Bíblia, Revisar

Lucas 20

1 E aconteceu, num daqueles dias que, enquanto ele estava ensinando ao povo no Templo, e anunciando o Evangelho, vieram até ele os chefes dos sacerdotes, e os escribas com os anciãos.

Lc 20: 1-19. A autoridade de Jesus questionou, e Sua resposta – Parábola dos lavradores maus.

(Veja em Mt 21:23)

2 E falaram-lhe, dizendo: Dize-nos, com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem é o que te deu esta autoridade?

essas coisas – particularmente a clareira do templo.

3 E respondendo ele, disse-lhes: Também eu vos perguntarei algo, e dizei-me:
4 O batismo de João era do céu, ou dos homens?

batismo de João – todo o seu ministério e missão, dos quais o batismo era o selo.

5 E eles discutiam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Por que, então, vós não o crestes?

Por que, então, vós não o crestes? Isto é, em seu testemunho a Jesus, a soma de todo o seu testemunho.

6 E se dissermos: Dos homens, todo o povo nos apedrejará; pois estão convencidos de que João era profeta.
7 E responderam que não sabiam de onde era.

não sabiam de onde era – hipócritas tortuosos! Não é de admirar que Jesus não lhe deu resposta (Mt 7:6). Mas que dignidade e compostura nosso Senhor mostra quando Ele coloca sua questão sobre si mesmos!

8 E Jesus lhes disse: Nem eu vos direi com que autoridade eu faço estas coisas.
9 E começou a dizer ao povo esta parábola: Um certo homem plantou uma vinha, e a arrendou a uns lavradores, e viajou para outro país por muito tempo.

vinha – (Veja em Lc 13:6). Em Mt 21:33, pontos adicionais são dados, tirados literalmente de Is 5:2, para corrigir a aplicação e sustentá-la pela autoridade do Antigo Testamento.

lavradores – os guias espirituais comuns do povo, sob cujo cuidado e cultura os frutos da justiça podem ser cedidos.

foi, etc. – deixando para as leis da criação espiritual durante toda a duração da economia judaica. (Veja em Mc 4:26.)

10 E certo tempo depois mandou um servo aos lavradores, para que lhe dessem do fruto da vinha; mas os lavradores, espancando-o, mandaram -no sem coisa alguma.

batida, etc. – (Mt 21:35); isto é, os profetas, mensageiros extraordinários levantados de tempos em tempos. (Veja em Mt 23:37)

11 E voltou a mandar outro servo; mas eles, espancando e humilhando também a ele ,o mandaram sem nada.
12 E voltou a mandar ao terceiro; mas eles, ferindo também a este, o expulsaram.
13 E o senhor da vinha disse: Que farei? Mandarei a meu filho amado; talvez quando o verem, o respeitarão.

meu filho amado – Marcos (Mc 12:6) ainda mais afetivamente: “Tendo, portanto, um filho, seu bem-amado”; nosso Senhor se separando de todos os mensageiros meramente humanos, e reivindicando a Filiação em seu mais elevado sentido. (Veja Hb 3:3-6.)

pode ser – “certamente”; implicando a culpa quase inimaginável de não fazê-lo.

14 Mas os lavradores, vendo-o, discutiram entre si, dizendo: Este é o herdeiro; vamos matá-lo, para que a herança venha a ser nossa.

raciocinou entre si – (Veja Gn 37:18-20; Jo 11:47-53).

o herdeiro – sublime expressão da grande verdade, que a herança de Deus foi destinada e, no devido tempo, a entrar em posse de Seu Filho em nossa natureza (Hb 1:2).

herança … nossa – e assim, de meros servos, podemos nos tornar senhores; o objetivo profundo do coração depravado e literalmente “a raiz de todo mal”.

15 E expulsando-o da vinha, o mataram. O que, então, lhes fará o senhor da vinha?

expulsá-lo da vinha – (compare Hb 13:11-13; 1Rs 21:13; Jo 19:17).

