Bíblia, Revisar

1 Coríntios 6

1 Algum de vós, tendo um assunto contra outro, ousa ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

Desafio – Esta palavra implica traição contra a fraternidade cristã (Bengel).

perante os injustos – Os juízes dos gentios são aqui chamados por um epíteto apropriado ao assunto em questão, a saber, um referente à justiça. Embora todos os gentios não fossem totalmente injustos, ainda assim, na visão mais elevada da justiça, que considera Deus o Juiz Supremo, eles são assim: cristãos, por outro lado, como a respeito de Deus como a única Fonte da justiça, não devem esperar justiça deles.

antes … santos – Os judeus no exterior foram autorizados a remeter suas disputas aos árbitros judeus [Josefo, Antiguidades, 14.10, 17]. Assim, os cristãos foram autorizados a ter árbitros cristãos.

2 Não sabeis que os santos julgarão ao mundo? E se o mundo é julgado por vós, por acaso sois vós indignos de julgar as coisas mínimas?

Não sabeis – como verdade universalmente reconhecida pelos cristãos? Apesar de toda a sua glória em seu “conhecimento”, você está agindo de forma contrária (1Co 1:4-5; 1Co 8:1). Os manuscritos mais antigos têm “ou” antes de “não sabeis”; isto é o Quê! (expressando surpresa) não sabeis vós…

santos julgarão – isto é, “governar”, incluindo o julgamento: como assessores de Cristo. Mt 19:28, “julgar”, isto é, “reinar”. (Veja Sl 49:14; Dn 7:2227; Ap 2:26;  Ap 3:21; Ap 20:4). Há uma distinção traçada por expositores capazes entre os santos que julgam ou governam, e o mundo que é governado por eles: como há entre os doze apóstolos eleitos (Mt 20:23) que se sentam nos tronos julgando, e as doze tribos de Israel que são julgados por eles. Reinar e ser salvo não é necessariamente sinônimo. Assim como Jeová empregou anjos para aplicar sua lei quando desceu ao Sinai para estabelecer Seu trono em Israel, assim, em Sua vinda, os santos administrarão o reino para, e sob Ele. As nações da terra, e Israel o primeiro, em carne, serão, neste ponto de vista, os sujeitos do governo do Senhor e Seus santos em corpos glorificados. O erro dos pré-milenaristas foi que eles tomaram a visão meramente carnal, restringindo o reino à parte terrestre. Esta parte deve ter lugar com a adesão de bênçãos espirituais e temporais, como a presença de Cristo deve produzir. Além desta glória terrena, haverá a glória celestial dos santos reinando em corpos transfigurados, e mantendo tal relacionamento abençoado com homens mortais, como os anjos tinham com os homens da antiguidade, e como Cristo, Moisés e Elias, em glória, tinham com Pedro Tiago e João, em carne e osso na transfiguração (2Tm 2:12; 2Pe 1:16-18). Mas aqui o “mundo” parece ser o mundo incrédulo que deve ser “condenado” (1Co 11:22), ao invés do mundo inteiro, incluindo as nações sujeitas que devem ser trazidas sob o domínio de Cristo; no entanto, pode incluir tanto aqueles a serem condenados, com os anjos maus e aqueles prestes a serem levados em obediência ao domínio de Cristo com Seus santos. Compare Mt 25:3240, “todas as nações”, “destes menores dos meus irmãos” nos tronos com Ele. O acontecimento decidirá a verdade dessa visão.

julgado por vós – ou, antes de você (compare 1Co 3:22).

coisas mínimas – As questões terrestres mais importantes são infinitamente pequenas comparadas com aquelas a serem decididas no dia do julgamento. [JFB]

3 Não sabeis que julgaremos aos anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

julgaremos aos anjos – a saber, anjos maus. Nós, que somos agora “um espetáculo para os anjos”, devemos então “julgar os anjos”. Os santos se unirão para aprovar a sentença final do Juiz sobre eles (Jd 1:6). Talvez também os anjos bons recebam do juiz, com a aprovação dos santos, honras maiores.

