Romanos 1

1 Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Comentário de David Brown

Paulo – (Veja em Atos 13:9).

servo de Jesus Cristo – A palavra aqui traduzida por “servo” significa “servo”, ou sujeito à vontade e totalmente à disposição de outro. Neste sentido, é aplicado aos discípulos de Cristo em geral (1Coríntios 7:21-23), como no Antigo Testamento a todo o povo de Deus (Isaías 66:14). Mas como, além disso, os profetas e reis de Israel eram oficialmente “os servos do Senhor” (Josué 1:1; Salmo 18:1, título), os apóstolos se chamam, no mesmo sentido oficial, “o servos de Cristo ”(como aqui, e Filipenses 1:1; Tiago 1:1; 2Pedro 1:1; Juízes 1:1), expressando tal sujeição absoluta e devoção ao Senhor Jesus como eles nunca teriam cedido a um mero criatura. (Veja em Romanos 1:7; veja em Jo 5:22-23).

chamado para ser apóstolo – quando primeiro ele “viu o Senhor”; a qualificação indispensável para o apostolado. (Veja em Atos 9:5; veja em Atos 22:14; veja em 1Coríntios 9:1).

separados até a pregação do

evangelho – nem tão tarde como quando “o Espírito Santo disse: Separar-me Barnabé e Saulo” (Atos 13:2), nem tão cedo quanto quando “separados do ventre de sua mãe” (ver em Gálatas 1:15). Ele foi chamado, ao mesmo tempo, à fé e ao apostolado de Cristo (Atos 26:16-18).

de Deus – isto é, o Evangelho do qual Deus é o Autor glorioso. (Então Romanos 15:16; 1Tessalonicenses 2:2,8-9; 1Pedro 4:17). [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

2 que antes havia prometido por meio dos seus profetas nas santas Escrituras,

Comentário de David Brown

que antes havia prometidonas santas Escrituras – Embora a Igreja romana fosse gentia por nação (ver em Romanos 1:13), ainda que consistisse principalmente de prosélitos à fé judaica (veja a Introdução a esta epístola), eles são aqui lembrados de que ao abraçar a Cristo eles não se afastaram, mas somente mais profundamente se renderam a Moisés e os profetas (Atos 13:32-33). [Jamieson; Fausset; Brown]

3 acerca do seu Filho (que, quanto à carne, nasceu da descendência de Davi,

Comentário de David Brown

acerca do seu Filho – o grande peso deste “Evangelho de Deus”.

quanto à carne – isto é, em Sua natureza humana (compare com Romanos 9:5; Jo 1:14); implicando, é claro, que Ele tinha outra natureza, da qual o apóstolo imediatamente fala.

nasceu da descendência de Davi – como, de acordo com “as sagradas escrituras”, Ele foi escolhido para ser (veja em Mateus 1:1). [Jamieson; Fausset; Brown]

4 e declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos): Jesus Cristo, nosso Senhor.

Comentário de David Brown

e declarado – literalmente, “marcado”, “definido”, “determinado”, ou seja, “mostrado” ou “comprovado”.

Filho de Deus – Observe com que atenção a linguagem muda aqui. Ele “foi FEITO [diz o apóstolo] da semente de Davi, segundo a carne” (Romanos 1:3); mas Ele não foi feito, Ele foi apenas “declarado [ou provado] para ser o Filho de Deus”. Assim Jo 1:1,14, “No princípio era a Palavra … e a Palavra era carne”; e Isaías 9:6, “Um filho nos nasceu, para nós um filho é dado”. Assim, a Filiação de Cristo não é, de maneira apropriada, uma relação nato com o Pai, como alguns, em outras palavras, bons teólogos, concebem. Por Seu nascimento na carne, aquela Filiação, que era essencial e incriada, meramente efloresceu em manifestação palpável. (Veja em Lucas 1:35; veja Atos 13:32-33).

em poder – Isto pode estar conectado com “declarado” e então o significado será “poderosamente declarado” [Lutero, Beza, Bengel, Fritzsche, Alford, etc.]; ou (como em nossa versão, e como pensamos corretamente) com “o Filho de Deus”, e então o sentido é, “declarado ser o Filho de Deus” na posse daquele “poder” que pertenceu a Ele como o único – do Pai, não mais envolta como nos dias de Sua carne, mas “por Sua ressurreição dos mortos” gloriosamente exibida e doravante exercida para sempre nesta nossa natureza [Vulgata, Calvino, Hodge, Filipos, Mehring , etc.].