16 Virá, e destruirá a estes lavradores, e dará a vinha a outros.E eles, ouvindo isto, disseram: Que isto nunca aconteça!

Virá… – Esta resposta foi dada pelos próprios fariseus (Mt 21:41), pronunciando assim o seu próprio juízo final. Mateus só (Mt 21:43) dá a aplicação nua, que “o reino de Deus deve ser tirado deles, e dado a uma nação que produz os seus frutos” – a grande comunidade evangélica dos fiéis, principalmente gentios.

Deus me livre – todo o seu significado agora explodindo sobre eles.

17 Mas Jesus, olhando para eles, disse: Por que, então, isto está escrito: A pedra que os construtores rejeitaram, essa foi posta como a principal da esquina?

escrito – (no Sl 118:22-23. Veja em Lc 19:38). O Reino de Deus é aqui um Templo, em cuja construção uma certa pedra, rejeitada como inadequada pelos construtores espirituais, é, pelo grande Senhor da Casa, a pedra angular do todo. Naquela Pedra, os construtores estavam agora “caindo” e sendo “quebrados” (Is 8:15), “sustentando grande dano espiritual; mas logo aquela Pedra cairia sobre eles e os moerá em pó ”(Dn 2:34-35; Zc 12:3) – em sua capacidade corporativa na tremenda destruição de Jerusalém, mas pessoalmente, como incrédulos, em um mais sentido terrível ainda.

18 Todo aquele que cair sobre aquela pedra, se quebrará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair, se fará pó.
19 E os chefes dos sacerdotes e os escribas queriam detê-lo naquela mesma hora, mas temiam ao povo; porque entenderam que foi contra eles que ele tinha dito a parábola.

a mesma hora – dificilmente capaz de conter sua raiva.

20 E, observando-o, mandaram espiões, que fingissem ser justos, para o pegarem por meio de algo que ele dissesse, e o entregarem ao poder e autoridade do governador.

Lc 20: 20-40. Enredando questões sobre tributo e ressurreição – As respostas.

enviado – depois de consultar (Mt 22:15) sobre o melhor plano.

espiões – “dos fariseus e herodianos” (Mc 12:13). Veja Mc 3:6.

21 E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, nós sabemos que falas e ensinas corretamente, e que não te importas com as aparências, mas na verdade tu ensinas o caminho de Deus.

nós sabemos, etc. – esperando por bajulação para jogá-lo fora de sua guarda.

22 É lícito para nós dar tributo a César, ou não?

tributo – (Veja em Mt 17:24).

23 E ele, entendendo a astúcia deles, disse-lhes:
24 Mostrai-me uma moeda; ela tem a imagem e a inscrição de quem?E eles, respondendo, disseram: De César.
25 Então lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

o que é de César – Colocando-as nessa forma geral, era impossível para a própria sedição disputá-la, e ainda assim dissolveu a armadilha.

e a Deus – quanto há neste profundo mas para eles adição surpreendente à máxima, e como incomparável é o todo para plenitude, brevidade, clareza, peso!

26 E não puderam lhe pegar em algo que ele tenha dito diante do povo; e maravilhados de sua resposta, calaram-se.
27 E chegando-se alguns dos saduceus, que negam haver a ressurreição, perguntaram-lhe,

nenhuma ressurreição – “nem anjo nem espírito” (At 23:8); os materialistas do dia.

28 Dizendo: Mestre, Moisés nos escreveu, que se o irmão de alguém morrer, tendo mulher, e morrer sem filhos, o irmão deve tomar a mulher, e gerar descendência a seu irmão.
29 Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos.
30 E o segundo ,
31 E o terceiro a tomou, e assim também os sete, e não deixaram filhos, e morreram.
32 E por fim, depois de todos, morreu também a mulher.
33 Na ressurreição, pois, ela será mulher de qual deles? Pois os sete a tiveram por mulher.
34 E respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos destes tempos se casam, e se dão em casamento.