4 Pois se tiverdes assuntos em juízo, relativos a coisas desta vida, vós pondes como juízes aos que são menos estimados pela igreja?

julgamentos – isto é, casos para julgamento.

menos estimados – literalmente, “aqueles de não estima”. Qualquer, no entanto baixa na Igreja, em vez de os pagãos (1Co 1:28). Questões de propriedade terrena são de consequência secundária aos olhos dos verdadeiros cristãos, e são, portanto, delegadas àqueles em posição secundária na Igreja.

5 Eu digo isto para vos envergonhar. Não há entre vós algum sábio, nem pelo menos um, que não possa julgar entre seus irmãos?

vos envergonhar – Assim ele verifica seu espírito inchado (1Co 5:2; compare com 1Co 15:34). Para envergonhá-lo de sua atual conduta indigna de litígio perante os pagãos, eu disse (1Co 6:4), “Coloque o menos estimado na Igreja para julgar.” Melhor ainda, do que o seu curso atual.

É assim? – Você está em um estado tão indefeso, etc.?

Não há entre vós algum sábio – embora você admire tanto a “sabedoria” em outras ocasiões (1Co 1:5, 1Co 1:22). Paulo alude provavelmente ao título, “cachain”, ou sábio, aplicado a cada rabino nos conselhos judaicos.

nem pelo menos um – nem mesmo um, entre tantos reputados entre vocês por sabedoria (1Co 3:18; 1Co 4:6).

deve ser capaz – quando aplicado a.

irmãos – literalmente, “irmão”; isto é, julgue entre irmão e irmão. Como cada caso deveria surgir, o árbitro deveria ser escolhido do corpo da igreja, uma pessoa tão sábia quanto o carisma ou dom do governo da igreja.

6 Mas irmão vai a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos?

Mas – respondendo enfaticamente a questão no final de 1Co 6:5, no negativo. Traduzir, “não”, etc.

7 Porém já é uma falta entre vós, por entre vós haverdes disputas. Por que não aceitais serdes injustiçados? Por que não aceitais o prejuízo?

totalmente uma falha – literalmente, “uma falha” (não tão forte quanto o pecado). Você está indo a lei é um pouco aquém de seus altos privilégios, para não dizer que você está fazendo isso antes dos incrédulos, o que agrava isso.

antes, tome errado – (Pv 20:22; Mt 5:39, Mt 5:40); isto é, “sofram para serem injustiçados”.

8 Mas vós mesmos injustiçais e prejudicais, e isto aos irmãos.

vós enfáticos. Ye, a quem o seu Senhor ordenou para devolver o bem pelo mal, pelo contrário, “fazer errado (tomando) e defraudar” (retendo o que lhe é confiado; ou “defraudar” marca o efeito do “errado” feito, ou seja, a perda infligida). Não somente não suportais, mas infliges injustiças.

9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não erreis: nem os pecadores sexuais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os sexualmente efeminados, nem os homens que fazem sexo com homens,

Iníquo – Traduza: “Fazedores do errado”: ​​referindo-se a 1Co 6:8 (compare Gl 5:21).

reino de Deus – que é um reino de justiça (Rm 14:17).

fornicadores – aludindo a 1Co 5:1-13; também abaixo, 1Co 6:12-18 12-18.

efeminados – autopolinizadores, que se submetem a luxúrias antinaturais.

10 Nem os ladrões, nem os gananciosos, nem os beberrões, nem os maldizentes, nem os extorsores herdarão o Reino de Deus.
11 E isto alguns de vós éreis. Mas já estais lavados, e santificados, e justificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.

