Bíblia, Revisar

Romanos 12

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Rm 12: 1-21. Deveres dos crentes, gerais e particulares.

O ensino doutrinário desta epístola é agora seguido por uma série de exortações ao dever prático. E primeiro, o dever abrangente.

Rogo-vos, pois – em vista de tudo o que foi adiantado na parte anterior desta epístola.

pelas misericórdias de Deus – aquelas misericórdias, cuja natureza livre e imerecida, o glorioso Canal, e os frutos salvadores foram abertos a tal ponto.

que apresenteis – Veja em Rm 6:133, onde temos a mesma exortação e a mesma palavra lá rendeu “rendimento” (como também em Rm 12:16,19).

vossos corpos – isto é, “vocês no corpo”, considerado como o órgão da vida interior. Como é através do corpo que todo o mal que está no coração não renovado surge em manifestação e ação palpável, assim é através do corpo que todos os princípios e afeições graciosos dos crentes se revelam na vida exterior. A santificação se estende ao homem todo (1Ts 5:23-24).

como sacrifício vivo – em glorioso contraste com os sacrifícios legais, que, salvo como foram mortos, não eram sacrifícios de modo algum. A morte do único “Cordeiro de Deus, tirando o pecado do mundo”, varreu todas as vítimas mortas do altar de Deus, para dar lugar aos próprios redimidos como “sacrifícios vivos” para Aquele que fez “Ele seja pecado por nós ”; enquanto todo ato de exaltar seu coração grato em louvor, e todo ato motivado pelo amor de Cristo, é em si um sacrifício a Deus de um sabor adocicado (Hb 13:15-16).

santo – Como as vítimas levíticas, quando oferecidas sem defeito a Deus, eram consideradas santas, assim também os crentes, “entregando-se a Deus como os que estão vivos dentre os mortos, e seus membros como instrumentos de justiça para Deus”, são, em Sua estimativa, não ritualmente mas realmente “santa”, e assim

aceitável – “bem agradável”

a Deus – não como as oferendas levíticas, meramente como símbolos designados de ideias espirituais, mas objetos, intrinsecamente, de complacência divina, em seu caráter renovado, e relações sinceras com Ele através de Seu Filho Jesus Cristo.

qual é o seu razoável – em vez disso, “racional”

culto – em contraste, não com a falta de sentido da idolatria, mas com a oferta de vítimas irracionais sob a lei. Nessa visão, a apresentação de nós mesmos, como monumentos vivos de misericórdia redentora, é aqui chamada de “nosso serviço racional”; e certamente é a ocupação mais racional e exaltada das criaturas razoáveis ​​de Deus. Então, 2Pe 1:5, “oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis ​​a Deus por meio de Jesus Cristo”.

2 E não vos conformeis com a presente era; mas transformai-vos pela renovação da vossa mentalidade, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

E não sejais conformados com este mundo – Compare Ef 2:2; Gl 1:4, grego.

mas seja transformado – ou “transfigurado” (como em Mt 17:2; e 2Co 3:18, grego).

pela renovação da vossa mentalidade – não por uma mera desconformidade externa com o mundo ímpio, muitas de suas ações em si mesmas podem ser virtuosas e louváveis; mas por uma transformação espiritual interior que torna toda a vida nova – nova em seus motivos e fins, mesmo onde as ações diferem em nada daquelas do mundo – novas, consideradas como um todo, e no sentido de serem totalmente Inatingível salvar através do poder constrangedor do amor de Cristo.

para que experimenteis – isto é, experimentalmente. (Sobre a palavra “experiência” veja em Rm 5:4, e compare 1Ts 5:10, onde o sentimento é o mesmo).

