1 Coríntios 6

1 Como algum de vós, tendo um assunto contra outro, ousa ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

tendo um assunto contra outro (compare com Mateus 18:15-17; Atos 18:14-15).

os injustos – isto é, os pagãos. O nome é usado em ironia para “os incrédulos” (1Coríntios 6:6). “Chama os pagãos de injustos, e ainda se atreve a procurá-los por justiça?”.

santos – ou seja, cristãos. Compare com 1Coríntios 1:2; 14:33; 16:1,15. [Dummelow, 1909]

2 Não sabeis que os santos julgarão ao mundo? E se o mundo é julgado por vós, por acaso sois vós indignos de julgar as coisas mínimas?

Comentário A. R. Fausset

Não sabeis – como verdade universalmente reconhecida pelos cristãos? Apesar de toda a sua glória em seu “conhecimento”, você está agindo de forma contrária (1Coríntios 1:4-5; 1Coríntios 8:1). Os manuscritos mais antigos têm “ou” antes de “não sabeis”; isto é o Quê! (expressando surpresa) não sabeis vós…

santos julgarão – isto é, “governar”, incluindo o julgamento: como assessores de Cristo. Mateus 19:28, “julgar”, isto é, “reinar”. (Veja Salmo 49:14; Daniel 7:2227; Apocalipse 2:26;  Apocalipse 3:21; Apocalipse 20:4). Há uma distinção traçada por expositores capazes entre os santos que julgam ou governam, e o mundo que é governado por eles: como há entre os doze apóstolos eleitos (Mateus 20:23) que se sentam nos tronos julgando, e as doze tribos de Israel que são julgados por eles. Reinar e ser salvo não é necessariamente sinônimo. Assim como Jeová empregou anjos para aplicar sua lei quando desceu ao Sinai para estabelecer Seu trono em Israel, assim, em Sua vinda, os santos administrarão o reino para, e sob Ele. As nações da terra, e Israel o primeiro, em carne, serão, neste ponto de vista, os sujeitos do governo do Senhor e Seus santos em corpos glorificados. O erro dos pré-milenaristas foi que eles tomaram a visão meramente carnal, restringindo o reino à parte terrestre. Esta parte deve ter lugar com a adesão de bênçãos espirituais e temporais, como a presença de Cristo deve produzir. Além desta glória terrena, haverá a glória celestial dos santos reinando em corpos transfigurados, e mantendo tal relacionamento abençoado com homens mortais, como os anjos tinham com os homens da antiguidade, e como Cristo, Moisés e Elias, em glória, tinham com Pedro Tiago e João, em carne e osso na transfiguração (2Timóteo 2:12; 2Pedro 1:16-18). Mas aqui o “mundo” parece ser o mundo incrédulo que deve ser “condenado” (1Coríntios 11:22), ao invés do mundo inteiro, incluindo as nações sujeitas que devem ser trazidas sob o domínio de Cristo; no entanto, pode incluir tanto aqueles a serem condenados, com os anjos maus e aqueles prestes a serem levados em obediência ao domínio de Cristo com Seus santos. Compare Mateus 25:3240, “todas as nações”, “destes menores dos meus irmãos” nos tronos com Ele. O acontecimento decidirá a verdade dessa visão.

julgado por vós – ou, antes de você (compare 1Coríntios 3:22).

coisas mínimas – As questões terrestres mais importantes são infinitamente pequenas comparadas com aquelas a serem decididas no dia do julgamento. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 Não sabeis que julgaremos aos anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

julgaremos aos anjos – a saber, anjos maus. Nós, que somos agora “um espetáculo para os anjos”, devemos então “julgar os anjos”. Os santos se unirão para aprovar a sentença final do Juiz sobre eles (Judas 1:6). Talvez também os anjos bons recebam do juiz, com a aprovação dos santos, honras maiores.

4 Pois se tiverdes assuntos em juízo, relativos a coisas desta vida, pondes como juízes aos que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes.

Ou então, “Portanto, quando precisam julgar negócios terrenos, por que vocês constituem como juízes aqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja?” (NAA), referindo-se aos pagãos.

pondes como juízes aos que são da igreja (compare com Atos 6:2).

5 Eu digo isto para vos envergonhar. Não há entre vós algum sábio, nem pelo menos um, que não possa julgar entre seus irmãos?

Eu digo isto (“pondes como juízes aos que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes”, 1Coríntios 6:4) para vos envergonhar. Compare com 1Coríntios 4:14; 15:34.