já estais lavados – A voz do meio grego expressa: “Tendes lavado.” Esta lavagem implica a admissão aos benefícios da salvação de Cristo em geral; das quais as partes são; (1) Santificação, ou a colocação à parte do mundo, e adoção na Igreja: assim “santificado” é usado 1Co 7:14; Jo 17:19 Compare 1Pe 1:2, onde, ao contrário, parece significar a separação de alguém como consagrado pelo Espírito no propósito eterno de Deus. (2) Justificação da condenação pela justiça de Deus em Cristo pela fé (Rm 1:17). Então Paraeus. A ordem de santificação antes da justificação mostra que ela deve ser tomada assim, e não no sentido de santificação progressiva. “Lavado” precede a ambos, e assim deve se referir ao novo nascimento de água do cristão, o sinal do ambiente interior à parte do Senhor pela inspiração do Espírito como a semente da nova vida (Jo 3:5; Ef 5:26; Tt 3:5; Hb 10:22). Paulo (compare o Serviço Batismal da Igreja da Inglaterra), na caridade e fé no ideal da Igreja, presume que o batismo realiza seu desígnio original, e que aqueles externamente batizados interiormente entram em comunhão vital com Cristo (Gl 3:27). Ele apresenta o grande ideal que somente aqueles perceberam em quem o batismo interior e exterior se uniram. Ao mesmo tempo, ele reconhece o fato de que, em muitos casos, isso não é válido (1Co 6:8-10), deixando a Deus decidir quem realmente é “lavado”, enquanto ele apenas decide sobre princípios gerais amplos.

em nome de … Jesus e pelo Espírito – em vez disso, “no Espírito”, isto é, por sua habitação. Ambas as sentenças pertencem aos três – “lavados, santificados, justificados”.

de Deus – O “nosso” lembra que, em meio a todas as suas repreensões, Deus ainda é o Deus comum de si mesmo e deles.

12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, porém eu não deixarei me sujeitar por coisa alguma.

1Co 6:12-20. Refutação da defesa antinomiana da fornicação como se fosse legal porque as carnes são assim.

Todas as coisas me são lícitas – Estas, que foram as próprias palavras de Paulo em uma ocasião anterior (para os Coríntios, compare 1Co 10:23 e Gl 5:23), foram feitas um pretexto para desculpar a ingestão de carnes oferecidas a ídolos, e assim do que foi geralmente relacionado com a idolatria (At 15:29), “fornicação” (talvez na carta dos Coríntios para Paulo, 1Co 7:1). A observação de Paulo referia-se apenas a coisas indiferentes: mas eles desejavam tratar a fornicação como tal, alegando que a existência de apetites corporais provava a legalidade de sua gratificação.

me – Paul dando-se como uma amostra dos cristãos em geral.

mas eu – o que os outros fazem, eu não vou, etc.

lícito … trazido sob o poder – As palavras gregas são da mesma raiz, de onde há uma brincadeira com as palavras: Todas as coisas estão em meu poder, mas eu não serei trazido sob o poder de nenhuma delas (as “todas as coisas” ”). Aquele que comete “fornicação”, se distancia de seu próprio poder ou liberdade legítimos, e é “trazido sob o poder” de uma prostituta (1Co 6:15; compare com 1Co 7:4). O “poder” deve estar nas mãos do crente, não nas coisas que ele usa (Bengel); senão a sua liberdade é perdida; ele deixa de ser seu próprio mestre (Jo 8:34-36 Gl 5:13; 1Pe 2:16; 2Pe 2:19). Coisas ilegais arruinam milhares; Coisas “lícitas” (ilegalmente usadas), dez mil.

13 A comida é para o estômago, e o estômago é para a comida; mas Deus os aniquilará, tanto a um, como ao outro. Porém o corpo não é para o pecado sexual, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo.

O argumento extraído da indiferença de carnes (1Co 8:8; Rm 14:14; Rm 14:17; compare com Mc 7:18; Cl 2:20-22) com o da fornicação não é válido. As carnes indubitavelmente são indiferentes, uma vez que tanto elas como a “barriga” para a qual são criadas devem ser “destruídas” no futuro estado. Mas “o corpo não é (criado) para fornicação, mas para o Senhor; e o Senhor pelo corpo ”(como seu Redentor, que assumiu o corpo):“ E Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará ”(que são nossos corpos): portanto, o“ corpo ”não é como o “ventre” depois de ter servido temporariamente para ser destruído: “aquele que comete fornicação peca contra o seu próprio corpo” (1Co 6:18). Portanto, a fornicação não é indiferente, pois é um pecado contra o próprio corpo, que, como o Senhor por quem foi criado, não deve ser destruído, mas ressuscitado para a existência eterna. Assim, Paulo dá aqui o germe dos três assuntos tratados nas seções seguintes: (1) A relação entre os sexos. (2) A questão das carnes oferecidas aos ídolos. (3) A ressurreição do corpo.

aniquilará – na vinda do Senhor para mudar os corpos naturais dos crentes em corpos espirituais (1Co 15:44, 1Co 15:52). Há uma essência real subjacente aos fenômenos superficiais da atual organização temporária do corpo, e esse germe essencial, quando todas as partículas são dispersas, envolve a futura ressurreição do corpo incorruptível.