segundo o Espírito de santidade – Se “segundo a carne” significa aqui, “em sua natureza humana”, esta expressão incomum deve significar “em sua outra natureza”, que temos visto ser “do Filho de Deus”. – uma natureza eterna e incriada. Este é aqui denominado de “espírito”, como uma natureza impalpável e imaterial (Jo 4:24), e “o espírito de santidade”, provavelmente em absoluto contraste com a “semelhança, de carne pecaminosa” que Ele assumiu. Pode-se imaginar que, se esse é o significado, não foi expresso de maneira mais simples. Mas se o apóstolo tivesse dito “Ele foi declarado o Filho de Deus segundo o Espírito Santo”, o leitor teria pensado que ele queria dizer “o Espírito Santo”; e parece ter sido apenas para evitar este equívoco que ele usou a expressão rara, “o espírito de santidade”. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

5 Por ele recebemos graça e apostolado, para a obediência da fé entre todas as nações, por causa do seu nome.

Comentário de David Brown

Por ele – como o canal ordenado.

recebemos graça – toda a “graça salvadora” (Tito 2:11).

para a obediência da fé – antes, “pela obediência da fé” – isto é, para que os homens se entreguem à crença da mensagem salvadora de Deus, que é a mais elevada de toda a obediência.

por causa do seu nome – para que Ele seja glorificado. [Jamieson; Fausset; Brown]

6 Entre elas sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo.

Comentário de David Brown

Entre elas sois também vós – isto é, junto com os outros; pois o apóstolo não atribui nada de especial à Igreja de Roma (compare 1Coríntios 14:36) (Bengel).

chamados – (Veja em Romanos 8:30).

de Jesus Jesus – isto é, ou chamados “por ele” (Jo 5:25), ou o chamado “pertencentes a ele”; “os chamados de Cristo”. Talvez este último sentido seja melhor defendido, mas dificilmente se sabe qual preferir. [Jamieson; Fausset; Brown]

7 A todos que estais em Roma, amados de Deus, e chamados de santos: convosco haja graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Comentário de David Brown

amados de Deus – (Compare Deuteronômio 33:12; Colossenses 3:12).

graça… – (Veja em Jo 1:14).

e paz – a paz que Cristo fez através do sangue da sua cruz (Colossenses 1:20), e que reflete no peito do crente “a paz de Deus que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7).

de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo – Nada fala mais decisivamente para a divindade de Cristo do que estas justaposições de Cristo com o Deus eterno, que perpassa toda a linguagem das Escrituras, e a derivação de influências puramente divinas Dele também. O nome de nenhum homem pode ser colocado ao lado do Todo-Poderoso. Ele somente, em quem a Palavra do Pai que é Ele mesmo Deus se fez carne, pode ser nomeada ao lado Dele; pois os homens são ordenados a honrá-lo, assim como honram o Pai (Jo 5:23). [Olshausen][Jamieson; Fausset; Brown]

8 Em primeiro lugar, agradeço ao meu Deus por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque a vossa fé é anunciada no mundo todo.

Comentário de David Brown

porque a vossa fé é anunciada no mundo todo – Isso foi possível graças às frequentes visitas feitas à capital de todas as províncias; e o apóstolo, tendo em vista a influência que exerceriam sobre os outros, assim como a sua própria bem-aventurança, deu graças por essa fé ao “seu Deus por Jesus Cristo”, como sendo a fonte, de acordo com sua teologia da fé de toda a graça nos homens. [Jamieson; Fausset; Brown]

9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito no evangelho do seu Filho, é minha testemunha de como sem cessar faço menção de vós,

Comentário de David Brown

Pois Deus, a quem sirvo – a palavra denota serviço religioso.

em meu espírito – da minha alma mais íntima.

no evangelho de seu Filho – ao qual toda a vida religiosa e atividade oficial de Paulo foram consagradas.

