Bíblia, Revisar

Malaquias 3

O Messias está vindo, precedido por seu precursor, para punir os culpados por vários pecados e para recompensar aqueles que temem a Deus

1 Eis que eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho adiante de mim; e de repente virá a seu templo o Senhor a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais. Eis que ele vem,diz o SENHOR dos exércitos.

Eis – chamando atenção especial para as verdades momentosas que se seguem. Você pergunta, incrédulo: Onde está o Deus do juízo (Ml 2:7)? “Eis que”, portanto, “eu mando”, etc. A sua incredulidade não impedirá que eu cumpra o Meu pacto, e faça acontecer no devido tempo o que disseres que nunca se cumprirá.

Eu vou enviar … ele virá – O Pai envia o Filho: o Filho vem. Provando a distinção de personalidade entre o Pai e o Filho.

meu mensageiro – João Batista; como Mt 3:3; Mt 11:10; Mc 1:2, Mc 1:3; Lc 1:76; Lc 3:4; Lc 7:26, Lc 7:27; Jo 1:23, prove. Esta passagem de Malaquias repousa evidentemente na de seu predecessor Isaías (Is 40:3-5). Talvez também, como Hengstenberg pensa, “mensageiro” inclua a longa lista de profetas chefiados por Elias (daí seu nome é colocado em Ml 4:5 como um nome representativo), e terminando em João, o último e maior dos profetas (Mt 11:9-11). João como o profeta representante (o precursor do Messias, o representante Deus-homem) reuniu em si todos os traços espalhados da profecia anterior (portanto, Cristo o denomina “muito mais do que um profeta”, Lc 7:26), reproduzindo toda a sua horrível e mas declarações inspiradoras: sua vestimenta grosseira, como a dos profetas antigos, sendo uma exortação visível ao arrependimento; o deserto no qual ele pregava simbolizando o estado estéril e sem vida dos judeus naquela época, política e espiritualmente; seus temas são pecado, arrependimento e salvação, apresentando pela última vez o condensado epítome de todos os ensinamentos anteriores de Deus por Seus profetas; de modo que ele é chamado eminentemente “mensageiro” de Deus. Por isso, a mais antiga e verdadeira leitura de Mc 1:2 é “como está escrito no profeta Isaías”; a dificuldade disso é, como pode a profecia de Malaquias ser referida a Isaías? A explicação é: a passagem em Malaquias se baseia no que está em Is 40:3 e, portanto, a fonte original da profecia é mencionada para marcar essa dependência e conexão.

o Senhor – “Ha-Adon) em hebraico. O artigo assinala que é Jeová (Êx 23:17; Êx 34:23; compare com Js 3:11, Js 3:13). Compare Dn 9:17, onde o O Filho Divino é entendido por “por amor do Senhor”. Deus, o que fala, faz “o Senhor”, o “mensageiro da aliança”, um com Ele. “Eu enviarei… diante de Mim”, acrescentando: “O Senhor … virá ”, de modo que“ o Senhor ”deve ser um com o“ Eu ”, isto é, Ele deve ser Deus“ antes ”de quem foi enviado João. Como a divindade do Filho e Sua unicidade com o Pai são assim provadas , então a distinção de personalidade é provada por “eu envio” e Ele “virá”, como distinto um do outro. Ele também vem ao templo como “Seu templo”: marcando Seu divino senhorio sobre ele, em contraste com todas as criaturas. , que são apenas “servos” nela (Ag 2:7; Hb 3:2; Hb 3:5; Hb 3:6).