o que é isso – “o”

bom e aceitável – “bem agradável”

e perfeita vontade de Deus – Nós preferimos esta interpretação (com Calvino) àquilo que muitos críticos capazes [Tholuck, Meyer, De Wette, Fritzsche, Filipos, Alford, Hodge] adotam – “para provar,” ou “discernir vontade de Deus, [até] o que é bom, aceitável e perfeito. ”A vontade de Deus é“ boa ”, pois exige apenas o que é essencial e imutavelmente bom (Rm 7:10); é “agradável”, em contraste com tudo o que é arbitrário, exigindo apenas aquilo em que Deus tem complacência eterna (compare Mq 6:8 com Jr 9:24); e é “perfeito”, já que não exigia nada além da perfeição da criatura razoável de Deus, que, na medida em que alcança, reflete a própria perfeição de Deus. Tal então é o grande dever geral dos redimidos – AUTO-CONSAGRAÇÃO, em todo o nosso espírito, alma e corpo para Aquele que nos chamou para a comunhão de Seu Filho Jesus Cristo. Em seguida, siga deveres específicos, principalmente sociais; começando com a Humildade, a mais importante de todas as graças – mas aqui com referência especial aos dons espirituais.

3 Pois, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não se estime mais do que convém se estimar; em vez disso, cada um estime a si mesmo com bom senso, conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um.

Pois eu digo – autoritariamente

pela graça que me foi dada como apóstolo de Jesus Cristo; assim, exemplificando seu próprio preceito, recorrendo modestamente a esse ofício, que tanto justificava quanto exigia tanta clareza em relação a todas as classes.

para todo homem que está entre vocês, para não pensar, etc. – É impossível transmitir em bom inglês o jogo enfático, por assim dizer, que cada palavra aqui tem sobre a outra: “não ser altivo acima do que ele deveria para ser ocupado, mas para se ter uma mente sóbria ”[Calvin, Alford]. Esta é apenas uma maneira forte de caracterizar toda auto-elevação indevida.

conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um – a fé é aqui vista como a entrada para todas as outras graças, e assim como a faculdade receptiva da alma renovada – isto é, “como Deus deu a cada um capacidade de receber os dons e graças que Ele projeta para o bem geral ”.

4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função,

Porque assim como em um corpo temos muitos membros… – A mesma diversidade e ainda unidade obtém no corpo de Cristo, do qual todos os crentes são os vários membros, como no corpo natural.

5 assim também nós, ainda que muitos, somos um único corpo em Cristo; porém, individualmente, membros uns dos outros.
6 Temos, contudo, diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada: se é o de profecia, seja segundo a medida da fé;

Temos, contudo, diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada – aqui, observe-se, todos os dons dos crentes são vistos como comunicações da mera graça.

se – nós temos o dom de

profecia – isto é, de ensino inspirado (como em At 15:32). Qualquer um falando com autoridade divina – seja com referência ao passado, presente ou futuro – foi chamado de profeta (Êx 7:1).

se é o de profecia, seja segundo a medida da fé – em vez disso, “da nossa fé”. Muitos expositores romanos e alguns protestantes (como Calvino e Bengel, e, embora, hesitantemente, Beza e Hodge), tornam essa “analogia da fé”. entendendo por ele “o teor geral” ou “regra de fé”, divinamente entregue aos homens para sua orientação. Mas isto é contra o contexto, cujo objetivo é mostrar que, como todos os dons dos crentes estão de acordo com sua respectiva capacidade para eles, eles não devem ser inflados por causa deles, mas para usá-los puramente para seus próprios fins. .

7 se é o de serviço, seja em servir; se é o de ensino, seja em ensinar;

Ou ministério, vamos esperar – “estar ocupado com.”

nossa ministração – A palavra aqui usada importa qualquer tipo de serviço, desde o dispensar da palavra da vida (At 6:4) até a administração dos assuntos temporais da Igreja (At 6:1-3). O último parece destinado aqui, distinguindo-se de “profetizar”, “ensinar” e “exortar”.

ou aquele que ensina – Os professores são expressamente distinguidos dos profetas, e colocados atrás deles, como exercendo uma função inferior (At 13:1; 1Co 12:28-29). Provavelmente consistiu principalmente em abrir as orientações evangélicas das Escrituras do Antigo Testamento; e foi neste departamento, aparentemente, que Apolo mostrou seu poder e eloquência (At 18:24).