é minha testemunha de como sem cessar faço menção de vós – assim pelos efésios (Efésios 1:15-16); assim pelos filipenses (Filipenses 1:3-4); assim pelos colossenses (Colossenses 1:3-4); assim pelos tessalonicenses (1Tessalonicenses 1:2-3). Que amor católico, que espiritualidade absorvente, que devoção apaixonada à glória de Cristo entre os homens! [Jamieson; Fausset; Brown]

10 rogando sempre em minhas orações, que agora, de alguma maneira, finalmente, tenha eu a oportunidade de, pela vontade de Deus, vir vos visitar.

Comentário de David Brown

Embora muito ansioso para visitar a capital, ele encontrou vários obstáculos providenciais (Romanos 1:1315:22 e ver em Atos 19:21, ver em Atos 23:11, ver em Atos 28:15); de tal forma que quase um quarto de século se passou, após a sua conversão, antes que o seu desejo fosse realizado, e somente como “prisioneiro de Jesus Cristo”. Assim ensinado que todo o seu futuro estava nas mãos de Deus, ele faz dele a sua oração contínua para que os obstáculos a um encontro feliz e próspero possam ser removidos. [Jamieson; Fausset; Brown]

11 Pois eu desejo ver-vos, para compartilhar convosco algum dom espiritual, para que sejais fortalecidos;

Comentário de David Brown

Pois eu desejo ver-vos, para compartilhar convosco algum dom espiritual – não qualquer dom sobrenatural, como mostra a próxima sentença, e comparar com 1Coríntios 1:7. para que sejais fortalecidos. [Jamieson; Fausset; Brown]

12 isto é, para eu ser consolado juntamente convosco pela fé mútua, tanto a vossa, como a minha.

Comentário de David Brown

“Não desejando “dominar sua fé”, mas sim ser um “ajudador de sua alegria”, o apóstolo corrige suas expressões anteriores: o meu desejo é instruir-vos e fazer-vos bem, isto é, instruir e fazer o bem uns aos outros: ao dar também eu receberei” (Jowett). “Nem é insincero em falar assim, porque não há ninguém tão pobre na Igreja de Cristo que não nos possa dar algo de valor: só a nossa malignidade e orgulho nos impedem de colher tais frutos de todos os lados” (Calvino). [Jamieson; Fausset; Brown]

13 Porém, irmãos, não quero que ignoreis que muitas vezes pretendi vir à vossa presença (mas fui impedido até agora), a fim de que eu também tivesse algum fruto entre vós, como também entre os demais gentios.

Comentário de David Brown

até então – principalmente pelo seu desejo de ir primeiro a lugares onde Cristo não era conhecido (Romanos 15:20-24).

eu também tivesse algum fruto – do meu ministério

entre vós, como também entre os demais gentios – A origem gentil da Igreja em Roma é aqui tão explicitamente declarada, que aqueles que concluem, meramente pela tensão judaica do argumento, que eles devem ter sido principalmente israelitas, decidem em oposição ao próprio apóstolo (Mas veja na introdução a esta epístola). [Jamieson; Fausset; Brown]

14 Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a não sábios.

Comentário Whedon

devedor – Cristo, concedendo-lhe graça e apostolado, levou-o a um endividamento infinito, que ele foi obrigado a pagar ao mundo que precisava de uma salvação semelhante. [Whedon]

15 Portanto, quanto a mim, pronto estou para anunciar o evangelho também a vós, que estais em Roma.

Comentário de David Brown

Ele se sente sob uma obrigação de submeter o evangelho a todas as classes da humanidade, como adaptado e ordenado igualmente por todos (1Coríntios 9:16). [Jamieson; Fausset; Brown]

16 Porque não me envergonho do Evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiramente do judeu, e também do grego.