a quem vós buscais, o mensageiro do pacto a quem vós desejais (ver em Ml 2:17). Na Sua primeira vinda, eles “procuraram” e “deleitaram-se” na esperança de um Salvador temporal: não no que Ele era então. No caso daqueles a quem Malaquias em seu tempo se dirige, “a quem buscais … deleitam-se”, é irônico. Eles incrédulos perguntaram: Quando Ele virá finalmente? Ml 2:17, “Onde está o Deus do juízo” (Is 5:19; Am 5:18; 2Pe 3:3, 2Pe 3:4)? No caso do piedoso, o desejo pelo Messias era sincero (Lc 2:25, Lc 2:28). Ele é chamado de “Anjo da presença de Deus” (Is 63:9), também Anjo de Jeová. Compare suas aparições a Abraão (Gn 18:1, Gn 18:2, Gn 18:17, Gn 18:33), a Jacó (Gn 31:11; Gn 48:15, Gn 48:16), a Moisés no mato (Êx 3:2-6); Ele foi antes de Israel como o Shekinah (Êx 14:19), e entregou a lei no Sinai (At 7:38).

de repente – Este epíteto marca a segunda vinda, ao invés da primeira; o penhor daquela vinda inesperada (Lc 12:38-46; Ap 16:15) ao julgamento foi dado na expulsão judicial dos profanos que mudaram o dinheiro do templo pelo Messias (Mt 21:12, Mt 21:13), onde também como aqui Ele chama o templo Seu templo. Também na destruição de Jerusalém, mais inesperada pelos judeus, que até o último se enganaram com a expectativa de que o Messias aparecesse de repente como um salvador temporal. Compare o uso de “de repente” em Nm 12:4-10, onde Ele apareceu na ira.

mensageiro da aliança – ou seja, da antiga aliança com Israel (Is 63:9) e Abraão, em que a promessa aos gentios é finalmente incluída (Gl 4:16, Gl 4:17). O evangelho no primeiro advento começou com Israel, então abraçou o mundo gentio: assim também será no segundo advento. Todas as manifestações de Deus no Antigo Testamento, a aparição Shekinah e humana, foram feitas na pessoa do Filho Divino (Êx 23:20, Êx 23:21, Hb 11:26, Hb 12:26). Ele era o mensageiro da antiga aliança, assim como da nova.

2 Mas quem poderá suportar o dia de sua vinda? Quem conseguirá ficar de pé quando ele aparecer? Porque ele será como fogo do ourives, e como o sabão de lavandeiros.

(Ml 4:1; Ap 6:16-17). O Messias não viria, como esperavam, para elogiar os preconceitos da nação teocrática, mas para submeter seus princípios ao ardente teste de Sua verdade que busca o coração (Mt 3:10-12), e para destruir Jerusalém e os teocracia depois que eles O rejeitaram. Sua missão aqui é considerada como um todo desde o primeiro até o segundo advento: o processo de refinar e separar o piedoso do ímpio, começando durante a permanência de Cristo na terra, continuando desde então, e prestes a continuar até a separação final (Mt 25:31-46). O processo de refinamento, segundo o qual um terço dos judeus é refinado de suas impurezas como a  prata, enquanto dois terços morrem, é descrito em Zacarias 13:8-9 (compare Is 1:25). [JFB]

3 E ele se sentará como refinador e purificador da prata; pois ele limpará os filhos de Levi, e os refinará como o ouro e como a prata; então trarão ao SENHOR oferta com justiça.

se sentará – O purificador senta-se diante do cadinho, fixando o olho no metal e cuidando para que o fogo não seja muito quente, e mantendo o metal dentro, só até ele saber que a escória foi completamente removida ao ver sua própria imagem refletida (Rm 8:29) na massa brilhante. Assim, o Senhor no caso de seus eleitos (Jó 23:10; Sl 66:10; Pv 17:3; Is 48:10; Hb 12:10; 1Pe 1:7). Ele se sentará ao trabalho, não superficialmente, mas com amor paciente e justiça inabalável. O Anjo da Aliança, como em conduzir o seu povo para fora do Egito pela coluna de nuvem e fogo, tem um aspecto de terror para os seus inimigos, de amor aos seus amigos. O mesmo processo de separação acontece no mundo como em cada cristão. Quando os piedosos estiverem completamente separados dos ímpios, o mundo acabará. Quando a escória é retirada do ouro do cristão, ele será para sempre libertado da fornalha do julgamento. Quanto mais puro o ouro, mais quente o fogo agora; quanto mais branca a roupa, mais dura a lavagem [Moore].

