus a nós, e nosso Sacerdote nos expiar, devemos também aceitá-lo como nosso Rei para nos governar como totalmente Dele, apresentando cada sinal de nossa fidelidade (Is 26:13).

em seu corpo – como “em” um templo (compare Jo 13:32; Rm 12:1; Fm 1:20).

e em seu espírito, que são de Deus – não nos mais antigos manuscritos e versões, e não necessários para o sentido, pois o contexto refere-se principalmente ao “corpo” (1Co 6:16, 1Co 6:18, 1Co 6:19). O “espírito” é mencionado incidentalmente em 1Co 6:17, que talvez deu origem à interpolação, inicialmente escrita na Margem, depois inserida no texto.

<1 Coríntios 5 1 Coríntios 7>

Introdução à 1 Coríntios 6

Litígio de cristãos em tribunais pagãos censurado: Sua própria existência trai um espírito errado: Melhor suportar o mal agora, e daqui por diante os praticantes do erro serão excluídos do céu.

Visão geral de 1 Coríntios

Na sua Primeira Epístola aos Coríntios, “Paulo mostra aos novos cristãos de Corinto que até os problemas mais complexos da nossa vida podem ser abordados através da lente do evangelho”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (8 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.