Disse-lhes: Em Mt 22:29, a resposta começa com esta importante afirmação: – “Errar, não conhecendo as Escrituras”, em relação ao estado futuro, “nem o poder de Deus”, diante do qual mil dessas dificuldades desaparecem (também Mc 12:24)

35 Mas os que forem considerados dignos de alcançarem aqueles tempos futuros, e da ressurreição dos mortos, nem se casarão, nem se darão em casamento.
36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos; e são filhos de Deus, pois são filhos da ressurreição.

mais morrer – O casamento é ordenado para perpetuar a família humana; mas como não haverá brechas pela morte no futuro estado, esta ordenança cessará.
igual – ou “como”.

aos anjos – isto é, na imortalidade de sua natureza.

filhos de Deus – não em caráter, mas em natureza; “Sendo os filhos da ressurreição” para uma existência indecisa (Rm 8:21,23). E assim os filhos da imortalidade do seu Pai (1Tm 6:16).

37 E até Moisés mostrou, junto à sarça, que os mortos ressuscitam, quando ele chama ao Senhor de Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.

até mesmo Moisés – a quem eles haviam acabado de citar para envolvê-lo.

38 Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; pois todos vivem por causa dele.

dos mortos,… para todos, etc. – Para Deus, nenhum ser humano está morto, ou jamais será; mas todos sustentam uma relação consciente permanente com ele. Mas o “tudo” aqui significava “aqueles que devem ser considerados dignos de obter esse mundo”. Estes sustentam uma relação de aliança graciosa com Deus, que não pode ser dissolvida. Nesse sentido, nosso Senhor afirma que, para Moisés chamar o Senhor, o “Deus” de Seus servos patriarcais, se naquele momento eles não tivessem existência, seria indigno Dele. Ele “se envergonharia de ser chamado seu Deus, se não tivesse preparado para eles uma cidade” (Hb 11:16). Quão preciosos são esses vislumbres do estado de ressurreição!

39 E alguns dos escribas, respondendo, disseram: Mestre, bem disseste.

escribas … bem disse – desfrutando de sua vitória sobre os saduceus.

eles não ousam – nenhuma das partes, ambas pelo tempo totalmente frustradas.

40 E não ousavam lhe perguntar mais nada.
41 E ele lhes disse: Como dizem que o Cristo é filho de Davi?

Lc 20: 41-47. Cristo confunde os fariseus com uma pergunta sobre Davi e o Messias e denuncia os escribas.

disse… – “O que você acha de Cristo [o prometido e esperado Messias]? De quem é filho [Ele]? Eles dizem a ele: O filho de Davi. Disse-lhes: Como é então que Davi, em espírito, pelo Espírito Santo, Mc 12:36, lhe chama Senhor? ”(Mt 22:42-43). A dificuldade só pode ser resolvida pelo mais alto e mais baixo – as naturezas divina e humana de nosso Senhor (Mt 1:23). Marque o testemunho aqui dado à inspiração do Antigo Testamento (compare com Lc 24:44).

42 Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à minha direita,
43 Até que eu ponha teus inimigos por escabelo de teus pés.
44 Se Davi o chama de Senhor, como, então, é seu filho?
45 Enquanto todo o povo estava ouvindo, ele disse a seus discípulos:
46 Tomai cuidado com os escribas, que querem andar roupas compridas, e amam as saudações nas praças, e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e os primeiros assentos nos jantares.

Cuidado, etc. – (Veja em Mt 23:5; e veja em Lc 14:7).

47 Que devoram as casas das viúvas, e fingem fazer longas orações. Estes receberão mais grave condenação.

devoram… – tirando proveito de sua condição desamparada e confiante de caráter, para obter posse de sua propriedade, enquanto por suas “longas orações” eles fizeram acreditar que eles foram levantados muito acima de “lucro imundo”. Tanto “a maior danação” aguarda-os. Que descrição realista do clero romano, os verdadeiros sucessores dos “escribas!”

<Lucas 19 Lucas 21>

Leia também uma introdução ao Evangelho de Lucas.

Adaptado de: Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible. Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.