limpará os filhos de Levi – dos pecados especificados acima. Os próprios levitas, os ministros de Deus, precisavam então de limpeza, tão universal era a depravação.

então trarão ao SENHOR oferta com justiça – como originalmente (Ml 2:6), não como ultimamente (Ml 1:7-14 ). Assim, os crentes, o sacerdócio espiritual (1Pe 2:5).

4 E a oferta de Judá e de Jerusalém será suave ao SENHOR, como nos dias antigos, e como nos anos passados.

como nos dias antigos – (Ml 1:11; 2:5-6). A oferta (“mincha” em hebraico) não é expiatória, mas oração, agradecimento e dedicação pessoal (Rm 12:1; Hb 13:15; 1Pe 2:5). [JFB]

5 E eu me achegarei a vós para o julgamento; e prontamente serei testemunha contra os feiticeiros e adúlteros, e contra os que juram falsamente, e os que oprimem o empregado em seu salário, a viúva, e o órfão, e pervertem o direito do estrangeiro, e não me temem,diz o SENHOR dos exércitos.

me achegarei a vós para o julgamento – eu, a quem pedistes, dizendo: Onde está o Deus de juízo? (Ml 2:17). Eu a quem vós consideras longínquo e lento em juízo, estou “próximo”, e virá como “testemunha veloz”; não apenas um juiz, mas também uma testemunha ocular contra feiticeiros; porque os meus olhos vêem todo pecado, embora pensem que eu não presto atenção. Os juízes terrenos precisam de testemunhas para habilitá-los a decidir corretamente: só eu não preciso de nenhum (Sl 10:11; Sl 73:11; Sl 94:7, etc).

feiticeiros – um pecado em que os judeus foram levados em conexão com suas esposas idólatras estrangeiras. Os judeus da época de Cristo também praticavam feitiçaria (At 8:9; At 13:6; Gl 5:20; Josefo [Antiguidades, 20.6; Guerras dos Judeus, 2.12.23]). Deve ser uma característica da última confederação anticristã, prestes a ser consumida pelo brilho da vinda de Cristo (Mt 24:24; 2Ts 2:9; Ap 13:13, Ap 13:14; Ap 16:13, Ap 16:14, e também Ap 9:21, Ap 18:23, Ap 21:8, Ap 22:15). O romanismo praticou isso; Existe uma ordem de exorcistas nessa Igreja.

adúlteros – (Ml 2:15, Ml 2:16).

 não me temem – a fonte de todos os pecados.

6 Porque eu o SENHOR, não me mudo; por isso que vós, filhos de Jacó, não sois consumidos.

o SENHOR – Jeová, um nome que implica sua fidelidade imutável no cumprimento de suas promessas: o nome da aliança de Deus para os judeus (Êx 6:3), chamado aqui de filhos de Jacó, em referência à aliança de Deus com aquele patriarca.

não me mudo – Vós estais equivocados ao concluir que, por eu ainda não ter executado juízo sobre os ímpios, eu mudei do que já fui: um Deus de juízo.

por isso que vósnão sois consumidos – O fato de você não serem consumidos, como você há muito tempo mereciam, é uma prova de Minha imutabilidade. Romanos 11:29: compare todo o capítulo, no qual a misericórdia de Deus reservada a Israel é feita inteiramente da fidelidade imutável de Deus para sua própria aliança de amor. Assim aqui, como está implícito na frase filhos de Jacó (Gn 28:13; 35:12). Eles são poupados porque eu sou Jeová, e eles filhos de Jacó; enquanto eu os poupo, eu também os castigarei; e enquanto eu os castigar, eu não os consumirei totalmente. A imutabilidade de Deus é a âncora da igreja. A perseverança dos santos é garantida, não por seu amor imutável a Deus, mas por Seu amor imutável por eles, e Seu propósito eterno e promessa em Cristo Jesus (Moore). Ele repreende sua ingratidão por eles transformam a sua longanimidade (Lm 3:22) em uma base para a negação cética de Sua vinda como Juiz (Sl 50:1,3-4,21; Ec 8:11-12; Is 57:11; Rm 2:4-10). [JFB]