Spoiler title

o de exortação – Visto que toda pregação, seja por apóstolos, profetas ou mestres, foi seguida por exortação (At 11:2314:2215:32, etc.), muitos pensam que nenhuma classe específica é aqui em vista. Mas se a liberdade fosse dada a outros para se exercitarem ocasionalmente exortando os irmãos, geralmente, ou pequenos grupos dos menos instruídos, a referência pode ser para eles.

o que reparte – no exercício da benevolência privada, provavelmente, e não no cumprimento do dever diaconal.

com generosidade – assim a palavra provavelmente significa. Mas, como a simplicidade parece ser enunciada na sentença seguinte, mas em um mesmo verso, talvez o significado aqui seja “com liberalidade”, como a mesma palavra é dada em 2Co 8:29:11.

o que lidera – seja na Igreja ou em sua própria casa. Veja 1Tm 3:4-5, onde a mesma palavra é aplicada a ambos.

com diligência – com propósito sério.

o que usa de misericórdia, faça-o com alegria – não apenas sem relutância nem com problemas ou alívio pecuniário, mas sentindo que é “mais abençoado dar do que receber”, e ajudar do que ser ajudado.

9 O amor seja sem hipocrisia. Odiai o mal, e apegai-vos ao bem.

O amor seja sem hipocrisia – “Deixe seu amor não ser fingido” (como em 2Co 6:6; 1Pe 2:22; e veja 1Jo 3:18).

Odiai o mal, e apegai-vos ao bem – Que tom sublime de princípio moral e sentimento é aqui inculcado! Não é, abstenha-se de um e faça o outro; nem se afaste de um e vá para o outro; mas, Abhor o um, e agarre-se, com mais profunda simpatia, ao outro.

10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor de irmãos, preferindo honrar uns aos outros.

Seja, etc. – melhor: “No amor fraternal seja carinhoso um ao outro; em [dando, ou mostrando] honra, superando um ao outro. ”A palavra traduzida por“ preferir ”significa“ ir antes ”,“ tomar a dianteira ”, isto é,“ mostrar um exemplo ”. moralidade do mundo pagão! e embora o Cristianismo tenha mudado tanto o espírito da sociedade, que um certo desinteresse e auto-sacrifício brilha no caráter de não poucos que são parcialmente, se sob o poder transformador do Evangelho, são apenas aqueles que “ o amor de Cristo limita-se a não viver para si mesmo ”, que são capazes de agir completamente no espírito desse preceito.

11 Não sejais vagarosos em mostrardes empenho. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor.

Não sejais vagarosos em mostrardes empenho – A palavra traduzida por “negócios” significa “zelo”, “diligência”, “propósito”; denotando a energia da ação.

Servi ao Senhor – isto é, o Senhor Jesus (veja Ef 6:5-8). Outra leitura – “servir o tempo”, ou “uma ocasião” – que difere em grande parte, mas é uma leitura muito demorada, foi adotada por bons estratégicos [Luther, Olshausen, Fritzsche, Meyer]. Mas, como a autoridade do manuscrito é decididamente contra ela, também é importante; e comparativamente poucos a favorecem. Tampouco o sentido que ele produz é muito cristão.

12 Alegrai-vos na esperança. Sede pacientes na aflição. Perseverai na oração.

Alegrai-vos… – Aqui é mais animador manter uma ordem e os verbos do original: “Na esperança, regozijo; na tribulação, duradoura; em oração, perseverante ”. Cada um desses exercícios ajuda o outro. Se a nossa “esperança” de glória é tão garantida que é uma esperança alegre, o encontraremos o espírito de “perseverança na tribulação” natural e fácil; mas uma vez que é a “oração” que fortalece a fé que gera esperança e eleva-a a uma expectativa segura e alegre, e visto que nossa paciência na tribulação é alimentada por isso, veremos que tudo depende da nossa “perseverança na oração. “

13 Compartilhai com os santos em suas necessidades. Buscai ser hospitaleiros.

Buscai ser hospitaleiros – isto é, o entretenimento de estranhos. Em tempos de perseguição e antes da instituição geral das casas de entretenimento, a importância desse preceito seria sentida de imediato. No Oriente, onde essas casas ainda são raras, esse dever é considerado como o mais sagrado dos personagens [Hodge].