Comentário de David Brown

Porque não me envergonho do Evangelho – (As palavras “de Cristo”, que seguem aqui, não são encontradas nos manuscritos mais antigos e melhores). Esta linguagem implica que foi necessária alguma coragem para trazer à “senhora do mundo” o que “aos judeus era uma pedra de tropeço e à insensatez dos gregos” (1Coríntios 1:23). Mas a sua glória inerente, como a mensagem que dá vida a Deus a um mundo moribundo, encheu-lhe a alma de tal maneira que, como o seu abençoado Mestre, ele “desprezou a vergonha”.

pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê – Aqui e em Romanos 1:17 o apóstolo anuncia o grande tema de seu argumento seguinte; SALVAÇÃO, a única e irresistível necessidade de perecer os homens; isso revelado NA MENSAGEM DO EVANGELHO; e essa mensagem tão possuída e honrada por Deus a ponto de levar, na proclamação dela, o PODER PRÓPRIO DE DEUS A SALVAR TODA ALMA QUE O ABRAÇA, Grego e Bárbaro, sábio e insensato. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

17 Pois no Evangelho se revela a justiça de Deus de fé em fé; como está escrito: O justo viverá pela fé.

Comentário de David Brown

Pois aí está a justiça de Deus revelada – isto é, como mostra todo o argumento da Epístola, JUSTIFICANDO A JUSTIÇA DE DEUS.

de fé em fé – uma sentença difícil. A maioria dos intérpretes (a julgar pelo sentido de tais frases em outros lugares) entende por “de um grau de fé para outro”. Mas isso concorda mal com o desígnio do apóstolo, que nada tem a ver com os estágios progressivos da fé, mas somente com a fé em si como a maneira indicada de receber a “justiça” de Deus. Nós preferimos, portanto, entendê-la assim: “A justiça de Deus está na mensagem do evangelho, revelada (ser) de (ou ‘por’).) fé para (ou ‹para ‘) fé”, isto é, “a fim de ser pela fé recebida.” (Tão substancialmente, Melville, Meyer, Stuart, Bloomfield, etc.).

como está escrito – (Hebreus 2:4).

O justo viverá pela fé – Esta máxima dourada do Antigo Testamento é três vezes citada no Novo Testamento – aqui; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38 – mostrando que o modo evangélico de “VIDA POR FÉ”, longe de perturbar, apenas continuou e desenvolveu o método antigo. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

18 Porque a ira de Deus se manifesta do céu contra toda irreverência e injustiça das pessoas que bloqueiam a verdade pela injustiça;

Comentário de David Brown

Porque a ira de Deus. Seu santo desagrado e justa vingança contra o pecado.

se manifesta do céu – nas consciências das pessoas e atestado por inumeráveis ​​evidências externas de um governo moral.

contra toda irreverência – isto é, toda a sua irreligiosidade, ou a sua vida sem qualquer referência consciente a Deus, e os sentimentos apropriados em relação a Ele.

e injustiça das pessoas – isto é, todos os seus desvios da retidão moral no coração, fala e comportamento. (Portanto, esses termos devem ser distinguidos quando usados ​​juntos, embora, quando estão sozinhos, qualquer um deles inclua o outro).

das pessoas que bloqueiam – em vez disso, “seguram”, “atrapalham” ou “mantêm para trás”.

a verdade pela injustiça. O apóstolo, embora tenha começado este versículo com uma proposta abrangente a respeito da humanidade em geral, retoma no final apenas uma das duas grandes divisões da humanidade, a quem ele pretendia aplicá-la; assim deslizando suavemente em seu argumento. Mas antes de enumerar suas iniquidades reais, ele volta à origem de todas elas, as quais sufocam a luz que ainda lhes restava. Como a escuridão cobre a mente, assim a impotência toma posse do coração, quando a “voz ainda fraca” da consciência é primeiro desconsiderada, depois frustrada, e depois sistematicamente morta. Assim, “a verdade” que Deus deixou com e nos homens, em vez de ter liberdade de ação e se desenvolver, como de outra forma seria, foi obstruída (compare Mateus 6:22-23; Efésios 4:17, 18). [Jamieson; Fausset; Brown, 1866]

19 pois o que se pode conhecer de Deus é evidente a eles, porque Deus lhes manifestou.