7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes de minhas leis, e não as guardastes. Voltai-vos a mim, e eu me voltarei a vós, diz o SENHOR dos exércitos. Mas vós dizeis: Em que temos de voltar?

Desde os dias de vossos pais vos desviastes. Vós viveis como vossos pais, quando trouxeram sobre si mesmos o cativeiro babilônico, e quereis seguir os seus passos. Isto mostra que nada além da imutável longanimidade de Deus impediu que eles fossem “consumidos” há muito tempo (Ml 3:6).

Voltai-vos a mim em arrependimento.

e eu me voltarei a vós em bênçãos.

Em que temos de voltar? (Ml 3:16). A mesma insensibilidade à sua culpa continua: eles falam no tom de inocência ofendida, como se Deus os caluniasse. [JFU]

8 Pode o ser humano roubar a Deus? Vós, pois, me roubais. Mas vós dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

roubar – literalmente, “cobrir”: daí, defraudar. Vocês chamam defraudando Deus de nenhum pecado para ser “devolvido” (Ml 3:7)? Contudo, tendes feito isso a Mim em relação aos dízimos que me foram devidos, a saber, o décimo de todo o restante depois que as primícias foram pagas, a décima parte paga aos levitas por seu apoio (Lv 27:30-33). : um décimo pago pelos levitas aos sacerdotes (Nm 18:26-28): um segundo décimo pago pelo povo para o entretenimento dos levitas e suas próprias famílias, no tabernáculo (Dt 12:18): outro dízimo a cada três anos para os pobres, etc. (Dt 14:28, Dt 14:29).

ofertas – as primícias, não menos de um sexagésimo parte do milho, vinho e azeite (Dt 18:4; Ne 13:10; Ne 13:12). Os sacerdotes também tinham esse requinte, o décimo dos dízimos que eram o privilégio dos levitas. Mas eles apropriaram-se de todos os dízimos, roubando os levitas dos seus nove décimos; como também fizeram, de acordo com Josefo, antes da destruição de Jerusalém por Tito. Assim, duplamente Deus foi defraudado, os sacerdotes não cumpriram corretamente seus deveres sacrificiais e roubaram a Deus os serviços dos levitas, que foram expulsos pela indigência (Grotius).

9 Com maldição sois amaldiçoados porque vós me roubais, toda a nação.

amaldiçoados – (Ml 2:2). Como vós Me roubais, assim Eu vos roubo a vós, como eu ameacei que o faria, se continuásseis a desrespeitar-Me. Ao tentar enganar a Deus, nós apenas nos enganamos a nós mesmos. Os homens que retêm o dinheiro de Deus em seus tesouros o acharão uma possessão perdida. Nunca ninguém perdeu ainda por servir a Deus de todo o coração, nem conquistou servindo-o pela metade. Podemos comprometer-nos com a consciência por metade do preço, mas Deus não aprovará o compromisso; e, tal como Ananias e Safira, perderemos não só o que pensávamos ter comprado tão barato, mas também o preço que pagámos por ele. Se quisermos que Deus “abra” Seu tesouro, devemos abrir o nosso. Uma das causas da esterilidade da Igreja é a indiferença de seus membros (Moore). [JFB]

10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento em minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos exércitos, se não vos abrir as janelas dos céu, e derramar sobre vós bênção transbordante.