14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.

Abençoe – isto é, invoque por oração uma bênção.

os que vos perseguem… – Isto é tirado do Sermão da Montanha (Mt 5:44), que, das alusões feitas a ele, parece ter sido o celeiro da moralidade cristã entre as igrejas.

15 Alegrai-vos com os que se alegram, e chorai com os que choram.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorar – o “e” provavelmente deveria ser omitido.

com os que choram – Que belo espírito de simpatia pelas alegrias e tristezas dos outros é aqui inculcado! Mas é apenas uma fase encantadora do caráter altruísta que pertence a todo o cristianismo vivo. Que mundo será nosso quando este se tornar seu espírito reinante! Dos dois, no entanto, é mais fácil simpatizar com as tristezas de outrem do que com suas alegrias, porque num caso ele precisa de nós; no outro não. Mas apenas por essa razão, o último é o mais desinteressado e, portanto, o mais nobre.

16 Estimai-vos uns aos outros como semelhantes. Não fiqueis pensando com soberba; em vez disso, acompanhai-vos dos humildes. Não sejais sábios em vós mesmos.

Estar sendo”

da mesma mente uma em direção a outra – O sentimento do elo comum que liga todos os cristãos uns aos outros, qualquer que seja a diversidade de posição, cultivo, temperamento ou dons que possam obter entre eles, é a coisa aqui imposta. Em seguida, isso é retomado em detalhes.

Não se importa – “não se importando”

coisas altas – isto é, não acalentar propósitos e desejos ambiciosos ou aspirantes. Como isso brota da separação egoísta de nossos próprios interesses e objetos daqueles de nossos irmãos, por isso é bastante incompatível com o espírito inculcado na sentença anterior.

mas condescendente – “condescendente”

para os homens de baixa renda – ou (como alguns dizem as palavras), “inclinando-se para as coisas que são humildes”. Mas nós preferimos o primeiro.

Não sejais sábios em vós mesmos – Esta é apenas a aplicação da cautela contra a mente elevada à estimativa que fazemos do nosso próprio caráter mental.

17 A ninguém pagueis o mal com o mal; buscai fazer o que é certo diante de todos.

Recompensa – “Recompensar”, etc. – (Veja Rm 12:14).

Fornecer – “Fornecer”

coisas honestas – “honrosas”

diante de todos – A ideia (que é de Pv 3:4) é o cuidado que os cristãos devem tomar para se rebaixar a ponto de exigir o respeito de todos os homens.

18 No que for possível de vossa parte, tende paz com todos.

Se for possível – isto é, se os outros permitirem.

tanto quanto está em você – ou “depende de você”.

viva pacificamente – ou “fique em paz”.

com todos – A impossibilidade disto em alguns casos é insinuada, para manter o coração daqueles que, tendo feito o seu melhor sem sucesso para viver em paz, poderiam ser tentados a pensar que o fracasso era necessariamente devido a eles mesmos. Mas quão enfaticamente expressa é a injunção de não deixar nada de nossa parte impedir isso! Será que os cristãos eram inocentes a esse respeito?

19 Não vos vingueis por vós mesmos, amados. Em vez disso, dai lugar à ira divina, porque está escrito: A mim pertence a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

não vingueis, etc. – (Veja Rm 12:14).

Em vez disso, dai lugar à ira divina – isso geralmente é entendido como “mas dê espaço ou espaço para que a ira se gaste”. Mas, como o contexto mostra que a injunção é deixar vingança a Deus, “ira” aqui parece significar não a ofensa, que somos tentados a vingar, mas a ira vingadora de Deus (veja 2Cr 24:18), a qual somos intimados a esperar, ou dar espaço para. (Então os melhores intérpretes).