Não há entre vós algum sábio, nem mesmo um (compare com 1Coríntios 3:18) – embora admirem tanto a “sabedoria” (1Coríntios 1:22).

que não possa [uma causa] julgar entre seus irmãos – ou seja, uma pessoa sábia que tenha dom do governo eclesiástico. [JFU, 1866]

6 Mas o irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?

o irmão vai a juízo contra outro irmão (compare com Gênesis 13:7-9; 45:24; Neemias 5:8-9; Salmo 133:1-3; Atos 7:26; Filipenses 2:14-15; 1João 2:9-11; 3:11-15).

perante incrédulos? Os crentes de corinto entregavam seus conflitos  sobre questões da vida cotidiana, como “preços e propriedade” (Ramsay), a juízes ou mediadores pagãos. Paulo os exorta a, se quiserem disputar, escolherem mediadores entre os irmãos. [Dummelow, 1909]

7 Na verdade, já é uma grave perda para o fato de moverem ações uns contra os outros. Por que não aceitais serdes injustiçados? Por que não aceitais o prejuízo?

é uma grave perda (“falta”, ACF; “derrota”, NVI) para o fato de moverem ações uns contra os outros (compare com Tiago 4:1-3).

Por que não aceitais serdes injustiçados? Por que não aceitais o prejuízo? (compare com Provérbios 20:22; Mateus 5:39-41; Lucas 6:29; Romanos 12:17-19; 1Timóteo 5:15; 1Pedro 2:19-23; 3:9).

8 Em vez disso, vós mesmos injustiçais e prejudicais, e isto aos irmãos.
9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não erreis: nem os sexualmente imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os afeminados, nem os homossexuais,

não herdarão o Reino de Deus – isto é, não terão qualquer participação em seus privilégios presentes e bênçãos futuras. O reino de Deus é um reino espiritual (João 18:36); suas bênçãos e privilégios são espirituais; como poderiam então homens tão pouco espirituais como os listados, cuja conduta tendia a endurecer o coração e a entorpecer o discernimento espiritual, ter qualquer parte nele? (compare com Atos 8:21). [Dummelow, 1909]

homossexuais. “Sodomitas” no original grego, em referência ao pecado praticado pelos homens de Sodoma (Gênesis 19:5).

10 nem os ladrões, nem os gananciosos, nem os beberrões, nem os maldizentes, nem os que roubam herdarão o Reino de Deus.
11 E isto alguns de vós éreis. Mas já estais lavados, e santificados, e justificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.

isto alguns de vós éreis (compare com 1Coríntios 12:2; Romanos 6:17-19; Efésios 2:1-3; 4:17-22; 5:8; Colossenses 3:5-7; Tito 3:3-6; 1Pedro 4:2-3).

já estais lavados (compare com Salmo 51:2,7; Provérbios 30:12; Isaías 1:16; Jeremias 4:14; Ezequiel 36:25; Jo 13:10; Atos 22:16; Efésios 5:26; Tito 3:5; Hebreus 10:22; 1Pedro 3:21; Apocalipse 1:5; 7:14) – isto é, submetidos ao batismo como o sinal da purificação do pecado de vocês.

santificados (compare com 1Coríntios 1:2,30; Atos 26:18; 2Tessalonicenses 2:13; Hebreus 2:11; 1Pedro 1:2,22) – ou seja, separados, dedicados ao serviço de Deus.

justificados (compare com Isaías 45:25; 53:11; Lucas 18:14; Atos 13:39; Romanos 3:24,26-30; 4:5; 5:1,9; 8:30,33; Gálatas 2:16; 3:8,11,24; Tito 3:7; Tiago 2:21-26) – ou seja, aceitos como justos.

no nome do Senhor – isto é, através da união espiritual com Ele e da contínua submissão à Sua influência. [Dummelow, 1909]

12 Tudo me é lícito, mas nem tudo me convêm; tudo me é lícito, porém eu não deixarei me sujeitar por nada.

Tudo me é lícito (compare com 1Coríntios 10:23; Romanos 14:14). Paulo parece ter afirmado isso como um princípio no que diz respeito ao uso de certos tipos de alimentos (por exemplo, carnes oferecidas aos ídolos, 1Coríntios 10:25,27), e os coríntios o estavam aplicando à satisfação sexual. O apóstolo, portanto, embora confirme o princípio, faz duas ressalvas a ele; (a) que o que é lícito também deve ser benéfico; e (b) que ninguém deve se tornar escravo nem mesmo de uma prática lícita. Compreenderemos melhor o princípio e sua aplicação se pensarmos em relação a algumas práticas modernas como, por exemplo, o uso de bebidas alcoólicas. [Dummelow, 1909]

mas nem tudo me convêm (compare com 1Coríntios 8:7-13; 9:12; 10:24-33; Romanos 14:15-23; 2Tessalonicenses 3:9).

porém eu não deixarei me sujeitar por nada (compare com 1Coríntios 9:27; Romanos 7:14; Hebreus 12:15-16; Judas 1:12).