Comentário de David Brown

O sentido dessa fértil declaração que o apóstolo passa a revelar em Romanos 1:20. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

20 Pois as suas características invisíveis, inclusive o seu eterno poder e divindade, desde a criação do mundo são entendidas e claramente vistas por meio das coisas criadas, para que não tenham desculpa;

Comentário de David Brown

inclusive o seu eterno poder e divindade – tanto que existe um poder eterno, e que isso não é uma mera força cega, ou panteísta “espírito da natureza”, mas o poder de uma divindade viva.

são entendidas e claramente vistas por meio das coisas criadas – Assim, a criação exterior não é o pai, mas o intérprete da nossa fé em Deus. Essa fé tem suas fontes primárias dentro do nosso próprio coração (Romanos 1:19); mas torna-se uma convicção inteligível e articulada apenas através do que observamos ao nosso redor (“pelas coisas que são feitas”, Romanos 1:20). E assim a revelação interna e externa de Deus é o complemento de um ao outro, compondo entre eles uma convicção universal e imutável de que Deus é. [Jamieson; Fausset; Brown]

21 Porque, ainda que tenham conhecido Deus, não o glorificaram como Deus, nem foram gratos; em vez disso, perderam o bom senso em seus pensamentos, e seus tolos corações ficaram em trevas.

Comentário de David Brown

Porque, ainda que tenham conhecido Deus – isto é, enquanto ainda mantinham algum conhecimento real Dele, e antes de mergulharem no estado próximo a ser descrito.

não o glorificaram como Deus, nem foram gratos – nem renderam a adoração devida a Si mesmo, nem prestaram a gratidão que Sua beneficência exigia.

mas se tornou vaidoso – (compare Jeremias 2:5).

em seus pensamentos – pensamentos, noções, especulações, em relação a Deus; compare Mateus 15:19; Lucas 2:35; 1Coríntios 3:20, grego.

e seus tolos – “sem sentido”, “estúpidos”.

coração – isto é, todo o seu homem interior.

ficaram em trevas – Como instrutivamente é o progresso descendente da alma humana aqui traçada!. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

22 Chamando a si mesmos de sábios, tornaram-se tolos,

Comentário de David Brown

Chamando a si mesmos – “gabando-se” ou “fingindo ser”

sábios, tornaram-se tolos – “É a propriedade invariável do erro na moral e na religião, que os homens tomem crédito a si mesmos por isso e a exaltem como sabedoria. Assim os gentios” (1Coríntios 1:21) (Tholuck). [Jamieson; Fausset; Brown]

23 e trocaram a glória de Deus indestrutível por semelhança de imagem do ser humano destrutível, e de aves, de quadrúpedes, e de répteis.

Comentário de David Brown

E mudou – ou “trocou”.

a glória do Deus incorruptível em – ou “para”

de imagem do ser humano destrutível – A alusão aqui é, sem dúvida, para o culto grego, e o apóstolo pode ter tido em mente aquele requintado cinzelamento da forma humana que jazia tão profusamente sob e ao redor dele quando estava na colina de Marte; e “viu suas devoções”. (Veja Atos 17:29). Mas, como se isso não tivesse sido uma degradação profunda do Deus vivo, foi encontrado um “fundo profundo” ainda.

e de aves, de quadrúpedes, e de répteis – referindo-se agora ao culto egípcio e oriental. Em face destas declarações claras da descida da crença religiosa do homem de concepções mais elevadas a mais baixas e mais degradantes do Ser Supremo, há expositores desta mesma epístola (como Reiche e Jowett), que, acreditando em nenhum cair da inocência primitiva, nem nos traços nobres daquela inocência que se prolongaram mesmo após a queda e foram apenas por graus obliterados pela violência intencional aos ditames da consciência, sustentam que a história religiosa do homem tem sido toda uma luta para se erguer, das formas mais baixas de culto à natureza, adequadas à infância de nossa raça, àquelas que são mais racionais e espirituais. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

24 Por isso, Deus os entregou à imundície, segundo os desejos impuros dos seus corações, para desonrarem os seus corpos entre si.

Comentário Dummelow

Deus os entregou à imundície (“impureza sexual”, NVI; ou então, “desejos pecaminosos”, NVT). Aqueles que abandonam a Deus, abandonam Aquele que reprime o mal e inspira o bem. Além disso, um pecado leva a outro, por consequência natural que é a lei de Deus (compare com Salmo 81:12; Atos 7:42). [Dummelow, 1909]

25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura mais do que ao Criador, que é bendito eternamente, Amém!