20 Mas se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Pois, quando fizeres isto, estarás amontoando brasas de fogo sobre a cabeça dele.

se o teu inimigo tiver fome… – Isto é retirado de Pv 25:21-22, que sem dúvida forneceu a base daqueles elevados preceitos sobre aquele assunto que formam o ponto culminante do Sermão da Montanha.

quando fizeres isto, estarás amontoando brasas de fogo sobre a cabeça dele – Como o amontoado de “brasas de fogo” está no Velho Testamento a expressão figurativa da vingança divina (Sl 140:10; Sl 11:6, etc.), a verdadeira O sentido dessas palavras parece ser: “Essa será a mais eficaz vingança – uma vingança sob a qual ele será capaz de se curvar” (So Alford, Hodge, etc.). Rm 12:21 confirma isso.

21 Não sejas vencido pelo mal, mas vence o mal com o bem.

Não seja vencido do mal – pois então você é a parte conquistada.

mas vence o mal com o bem – e então a vitória é sua; você subjugou seu inimigo no sentido mais nobre.

<Romanos 11 Romanos 13>

Introdução à Romanos 12

Note, (1) A misericórdia redentora de Deus em Cristo é, nas almas dos crentes, a fonte viva de toda a santa obediência (Rm 12:1).

(2) Como a redenção sob o Evangelho não é por vítimas irracionais, como sob a lei, mas “pelo precioso sangue de Cristo” (1Pe 1:18-19), e, consequentemente, não é ritual, mas real, então os sacrifícios que os crentes são agora chamados a oferecer são todos “sacrifícios vivos”; e estes – resumidos em auto-consagração ao serviço de Deus – são “santos e aceitáveis ​​a Deus”, compondo juntos “nosso serviço racional” (Rm 12:1).

(3) Nessa luz, o que devemos pensar do chamado “sacrifício incruento da missa, continuamente oferecido a Deus como propiciação pelos pecados tanto dos vivos como dos mortos”, que os adeptos de Roma A fé corrupta foi ensinada durante séculos para acreditar que é o ato mais elevado e mais sagrado do culto cristão – em oposição direta ao ensinamento sublime simples que os cristãos de Roma receberam primeiro (Rm 12:1).

(4) Os cristãos não devem sentir-se livres para se conformarem ao mundo, se apenas evitarem o que é manifestamente pecaminoso; mas antes, entregando-se ao poder transformador da verdade como é em Jesus, devem esforçar-se para exibir diante do mundo toda uma renovação de coração e vida (Rm 12:2).

(5) O que Deus deseja que os homens sejam, em toda a sua beleza e grandeza, é pela primeira vez realmente apreendido, quando “escrito não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em as tábuas carnudas do coração ”2Co 3:3 (Rm 12:2).

(6) A auto-suficiência e a luxúria do poder são peculiarmente desagradáveis ​​nos vasos de misericórdia, cujas respectivas graças e dons são todos uma confiança divina para o benefício do corpo comum e da humanidade em geral (Rm 12:3-4).

(7) Como o esquecimento disto tem sido a fonte de inumeráveis ​​e inexprimíveis males na Igreja de Cristo, os fiéis exercitam por todo cristão seu próprio ofício e dons peculiares, e o amoroso reconhecimento daqueles de seus irmãos, como todos igual importância em seu próprio lugar, colocaria uma nova face sobre a Igreja visível, para o grande benefício e conforto dos próprios cristãos e para a admiração do mundo ao seu redor (Rm 12:6-8).

(8) Qual seria o mundo, se fosse preenchido com cristãos tendo apenas um objeto na vida, acima de qualquer outro – para “servir ao Senhor” – e lançando a este serviço “alacridade” no cumprimento de todos os deveres, e permanecendo “calor de espírito” (Rm 12:11)!

(9) Oh, até onde a igreja viva está longe de exibir todo o caráter e espírito, tão maravilhosamente retratados nos últimos versos deste capítulo (Rm 12:12-21)! Que necessidade de um novo batismo do Espírito para isso! E quão “bela como a lua, clara como o sol e terrível como um exército com estandartes”, a Igreja se tornará, quando por tempo instintivo com este Espírito! O Senhor apressa isto a seu tempo!

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.