(Pv 3:9, Pv 3:10).

casa do tesouro – (2Cr 31:11; compare 1Cr 26:20; Ne 10:38; Ne 13:5, Ne 13:12).

provai-me nisto – com isto; ao fazê-lo. Teste-me se eu cumprirei Minha promessa de abençoar você, desde que você faça sua parte (2Cr 31:10).

pour … out – literalmente, “empty out”: imagem de um recipiente completamente vazio de seu conteúdo: nenhuma bênção é mantida de volta.

janelas do céu – (2Rs 2:7).

bênção transbordante – literalmente, “mesmo para não… suficiência”, isto é, como Versão Inglesa. Ou, mesmo assim, deve haver “não apenas” “suficiência”, mas superabundância [Jerônimo, Maurer]. Gesenius não traduz tão bem, “Mesmo para uma falha de suficiência”, que no caso de Deus nunca poderia surgir, e, portanto, significa para sempre, perpetuamente: assim Sl 72:5, “enquanto o sol e a lua durarem”; literalmente, “até um fracasso do sol e da lua”, o que nunca é ser; e, portanto, significa para sempre.

11 E por causa de vós repreenderei ao devorador, para não corrompa vosso fruto da terra; e vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos exércitos.

vós repreenderei – (Veja em Ml 2:3). Eu não irei mais “repreenderei a vossa descendência”, mas repreenderia todo agente que pudesse feri-la (Am 4:9).

12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis terra agradável,diz o SENHOR dos exércitos.

E todas as nações vos chamarão bem-aventurados – Cumprindo a bênção (Dt 33:29; Zc 8:13).

terra agradável – (Dn 8:9).

13 Vossas palavras têm sido duras contra mim, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: O que temos falado contra ti?

Ele percebe a queixa dos judeus de que não adianta servir a Jeová, porque os ímpios soberbos são felizes; e declara que logo trará o dia em que se saberá que ele estabelece uma distinção eterna entre o piedoso e o ímpio.

palavrasduras – assim como “as duras palavras que os ímpios pecadores falaram contra ele” (Jd 1:15) (Henderson).

O que temos falado contra ti? – O hebraico expressa de imediato a sua assiduidade e hábito de falar contra Deus (Vatablus). A forma nifal do verbo implica que estas coisas foram ditas, não diretamente a Deus, mas de Deus, uns aos outros (Ez 33:20) (Moore). [JFB]

14 Vós dizeis: É inútil servir a Deus; pois que proveito temos tido em guardarmos seus mandamentos e andarmos lamentando diante do SENHOR dos exércitos?

que nós… mantivemos, etc. – (Veja em Ml 2:17). Eles aqui retomam o mesmo murmúrio contra Deus. Jó 21:14, Jó 21:15; Jó 22:17 descreve um estágio adicional do mesmo espírito cético, quando o cético realmente deixou de manter o serviço de Deus. O Salmo 73: 1-14 descreve a tentação de um sentimento semelhante no santo ao ver o sofrimento realmente piedoso e o ímpio prosperar nos bens do mundo agora. Os judeus aqui confundem totalmente a natureza do serviço de Deus, convertendo-o em uma barganha mercenária; eles assistiam a observâncias externas, não de amor a Deus, mas na esperança de serem bem pagos na prosperidade exterior; quando isso foi negado, eles acusaram Deus de ser injusto, esquecendo igualmente que Deus requer motivos muito diferentes dos seus para acompanhar as observâncias externas, e que Deus recompensa mesmo o verdadeiro adorador nem tanto nesta vida, como na vida por vir.

seus mandamentos – literalmente, o que Ele exige para ser mantido, “Suas observâncias”.

andarmos lamentando – de vestes pesarosas, pano de saco e cinzas, os emblemas da penitência; eles se esquecem de Is 58:3-8, onde Deus, mostrando o que é verdadeiro jejum, da mesma forma repreende aqueles que então também disseram: Por que jejuamos e não vedes? Eles confundiram o programa externo com a verdadeira humilhação.