14 E Deus ressuscitou ao Senhor, e também por seu poder nos ressuscitará.

(Rm 8:11)

levantado – em vez disso, “levantado”, para distingui-lo de “nos levantará”; o grego do último sendo um composto, o primeiro um verbo simples. Os crentes serão levantados do resto dos mortos (ver em Fp 3:11); a primeira ressurreição (Ap 20:5).

nos – Aqui ele fala da possibilidade de ele ser achado na sepultura quando Cristo vier; em outro lugar, do seu ser possivelmente encontrado vivo (1Ts 4:17). Em qualquer caso, a vinda do Senhor, em vez da morte, é o grande objetivo da expectativa do cristão (Rm 8:19).

15 Não sabeis vós que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? De maneira nenhuma!

Retomando o pensamento em 1Co 6:13, “o corpo é para o Senhor” (1Co 12:27; Ef 4:12, Ef 4:15, Ef 4:16; Ef 5:30).

devo então – como é o caso.

Tomarei – espontaneamente alienando-os de Cristo. Pois eles não podem ser ao mesmo tempo “os membros de uma prostituta” e “de Cristo” (Bengel). É um fato não menos certo do que misterioso, que a ruína moral e espiritual é causada por tais pecados; que a sabedoria humana (quando não revelada pela revelação) considera ações inocentes como comer e beber (Conybeare e Howson).

16 Ou não sabeis que o que se junta sexualmente com uma prostituta se torna um só corpo com ela ? Porque a Escritura diz: Os dois serão uma só carne.

Justificação de ter chamado fornicators “membros de uma prostituta” (1Co 6:15).

juntou – por intercurso carnal; literalmente, “cimentado para”: clivando para.

um corpo – com ela.

diz ele – Deus falando por Adão (Gn 2:24; Mt 19:5). “Aquele que os fez no princípio disse”, etc. (Ef 5:31).

17 Mas o que se junta com o Senhor, com ele se torna um só espírito.

um só espírito – com ele. No caso de união com uma prostituta, o fornicador torna-se um “corpo” com ela (não um “espírito”, pois o espírito que normalmente é o órgão do Espírito Santo no homem, está no carnal tão sobreposto com o sensual que é ignorado por completo). Mas o crente não apenas tem seu corpo santificado pela união com o corpo de Cristo, mas também se torna “um espírito” com Ele (Jo 15:1-7; Jo 17:21; 2Pe 1:4; compare Ef 5:23-32; Jo 3:6).

18 Fugi do pecado sexual. Todo pecado que o ser humano comete é fora do corpo; mas o que pratica pecado sexual, peca contra seu próprio corpo.

Fugir – A única segurança em tais tentações é fuga (Gn 39:12; Jó 31:1).

Todo pecado – O grego é forçado. “Todo pecado, seja o que for que o homem faça”. Todos os outros pecados; até mesmo gula, embriaguez e auto-assassinato são “sem”, isto é, comparativamente externos ao corpo (Mc 7:18; compare com Pv 6:30-32). Ele certamente fere, mas ele não alienar o próprio corpo; o pecado não é terminado no corpo; ele prefere pecar contra os acidentes que perecem do corpo (como a “barriga” e a organização temporária atual do corpo) e contra a alma do que contra o corpo em sua essência permanente, projetada “para o Senhor”. o fornicador aliena aquele corpo que é do Senhor, e o torna um com o corpo de uma prostituta, e assim “peca contra o seu próprio corpo”, isto é, contra a veracidade e natureza de seu corpo; não um mero efeito sobre o corpo de fora, mas uma contradição da verdade do corpo, forjado dentro de si (Alford).

