1 Tessalonicenses 1

1 Paulo, Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai, e no Senhor Jesus Cristo; haja convosco a graça e a paz.

Silvano. O mesmo que Silas.

2 Sempre damos graças a Deus por todos vós, fazendo menção de vós em nossas orações,

damos graças (“agradecemos”, A21) a Deus.

3 lembrando-nos, constantemente, diante do nosso Deus e Pai da vossa obra da fé, do trabalho do amor e da firmeza da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo;

da vossa obra da fé (“trabalho que resulta da fé”, NVI; ou então, “trabalho fiel”, NVT), do trabalho do amor (“esforço motivado pelo amor”, NVI; ou então, “atos em amor”, NVT) e da firmeza da esperança.

4 Sabemos, irmãos amados por Deus, que por ele fostes escolhidos,

Sabendos – por enquanto sabemos.

que por ele fostes escolhidos – O grego é um pouco “amado por Deus”; assim Romanos 1:7; 2Tessalonicenses 2:13. “Sua eleição” significa que Deus o elegeu como crentes individuais para a vida eterna (Romanos 11:5, Romanos 11:7; Colossenses 3:12; 2Tessalonicenses 2:13).

5 pois o nosso evangelho não foi até vós somente com palavras, mas também com poder, com o Espírito Santo, e com plena certeza; assim como sabeis de que maneira estivemos entre vós para o vosso benefício.

com poder – poder para persuasão e convicção espiritual: não necessariamente o poder manifestado em milagres, embora manifestações milagrosas possam ser incluídas. Paulo raramente se referia ao seu poder de fazer milagres. [Vincent, 1886]

6 E vos tornastes nossos imitadores e do Senhor. Mesmo em meio a muita aflição, recebestes a palavra com a alegria do Espírito Santo.

em meio a muita aflição. Paulo refere-se à perseguição e sofrimento registrados em Atos 17:10-13.

recebestes a palavra com a alegria do (ou seja, inspirada pelo) Espírito Santo. [Dummelow, 1909]

7 Dessa maneira vos tornastes referência a todos os crentes na Macedônia e Acaia.

na Macedônia – região da qual Tessalônica era a capital.

e Acaia – região da qual Corinto, lugar onde estava o Apóstolo, era a capital. [Dummelow, 1909]

8 Pois de vós ressoou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas a vossa fé em Deus se espalhou em todo lugar, de tal maneira que não precisamos falar coisa alguma.

não precisamos falar coisa alguma – ou seja, sobre a vossa fé. A fé dos tessalonicenses era bem conhecida nestes lugares.

9 Pois eles mesmos anunciam como fomos recebidos por vós, e como vos convertestes, deixando os ídolos, para servir ao Deus vivo e verdadeiro;

o Deus vivo e verdadeiro – em oposição aos deuses mortos e falsos dos quais eles foram “se converteram”. Na versão em português, lendo Atos 17:4, “dos gregos devotos uma grande multidão”, nenhuma menção é feita, como aqui da conversão de gentios idólatras em Tessalônica; mas a leitura de alguns dos manuscritos mais antigos e da Vulgata coincide singularmente com a afirmação aqui: “Dos devotos E dos gregos (a saber, dos idólatras) uma grande multidão”; assim em Atos 17:17, “as pessoas devotas”, isto é, prosélitos gentios ao judaísmo, formam uma classe separada. Paley e Lachmann, por linhas distintas de argumentação, apoiam o “E”. Lucas, mesmo se não declarando explicitamente a conversão de idólatras em Tessalônica, declara o que concorda com ela, a conversão de ‘não poucas das mulheres principais’, e o surgimento de um tumulto realmente instigado pelos judeus, mas continuado por outros, que não poderiam ter alcançado tal altura se a pregação não tivesse alcançado os gentios tessalonicenses (Atos 17:5-8). [JFU]

10 e para esperar dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira futura.

da ira (ou seja, da justa indignação de Deus) futura (“que virá”). “A ira de Deus é, em sua essência, o amor; o próprio amor se torna um fogo consumidor do que se opõe à natureza do bem” (Koch). Essa ira vindoura ocorrerá no advento de Cristo, quando ele aparecer, não apenas para a salvação de seu povo, mas para a destruição de seus inimigos. [Pulpit, 1895]

<Colossenses 4 1 Tessalonicenses 2>

Visão geral de 1Tessalonicenses

Na primeira carta aos Tessalonicenses, “Paulo direciona a igreja perseguida de Tessalônica à esperança futura do retorno do rei Jesus, que fará com que tudo fique bem”. Para uma visão geral desta carta, assista ao breve vídeo abaixo produzido pelo BibleProject. (7 minutos)

🔗 Abrir vídeo no Youtube.

Leia também uma introdução à Primeira Epístola aos Tessalonicenses.

Todas as Escrituras em português citadas são da Bíblia Livre (BLIVRE), Copyright © Diego Santos, Mario Sérgio, e Marco Teles – março de 2020.