15 Chamemos de sortudos os soberbos, pois os que praticam perversidade prosperam; mesmo tentando a Deus, eles escapam.

Chamemos de sortudos os soberbos – Já que nós que servimos a Jeová não somos prósperos e os “orgulhosos” pagãos prosperam, devemos declará-los os favoritos de Deus (Ml 2:17; Sl 73:12).

configurar – literalmente, “construído”: metáfora da arquitetura (Pv 24:3; compare com Gn 16:2; Gn 30:3, Margem.)

tentando a Deus – ousar Deus para puni-los, quebrando suas leis (Salmo 95: 9).

16 Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram cada um a seu próximo, e o SENHOR prestou atenção e ouviu; e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem ao SENHOR, e para os que se honraram o seu nome.

Então, quando os ímpios proferem tais blasfêmias contra Deus, os piedosos conversam mutuamente, defendendo as boas ações de Deus contra esses blasfemos (Hb 3:13, onde também há referência, como aqui, a Salmos 95:1-11: compare com Hb 3:15). Assim como os ímpios falavam uns com os outros habitualmente em desacordo com as ações de Deus, assim os piedosos falam uns com os outros habitualmente em justificação e louvor das ações de Deus (compare com Mt 11:16-19). Sempre houve, nos tempos mais sombrios, um remanescente que temia a Deus (1Rs 19:18; Rm 11:4).

aqueles que temeram ao SENHOR. Temor reverencial e amoroso: não terror servil. Quando o fogo da religião abranda, os verdadeiros crentes devem aproximar-se mais uns dos outros, para manter a chama santa viva. Os carvões separados logo se apagam.

e o SENHOR prestou atenção e ouviu; e foi escrito um livro de memória diante dele para os que temem ao SENHOR – para seu proveito, no dia em que aqueles que forem encontrados fiéis entre os incrédulos receberão sua recompensa final. Os reis da Pérsia mantinham um registro daqueles que prestaram serviços ao rei, para que pudessem ser devidamente recompensados ​​(Et 6:1-2; compare com Et 2:23; 4:15; Sl 56:8; Is 65:6; Dn 7:10; Ap 20:12). [JFU]

17 E eles serão minha propriedade especial no dia que eu preparo, diz o SENHOR dos exércitos; e os pouparei como o homem que poupa a seu filho que lhe serve.

minha propriedade especial – (Is 62:3). Literalmente, “meu tesouro peculiar” (Êx 19:5; Dt 7:6; Dt 14:2; 26:18; Sl 135:4; Tt 2:14; 1Pe 2:9; compare com Ec 2:8). Calvino traduz mais de acordo com o idioma hebraico: “Eles serão o meu tesouro peculiar no dia em que eu o fizer” (isto é, cumprir a minha promessa de reunir a minha Igreja completa; ou “fazer” essas coisas preditas em Malaquias 3:5 acontecerem (Grotius)); assim, em Ml 4:3, “fazer” é usado de maneira absoluta, “no dia em que eu fizer isto”. Maurer, não tão bem, traduz, “no dia que eu farei”, isto é, designar como no Salmo 118:24.

como o homem que poupa a seu filho – (Sl 103:18). [JFB]

18 Então voltareis a ver a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não lhe serve.

Então voltareis a ver a diferença – Então vereis a falsidade da vossa calúnia contra o governo de Deus (Ml 3:15), que os “orgulhosos” e os maus prosperam. Não julgue antes do tempo até que Minha obra esteja completa. É em parte para testar a sua disposição de confiar em Deus, apesar das aparências desconcertantes, e, a fim de tornar o vosso serviço menos interesseiro, que o presente estado misturado é permitido; mas finalmente todos (“vós”, piedosos e ímpios) verão a diferença eterna que existe realmente “entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Sl 58:11). [JFB]

<Malaquias 2 Malaquias 4>

Leia também uma introdução ao Livro de Malaquias.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.