13 A comida é para o estômago, e o estômago é para a comida; mas Deus os aniquilará, tanto a um, como ao outro. Porém o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo.

comida. A comida é uma das coisas que, sob a nova aliança, são indiferentes (compare com 1Coríntios 8-10, onde esse assunto é tratado com profundidade). Paulo dá liberdade em relação à comida; mas a liberdade não justifica a violação da consciência de outra pessoa nem o fato de se tornar um escravo da gula.

mas Deus os aniquilará, tanto a um, como ao outro – quando o corpo físico se tornar um corpo espiritual, como o dos anjos de Deus (1Coríntios 15:51-52). “Eles não mais terão fome, nem mais terão sede” (Apocalipse 7:16).

Os coríntios consideravam o uso da comida e da fornicação (prática sexual fora do contexto do casamento) exatamente sob a mesma perspectiva, ambos como apetites a serem satisfeitos: sustentavam que a existência de desejos corporais justificava a sua satisfação. Paulo, pelo contrário, traça uma linha nítida de distinção entre essas duas coisas. [Dummelow, 1909]

14 Deus ressuscitou ao Senhor, e também nos ressuscitará pelo seu poder.

Comentário A. R. Fausset

também nos ressuscitará. O argumento de Paulo em toda a passagem é baseado em sua visão da Ressurreição, que ele explicou em 1Coríntios 15: ver esp. 1Coríntios 15:35-53. O corpo do homem é eterno; a morte e a sepultura não a destroem, mas a purificam e mudam, à medida que a terra remove a casca e glorifica o milho que é lançado nela. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

15 Não sabeis vós que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? De maneira nenhuma!

Comentário A. R. Fausset

Retomando o pensamento em 1Coríntios 6:13, “o corpo é para o Senhor” (1Coríntios 12:27; Efésios 4:12, Efésios 4:15, Efésios 4:16; Efésios 5:30).

devo então – como é o caso.

Tomarei – espontaneamente alienando-os de Cristo. Pois eles não podem ser ao mesmo tempo “os membros de uma prostituta” e “de Cristo” (Bengel). É um fato não menos certo do que misterioso, que a ruína moral e espiritual é causada por tais pecados; que a sabedoria humana (quando não revelada pela revelação) considera ações inocentes como comer e beber (Conybeare e Howson). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

16 Ou não sabeis que o que se junta sexualmente com uma prostituta se torna um só corpo com ela ? Porque a Escritura diz: Os dois serão uma só carne.

Comentário A. R. Fausset

Justificação de ter chamado fornicators “membros de uma prostituta” (1Coríntios 6:15).

juntou – por intercurso carnal; literalmente, “cimentado para”: clivando para.

um corpo – com ela.

diz ele – Deus falando por Adão (Gênesis 2:24; Mateus 19:5). “Aquele que os fez no princípio disse”, etc. (Efésios 5:31). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

17 Mas o que se junta com o Senhor, com ele se torna um só espírito.

Comentário A. R. Fausset

um só espírito – com ele. No caso de união com uma prostituta, o fornicador torna-se um “corpo” com ela (não um “espírito”, pois o espírito que normalmente é o órgão do Espírito Santo no homem, está no carnal tão sobreposto com o sensual que é ignorado por completo). Mas o crente não apenas tem seu corpo santificado pela união com o corpo de Cristo, mas também se torna “um espírito” com Ele (Jo 15:1-7; Jo 17:21; 2Pedro 1:4; compare Efésios 5:23-32; Jo 3:6). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

18 Fugi do pecado sexual. Todo pecado que o ser humano comete é fora do corpo; mas o que pratica pecado sexual, peca contra seu próprio corpo.

Comentário de Archibald Robertson

Fugi do pecado sexual [φεύγετε τὴν πορνείαν] “Não pare para discutir sobre isso: faça da prática (imperativo presente) fugir imediatamente”. Da mesma forma a idolatria, que estava tão intimamente ligada à impureza, 1Coríntios 10:14. O assíndeto marca a urgência. Compare com 1Tessalonicenses 4:3.