Comentário de David Brown

Quem mudou a verdade de Deus em mentira – isto é, a verdade concernente a Deus na falsidade dos ídolos.

e adoraram e serviram à criatura mais do que ao Criador – Professando apenas para adorar o Criador por meio da criatura, eles logo perderam a visão do Criador na criatura. Quão agravada é a culpa da Igreja de Roma, que, sob o mesmo pretexto frágil, faz vergonhosamente o que os pagãos são aqui condenados por fazer, e com a luz que os gentios nunca tiveram!

que é bendito eternamente, Amém! – Por essa doxologia, o apóstolo instintivamente alivia o horror que a escrita dessas coisas excita em seu peito; um exemplo para aqueles que são chamados a expor como desonra feita ao Deus abençoado. [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

26 Por isso, Deus os entregou a paixões infames. Pois até suas mulheres trocaram o hábito sexual natural pelo que era contra a natureza;

Aqui, Paulo descreve a condenação de Deus sobre aqueles que se rebelaram contra a verdade revelada por Ele e viveram vidas imorais. O “habito natural” mencionado aqui se refere à sexualidade humana e como as pessoas estavam mudando essa natureza para comportamentos contra a ordem criada, como relações homossexuais.

27 e também, de semelhante maneira, os machos abandonaram o hábito sexual natural com a mulher, e acenderam sua sensualidade uns com os outros, homens com homens, praticando indecência, e recebendo em si mesmos a devida retribuição pelo seu erro.

Comentário de David Brown

e recebendo em si mesmos a devida retribuição pelo seu erro – aludindo às muitas maneiras físicas e morais nas quais, sob o governo justo de Deus, o vício se tornou auto-vingativo. [Jamieson; Fausset; Brown]

28 E como recusaram reconhecer a Deus, o mesmo Deus os entregou a uma mente corrompida, para fazerem coisas impróprias.

Comentário de David Brown

os entregou –  Romanos 1:24.

29 Assim, estão cheios de toda injustiça, malícia, ganância, maldade; estão repletos de inveja, homicídio, brigas, engano, malignidade;

Comentário de David Brown

30 são murmuradores, difamadores, e odeiam a Deus; são insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, e desobedientes aos pais;

Comentário de David Brown

odeiam a Deus – A palavra geralmente significa “aborrecedores de Deus”, que alguns aqui preferem, no sentido de “abomináveis ​​ao Senhor”; expressando a detestabilidade de seu caráter à Sua vista (compare Provérbios 22:14; Salmo 73:20). Mas o sentido ativo da palavra, adotado em nossa versão e pela maioria dos expositores, embora mais raro, talvez concorde melhor com o contexto. [Jamieson; Fausset; Brown]

31 não têm entendimento, quebram acordos, são insensíveis, e recusam-se a mostrar misericórdia.

Comentário de David Brown

32 Apesar de conhecerem o juízo de Deus (de que os que fazem tais coisas merecem a morte), não somente as fazem, como também aprovam os que as praticam.

Comentário de David Brown

Apesar de conhecerem – pela voz da consciência, Romanos 2:14-15.

o juízo de Deus – a severa lei do procedimento divino.

de que os que fazem tais coisas merecem a morte – aqui usado ​​em seu sentido mais amplo, como o extremo da vingança divina contra o pecado: veja Atos 28:4.

não somente as fazem – o que podem fazer sob a pressão da tentação e no calor da paixão.

como também aprovam os que as praticam – deliberadamente estabelecer seu selo para tais ações, encorajando e aplaudindo o sua realização pelos outros. Este é o clímax das acusações do nosso apóstolo contra os pagãos; e certamente, se as coisas são em si mesmas tão negras quanto possível, essa satisfação resoluta e irrepreensível com a prática delas, além de todos os efeitos ofuscantes da paixão atual, deve ser considerada como a característica mais obscura da depravação humana. [Jamieson; Fausset; Brown]

<Atos 28 Romanos 2>

Visão geral de Romanos

Na carta aos Romanos, “Paulo mostra como Jesus criou a nova família da aliança com Abraão através da sua morte e ressurreição, e através do envio do Espírito Santo”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido (em duas partes) pelo BibleProject.

Parte 1 (8 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Parte 2 (10 minutos).

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Epístola aos Romanos.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – fevereiro de 2018.