19 Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, o qual está em vós, o qual tendes de Deus, e que não sois de vós mesmos?

O que? não sabeis vós? Prova de que “aquele que fornica pecar contra o seu próprio corpo” (1Co 6:18).

vosso corpo – não “corpos”. Como em 1Co 3:17, ele representava toda a companhia dos crentes (almas e corpos), isto é, a Igreja, como “o templo de Deus”, o Espírito; então aqui, o corpo de cada indivíduo da Igreja é visto como o ideal “templo do Espírito Santo”. Assim, Jo 17:23, que prova que não apenas a Igreja, mas também cada membro dela, é “o templo de o Espírito Santo. ”Ainda assim, muitos dos vários membros formam um templo, sendo todo coletivamente o que cada um é em miniatura individualmente. Assim como os judeus tinham apenas um templo, assim, no mais pleno sentido, todas as igrejas cristãs e crentes individuais formam apenas um templo. Assim, “SEU corpo [plural]” é distinguido aqui de “SEU PRÓPRIO corpo [particular ou individual]” (1Co 6:18). Ao pecar contra o último, o fornicador peca contra “o seu corpo (ideal)”, o de “Cristo”, cujos “membros são os seus corpos” (1Co 6:15). Neste consiste o pecado da fornicação, que é uma profanação sacrílega do templo de Deus para usos profanos. O invisível, mas muito mais eficiente, Espírito de Deus no templo espiritual agora toma o lugar da visível Shekinah no antigo templo material. O homem todo é o templo; a alma é o mais íntimo santuário; o entendimento e o coração, o lugar santo; e o corpo, o alpendre e o exterior do edifício. A castidade é a guardiã do templo para impedir qualquer entrada impura que possa provocar a habitação do Deus a abandoná-lo como profanado [Tertuliano, Sobre o Vestuário das Mulheres]. Ninguém além de Deus pode reivindicar um templo; aqui o Espírito Santo é designado a um; portanto, o Espírito Santo é Deus.

não o seu próprio – O fornicador trata seu corpo como se fosse “seu”, para dar a uma prostituta se lhe agrada (1Co 6:18; compare com 1Co 6:20). Mas não temos o direito de alienar nosso corpo que é do Senhor. Na antiga servidão, a pessoa do servo era inteiramente propriedade do senhor, não dele próprio. A compra era uma das formas de adquirir um escravo. O homem se vendeu ao pecado (1Rs 21:20; Rm 7:14). Cristo o compra para si mesmo, para servi-lo (Rm 6:6-22).

20 Porque vós fostes comprados por alto preço; então glorificai a Deus em vosso corpo.

comprados por alto preço – Portanto, o sangue de Cristo é estritamente um resgate pago à justiça de Deus pelo amor de Deus em Cristo para nossa redenção (Mt 20:28; At 20:28; Gl 3:13; Hb 9:12, 1Pe 1:18, 1Pe 1:19, 2Pe 2:1, Ap 5:9). Enquanto Ele assim tirou a nossa obrigação de punição, Ele colocou sobre nós uma nova obrigação de obediência (1Co 7:22, 1Co 7:23). Se nós O aceitarmos como nosso Profeta para revelar Deus a nós, e nosso Sacerdote nos expiar, devemos também aceitá-lo como nosso Rei para nos governar como totalmente Dele, apresentando cada sinal de nossa fidelidade (Is 26:13).

em seu corpo – como “em” um templo (compare Jo 13:32; Rm 12:1; Fm 1:20).

e em seu espírito, que são de Deus – não nos mais antigos manuscritos e versões, e não necessários para o sentido, pois o contexto refere-se principalmente ao “corpo” (1Co 6:16, 1Co 6:18, 1Co 6:19). O “espírito” é mencionado incidentalmente em 1Co 6:17, que talvez deu origem à interpolação, inicialmente escrita na Margem, depois inserida no texto.

<1 Coríntios 5 1 Coríntios 7>

Introdução à 1 Coríntios 6

Litígio de cristãos em tribunais pagãos censurado: Sua própria existência trai um espírito errado: Melhor suportar o mal agora, e daqui por diante os praticantes do erro serão excluídos do céu.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Coríntios.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.