Todo pecado…[πᾶν ἁμάρτημα…]. A dificuldade deste versículo reside na distinção entre ἐκτὸς τ. σώματος, o predicado de ‘todo pecado que um homem comete’, e εἰς τ. ἴδιον σῶμα, como marcando o pecado distintivo do fornicador. Os comentaristas diferem muito quanto à explicação de ἐκτὸς τ. σώματος, que é a expressão especialmente difícil. Mas o significado geral de 1Coríntios 6:13b-18 é claro. O corpo tem um destino eterno, τὸ σῶμα τῷ Κυρίῳ. A fornicação afasta o corpo do Senhor e rouba-lhe o seu futuro glorioso, do qual a presença do Espírito é a garantia presente (compare com Romanos 8:9-11). No versículo 18, temos a questão prática bem definida, ‘Fugi da fornicação’. Claramente, as palavras que se seguem pretendem fortalecer a severidade cum fastidio do imperativo abrupto: elas não são um anticlímax. Qualquer exegese que não satisfaça este requisito elementar pode ser deixada de lado; e por esta razão, as explicações de Evans, Meyer e Heinrici podem ser ignoradas.

É óbvio que ἐκτός e εἰς estão relacionados como opostos. O significado de um ajudará a determinar o significado do outro; e o significado de εἰς τ. ἴδιον σῶμα ἁμαρτάνει é bastante certo. Pois ἁμαρτάνειν εἰς, pelo uso comum do grego secular e bíblico, significa ‘pecar contra’. Não pode significar ‘pecar dentro’, ou ‘pecar por meio de’, ou ‘envolver em pecado’. Então, o que significa ‘pecar contra o próprio corpo’? O axioma, τὸ σῶμα τῷ Κυρίῳ, καὶ ὁ Κύριος τῷ σώματι, responde a essa pergunta. Pecar contra o próprio corpo é defraudá-lo de sua parte em Cristo, cortá-lo de seu destino eterno. Isso é o que a fornicação faz em grau único. Embora a fornicação seja εἰς τὸ ἴδον ς, outros pecados são ἐκτὸς τοῦ ς. Uma frase é o oposto da outra. O que Paulo afirma da fornicação ele nega de todos os outros pecados.

Em que sentido ele nega de todos os outros pecados que eles são pecados contra o próprio corpo? Se pressionado e feito absoluto, a negação se torna um paradoxo. Ele acabou de nos dizer (versículos 9, 10) que há muitos pecados que excluem o seu autor do Reino, e que, portanto, privam o corpo de sua vida futura em Cristo. Obviamente, ele está aqui falando relativamente e por comparação. Todos os outros pecados são ἐκτὸς τοῦ ς, no sentido de que eles não, tão diretamente quanto a fornicação, alienam o corpo de Cristo, sua Vida e seu Objetivo.

Essa explicação se torna mais clara se compararmos as palavras do nosso Senhor (Mateus 12:31): “Por isso, digo a vocês que todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” Também aqui a linguagem pode ser comparativa. Sabemos abundantemente pelas Escrituras que há perdão para todo pecado, se buscado corretamente. Na primeira sentença, o Salvador não proclama uma anistia absoluta e indiscriminada para todo outro pecado, qualquer pecado, não arrependido e não absolvido, é um αἰώνιον ἀμάρτημα (Marcos 3:29). Nenhuma sentença deve ser pressionada além de seu propósito a um sentido absoluto. Mas o pecado contra o Espírito é tão incomparavelmente menos perdoável do que qualquer outro, que, em comparação com ele, podem ser considerados como veniais. Aquele que peca contra o Espírito está erguendo uma barreira, insuperável em um grau único, contra seu próprio perdão. Da mesma forma, as palavras ἐκτὸς τοῦ ς. ἐστι não são preditas absoluta ou incondicionalmente de “todo pecado que um homem comete”: elas apenas afirmam que outros pecados “ficam aquém da importância perniciosa do pecado sensual” com seu ataque direto ao princípio dominante, τὸ σῶμα τῷ Κυρίῳ compare com Oseias 6:6: “Quero misericórdia, e não sacrifício”, o que não significa que o sacrifício é proibido, mas que a misericórdia é muito superior. Lucas 10:20, Lucas 10:14:12, Lucas 10:13, Lucas 10:23:28 são semelhantes. Compare com 9:10, 10:24, 33. [Robertson, 1911]

19 Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, o qual está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Comentário A. R. Fausset

Ou não sabeis…Prova de que “aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo” (1Coríntios 6:18).

vosso corpo – não “corpos”. Assim como em 1Coríntios 3:17, onde ele representou toda a companhia de crentes (almas e corpos), ou seja, a igreja, como “templo de Deus”, pelo Espírito; aqui, o corpo de cada indivíduo da igreja é visto como o “templo do Espírito Santo”. Assim como em João 17:23, que prova que não apenas a igreja, mas também cada membro dela, é “o templo do Espírito Santo”. Embora os vários membros formem um único templo, o todo coletivamente é o que cada um é individualmente em miniatura. Assim como os judeus tinham apenas um templo, da mesma forma, em sentido pleno, todas as igrejas cristãs e crentes individuais formam apenas um templo. Portanto, “vosso [plural] corpo” é distinguido aqui de “SEU PRÓPRIO [particular ou individual] corpo” (1Coríntios 6:18). Ao pecar contra este último, o que pratica imoralidade sexual peca contra “vosso (ideal) corpo”, o de “Cristo”, cujos “corpos são os membros” (1Coríntios 6:15). Nisso consiste o pecado da imoralidade sexual, que é um sacrílegio do templo de Deus para fins profanos. O Espírito invisível, mas muito mais eficiente, de Deus no templo espiritual agora assume o lugar da Shekinah visível no antigo templo material. O homem inteiro é o templo; a alma é o santuário interior; a compreensão e o coração, o lugar sagrado; e o corpo, o pórtico e o exterior do edifício. A castidade é a guardiã do templo para evitar que algo impuro entre, o que poderia provocar o Deus que habita a abandoná-lo como profanado [Tertuliano, Sobre o Vestuário das Mulheres]. Ninguém além de Deus pode reivindicar um templo; aqui, o Espírito Santo é designado um; portanto, o Espírito Santo é Deus.

não sois de vós mesmos. O que pratica imoralidade sexual trata seu corpo como se fosse “dele mesmo”, para dar a uma prostituta, se assim quiser (1Coríntios 6:18; compare 1Coríntios 6:20). Mas não temos o direito de dar nosso corpo que é do Senhor à outro. Na escravidão antiga, a pessoa do servo era totalmente propriedade do senhor, não era sua própria. A compra era uma das formas de adquirir um escravo. O homem se vendeu ao pecado (1Reis 21:20; Romanos 7:14). Cristo o compra para si, para servi-lo (Romanos 6:16-22). [Fausset, 1866]

20 Porque vós fostes comprados por alto preço; então glorificai a Deus em vosso corpo.

Comentário A. R. Fausset

comprados por alto preço. Portanto, o sangue de Cristo é estritamente um resgate pago à justiça de Deus pelo amor de Deus em Cristo para nossa redenção (Mateus 20:28; Atos 20:28; Gálatas 3:13; Hebreus 9:12; 1Pedro 1:18, 19; 2Pedro 2:1; Apocalipse 5:9). Ao mesmo tempo que Ele nos libertou da obrigação de punição, Ele nos impôs uma nova obrigação de obediência (1Coríntios 7:22-23). Se o aceitarmos como nosso Profeta para nos revelar a Deus, e nosso Sacerdote para expiar por nós, também devemos aceitá-Lo como nosso Rei para governar-nos como inteiramente d’Ele, apresentando todo sinal de nossa lealdade (Isaías 26:13).

em vosso corpo – como “em” um templo (comparar João 13:32; Apocalipse 12:1; Filipenses 1:20).

e em vosso espírito, que são de Deus – não nos manuscritos e versões mais antigos, e não é necessário para o sentido, pois o contexto se refere principalmente ao “corpo” (1 Coríntios 6:16, 18, 19). O “espírito” é mencionado incidentalmente em 1Coríntios 6:17, o que talvez tenha dado origem à interpolação, inicialmente escrita na margem e posteriormente inserida no texto. [Fausset, 1866]

<1 Coríntios 5 1 Coríntios 7>

Visão geral de 1Coríntios

Na sua Primeira Epístola aos Coríntios, “Paulo mostra aos novos cristãos de Corinto que até os problemas mais complexos da nossa vida podem ser abordados através da lente do evangelho”. Tenha uma visão geral da carta através deste breve vídeo (8 minutos) produzido pelo BibleProject.

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.